Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 25 de Outubro de 2010   #1
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Cascos = Madeira = Árvores

Viva! O processo de construção de uma bateria passa, antes da montagem das ferragens nos cascos e tratamento da madeira, pelo cultivo de árvores, no caso das baterias com cascos de madeira.

Como serão as empresas madeireiras a fornecer o material às fábricas de baterias, cabe-lhes a eles reporem a plantação a cada 15 ou 20 anos, altura em que as árvores se encontram com a constituição necessária ao uso da sua madeira para construção.

Acho que toda a gente deve plantar pelo menos uma árvore na vida, e assistir inclusivamente à sua germinação a partir de uma semente. No final de contas, estes organismos é que são responsáveis por grande parte da quantidade de oxigénio que hoje respiramos. Se puderem, tenham uma árvore no quintal, se possivel informem-se acerca do poder invasor das raízes, porque podem começar a estalar-vos a estrutura da casa.

Se não tiverem nada para fazer, se tiverem desanimados com a vida, peguem numas sementes, germinem-as e observem o seu desenvolvimento com o passar do tempo. Informem-se acerca do pré-tratamento das sementes antes da colocação na terra, e depois em relação ao tipo de solo que devem usar tanto em vaso como no terreno.

Vou aqui deixar-vos com algumas imagens de árvores cuja madeira é bem conhecida pelos bateristas e fabricantes de instrumentos em geral:

Acer (mais conhecido por maple, em inglês, ou bordo, em português)
Acer Rubrum http://www.ceredigiongrowers.co.uk/c...r%20rubrum.jpg

Em grupo, http://ilsaf.siuc.edu/slide0001_image007.jpg

A sua folha é igual à da bandeira do Canadá, apesar de existirem vários tipos de bordos.

Betula (mais conhecida por birch, em inglês, ou bétula, em português)
Betula alba http://www.alfredomoreiradasilva.com...etula_alba.jpg

Em grupo, http://farm3.static.flickr.com/2022/...af06e6776e.jpg

Quercus (mais conhecido por oak, em inglês, ou carvalho, em português)
Quercus Petraea http://www.therampantgardener.co.uk/...traea_tree.jpg

Em grupo, http://c.photoshelter.com/img-get/I0...EdBook9162.jpg

Estas são umas das madeiras mais usadas nos cascos de baterias.

Mesmo que não tenham um set Yamaha Oak Custom, podem perfeitamente plantar um carvalho no vosso quintal, atenção que é uma espécie autóctone em Portugal por isso até vão contribuir para o património natural do país.

Senão podem fazer uns bonsai de várias árvores cuja madeira é cobiçada, ou inclusivamente de espécies autóctones nacionais.

É tanto motivo de orgulho espécies da flora portuguesa em casa como a própria bandeira nacional.

Boas culturas!

Cumprimentos
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #2
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Eu não li até ao fim, confesso, mas acho que já existe um post edentico, com as arvores, as características, e fotos da árvore....

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

A minha pesquisa sobre 'árvores', não recolheu nada do género.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Também não me lembro de haver um tópico com este conteúdo!
Há um acerca das madeiras, outro acerca do abate das árvores...

Eu gostei deste tópico e da ideia de germinarmos árvores como uma das soluções para uma depressão ou desânimo! Muito bom, acho uma boa ideia.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #5
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Pronto, peço desculpa, devo ter feito confusão...

É um muito bom tópico sim senhor!

É sempre bom saber o que temos nas nossas baterias...

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #6
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Plantar árvores é sempre bom, mas atenção: um carvalho leva uma vida a crescer e o carvalho americano não tem nada a ver com o português. Não acredito que o português dê para fazer folha consistentente para um casco, assim como não dá para fazer baquetas, que existem em carvalho americano.
Para além de as plantar, bom seria também que aproveitássemos o que já plantámos-a verdade é que se quisermos um soalho de eucalipto ele vem de ... França!! En Portugal usa-se mais o carvalho francês do que o nosso e se pretendermos uma boa madeira nacional, não vai ser fácil.
A única madeira nacional que utilizo é o freixo, que no aspecto é igual ao hickory apesar de ter características muito diferentes. Pois bem, a seguir ás vindimas eu vou escolher uma árvore, peço que ma cortem e deixo-a ao tempo a secar até Maio. Só então a levo à estufa para regularizar o grau de humidade. No entanto, no mercado, em Novembro já se compra dessa madeira - é cortar;estufa;loja.
E o cedro? Para arranjar cedro nacional de qualidade é quase preciso casar com a filha do madeireiro!!
É uma pena, que por exemplo no caso do eucalipto que á uma infestante e que está a dar cabo dos nossos lençois freáticos, só seja utilizado para pasta de papel!
Já para não falar do Pinho, que hoje em dia praticamente só serve para alimentar incêndios.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

A intervenção do Miguel Ralha é essencial.

Não sei se possuímos as condições necessárias à produção de madeira de qualidade. Existem sementes de qualidade de árvores de qualidade, mas o clima e o solo são factores importantíssimos para as fases de desenvolvimento das árvores. A madeira vai reflectir precisamente isso. Podemos inclusivamente contar os anéis das árvores para saber a sua idade, e a distância entre esses anéis indica o periodo de crescimento anual.

Atenção que existem madeiras de eleição para a construção de instrumentos e cascos de bateria. Mas isso não impede o uso de outras madeiras. Se calhar a combinação das folhas vai produzir sons característicos, certas alterações no acabamento da madeira, tratamentos com calor, entre outras experiências.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #8
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Existe sim um tópico com as fotografias das diferentes árvores mais as respectivas madeiras das baterias.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Cascos = Madeira = Árvores

onde está esse tópico?!
Ajudem-me pá!!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #10
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Existe sim um tópico com as fotografias das diferentes árvores mais as respectivas madeiras das baterias.
Afinal não sou o único...

Mas admito que já dei mil voltas e não encontro...
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Se calhar foi-se no ultimo apagão do servidor. Mas tenho uma vaga ideia também. Mas penso que haviam só referências a árvores dos trópicos ou outras exóticas.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #12
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Se calhar foi-se no ultimo apagão do servidor. Mas tenho uma vaga ideia também. Mas penso que haviam só referências a árvores dos trópicos ou outras exóticas.
É bem provável, eu lembro-me bem desse post. Tinha os nomes, as fotos, e acho que também as suas características...

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #13
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Pergunta Re: Cascos = Madeira = Árvores

Sei que havia um que falava da problemática da desflorestação, etc... É desse que estão a falar?


Actualização:
Eis o que encontrei:

Diferenças entre Maple, Birch e Mogno Africano
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1762

As madeiras utilizadas no fabrico das baterias de topo: Maple, Birch ou Mogno?
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=745

Variedade de madeiras - Características e diferenças!
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=16207
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Qua, 27 de Outubro de 2010 às 16:59.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Sei que havia um que falava da problemática da desflorestação, etc... É desse que estão a falar?


Actualização:
Eis o que encontrei:

Diferenças entre Maple, Birch e Mogno Africano
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1762

As madeiras utilizadas no fabrico das baterias de topo: Maple, Birch ou Mogno?
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=745

Variedade de madeiras - Características e diferenças!
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=16207
Não é nenhum desses...
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Se calhar aconteceu como muitas das árvores em Portugal... ardeu
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Outubro de 2010   #16
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Não é nenhum desses Madeira.
Deve concerteza ter sumido com o problema no server que houve recentemente.
Estava um tópico bem engraçado!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Então estão convidados a criar um tópico melhor que esse de que falam, e melhor que este, em termos de conteúdo!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #18
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Então estão convidados a criar um tópico melhor que esse de que falam, e melhor que este, em termos de conteúdo!
Não leves a mal, este post que tu criaste está excelente!!!

Só avisamos para evitar os re-post's, mas como vimos deve de ter desaparecido com o "apagão", por isso acho muito bem que se mantenha este!!

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #19
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Obrigado. Mas espero que todos contribuam! Fica aqui a ideia geral, é uma questão de desenvolvê-la para um tópico mais completo, fechar este, e dar prioridade a um tópico novo, com noções mais explícitas. Sem esquecer a importância dos recursos naturais, neste caso a madeira, e do valor de uma árvore por si só.

Mais uma vez, obrigado pelos vossos comentários.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #20
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Acho que haviam aí tópicos com fotos de baterias e etc. mas nenhum que alertasse para as preocupações a ter por isso não penso que seja re-post...
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #21
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Eu já tinha feito um tópico a falar das árvores e madeiras, aqui tem:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=18070
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #22
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de Brasas Ver Mensagem
Eu já tinha feito um tópico a falar das árvores e madeiras, aqui tem:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=18070
Lol, era este o tópico, mas afinal só tem as fotos das árvores...

Peço desculpa pelo equívoco!

Mas pensando bem, acho que deviam juntar todos estes tópicos, e fazer um tópico com toda a informação: nome (em inglês e português), fotos, características, etc.

Abraço

Última edição de serrinha : Qui, 28 de Outubro de 2010 às 11:55.
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #23
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Viva! O teu tópico está muito bom, visualmente. As características podiam vir muito resumidas, em apenas uma linha ou um parágrafo por cada tipo de madeira.

A junção dos tópicos, acho boa ideia. O texto podia ir o deste tópico ou outro, reformulado, usando as ideias principais contidas neste. Acho que o pessoal não quer um manual de carpintaria, é mesmo só para ficarem com uma ideia sumária das madeiras e das árvores da qual é extraída, frisando novamente a importância dos recursos naturais e da árvore como monumento natural, orgânico.

Um guia prático para madeiras usadas no fabrico de baterias ou instrumentos de percussão, pronto.

Citação:
Mensagem Original de Brasas Ver Mensagem
Eu já tinha feito um tópico a falar das árvores e madeiras, aqui tem:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=18070

Última edição de warlike : Qui, 28 de Outubro de 2010 às 14:02.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #24
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Viva! O teu tópico está muito bom, visualmente. As características podiam vir muito resumidas, em apenas uma linha ou um parágrafo por cada tipo de madeira.

A junção dos tópicos, acho boa ideia. O texto podia ir o deste tópico ou outro, reformulado, usando as ideias principais contidas neste. Acho que o pessoal não quer um manual de carpintaria, é mesmo só para ficarem com uma ideia sumária das madeiras e das árvores da qual é extraída, frisando novamente a importância dos recursos naturais e da árvore como monumento natural, orgânico.

Um guia prático para madeiras usadas no fabrico de baterias ou instrumentos de percussão, pronto.
Exactamente!! Sem tirar nem pôr!!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #25
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de Brasas Ver Mensagem
Eu já tinha feito um tópico a falar das árvores e madeiras, aqui tem:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=18070
Já percebi o porquê de não encontrarmos... O problema estava no título...!

Ok, agora está mais fácil de encontrar nas pesquisas!


(é que pode ser apenas uma mera colecção de fotos, mas são as fotos das 'nossas' árvores preferidas!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #26
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Acho este tópico excelente, atenção Warlike.
Agora já que se encontrou o que eu também estava a pensar (lol) podia-se fazer uma compilação de toda a informação, não esquecendo estes e mais pormenores e colocar como post fixo. Sendo este um assunto bastante pertinente e de informação muito útil.

Abraço
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #27
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
É uma pena, que por exemplo no caso do eucalipto que á uma infestante e que está a dar cabo dos nossos lençois freáticos, só seja utilizado para pasta de papel!
Já para não falar do Pinho, que hoje em dia praticamente só serve para alimentar incêndios.
Acho muito importante esta parte, Miguel. As espécies autóctones e as espécies que se adaptaram bem às nossas condições de solo e clima são coisas completamente diferentes. Por exemplo, o eucalipto, existem muitos eucaliptais mesmo pelo país todo, e é uma espécie importada da Austrália. Mas começa a fazer parte das espécies portuguesas, não sendo uma espécie autóctone (nativa). Passando pelo pinho, existem 4, ou pouco mais, subgéneros principais em Portugal, o pinus pinea (pinheiro manso), temos o pinus pinaster (pinheiro bravo), pinus nigra (pinheiro negro) e o pinus sylvestris (pinheiro silvestre), só para mencionar estes, porque nos nossos pinhais existem mais umas espécies que NÃO SÃO nativas.

Portugal é terra de quercus, por excelência, ou seja, espécies de carvalhos, incluindo o sobreiro. Se virem um sobreiral ou um carvalhal, podem dizer: isto sim, é um bosque português! Para falar em árvores de fruto, o castanheiro também é nativo, o medronheiro, a oliveira também, entre outras árvores e arbustos.

Em relação às espécies invasoras, o eucalipto e o pinheiro são sem dúvida as mais nocivas, benéficas só em termos industriais e na redução de CO2. Como o Miguel Ralha já mencionou, o eucalipto básicamente bebe a água toda do subsolo, e o pinheiro, com a sua resina, alimenta os fogos anuais. Isto para simplificar a coisa.

EDIT: Queria salientar um aspecto que acho imporante: uma árvore não é um animal. Uma árvore é um organismo vivo que cresce através da multiplicação de células. Parte da árvore ou mesmo toda a árvore por vezes parece estar morta, mas tal como as suas sementes, poderá encontrar-se num periodo de dormência ou preparação para novos rebentos.

A maior parte das árvores é de grande porte, e tem um caule lenhoso. Porém, consoante os géneros, existem árvores com propriedades singulares. As árvores, tal como as plantas, precisam de oxigénio e de luz, solar ou artificial, para sobreviverem, para além da necessidade de absorverem água pelas suas raízes.

Última edição de warlike : Sáb, 30 de Outubro de 2010 às 01:10.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #28
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Há um aspecto muito interessante na produção de floresta em Portugal (e não só)
Eu chamo-lhe o ppr do lavrador. Reparem:
Quando um filho faz 20 anos, o pai corta o seu pinhal e ajuda-o a plantar um. Um pinhal demora cerca de 40 anos a estar bom para cortar.
O filho tem duas opções: ou sangra o pinhal isto é, aproveita anualmente a resina dos pinheiros o que lhe permite ter um rendimento anual diminuindo o valor final pois o pinho perde qualidade sendo sangrado; ou trata do pinhal durante quarenta anos, o investimento, e então corta-o, tendo assim um bolo de dinheiro para a sua reforma.
Limpa o terreno, este descança, e está pronto para a geração que se segue.
É ecológico, eterno e ajuda a construir e manter a mancha florestal. E falando só da rentabilidade da madeira que não é o único.
O problema principal desta "aplicação" são os fogos e a atitude das seguradoras que não fazem seguros para isto (para os ppr dos bancos fazem). Preferem que o dinheiro se esvaia nas suas operações milionárias, tentando fazernos esquecer as tradições, e os mais antigos não eram estúpidos nem incultos.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #29
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Cascos = Madeira = Árvores

É interessante esse processo de legado florestal, trata-se de uma vida de trabalho e satisfação ao mesmo tempo. Penso que essa plantação seria o caso do pinheiro bravo, e do pinheiro negro. Tens o pinheiro manso que te permite lucros altos, com a venda dos pinhões. No que toca aos pinheiros, ainda tens o lucro da casca de pinheiro aquando do corte, que pode ser ensacada e vendida.

O problema dos fogos, de origem natural ou outras, acho uma perfeita irresponsabilidade das freguesias, das autarquias, e do povo em geral. Tens propriedades das juntas, das câmaras, as privadas e ainda as do estado. O resto são terrenos baldios que ficam em território diverso (dentro ou fora das localidades).

Acho que a prevenção e planeamento florestais cabe primeiro à capital de distrito/região onde se encontram os terrenos. Cada caso é um caso, mas estes terrenos podiam ter uma utilidade enorme se houver boa vontade. Os escuteiros, bombeiros, militares, até os detidos, grupos de pessoas com problemas de inserção social, toxicodependentes, entre outros, podiam mobilizar-se e tirar pelo menos uma semana de campanha florestal de 6 em 6 meses, por exemplo. Vocês, bateristas, e quem estiver a ler isto, provavelmente não têm a noção da importância que isto tem, ver um espaço verde em condições, tratado, bonito de ser ver e livre do risco maior de incêndios. É claro que isto trás benefícios enormes, tanto para a paisagem natural como durante periodos de seca extrema, que no nosso caso é particularmente preocupante.

Queria só chamar atenção para um dado importante, somos dos países europeus com maior área florestal, seja em plantações privadas, seja no restante espaço natural, cultivável, ou de baldio.

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Há um aspecto muito interessante na produção de floresta em Portugal (e não só)
Eu chamo-lhe o ppr do lavrador. Reparem:
Quando um filho faz 20 anos, o pai corta o seu pinhal e ajuda-o a plantar um. Um pinhal demora cerca de 40 anos a estar bom para cortar.
O filho tem duas opções: ou sangra o pinhal isto é, aproveita anualmente a resina dos pinheiros o que lhe permite ter um rendimento anual diminuindo o valor final pois o pinho perde qualidade sendo sangrado; ou trata do pinhal durante quarenta anos, o investimento, e então corta-o, tendo assim um bolo de dinheiro para a sua reforma.
Limpa o terreno, este descança, e está pronto para a geração que se segue.
É ecológico, eterno e ajuda a construir e manter a mancha florestal. E falando só da rentabilidade da madeira que não é o único.
O problema principal desta "aplicação" são os fogos e a atitude das seguradoras que não fazem seguros para isto (para os ppr dos bancos fazem). Preferem que o dinheiro se esvaia nas suas operações milionárias, tentando fazernos esquecer as tradições, e os mais antigos não eram estúpidos nem incultos.

Última edição de warlike : Sex, 29 de Outubro de 2010 às 12:46.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #30
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Cascos = Madeira = Árvores

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Vocês, bateristas, e quem estiver a ler isto, provavelmente não têm a noção da importância que isto tem, ver um espaço verde em condições, tratado, bonito de ser ver e livre do risco maior de incêndios.
Aqui ao pé da minha casa há pinhais grandes, mesmo muito grandes.....ou pelo menos eram...ainda me custa olhar para o pinhal e ver zonas sem árvores, uma zona gigante sem ter árvore absolutamente nenhuma por causa da construção de uma estrada que vai servir para desviar o transito do Mosteiro da Batalha (acho que a estrada vai ficar às moscas mas pronto), ...ha pouco tempo olhava da paragem de autocarro de manha e so via àrvores no horizonte, agora vejo a serra que está a quilómetros de distancia e a fabrica de cimento da maceira que esta a mais de 20 quilometros, bem á vontade...

Antes conhecia os pinhais como a palma da minha mao, agora 5 minutos de entrar neles perco.me.....custa muito
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Quais os tipos de madeira utilizados nos cascos das vossas baterias? Bessa Baterias Acústicas 97 Ter, 13 de Outubro de 2015 14:53
Tutorial: Construír cascos de madeira para baterias/tambores (Shell made in Portugal) Soulive Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 55 Sáb, 14 de Junho de 2014 17:15
Baterias com cascos de madeira warlike Baterias Acústicas 1 Ter, 5 de Outubro de 2010 14:56
Baterias electrónicas em cascos de madeira warlike Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 8 de Junho de 2010 10:24
Cascos de tambores fabricados em Madeira... Será que são mesmo fabricados em MADEIRA real? LEONEL RODRIGUES Percussão 26 Qua, 24 de Março de 2010 19:08



São agora 03:00. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it