Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #1
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Revestir paredes com cortiça?

Já estive a pesquisar no forum e a unica coisa que encontrei foi isto, é um post muito bom, mas não fiquei muito esclarecido em relação a cortiça...

Estou a fazer uns aumentos a minha sala de ensaios, e já que estou a fazer obras, faço o trabalho completo...
Actualmente tenho nas paredes tapetes pendurados e edredons, e acho que se torna desconfortavel tocar num espaço que parece uma sala de xuto....


Actualmente não tenho grandes problemas com a vizinhança, (só quando a vizinha de trás está mal disposta diz que vai chamar a policia), mas tirando essa, os outros são todos 5 estrelas.
As paredes são todas em cimento, e o chão em tijoleira.

O que eu estou a pensar fazer é o seguinte:
Comprar folhas de madeira aparafusa-las a parede, e só depois colar a cortiça por cima.
Isto porque um dia mais tarde posso querer isolar com lã de rocha, e retiro toda a cortiça das paredes, meto a lã de rocha, e aproveito a cortiça novamente.

Acham que vale a pena revestir com madeira e cortiça, ou aconselham outro material, ou outro método??
Têm ideia de quanto fica revestir uma sala com estas medidas: Altura=2,80m

E já agora, qual a espessura das placas de cortiça? 10, 15, 20, 25 30, 40, 50, 60, 80mm?? já estive a ver uma empresa aqui perto que comercializa aglomerado negro de cortiça, http://www.fibrosom.com/materiais.as...=10&sLink=sub1

http://issuu.com/fibrosom/docs/catal...owFlipBtn=true
Imagem Anexada
File Type: jpg Sem título.jpg (7,7 KB, 40 leituras)

Última edição de Simao Pedro Sa : Qui, 8 de Setembro de 2011 às 13:12.
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #2
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Revestir paredes com cortiça?

Quanto à cortiça não sei mas lê este tópico poça ser que tenhas umas ideias
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #3
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Revestir paredes com cortiça?

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Quanto à cortiça não sei mas lê este tópico poça ser que tenhas umas ideias
As salas ficaram com optimo aspecto, os meus parabens ao thape!!!

Nunca ouvi falar dessas alcatifas de petroleo... Por acaso é daquelas que por baixo são de borracha?

(Ai meu Deus...... nas que me vou meter.... )
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #4
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Revestir paredes com cortiça?

Cortiça é um material caro. Uma alternariva à madeira, pode ser o pladur.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #5
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Revestir paredes com cortiça?

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Cortiça é um material caro. Uma alternariva à madeira, pode ser o pladur.
Tens a certeza? o pladur não deve ficar nada barato, visto que tem que ter umas calhas de ferro para fixar o pladur, e não é assim tão amovivel como as folhas de madeira, mas de qualquer forma obrigado pela dica... vou ver preços de pladur...
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Revestir paredes com cortiça?

Não sei se o pladur sairá mais barato que placas de aglomerado ou de MDF (esta "madeira" está aí a bombar em grande e é bem boa).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #7
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Revestir paredes com cortiça?

Placas de pladur de 10mm ficam por 4,60€/m2 + calhas e buchas e parafusos para fixação

Folhas de aglomerado de madeira de 4mm ficam por 1,95€m2 mais buchas e parafusos para fixação..
Vou optar por folhas de madeira....

E quanto a cortiça, alguém me sabe dizer mais alguma coisa? qual a espessura indicada para este efeito?
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #8
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Revestir paredes com cortiça?

tás a comparar diferentes espessuras, diferentes materiais. o pladur não apodrece como a madeira, não ganha bicho, não empena, etc...

mas era só uma sugestão.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #9
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Revestir paredes com cortiça?

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
tás a comparar diferentes espessuras, diferentes materiais. o pladur não apodrece como a madeira, não ganha bicho, não empena, etc...

mas era só uma sugestão.
Sim, isso também é um factor que tenho que ter atenção, mas envernizando a madeira, e fixando-a bem á parede, não devo ter problemas, certo? E do lado da madeira que colar a cortiça, não é preciso verniz.... Já agora qual o tipo de cola indicada?
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Revestir paredes com cortiça?

Supostamente um estúdio/sala de ensaios não deve ter humidades dentro ao ponto de fazer apodrecer o aglomerado. Caso tenhas muita humidade no espaço então antes de fazeres obras de isolamento acústico tens de tratar do isolamento térmico.

Caso não tenhas humidades, a parte do apodrecimento não deverá ser colocado num curto espaço. Claro que um aglomerado não dura uma vida, mas pelo que percebi estas tuas obras são um género de início para mais tarde melhorar.

Não sei se procuraste, mas procura o preço para placas de MDF (são resistentes a humidades e ao fogo).
O preço anda normalmente entre o aglomerado e o contraplacado marítimo* (mas muito mais barato que este último).
Se quiseres madeira para durar, então apostas no contraplacado marítimo e isto dura-te uma vida (mas é caro).


* Contraplacado marítimo é muito usado na construção das flightcases porque é material resistente e leve.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #11
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Revestir paredes com cortiça?

O meu quarto é todo em pladur e aquilo deixa o som todo passar é pior que uma parede de tijolo.

Cumps
Tiago
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Setembro de 2011   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Revestir paredes com cortiça?

sim, mas a ideia não é usar o pladur como isolante, é apenas como estrutura
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Os Mitos da Acústica - O som no estúdio, o isolamento, as paredes, as caixas de ovos, etc. andreb Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 39 Seg, 14 de Novembro de 2011 12:48
Materiais - cortiça como casco? warlike Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 4 Sex, 15 de Julho de 2011 17:50
Pad de treino com uma base de cortiça! Gazzelas Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 5 Dom, 7 de Novembro de 2010 05:43
Paredes de Coura 2010 RATM 2 Concertos, Exposições e Eventos (geral) 48 Dom, 11 de Julho de 2010 23:01
Festival Paredes de Coura 2007 - Crítica e debate de opiniões Leodreammer Concertos, Exposições e Eventos (geral) 11 Sex, 14 de Setembro de 2007 03:44



São agora 07:23. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it