Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Sex, 10 de Junho de 2011   #1
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Grande dúvida, ajudem me!

Boas!
Eu há uns dias eestava a tocar com o meu irmão mais velho, eu na bateria e ele na guitarra, e por sorte, um tio meu músico veio-o cá a casa. Esse tio é guitarrista de profissão e ouviu-nos a tocar.
Ele disse que a bateria no bombo, não soava bem, disse que tinha de estar afinada em MI, para só assim entar em sincronia com as guitarras.

iSTO É VERDADE?

Abraço
jonimat
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Junho de 2011   #2
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Grande dúvida, ajudem me!

Ajuda de quem não sabe:
Como não sou baterista, só posso falar da afinação de um bombo tratando-o como outro qualquer membrafone, ou seja, a categoria de instrumentos de percussão com membrana, ou pele:
Na sua construção, dependendo das medidas, do material de que é feito, da forma como é construido, etc., o casco em si adquire uma nota fundamental, que é sempre diferente. Para obter a excelência da sua sonoridade, as peles devem ser afinadas levando essa nota em linha de conta. Num cúmulo de excelência, se se quiser obter determinada nota de um bombo, será primeiro necessário afinar o casco. Poderá para isso ser um pouco cortado no seu comprimento, ou lixado pelo seu interior, conforme se quire pôr mais agudo ou mais grave.
A função do casco é a de caixa de ressonância e por isso o seu papel é potênciar e amplificar a nota fundamental. É por isso que se vires um vibrafone ou uma marimba, verás que os tubos ressoadores têm tamanhos diferentes conforme a nota a que se destinam. Nos tambores, embora não t-ao exigente, o papel do casco é semelhante.
Claro que isto é apenas uma dica que não sei se te será útil, e se anota deve ser um mi ou fá não sei. Sei é que seja ela qual fôr, tens que tratar bem, pois só com boas notas de faz boa música, não é?
Um abraço, espero ter ajudado um bocadinho.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Junho de 2011   #3
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Grande dúvida, ajudem me!

Pois, claro que cada casco, tem mais ou menos o seu tom, como é obvio.
Mas a dúvida ainda persiste: o bombo deve soar como um Mi?

Obrigado desde já
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Junho de 2011   #4
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Grande dúvida, ajudem me!

afina pela nota tonica do baixo quer dizer apartir da fundamental do baixo
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Junho de 2011   #5
Nelson Kina
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: braganca
Mensagens: 7
Nelson Kina está no bom caminho
Re: Grande dúvida, ajudem me!

A bateria é um instrumento de altura indefinida. Terry Bozzio tem a bateria afinada dando todas as notas de uma escala cromática, claro que tem um kit que lhe permite isso.lol Não tem que ser assim. Tb há quem afine por quartas como a guitarra, mas tudo depende do baterista e do som que ele gosta mais nada...
Nelson Kina não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Dúvida em duas tarolas . Ajudem por favor jamiro Aconselhamento para a compra de material 6 Dom, 3 de Abril de 2011 23:01
Duvida em microfones . Ajudem por favor. jamiro Aconselhamento para a compra de material 9 Sáb, 11 de Setembro de 2010 17:10
Alerta: Material de som roubado a 20 de Agosto na Povoa de Santarem knk Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 13 Qui, 9 de Setembro de 2010 12:30
Pratos grande duvida exotunder Pratos (Cymbals) 3 Qui, 2 de Setembro de 2010 20:54
Ao fazer um buraco na pele do bombo, esta não se poderá rasgar ao ser mais apertada? exotunder Baterias Acústicas 3 Qua, 11 de Agosto de 2010 18:03



São agora 22:10. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it