Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Acabamentos....

Boas
Vou dar mais uma dica para um excelente acabemento a quem interessar.
Por 15€ e algum trabalho podem ficar com o set assim
http://de.sonor.com/instrumente/drum...cent-jazz-set/

Mas primeiro:
Quem é que anda em "obras" com a bateria e não sabe como fazer um acabamento?

Cheguem-se á frente que depois explico.
Abraço





http://de.sonor.com/instrumente/drum...cent-jazz-set/
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #2
capitão_vegetal
 
Membro desde: 28-Mai-2006
Local: Margem Sul
Mensagens: 82
capitão_vegetal está no bom caminho
Re: Acabamentos....

Boas,
eu por acaso tenho uns cascos aqui em casa à espera de remodelação mas ainda não ganhei coragem para os remodelar por falta de conhecimento acerca do que irei fazer.
Partilha ai então a tua sabedoria
capitão_vegetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #3
fmdavid
 
Membro desde: 21-Jun-2012
Local: Quarteira
Mensagens: 19
fmdavid é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Acabamentos....

Por acaso é uma ideia muito fixe!
Tenho uns cascos sim senhor que adorava dar-lhes uso.
Se pudesses compartilhar
fmdavid não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #4
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Acabamentos....

Ora bem...hehehe
Só estava a criar um bocado de suspense...
Vamos imaginar que já temos um casco completamente limpo de colas, adesivos,etc..
Resumindo "em cru"....madeira á vista!!

1º - Com uma lixa de água (GRÃO FINO), lixámos a peça toda até começar a aparecer "madeira nova".
2º - Com um pano limpo (se fosse com um compressor de ar, seria melhor) retirámos todo o serrim acumulado no processo de lixamento até estar completamente livre de grãos.
3º - Com outro pano LIGEIRAMENTE HUMEDECIDO de DILUENTE SINTÉTICO, "lavámos" to da a superfície da peça com o propósito de eliminar todas as gorduras e deixar secar em sítio sem poeiras de preferência com as portas fechadas.

Agora o mais importante.

Numa drogaria especializada, comprar:
Verniz Tkrom com a tonalidade Sapelly Brilhante Poliuretanos
Comprar uma trincha de 1/2 por 40mm, preferência Pardal, para esmaltes e vernizes.
Adiante...

4º - Aplicar o verniz directamente na madeira sem ser diluido. Este verniz contém uma substância qualquer que não me vem á ideia, que além de ser eficazmente protector agarra muito bem. Aplicar a 1ª camada em toda a peça e deixar secar.

5º - Depois da 1ª camada seca e bem seca, lixar outra vez com a lixa de água e limpar com o paninho limpo os grãos que se vão soltar do verniz, mas desta vez não se passa o pano com diluente. Por falar em diluente, não usem NUNCA CELULOSO neste trabalho sob pena garantida de estragarem completamente tudo.

6º - Este verniz escurece a cada mão de passagem o que é excelente para fazer aqueles cambiantes claros e escuros que a foto apresenta. por isso proponho 7 a 8 camadas para o escuro e 3 a 4 para o claro, mas como é tão bom podem ser menos camadas atendendo á tonalidade que queremos atingir.
Mais....
Podemos alternar o TKROM com um verniz neutro/incolor camada sim camada não.

7º - Em todas as camadas, tem de haver sempre a operação de lixagem que é para encruar o verniz já seco, de forma a que a camada seguinte tenha base para agarrar.

Este Verniz dá uma tonalidade castanho/avermelhado que se vê muito nos sets.

No caso de se querer tonificar o casco a duas cores, é só traçar a lápiz a medida da tonalidade escura ou clara e....envernizar conforme propus acima. 7 a 8 para escuro, 3 a 4 para claro. Se pretenderem fazer nuances na união das duas cores proponho também:
Quando a última camada estiver quase a secar...passar um secador de cabelo no mais quente possivél ou um berbequim de calor nessa mesma união mas CUIDADO.....ISTO É SÓ PARA ARTISTAS.... hahaha
Ou então...fazer essas nuances mesmo com um pinçel de desenho.....esbater o escuro no claro e vice -versa.


Este verniz é muito espesso por isso espalhar muito bem para que fique uniformemente tonalizado.
Ultimo conselho.....Não diluam o verniz com nada deiam-no conforme se apresenta na lata...


Espero que corra tudo bem e bom trabalho.
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 6 de Maio de 2013 às 15:15.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #5
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Acabamentos....

Olá Leonel!

Parabéns pelo tutorial e pela iniciativa. Permite-me só uma sugestão de quem já como tu fez estes trabalhitos de restauro (para consumo próprio apenas!).

Em vez de usares trincha, experimenta usar uma boneca feita de algodão e tecido, espalhando o verniz em círculos. Obtêm-se o mesmo efeito que as trinchas, mas na minha opinião tem três vantagens: 1 - colocas menos verniz em cada camada, o que dá um acabamento mais uniforme e previne os escorrimentos numa superfície lisa; 2 - não cria aqueles estriados que por vezes as trinchas criam, principalmente quando têm os pêlos muito rijos e que obrigam a ter que lixar mais a fundo entre demãos de verniz; 3 - não deixam os pelos agarrados que por vezes as trinchas deixam (aqueles que por vezes uma pessoa se esquece ou deixa passar por má iluminação e que lixam o trabalho todo de um dia só para os retirar e disfarçar .

Continua com os tutoriais, são uma excelente fonte de informação. Força nisso e abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Maio de 2013   #6
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Acabamentos....

Citação:
Mensagem Original de Moe Tucker Ver Mensagem
Olá Leonel!

Parabéns pelo tutorial e pela iniciativa. Permite-me só uma sugestão de quem já como tu fez estes trabalhitos de restauro (para consumo próprio apenas!).

Em vez de usares trincha, experimenta usar uma boneca feita de algodão e tecido, espalhando o verniz em círculos. Obtêm-se o mesmo efeito que as trinchas, mas na minha opinião tem três vantagens: 1 - colocas menos verniz em cada camada, o que dá um acabamento mais uniforme e previne os escorrimentos numa superfície lisa; 2 - não cria aqueles estriados que por vezes as trinchas criam, principalmente quando têm os pêlos muito rijos e que obrigam a ter que lixar mais a fundo entre demãos de verniz; 3 - não deixam os pelos agarrados que por vezes as trinchas deixam (aqueles que por vezes uma pessoa se esquece ou deixa passar por má iluminação e que lixam o trabalho todo de um dia só para os retirar e disfarçar .

Continua com os tutoriais, são uma excelente fonte de informação. Força nisso e abraço
Boas Moe e obrigado.
Eu até iria sugerir fazer o que dizes com uma esponja, mas o pessoal iria estragar mais verniz do que aproveitá-lo.
No caso da trincha que proponho e do verniz que até conheço muito bem, o pessoal a "pintar" vai-se apercebendo dos grossos e vai acacabar por acertar.
Outra maneira seria com um rolo com recarga lanosa que "acerta" sempre.
Mas a trincha, e desculpa lá a insistência, á 2ª, 3ª camada e atendendo á caracteristica deste verniz vai ficar com desenhos fantásticos.

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Maio de 2013   #7
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Acabamentos....

O rolo de recarga lanosa parece-me óptima ideia. Em geral não falha e dá um acabamento porreiríssimo

Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Maio de 2013   #8
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Acabamentos....

Citação:
Mensagem Original de Moe Tucker Ver Mensagem
O rolo de recarga lanosa parece-me óptima ideia. Em geral não falha e dá um acabamento porreiríssimo

Abraço
Boas Moe.
Ollha como ficaram umas colunas Bang & Olufsen "pintadas" com este verniz e com rolo da recarga lanosa..
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 7 de Maio de 2013 às 13:45.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Maio de 2013   #9
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Acabamentos....

Pois, está com um acabamento impecável

Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Maio de 2013   #10
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Acabamentos....

A aplicação de vernizes poliuretanos deve ser feita exclusivamente com pistola. Só assim fica um acabamento uniforme e sem marcas da aplicação.

Para obter esse acabamento da sonor em vez de se aplicar verniz com coloração, pode-se aplicar apenas velatura de mogno (corante usado nas madeiras) com lixagens entre aplicações até atingir a cor desejada e de seguida aplicar o verniz poliuretano com endurecedor transparente, duas a três camadas com lixagens entre elas com lixa de 220 para madeira.

Tanto a aplicação da velatura como do verniz deve ser feita com pistola.

Falo por experiência no ramo.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Maio de 2013   #11
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Acabamentos....

Citação:
Mensagem Original de Gonçalo Ver Mensagem
A aplicação de vernizes poliuretanos deve ser feita exclusivamente com pistola. Só assim fica um acabamento uniforme e sem marcas da aplicação.

Para obter esse acabamento da sonor em vez de se aplicar verniz com coloração, pode-se aplicar apenas velatura de mogno (corante usado nas madeiras) com lixagens entre aplicações até atingir a cor desejada e de seguida aplicar o verniz poliuretano com endurecedor transparente, duas a três camadas com lixagens entre elas com lixa de 220 para madeira.

Tanto a aplicação da velatura como do verniz deve ser feita com pistola.

Falo por experiência no ramo.
Boas
Não duvido do que dizes de forma alguma, mas se leres na lata do tkrom, as aplicações podem ser dadas a trincha.
Mas já agora....achas que ficou mal?
aguardo a tua opinião...quero sempre aprender.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Maio de 2013   #12
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Acabamentos....

Se tu achas que é suficientemente bom para ti.. Para mim não o é e eu na minha profissão não posso deixar um acabamento assim.. Se vires bem no reflexo da luz notam-se varias imperfeições, machas, zonas mais brilhantes que outras, pode ter sido a primeira lixagem insuficiente (que no caso de restauros tem que ser uma lixagem bem agressiva, para meter a superfície toda nivelada novamente e sem mossas) que tem que ser dada com uma lixadeira vibratória. Pode o verniz ter sido aplicado no sentido contrario ao sentido dos veios da madeira com pistola isso não se nota mas com trincha nota-se. Mas garanto-te com o sistema que eu relatei, que é um sistema acessível a muita gente, o acabamento fica igual ao das marcas das melhores baterias, pois eles usam os produtos que te relatei. Se for um acabamento completamente natural é facil de fazer mesmo igual ao das marcas, um acabamento colorido também se arranja muito perto da perfeição, os acabamentos com fades é que são mais complicados, porque nesse caso a experiência de os colorir dessa maneira conta muito, não é uma coloração homogénea.

Abraço
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Maio de 2013   #13
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Acabamentos....

Citação:
Mensagem Original de Gonçalo Ver Mensagem
Se tu achas que é suficientemente bom para ti.. Para mim não o é e eu na minha profissão não posso deixar um acabamento assim.. Se vires bem no reflexo da luz notam-se varias imperfeições, machas, zonas mais brilhantes que outras, pode ter sido a primeira lixagem insuficiente (que no caso de restauros tem que ser uma lixagem bem agressiva, para meter a superfície toda nivelada novamente e sem mossas) que tem que ser dada com uma lixadeira vibratória. Pode o verniz ter sido aplicado no sentido contrario ao sentido dos veios da madeira com pistola isso não se nota mas com trincha nota-se. Mas garanto-te com o sistema que eu relatei, que é um sistema acessível a muita gente, o acabamento fica igual ao das marcas das melhores baterias, pois eles usam os produtos que te relatei. Se for um acabamento completamente natural é facil de fazer mesmo igual ao das marcas, um acabamento colorido também se arranja muito perto da perfeição, os acabamentos com fades é que são mais complicados, porque nesse caso a experiência de os colorir dessa maneira conta muito, não é uma coloração homogénea.

Abraço
Boas Gonçalo
Agradeço os teus conselhos de profissional competente.
No que diz respeito aos reflexos, a minha máquina é muito fraca e não tem resolução capaz e então filtros nem pensar, mas se visses o acabamento á vista desarmada verias que está perfeito, pelo menos para mim e para quem as vê in loco.
Mas já agora...se não te importares, quando eu fizer um novo restauro vou-te chatear......, se fizeres o favor de me ensinar melhor.....só não aprende quem quer ser burro e eu sou um burro que quer aprender...
Abraço e obrigado pelas preciosas críticas.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Maio de 2013   #14
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Acabamentos....

Depois diz alguma coisa. Estou aqui no que puder ajudar.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Qual o acabamento que devo escolher para a minha Pearl Vision VBX? Ads Baterias Acústicas 46 Dom, 12 de Fevereiro de 2012 20:04
Acabamentos de "quinquilharia" Rui Ferreira Baterias Acústicas 6 Qua, 14 de Setembro de 2011 01:46
Quais são os vossos acabamentos preferidos? Rebel-Drummer Baterias Acústicas 8 Qua, 4 de Maio de 2011 16:40



São agora 15:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it