Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #1
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Como aplicar os rudimentos ?

Boas pessoal!
Quando sabemos ao máximo um rudimento em que temos rapidez e controlo, como aplicá-lo de forma a que soe a uma batida... eu sei que ao estarmos a praticar o rudimento na tarola, é uma batida mas como tornar uma batida em torno de toda a bateria, usar quase todos os instrumentos de modo a que soe a uma batida com sentido...




Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #2
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Bom eu faço isso atraves de ouvido porque nao gosto muito de livros etc...
Eu tento partir do ritmo do rudimento na tarola, depois aplicas a tarola e aos pratos de choque (sendo o mesmo ritmo mas com uma mao em cada) depois tento arranjar armonia para colocar naquele ritmo o bombo, quase sempre dá...
Depois podes passar pra parte que quiseres e tens a converçao de um rudimento numa batida...
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #3
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como aplicar os rudimentos ?

desculpa dizer-te...
mas eu, quando sei um rudimento, digamos tecnica e velocidade.... consigo ouvir a bateria toda só no toque da tarola.
depois é só aplicar e voltar a treinar tudo de novo.
um singlestokes pode ser aplicado em toda a bateria de maneira ordenada, um doublestroke pode ser aplicado na bateria juntamente com o bombo...
um paradidle... bem ... um paradidle, se passares a mao direita para o timbalao de chao ( por ex) ja tens um ritmo, agora aplica o tempo( metronomo ) como batida de bombo...
até ja pareces um metaleiro.. lol
os rudimentos , alem de serem uma seca, dar-nos dores de cabeça, por-nos os nervos em franja...sao ritmos... basta ouvi-los.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #4
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

ok... vou tentar aplicar as vossas dicas e conselhos ... Obrigado!

Aceito mais sugestões
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como aplicar os rudimentos ?

mas que rudimento em especial te referes ?
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #6
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Tentas colocar um 4/4 para começar, uma coisa simples moderada em termos de tempo, e tentas no 1 por exemplo colocar esse rudimento pelos timbalões de forma a que soe em fill, correcto ?
Há variadas formas de aplicarmos um rudimento, até pelas suas variações. Já estudaste por exemplo as inúmeras variações que um paradiddle pode ter ?
Aconselho-te a veres porque é bastante interessante e não é propriamente fácil.

Abraços
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #7
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Doublestrokeroll
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Fevereiro de 2011   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como aplicar os rudimentos ?

doubles....... ou adaptar doubles ect
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #9
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #10
ManelTV
 
Membro desde: 25-Jan-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 29
ManelTV está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Uma outra opção, mais facilitada, é ires à rubrica de rudimentos do site www.freedrumlessons.com. Todos os rudimentos são tocados como tal, mas também é demonstrada a sua aplicação num ritmo e num "fill". Todos eles têm vídeo e sheet music.

Claro está, aproveitares esse trabalhinho já feito é uma experiência (boa, é certo) que não se compara minimamente com aquela sabiamente explicitada pelo comparsa Enes, a saber, olhares para a bateria como um instrumento, com várias notas e sonoridades e começares tu próprio a explorares os rudimentos através das mesmas, usando acentuações, dinâmicas e, especialmente, a tua alma musical.

Podes também, com um metronomo, começar a tocar os rudimentos em tercinas, semi colcheias, sextinas etc, com mãos na tarola, timbalões e pratos e acompanhar com o pé no bombo e no hi-hat.

Enfim, tens inúmeros caminhos para seguir. Tens de encontrar o teu e, sobretudo, divertires-te a fazer música.

Um abraço
ManelTV não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #11
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Muito obrigado especialmente ao enes e danttheman, são videos muito esclarecedores e dão-nos algumas ideias de como compor uma batida atrávés de um rudimento...
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #12
Anders
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Londres
Mensagens: 60
Anders é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Um exemplo bem mais complexo do grande Steve "God".
__________________


Anders não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #13
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Muito obrigado especialmente ao enes e danttheman, são videos muito esclarecedores e dão-nos algumas ideias de como compor uma batida atrávés de um rudimento...
da minha parte.... manda vir mais !!!!
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #14
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Não tens de agradecer. Eu também passei e passo pelo que referiste e quando vi esse vídeo comecei a ver as coisas de outra maneira. Também gostava que me mostrassem mais vídeos porque só assim é que se aprende, com a partilha de conhecimntos.

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Muito obrigado especialmente ao enes e danttheman, são videos muito esclarecedores e dão-nos algumas ideias de como compor uma batida atrávés de um rudimento...
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Fevereiro de 2011   #15
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Aqui vão uns links sobre como aplicar o single stroke roll na bateria.

Vejam os videos por ordem sff.

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_1HQ.html

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_2HQ.html

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_3HQ.html

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_4HQ.html

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_5HQ.html

http://www.vicfirth.com/education/dr...lotti_6HQ.html


Um abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Fevereiro de 2011   #16
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Boas!

Eu não vejo os rudimentos ou não os encaro dessa forma (tentar posteriormente transforma-los em batidas).

É claro que podes pensar assim, mas transpor simplesmente o rudimento para as várias peças e fazer disso uma batida parece-me uma forma limitada de pensar.

Encaro-os antes como exercícios de independência ou esquemas mentais, sequências de batidas, que depois de dominar tento enquadrar nos meus ritmos ou fills.

Um simples paradiddle ou só os triplets abriram-me imensas portas em termos de "desenvencilhamento".
Um gajo a tocar 4/4 por exemplo, no início a tocar aquelas cenas mais básicas, habitua-se a terminar os fills sempre com a mesma mão (direita, se for destro).
A tocar em ternário por exemplo aprendes a iniciar/terminar o compasso com mãos diferentes.

A mim por exemplo confundia-me ter de terminar um fill com a esquerda...precisava de pensar.

As cadências (RL LR LF FR etc etc) próprias de cada rudimento acabam por te entrar na cabeça e "aparecem" cada vez que tentas inventar algo novo e consegues complicar, arriscar mais sem perder a fluidez do ritmo, ou sem te espalhares ao comprido. Dá-te mais segurança, é uma espécie de ferramenta mental.

Mais do que esquemas musicais, rítmicos, encaro-os como esquemas físicos, cadências mecânicas, o que alguns apelidam de chops ou licks ("pedaços" ou "retalhos") que tento incluir e enquadrar nos ritmos que faço.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Fevereiro de 2011   #17
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Sim, percebi o que disseste mas ainda não sou propriamente um "pro" tenho a minha "menina" à 8 meses e gostava de começar a criar as minhas próprias batidas e acho que os rudimentos são uma boa forma de o fazer... Mas obrigado pelo teu conselho!
Pessoal tem alguma ideia como posso fazer de uma batida o rudimento "Drag"?
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Fevereiro de 2011   #18
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Há umas cenas no youtube que têm todos os rudimentos transformados em batidas.
Podes fazer o download desses vídeos, no local do costume (tu sabes...)

Mas pelo facto de ainda estares a começar, julgo ser mais uma razão para não encarares as coisas assim.

Não é que o exercício a que te propões seja mau, que nunca é, mas ao fazeres o que dizes, não estás propriamente a "criar" nada de novo. E os resultados nem sempre são batidas "ENA PÁ!".

Se queres mesmo criar e desenvolver, juntas-te com um amigo baixista e tentais criar juntos.

E tentas adaptar os teus ritmos às melodias e às canções, parece-me um exercício criativo mais interessante e produtivo.
As coisas aparecem de uma forma muito mais livre e natural.

É claro que podes à parte continuar a praticar rudimentos e vais ver como esse estudo depois vai aparecer nessas sessões criativas.

Um rudimento no fundo é uma fórmula, podemos fazer a analogia com as escalas na guitarra, vomitar escalas não é fazer música.

É a maneira como as encadeias e introduzes na tua música que torna aquilo que fazes, único e criativo.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Fevereiro de 2011   #19
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Tens razão no que dizes eu e um amigo meu guitarrista já "construímos" uma música nossa, mas gostava de ser eu próprio a criar sem qualquer acompanhamento não vou chamá-lo sempre que quiser criar um nova batida xD...
Hoje estive a treinar o drag e em vez de apenas tocar na tarola alternei nos pratos e tarola/timbalão de chão/timbalões... e notei diferença mas lá está não obtenho o que quero...


OFF topic
timbalão grave- é o primeiro timbalão (o mais pequeno)
timbalão médio/Agudo - é o segundo
???
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Fevereiro de 2011   #20
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Como aplicar os rudimentos ?

pensa, pontiAGUDO!...é fininho!

quanto maior for o martelo, mais GRAVE é o ferimento!

É uma analogia parva...mas ajuda!...

estou um bocadinho etilizado...mas acho k ajuda!
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Fevereiro de 2011   #21
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como aplicar os rudimentos ?

eis um exemplo de bateria e baixo... só...
com rudimentos aplicados a ritmos e uma boa dose de brincadeiras pelo meio...

diverte-te tanto a aplicar essas cenas como eu me diverti...


off-topic:
timbalao agudo é aquele que se ouve o som mais agudo, timbalao grave é aquele que se ouve o som mais grave.... e timbalao medio ???? lol
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Fevereiro de 2011   #22
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como aplicar os rudimentos ?

o timbalão médio aparece no map midi por isso é que perguntei... o baterista que estava a compor a batida no video sabia o que estava a fazer...xD
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Fevereiro de 2011   #23
Janado
 
Membro desde: 16-Ago-2008
Local: Sr.Roubado
Mensagens: 113
Janado é mesmo fixeJanado é mesmo fixeJanado é mesmo fixeJanado é mesmo fixeJanado é mesmo fixeJanado é mesmo fixe
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Hey peepz

****-sE!!!! GRANDA ENES!!! Man, grooves e breaks geniais :D.

DreamDrummer, se quiseres inspiração para mais rudimentos, no FreeDrumLessons.com tens uma secção inteira com exemplos de beats e breaks para cada um dos 40 rudimentos. Para além de ensinarem os padrões também dão pautas para cada uma das lições.

http://www.freedrumlessons.com/drum-...-rudiments.php

O video que vais ver nessa página é o da apresentação dessa secção. Depois é só andares para baixo e escolheres o rudimento que pretenderes. Estes vídeos também estão no YouTube.

Diverte-te mano , aplicar rudimentos à bateria é das cenas que mais curto fazer. Já adoro tocá-los num pad, quanto mais aplicá-los na bateria.

Hasta.

Última edição de Janado : Seg, 21 de Fevereiro de 2011 às 02:41.
Janado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 23 de Fevereiro de 2011   #24
Bifes
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 136
Bifes será famoso em breveBifes será famoso em breve
Re: Como aplicar os rudimentos ?

Olá, penso que relativamente á pergunta já houve varias respostas interessantes, mas a meu ver os RUDIMENTOS, são isso mesmo que o nome indica, a base de construção de TODA a forma de tocar o instrumento BATERIA, seja usado como filos, ritmos, breaks, solos(a meu ver onde se usa e explora melhor o conceito de rudimento).

Agora se pensarmos bem ao tocarmos um ritmo simples nos choques(por ex: 4/4 ), sendo 1 2 3 e 4 os choques...o que estamos a fazer? Singles....se quisermos acrescenatr um "i" por exemplo no 4"i" , o que estamos a fazer singles e doubles...por aí fora..

Concluindo, quanto melhor os rudmentos forem feitos, usando claro dinamica, up e down beats, variações nas acentuações, etc, muito mais groove vai "sair" da nossa bateria, muito mais musicalidade...e isso , felizmente não acontece de um dia para o outro! O treino e o estudo fazem 85% de um bom musico...
Bifes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como aplicar o paraddidles na bateria!? Leodreammer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 41 Sáb, 11 de Agosto de 2007 15:02
Comparando pratos Sabian Pro com Sabian b8 - Quais os melhores? Como caractariza-los? m@tiz93 Pratos (Cymbals) 7 Dom, 15 de Julho de 2007 02:34



São agora 18:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it