Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #1
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
A história da bateria bo jazz - AJUDA!

preciso da vossa gentil colaboração!

pessoal é o seguinte, no meu precurso estudantil de preparação para me candidatar à ESMAE (escola superior de musica e artes do espetáculo)o meu professor de bateria pediu-me para fazer um trabalho, sobre "A história da bateria no jazz", e queria pedir aqui ao pessoal mais entendido se me podiam dar uma ajuda neste campo, já procurei aqui no forum e na wikipedia mas não há nada de concreto, só história do jazz e/ou história da bateria. é evidente que são items importantes mas queria ver se arranjava alguma cena em concreto msmo sobre a historia da bateria no jazz.


desde já agradeço a qualquer ajuda que me seja fornecida


um grande abraço para todos!
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
gooooooooooooogle it! deves encontrar montes de informação
Search: Jazz history
history of jazz music
Jazz style
...etc...
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #3
pintado
 
Membro desde: 9-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 98
pintado está no bom caminho
Assim à primeira, há nomes que são incortonáveis na bateria do jazz. Se procurares por eles, talvez encontres informação preciosa.

Art Blakey
Max Roach
Buddy Rich
Elvin Jones
Gerry Hemingway
Jack DeJohnette
Jimmy Cobb
Billy Cobham
Sunny Murray

europeus:
Han Bennink
Paal Nilssen-Love

A nível europeu é quase unânima a afirmação de que não há nenhum baterista de jazz tradicional que seja europeu e que tenha ficado na história. Estes dois últimos são bateristas de free jazz, mas convem não esquecer que o jazz não é só swing e que o jazz não existe só nos USA.
pintado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #4
George Harrison Souza
 
Membro desde: 22-Nov-2007
Local: brasil
Mensagens: 2
George Harrison Souza está no bom caminho
Olá Pessoal

Existe um site que se chama www.jazzbossa.com
têm uma parte nele que tem uma boa história sobre o jazz.
qualquer coisa, dá-lhe www.wikipedia.com não é?!
abraço

George
George Harrison Souza não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #5
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Boas!!!!

O Michael Lauren deu um workshop pai a meio ano em Gaia exactamente sobre esse mesmo tema, abordou a historia da bateria e o seu desenvolvimento desde as primeiras pancadas de jazz, ate ao uso de pedal duplo em musica mais contemporanea, no jazz ele fez a evoluçao desde o swing tradicional, bee-bop, trip.hop, blues, etc.

Mas nao me perguntes a ordem de evoluçao da historia do jazz porque nao fixei nada, pergunga aqui ao camarada kamarone que estava comigo e ele é que é o homem enciplopedia bateristica, certamente se tiver paciencia dar-te-a uma ajuda no que for possivel.

Abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #6
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
pois, eu já passei na wikipedia e no google e assim e só encontro histótria do jazz ou história da bateria.. sendo assim vou ter de juntar as duas e fazer o texto. o meu prof tambem falou em colocar bateristas influentes no estilo e se quisesse exemplos de músicas para explicar melhor os aspectos técnicos de bateria incluidos no trabalho. o que tenho feito é recolher informação de alguns bateristas como buddy rich, krupa, elvin jones, por aí fora, para apresentar exemplos concretos do estilo.


muito obrigado até agr pela ajuda

abraço
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Novembro de 2007   #7
Bifes
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 136
Bifes será famoso em breveBifes será famoso em breve
...

Bom...acho que é o primeiro post que faço neste forum...porque acho que se fala muito e sobre muita coisa....mas nada de muito concreto e interessante para a historia da musica e bateria em questão.

Enfim...indo á questão da historia do jazz...visto eu ter tido formação jazz muitos anos o post colocado pelo pintado,diz muito de quem foram bateristas fundamentais na historia do jazz...assim como nos varios de estilos de jazz que se calhar é mais sobre isso que o trabalho deve consistir...é facil encontrares cronologicamente as fases do jazz...basta começares em africa no inicio de 1900...vais de certeza encontrar quem foram os musicos mais importantes de determinada epoca assim como os estilos de jazz que fundaram...tais como desde as marching bands...até ao jazz fusão ou avant gard, passando por estilos que marcaram o jazz...bebop,hardbop,cool,free,inclusão de musica afro cubana..bossa nova etc etc...

Bem e como o post ja vai longo qqer duvida que tenhas dispõe que terei todo o gosto em partilhar ctg e com os foristas algumas etapas marcantes da historia do jazz.

abraço.
Bifes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Novembro de 2007   #8
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Bifes
é facil encontrares cronologicamente as fases do jazz...basta começares em africa no inicio de 1900

permite-me fazer uma pequena correcção segundo o que já li e dei em aulas de música (à parte das de bateria) mas o que iniciou em 1900 foi o blues com os escravos que vieram de áfrica para os estados unidos para as plantações de algodão, depois mais tarde veio sim o jazz (não sei precisar datas) que é um estilo que provem do blues. a partir daí sim viram as variantes do jazz.

corrige-me se estiver errado.

um abraço e obrigado pelo teu post
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Novembro de 2007   #9
Bifes
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 136
Bifes será famoso em breveBifes será famoso em breve
ola...exactamente .. :P nao estavas atento ao meu post..."fases do jazz", o blues é o ramo principal que deu origem ao jazz mesmo que esse jazz fosse ainda uma forma á qual nao estamos habituados hoje em dia...mas em meados de 1920 ja andavam muitas big bands a tocar...e o luis armstrong ja andava na estrada...logo a data inical do jazz propriamente dita...nao se sabe ao certo...mas ronda entre 1900 e 1915...ou 20..por aí...mas a meu ver...tirando meia duzias de big bandas a vertente que mais gosto é sem duvida bebop...hardbop e algum free jazz...ou seja...cerca de poucos anos antes de 1940 ate fins de 50.

abraço.
Bifes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Novembro de 2007   #10
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Boas!!!

aqui vai uns links que talves te possa ajudar!
1.http://www.allaboutjazz.com/jazzowl/a0398_01.htm
2.http://www.pd.org/topos/perforations.../drumming.html
3.http://www.scaruffi.com/history/jazz.html
4.http://hum.lss.wisc.edu/jazz/jazz.drums.html
5.http://www.taringa.net/posts/833793 (se souberes o que e rapidshares, isto deve ser uma boa ajuda).

comprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Onde encontrar aulas de bateria no Porto viradas para jazz, fusao, funk e com pautas? bada Apreciação e Debate de Escolas e Professores 20 Ter, 30 de Novembro de 2010 12:04
Como posso afinar as peles da minha bateria Pearl EXR? Compro peles novas? Toco Hard Rock. Daniel Baterias Acústicas 6 Seg, 30 de Agosto de 2010 04:25
Como tocar por cima das musicas? Não consigo ouvir correctamente o som da bateria... SparkT Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 15 Ter, 20 de Fevereiro de 2007 19:49
Dúvida: Qual a serie da bateria dw que o Tony Royster Jt. toca neste video? Ytsephill Baterias Acústicas 1 Qua, 30 de Agosto de 2006 11:29
Que bateria electrónica da Yamaha devo comprar? Quero evitar as baterias baratas da Fame. Boss Aconselhamento para a compra de material 4 Qua, 14 de Junho de 2006 22:42



São agora 09:21. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it