Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qua, 28 de Julho de 2010   #1
RandyRhoads
 
Membro desde: 31-Mar-2010
Local: Valhalla
Mensagens: 48
RandyRhoads é uma quantidade desconhecida por enquanto
Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason dos Pink Floyd?

Boas, eu queria que a minha bateria soasse parecida à do Nick Mason, baterista dos Pink Floyd. Já agora, sabem quais as peles que ele utiliza?
RandyRhoads não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Julho de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason

Essa tarefa é sempre complicada por vários factores, mas o principal é que cada baterista tira som da bateria de maneira diferente. Tu mesmo com o material igual ao dele certamente irias soar diferente.
Mas passando por cima deste aspecto mais "filosófico", para teres um som tipo o do Mason terás de ter um kit de medidas grandes, nada de toms pequenos nem bombos pequenos (ele tem toms de 8" e 10" no kit mais recente, mas o som dele é mais grave).

Ele tanto usa peles clear como coated se bem que no DVD do Pulse usa coated (penso que Remo).
Já agora, o kit que ele usa no Pulse é uma DW com pratos Paiste.

Esquecendo as marcas, eu acho que para teres um som à Mason deves apostar em peles coated mas não muito finas nem precisam de muito areado. Digo coated porque sacam melhor som natural que as clear (que dão mais pujança).
Deves tentar uma afinação rock, com as peles não muito esticadas mas também não muito soltas. Se tiveres um Drum Dial segue as indicações do aparelho para as aafinações standard.

Não cortes muitos os harmonicos das peças com abafadores porque elas têm de soar para dar aquele sustain acustico à lá Pink Floyd.
O bombo tem de ter punch e kick, não precisa de soar a livre mas tem de ter ataque, portanto, deves de ter de colocar um cobertor no bombo de forma a cortar o sustain dele (supondo que o tem bombo é de 22"... se for de 20" já te vai faltar aquele low-end característico).

O som dele não é nada de especial no geral, mas tem uma coisa boa e que o distingue, é acústico e tem força e tanto responde em baixas como em altas dinâmicas. E é neste ponto que está o segredo do som e a dificuldade em teres um som à MAson.
Mas a aposta é tentares captar o som mais acustico possivel da tua bateria e a partir daquele cortares alguns harmónicos, secares um pouco o bombo e deixares a tarola soar e com um bom rimshot (aqui claramente uma pele coated não muito fina porque senão vais ficar cheio de harmonicos).


Sei que a minha ajuda é um pouco vaga, mas isto de "copiar" sons de outros é complicado de se explicar, ainda por cima quando nem sei que bateria tens e como tocas.

Quando tocares tens de atacar a bateria com certeza, sem muitos enfeites. Simples, preciso, com dinâmica, feeling e com certeza no que vais fazer. Acima de tudo, acentuar nos momentos certos. Isto é o estílo do Nick Mason que poucos conseguem imitar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Julho de 2010   #3
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason

Citação:
Mensagem Original de RandyRhoads Ver Mensagem
Boas, eu queria que a minha bateria soasse parecida à do Nick Mason, baterista dos Pink Floyd. Já agora, sabem quais as peles que ele utiliza?
Desculpa lá, mas acho que é mais fácil procurar o teu próprio som...
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Julho de 2010   #4
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Desculpa lá, mas acho que é mais fácil procurar o teu próprio som...
Não sei até que ponto será mais fácil...é um percurso.
Para mim tentar imitar e conseguir atingir determinado som, faz parte desse percurso de descoberta e aprendizagem.
Nesse processo, e através dessas tentativas (e erros) acabamos muitas vezes por encontrar o nosso som, ou pelo menos aprendemos a maneira de atingir/conseguir esse som.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Julho de 2010   #5
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Não sei até que ponto será mais fácil...é um percurso.
Para mim tentar imitar e conseguir atingir determinado som, faz parte desse percurso de descoberta e aprendizagem.
Nesse processo, e através dessas tentativas (e erros) acabamos muitas vezes por encontrar o nosso som, ou pelo menos aprendemos a maneira de atingir/conseguir esse som.
Podes ter razão no que dizes, mas para termos o som de um certo baterista teriamos de ter a mesma bateria, as mesmas peles, as mesmas baquetas, a mesma afinação, e a mesma micagem... e mesmo assim é difícil.

Acho que é mais fácil definir o som pretendido, ou seja, mais grave ou mais agudo, com mais ou menos ressonância, etc.
E ir descobrindo aos poucos, por tentativas!

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 31 de Julho de 2010   #6
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Como por a bateria a soar parecida à do Nick Mason

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Podes ter razão no que dizes, mas para termos o som de um certo baterista teriamos de ter a mesma bateria, as mesmas peles, as mesmas baquetas, a mesma afinação, e a mesma micagem... e mesmo assim é difícil.

Acho que é mais fácil definir o som pretendido, ou seja, mais grave ou mais agudo, com mais ou menos ressonância, etc.
E ir descobrindo aos poucos, por tentativas!

Abraço
Também sou da opinião do Serrinha.

Acho que por mais que se tente imitar o som de alguém é complicado...

A minha sincera opinião: SACA O TEU PRÓPRIO SOM! Quem sabe se não encontras um som ainda melhor do que do Nick Mason??

Cumps
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Que têm Charlie Watts, Ringo Starr e Nick Mason em comum? Jorge Cardoso Bateristas e Percussionistas 18 Qui, 17 de Junho de 2010 09:24
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 13:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it