Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #1
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Apreciação: Tune Bot (afinador de tambores / baterias) review

Boas malta!
Recentemente adquiri o afinador de bateria da Overtone Labs, o http://tune-bot.com/

O Tune bot é um afinador que ao invés dos comuns afinadores, não depende da pressão, mas sim o que mede é a nota produzida.

Normalmente afinava as baterias com o meu ouvido, porque os afinadores de pressão como o Drum Dial nunca funcionaram de uma forma consistente. A pressão é apenas um elemento de medida, mas que raramente dará o valor que pretendemos.

Outra das dificuldades que tinha em afinar uma bateria por ouvido é o facto de ser difícil medir os intervalos melódicos entre cada uma dos Toms/snare.

Tenho a dizer que estou surpreendido com o Tune bot, e na minha opinião é a inovação do ano. Este afinador funciona mesmo, e a minha bateria nunca soou tão bem!

O modo de utilização é o seguinte:

- Uma peça de bateria, imaginemos um Tom, é sempre constituído pela sua fundamental note, e a nota em cada um dos lugs.
- Prende-se o Tune Bot ao aro da peça de bateria que queremos afinar.
- Coloca-se o Tom numa carpete ou assim, por forma a só afinarmos uma pele de cada vez.
- Colocamos o dedo no meio do Tom e batemos com a baqueta num dos lugs. O valor que aparecer é o valor da nota do lug.
- Seguidamente apertamos o botão de Filter e vamos por todos os lugs por forma a todos os lugs ficarem com o mesmo valor.
- Repetimos o processo para a pele de resonância.

A maravilha disto tudo é que para além de ser muito preciso, eles explicam todos os intervalos que deverão ser usados para conseguir o melhor resultado. Para começar existe uma página que é o http://tune-bot.com/tuningcalculator.aspx do qual podemos escolher que tipo de afinação queremos, e o número de toms que a nossa bateria tem, e assim ele calcula o valor para cada um dos lugs.

Obviamente, após experimentação, podemos alterar, mas é uma boa base de partida.

Existe também um modo de Diff que nos dirá a diferença usando um lug de referência. Eu pessoalmente não uso este modo, porque se eu sei o valor que é necessário não necessito que o afinador me diga a diferença.

Outra possibilidade é gravar os valores para que nunca nos esqueçamos nos 80+ slots de memória que existem

Muitas pessoas queixam-se que o afinador não funciona, mas isso é porque provavelmente não o estão a usar correctamente, pois é sempre necessário usar o filter mode. Por vezes ele regista valores um pouco descrepantes, e esses deverão ser ignorados.

Como ponto menos positivo, é o facto de por vezes não reparar que não tinha o filter mode ligado, e como tal não me apercebia porque tinha valores tão discrepantes. Penso que sendo o modo mais usado deveria ser mais evidente que estaria ligado ou nao.

O afinador custou-me 99€ na Thomann, e no meu caso valeu todo e qualquer dinheiro.

Pipó - para quando o Tune Bot na grooveitup? Vou aí em Setembro e posso levar para te mostrar.

Aqui vai um teste da minha bateria depois do Tune-Bot:

http://www.youtube.com/watch?v=NsGZkpGHi_I?hd=1

E o user manual:

Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #2
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: [REVIEW] Tune Bot

Ficou com uma cadência muito boa !

JoãoCampos adicionou o seguinte texto, 21 minutos e 36 segundos depois:

Achei incrível que o aparelho , quer estejas com muita abertura ou pouca na pele reconheça de imediato a fundamental note . Teoricamente ele reconhece isso quer tenhas a pele laça ou apertada certo ? É que o espectro de frequências difere. Se realmente consegue fazer isso, é genial .

Fiquei com vontade de comprar um para mim
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Seg, 9 de Julho de 2012 às 15:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #3
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: [REVIEW] Tune Bot

Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos Ver Mensagem
Ficou com uma cadência muito boa !

JoãoCampos adicionou o seguinte texto, 21 minutos e 36 segundos depois:

Achei incrível que o aparelho , quer estejas com muita abertura ou pouca na pele reconheça de imediato a fundamental note . Teoricamente ele reconhece isso quer tenhas a pele laça ou apertada certo ? É que o espectro de frequências difere. Se realmente consegue fazer isso, é genial .

Fiquei com vontade de comprar um para mim
Tal e qual. Fiquei impressionado como reconhece uma fundamental note num bombo... é incrível, sério...
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #4
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: [REVIEW] Tune Bot

Parece ser uma boa aposta. Venham mais reviews.

Adoro é o som da tua tarola. Qual é a tarola em questão?
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: [REVIEW] Tune Bot

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Parece ser uma boa aposta. Venham mais reviews.

Adoro é o som da tua tarola. Qual é a tarola em questão?
Brady Jarrah Block 13x7
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Julho de 2012   #6
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: [REVIEW] Tune Bot

Em breve tá em stock na Groove It Up mano!
Nice review!

Abração
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Março de 2013   #7
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Gosto Re: [REVIEW] Tune Bot

Emprestei a minha bateria a um amigo este fim de semana.

Ia dar uma afinadela com o drum dial antes de lha entregar, mas quando ele chegou disse-me que tinha um tune bot e que não era necessário...

À noite fui ter com ele ao Cine-Teatro onde ia decorrer o espectáculo, estavam a fazer o soundcheck e sem reparar pensei: "Que bem soa a bateria!"

Só uns segundos depois é que me caiu a moeda e me apercebi que era a minha.

Nunca consegui um som assim com o Drum Dial... som "à pro" mesmo!
(drum dial sem ouvidinhos não faz milagres...)

Tenho que arranjar um brinquedo destes...

Ao chegar a casa resolvi fazer um diagnóstico das tensões com o drum dial para mais tarde tentar reproduzir aquela afinação e a tensão não era homogénea em todos os lugs.

É suposto ser assim?
O que importa é mesmo só a nota final?
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Março de 2013   #8
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: [REVIEW] Tune Bot

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Emprestei a minha bateria a um amigo este fim de semana.

Ia dar uma afinadela com o drum dial antes de lha entregar, mas quando ele chegou disse-me que tinha um tune bot e que não era necessário...

À noite fui ter com ele ao Cine-Teatro onde ia decorrer o espectáculo, estavam a fazer o soundcheck e sem reparar pensei: "Que bem soa a bateria!"

Só uns segundos depois é que me caiu a moeda e me apercebi que era a minha.

Nunca consegui um som assim com o Drum Dial... som "à pro" mesmo!
(drum dial sem ouvidinhos não faz milagres...)

Tenho que arranjar um brinquedo destes...

Ao chegar a casa resolvi fazer um diagnóstico das tensões com o drum dial para mais tarde tentar reproduzir aquela afinação e a tensão não era homogénea em todos os lugs.

É suposto ser assim?
O que importa é mesmo só a nota final?
Amigo Parkinson,

Aí é que está um dos segredos do Tune Bot e porque consegue ser mais eficaz que os aparelhos de agulha como o DrumDial.
É que o tuneBot mede o timbre e não mede a tensão da pele.. por isso mesmo que a tua ou outra bateria tenha qualquer defeito no bearing edge ou no aro que não permita à pele assentar na perfeição isso é compensado pelo Tune Bot porque vai buscar o timbre correcto em toda a pele. Então o DrumDial está a dar te valores diferentes mas se tu pegares numa baqueta e deres um toque na pele à frente de cada parafuso verás pelo teu ouvido que está toda correcta e bem afinada pelo tunebot.

Drumdial mede a tensão, Tune Bot mede o timbre. Daí ser mais eficaz em baterias menos boas e menos perfeitas em construção como também em baterias boas e perfeitamente acabadas.
O que interessa é que ele ajuda a que a bateria SOE igual em cada parafuso enquanto que os aparelhos de agulha fazem com que a bateria tenho a mesma TENSÃO em cada parafuso partindo do pressuposto que a mesma tensão indica que está a soar perfeitamente o que pode não ser bem assim.

Também não é por acaso que a DrumDial lançou também a versão com mostrador digital ( Tal como o DrumTuna Flip ) porque o drumdial antigo de agulha perde também a precisão com o tempo, tal como qualquer aparelho de precisão que tem uso.. No entanto mesmo a DrumDial lançando uma versão digital não chega para o brilhantismo que o TuneBot consegue ter.

Abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Março de 2013   #9
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: [REVIEW] Tune Bot

Pipó, e aquela questão do TuneBot reconhecer a nota do casco ? Essa funcionalidade corresponde ao anunciado ?
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Março de 2013   #10
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: [REVIEW] Tune Bot

Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos Ver Mensagem
Pipó, e aquela questão do TuneBot reconhecer a nota do casco ? Essa funcionalidade corresponde ao anunciado ?
Sim sem dúvida mano. Vendi um há minutos e demonstrei ao cliente aqui "in loco" em várias baterias. Vai buscar a nota fundamental e a facilidade é extrema, ficou convencido em poucos minutos

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Maio de 2013   #11
Rofty
 
Membro desde: 7-Out-2012
Local: Porto
Mensagens: 8
Rofty é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [REVIEW] Tune Bot

Estou curioso em relação ao tune-bot.
Recebi o meu ontem e vou experimentá-lo no fim de semana.
Depois digo qualquer coisa.

Cump's
Rofty não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Maio de 2013   #12
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: [REVIEW] Tune Bot

Citação:
Mensagem Original de Rofty Ver Mensagem
Estou curioso em relação ao tune-bot.
Recebi o meu ontem e vou experimentá-lo no fim de semana.
Depois digo qualquer coisa.

Cump's
Fico à espera da tua review!

Tenho alguma curiosidade em relação a este aparelho.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Maio de 2013   #13
Rofty
 
Membro desde: 7-Out-2012
Local: Porto
Mensagens: 8
Rofty é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [REVIEW] Tune Bot

Boas!

Experimentei este fim de semana o Tune-bot.

Não tive tempo para grandes experiências, mas devo dizer que o aparelho é brutal.

Como diz o Pipó, apanha a nota fundamental desde muito cedo e torna a afinação extremamente fácil, mesmo com barulho de fundo.

Usei, para experimentar, as frequências dadas pelo Tune-bot calculator (no site) e foram um valor de referência bem bom. Já com essas frequências, o som dos timbalões melhorou drasticamente, ao ponto de nem sequer precisar de qualquer tipo de abafador por não aparecerem harmónicos indesejáveis.

A partir daí, experimentei, pela primeira vez, afinar os timbalões por notas. Basicamente foi apenas necessário um pequeno ajuste. E que som!

Achei o aparelho extremamente intuitivo e fácil de manusear, bastando ter lido as instruções e, claro, ter visto 2 ou 3 videos no youtube.

Afinei, também, a tarola e, alem de ter reduzido o snare buzz, fiquei com um som melhor. Só ainda não tive tempo para mexer no bombo, mas de certeza que o farei!

A partir deste ponto é ir experimentando até achar o meu som preferido...

Aprovo o Tune-bot a 100% e, mesmo sendo carote, acho que vale todo o dinheiro que custa! Pelo menos no meu caso, que estive mais de 15 anos sem tocar e só há uns meses voltei.

Cump's
Rofty não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Agosto de 2018   #14
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Apreciação: Tune Bot (afinador de tambores / baterias) review

Alguém me sabe dizer as diferenças entre as novas versões do TUneBot?
Vou mesmo comprar uma coisa destas, estou inclinado para a versão gig, mas não sei exactamente qual é a grande diferença.
Perde algumas das funções das versões studio.
Assim à primeira vista, tem menos botões, portanto ou o interface mudou muito ou terá menos funções.
Não encontrei nenhum comparativo esclarecedor no youtube.
Alguém está familiarizado com os 2?
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Apreciação: Sacos MusicStore Johnny25 Hardware, Acessórios e Equipamentos 20 Qua, 18 de Janeiro de 2012 20:21
Apreciação: Saco de transporte de hardware FAME Johnny25 Hardware, Acessórios e Equipamentos 7 Ter, 17 de Janeiro de 2012 20:29
Apreciação: GEWA Cymbal Bags Johnny25 Hardware, Acessórios e Equipamentos 0 Seg, 16 de Janeiro de 2012 17:24
Como se fabricam - Os Pratos, as Baquetes, as Peles e os Cascos de Tambores (how its made) 4strings Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 37 Qua, 26 de Outubro de 2011 16:20
Apreciação: Expansão v-expressions Master50 para as baterias electrónicas Roland Td-9 hlw Baterias Electrónicas 4 Seg, 30 de Agosto de 2010 13:02



São agora 14:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it