Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #1
serbass
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Seixal
Mensagens: 64
serbass está no bom caminho
Restauro tarola tama starclassic maple

Gostaria que me ajudassem numa questão que me deparei e que tenho algumas duvidas de como fazer o que preciso.
Comprei uma tarola a um amigo, tama starclassic maple, e só depois do negócio reparei que esta trazia defeitos.
Sem problemas, este meu amigo devolveu-me o dinheiro.
Fiquei a pensar no negócio até hoje e por achar que era bom, decidi colocar aqui esta questão.
A tarola esteve muito tempo guardada na garagem dele com as peles muito esticadas e na zona dos lugs, apenas na parte de fora, havia rachas horizontais provocado pela tensão, penso eu, juntamente com as variações de temperatura e humidade.
A parte de dentro estava impecavel e por isso pensei que haveria alguma maneira de restaurar a tarola, retirando apenas a camada exterior danificada e voltando a dar o acabamento final.
Não sei quantas camadas estão afectadas mas pelo aspecto parece que é apenas a 1ª.
Há alguém, ou alguma loja que faça um orçamento para o restauro desta tarola?
Possivelmente também madava cromar e limpar todas as ferragens, pois existem alguns pontos de ferrugem a aparecer e tb verdete.
Foi muito mal tratada pelo esquecimento esta menina mas pode ser que recupere vida porque até acho que merece.
Tenho que tirar umas fotos que ainda não consegui.

Desde já o meu obrigado por qualquer resposta ou opinião.

S.B.
serbass não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #2
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Sei destas:

http://www.rfdrums.pt.vu/

http://www.keller-europe.org/custom-...der.php?kid=54

É uma questão de contactar.

Abraço.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #3
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Pois assim de repente, e apesar de toda a tinta que já correu sobre este user, eu contactaria o maneiro (rfdrums)...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #4
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Pela tua descrição, parece que são mesmo as camadas exteriores de madeira que estão rachadas. Se for esse o caso, o restauro do casco é bastante complicado e inviável. As camadas de madeira são coladas com uma cola extremamente resistente, e por isso é praticamente impossível remover uma sem danificar as outras. A única forma que estou a ver seria tornear o exterior do casco, de modo a remover a altura das camadas afectadas, e colar novas camadas, dando depois um novo acabamento exterior.

Este processo é muito trabalhoso e complicado de ser realizado, e sem dúvida que seria muito melhor opção comprar um casco da Keller novo (que ronda os 60-70€), dando depois o acabamento a teu gosto. Isto valeria a pena se as ferragens estiverem boas. Como falas em mandar cromar as ferragens, deduzo que também não estejam nas melhores condições...

Sinceramente acho que o negócio não vale a pena. Se fizeres as contas ao valor que pagarás pela tarola (mas que segundo dizes é baixo), o custo do casco e respectivo acabamento, o custo de cromar as ferragens, e umas peles e esteira nova, já estarás a falar seguramente de uma quantia considerável. Pelo dinheiro que irias gastar para recuperar essa, provavelmente encontras uma em bom estado num dos ebays Europeus...

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #5
serbass
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Seixal
Mensagens: 64
serbass está no bom caminho
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Mto obrigado.
Acho que provavelmente não a vou comprar pelo trabalho e despesa que vai dar.
hei de optar por outra mais tarde.
serbass não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #6
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Se as ferragens estiverem em boas condições, a ponto de ficarem como novas com uma boa limpeza, e ele vender a tarola por uma quantia baixa, o negócio pode valer a pena só pelas ferragens.

Comprando depois um casco stave ou segment, e montando nele as ferragens da Tama, ficaria sem dúvida uma tarola brutal. Mas um casco stave ou segment custa sempre 100 e tal euros, mais peles e tal, terias sempre de investir mais de 200€ nela. Certamente, ficaria superior a uma tarola Tama Starclassic nova, ou a qualquer outra tarola de produção, porque quem conhece sabe que os cascos stave e segment são acusticamente muitos superiores aos cascos laminados standard.

Agora se não queres gastar essa quantia, simplesmente o melhor é nem te meteres nisso. Embora tenha sugerido que era melhor um casco da keller do que arranjar esse, colocar-lhe um casco da Keller seria a meu ver uma estupidez, porque ainda gastarias uma quantia considerável, e ficavas com uma tarola completamente banal, com a agravante de nunca ter um valor muito elevado quando a quisesses vender.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #7
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Se as ferragens estiverem em boas condições, a ponto de ficarem como novas com uma boa limpeza, e ele vender a tarola por uma quantia baixa, o negócio pode valer a pena só pelas ferragens.

Comprando depois um casco stave ou segment, e montando nele as ferragens da Tama, ficaria sem dúvida uma tarola brutal. Mas um casco stave ou segment custa sempre 100 e tal euros, mais peles e tal, terias sempre de investir mais de 200€ nela. Certamente, ficaria superior a uma tarola Tama Starclassic nova, ou a qualquer outra tarola de produção, porque quem conhece sabe que os cascos stave e segment são acusticamente muitos superiores aos cascos laminados standard.

Agora se não queres gastar essa quantia, simplesmente o melhor é nem te meteres nisso. Embora tenha sugerido que era melhor um casco da keller do que arranjar esse, colocar-lhe um casco da Keller seria a meu ver uma estupidez, porque ainda gastarias uma quantia considerável, e ficavas com uma tarola completamente banal, com a agravante de nunca ter um valor muito elevado quando a quisesses vender.

Abraço
Boas mano Nelson,

vou aproveitar xD,

olha uma tarola só casco stave e segment, onde posso ver os respectivos preços? Outra coisa se comprar já bem com os respectivos furos para as ferragens e bering edges? Eles vendes nas diferentes tipo de madeira?

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #8
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Restauro tarola tama starclassic maple

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Boas mano Nelson,

vou aproveitar xD,

olha uma tarola só casco stave e segment, onde posso ver os respectivos preços? Outra coisa se comprar já bem com os respectivos furos para as ferragens e bering edges? Eles vendes nas diferentes tipo de madeira?

1 abraço
Em relação aos tipos de madeira, vais encontrar uma variedade muito grande neste tipo de cascos. O facto de se usar sobretudo maple e birch na construção de baterias não é porque estas sejam as melhores madeiras para esse fim. Tendencialmente, quando mais dura e densa for a madeira, melhores serão as propriedades acústicas do casco.

No entanto, tendo em conta que o método mais usado na confecção de casco é o tipo ply (laminado) por ser o mais barato, algumas das madeiras exóticas mais duras revelaram-se demasiado rígidas para serem dobradas, e demasiado caras para uma economia em larga escala, como as das grandes marcas. Por esse motivo, foi necessário escolher um compromisso entre dureza e densidade, facilidade de serem dobradas, e facilidade (e preço) de aquisição. Aí é que entrou o maple e o birch, que se encontram no meio termo entre dureza e facilidade de serem moldadas, sendo relativamente abundantes e tendo por isso preços não muito elevados.

Nos cascos stave ou segment, a madeira não é dobrada, é cortada já com aquele formato específico, sem estar sujeita a forças de dobragem. Como tal, torna-se possível utilizar qualquer tipo de madeira, entre as quais as que são demasiado duras para serem dobradas, e que têm normalmente características sonoras fantásticas. Além disso, são normalmente construidas por pequenos fabricantes, que não têm as preocupações da concorr^ncia de uma economia em larga escala, e por isso se podem dar ao luxo de usar madeiras caras e raras.

Embora também encontres cascos stave e segment em maple e birch, o interesse maior está nas madeiras exóticas mais duras. As mais comuns são o rosewood (pau-rosa), purplehearth, padauk, cocobolo, wenge ou bubinga. Também encontras em carvalho, cerejeira, nogueira, enfim, uma infinidade de madeiras, todas com propriedades acústicas diferentes.

Em relação à tua pergunta de onde comprar, existem mesmo muitos locais. Existem fabricantes de cascos um pouco por todo o mundo, mas aconselho comprares num europeu, para não teres de pagar taxas de importação. É normal que venha já com os bearing edges e os snare beds cortados. No entanto, não é normal que venha já furado, até porque não há como saber à partida as dimensões exactas das ferragens que vais colocar.

Se estiveres mais ou menos à vontade com a bricolage, não é uma tarefa assim tão complicada. É necessário muito cuidado para não falhar nos furos, mas é algo que se consegue com ferramentas básicas. Se não, tens sempre a opção de enviares as ferragens e pagares um pouco mais para as colocarem, ou então comprar a tarola já completa, segundo as tuas especificações.

Podes comprar tudo o que precisas por exempo em www.stdrums.de. No entanto, consegues preços mais em conta se comprares o casco directamente no fabricante. Posso te dar o contacto de alguns se quiseres. Em relação aos preços, depende sobretudo da madeira que escolheres.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Taylor Hawkins drummer-maniac Bateristas e Percussionistas 20 Dom, 16 de Maio de 2010 22:22
Conheçam a 'Vithoria' (Tama Rockstar) Madeira Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 66 Dom, 7 de Março de 2010 23:58
Tama Starclassic Maple ou Pearl Reference ? Eder Aconselhamento para a compra de material 42 Ter, 3 de Março de 2009 02:44
Tama Starclassic Maple VS Bubinga Eder Baterias Acústicas 35 Ter, 10 de Julho de 2007 01:46
Tarola Tama Artwood Maple 13"x6.5 tiagop Baterias Acústicas 5 Seg, 9 de Julho de 2007 13:13



São agora 09:30. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it