Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Dom, 19 de Agosto de 2012   #1
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Boas pessoal!

Eu pretendo gravar a drum de 6 peças (4toms/1snare/kick).
tenho esta mesa:
http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/S...PAH0006131-000

Tenho este interface:
http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/P...PCM0011149-000


Aqui vai a pergunta. (estupida eu acho)

Tenho o kick no input 1, snare no 2 e 3 (top & bottom), toms 4/5/6/7, Overhead 8 e 9.
Todos as linhas tao ligadas individualmente a cada uma da entrada do interface atravez dos outputs individuais da mesa.
mas ai surge o problema. tenho 9 micros e 8 entradas...

para os outputs 8 e 9 (Overheads) eu pensei em comprar este cabo:
http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/M...&campaign=EPOQ
com o devido adaptador de xlr para jack para os outputs da mesa logicamente xD

e assim ligava os outputs 8 e 9 no input 8 do interface.



É isso possivel? poderá trazer problemas?

e ja agora! podia fazer isso tambem para a snare? (juntar o top & bottom num so)
assim tambem poderia gravar uma bateria de 7 peças caso seja necessário

obrigado (:

cumps

PS: ja nao vinha ao forum a muito tempo! ja tinha saudades desta fantástica comunidade!

Última edição de JoaoLobo : Dom, 19 de Agosto de 2012 às 22:47.
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #2
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Ao usares esse cabo, o que vai acontecer é que o sinal desse canal vai ser dividido por 2, ou seja, na prática vais ter que colocar o volume de todos os outros canais a meio, e esse canal terás que meter no máximo, fiz-me entender?
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

E porque é que não retiras 1 micro da tarola e usas essa via para o overhead que te falta?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #4
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Simao Pedro Sa Ver Mensagem
Ao usares esse cabo, o que vai acontecer é que o sinal desse canal vai ser dividido por 2, ou seja, na prática vais ter que colocar o volume de todos os outros canais a meio, e esse canal terás que meter no máximo, fiz-me entender?
sim tou a perceber. ja pensei que isso poderia acontecer s:


Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
E porque é que não retiras 1 micro da tarola e usas essa via para o overhead que te falta?
Como assim? fazer isso mas misturando os micros da tarola?
tambem ja pensei nisso....

mas o micro de bottom nao é ate bastante importante? segundo sei.
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #5
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

so uma coisa. com um interface desses p q raio ligas isso a mesa? isso e ligar os cabos directamente ao interface de audio.
quanto ao que perguntas das 8 vias... pá, corta uma via. saca um timbalao fora. ou suprime o micro da tarola de baixo.

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #6
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
so uma coisa. com um interface desses p q raio ligas isso a mesa? isso e ligar os cabos directamente ao interface de audio.
quanto ao que perguntas das 8 vias... pá, corta uma via. saca um timbalao fora. ou suprime o micro da tarola de baixo.

Abraço
o meu problema é o facto de ter 9 micros.
se tivesse 8 ligava la directamente. percebes? s:

ate ja pensei em ligar tudo la e depois ligar da mesa ao interface com os outputs principais e assim so usava 2 inputs. e assim ate sobrava espaço para micros de voz, guitarra etc... coisa que dava mesmo jeito!
mas nao queria bem ter a drum em 2 faixas... queria ter tudo direitinho...

tirar um micro ao tom isso nao! xD sou muito exigente com o som deles xD

sinto.me tao burro
xD

entao nao mesmo nada aconselhável fazer aquilo de juntar canais? ou nao o devo fazer por ser o dos overheads?

Última edição de JoaoLobo : Seg, 20 de Agosto de 2012 às 10:03.
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Tiras o micro de baixo da tarola.
Este é importante em gravações de alta qualidade e feito por bons técnicos de som. E em situações em que o som da pele de baixo é importante, em que o ressoar da rede é importante.
Quem tem apenas umas luzes o que vai acontecer é dar cabo do som da tarola.
Para teres um bom som basta o micro de cima.

E faz como o Carlos diz. A mesa aí no meio não está a fazer nada.
Liga tudo directo ao interface e fazes a tua gravação com 8 micros que são mais que suficientes.

Se queres mesmo 9, então, escolhes 2, ligas só esses 2 à mesa e fazes um saída desses dois já previamente misturados na mesa. Não se ligam 2 micros, ainda por cima overheads, em conjunto na mesma entrada.
Ou seja, o esquema assim:

7 micros -> interface
2 micros -> mesa -> mistura som na mesa (equalização, volumes, etc.) -> line out da mistura -> 1 via do interface

Se vais gravar, não podes fazer isso que ias fazer porque a partir do momento que juntas 2 micros em paralelo na mesma via não a podes misturar depois, portanto, se o som dos overheads estiverem mal, não podes fazer nada individualmente.
POrtanto, se queres 9 micros, faz uma pré-mistura de 2 micros na mesa e manda o resultado para o interface como sendo 1 via.
Se optares por isto, atenção que as panorâmicas têm de ser feitas na pré-mistura. Na mistura final no computador não podes fazer isto.
Ah, podes também suprimir 1 micro num dos toms, e captar 2 toms só com 1 micro, que é basicamente o mesmo que usares esse adaptador que falas mas sem perderes sinal.


O que eu fazia?
Não usava o micro da tarola de baixo - quem não sabe usá-lo, este micro só atrapalha.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 20 de Agosto de 2012 às 10:20.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #8
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

pronto! esclarecido!

Muito obrigado pah!!!


sim isso da mesa eu sei como é xD

JoaoLobo adicionou o seguinte texto, 24 minutos e 53 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Tiras o micro de baixo da tarola.
Este é importante em gravações de alta qualidade e feito por bons técnicos de som. E em situações em que o som da pele de baixo é importante, em que o ressoar da rede é importante.
Quem tem apenas umas luzes o que vai acontecer é dar cabo do som da tarola.
Para teres um bom som basta o micro de cima.

E faz como o Carlos diz. A mesa aí no meio não está a fazer nada.
Liga tudo directo ao interface e fazes a tua gravação com 8 micros que são mais que suficientes.

Se queres mesmo 9, então, escolhes 2, ligas só esses 2 à mesa e fazes um saída desses dois já previamente misturados na mesa. Não se ligam 2 micros, ainda por cima overheads, em conjunto na mesma entrada.
Ou seja, o esquema assim:

7 micros -> interface
2 micros -> mesa -> mistura som na mesa (equalização, volumes, etc.) -> line out da mistura -> 1 via do interface

Se vais gravar, não podes fazer isso que ias fazer porque a partir do momento que juntas 2 micros em paralelo na mesma via não a podes misturar depois, portanto, se o som dos overheads estiverem mal, não podes fazer nada individualmente.
POrtanto, se queres 9 micros, faz uma pré-mistura de 2 micros na mesa e manda o resultado para o interface como sendo 1 via.
Se optares por isto, atenção que as panorâmicas têm de ser feitas na pré-mistura. Na mistura final no computador não podes fazer isto.
Ah, podes também suprimir 1 micro num dos toms, e captar 2 toms só com 1 micro, que é basicamente o mesmo que usares esse adaptador que falas mas sem perderes sinal.


O que eu fazia?
Não usava o micro da tarola de baixo - quem não sabe usá-lo, este micro só atrapalha.
Pera agora reparei numa cena que disseste.
Eu nao ia ligar os overheads directamente ao interface. eu ia liga.los a mesa normalmente. depois da mesa para o interface é que ia juntar os outputs deles!

s:

ou fui eu que percebi mal ou tu xD

JoaoLobo adicionou o seguinte texto, 26 minutos e 34 segundos depois:

Pah provavelmente ligo tudo a mesa e da mesa ligo ao interface tas a ver?

Última edição de JoaoLobo : Seg, 20 de Agosto de 2012 às 10:49. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #9
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

como já disse em cima e volto a repetir. se queres ter bons resultados, liga os micros directamente ao interface. esquece q a mesa existe. e usa apenas 8 vias. se nao sabes muito bem o que andas a fazer (parece-me ser o caso) tira o micro de baixo da tarola, que como o miguel disse so vais estragar o som, porque o mais provavel e teres o micro fora de fase etc.

PS.
uma tecnica q resulta bem p quem tem 2 timbaloes encostados e meter um micro no meio dos dois e o mesmo micro capta os 2 timbaloes. de qualquer forma neste caso eu prefiro sempre sacar um timbalao fora do que inventar nestas cenas. tenho feito gravaçoes profissionais para discos de maltinha q me pede, com apenas 8 canais. so uso é 2 timbaloes.
ve os videos q eu fiz. foram todos gravados com apenas 8 vias.

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL

Última edição de Carlos Ramos : Seg, 20 de Agosto de 2012 às 11:10.
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #10
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
como já disse em cima e volto a repetir. se queres ter bons resultados, liga os micros directamente ao interface. esquece q a mesa existe. e usa apenas 8 vias. se nao sabes muito bem o que andas a fazer (parece-me ser o caso) tira o micro de baixo da tarola, que como o miguel disse so vais estragar o som, porque o mais provavel e teres o micro fora de fase etc.
Abraço
obrigado.

sim eu sei disso do micro fora de fase.

eu tens boas noções de micros, mesas etc. sou estudante em audiovisuais e mau era se nao tivesse xD

tou a ver que vou me ver lixado porque quando quiser gravar voz, guitarra etc tenho de andar a mudar de entradas/micros etc bah... :c

uma ultima pergunta desculpem pessoal.

eu o interface nao o tenho. isto é de certa forma a ver qual compro.
eu tentei saber se esse interface dava para expandir e infelizmente nao da.

eu vi este:
http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/P...&campaign=EPOQ

Este segundo vi da para expandir ate 16 canais o que seria excelente!

alguem sabe alguma coisa sobre este equipamento?

segundo parece o primeiro interface que mostrei é mais famoso que esse.... s:

eu usando o Studio one consigo com esse interface fazer a EQ e tudo isso tal como conseguia com o primeiro certo?
parece estupido mas é esse o meu receio pois no primeiro encontrava referencias a isso e neste nao vejo...

obrigado pessoal
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #11
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

o interface e semelhante com o primeiro que mostraste. qualquer interface com entrada adat é expansivel ate 16 vias. tanto uma como a outra compras um setup de 8 pres com saida adat, ligas e ja tens mais 8 vias. a placa de som nada tem a ver com o software que depois vais usar para editar o som. é apenas um meio de passagem do som para o computador. depois de tar gravado fazes o que quiseres com ele.
eu aconselho-te esta placa. é a que tenho.

http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/F...PCM0008272-000

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #12
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
o interface e semelhante com o primeiro que mostraste. qualquer interface com entrada adat é expansivel ate 16 vias. tanto uma como a outra compras um setup de 8 pres com saida adat, ligas e ja tens mais 8 vias. a placa de som nada tem a ver com o software que depois vais usar para editar o som. é apenas um meio de passagem do som para o computador. depois de tar gravado fazes o que quiseres com ele.
eu aconselho-te esta placa. é a que tenho.

http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/F...PCM0008272-000

Abraço
muito obrigado carlos.

entao eu podia chegar la e comprar dois iguais daqueles presonus e teria 16ch basicamente nao é?

desculpem la. eu posso perceber alguma coisa mas tenho estas duvidas meias estupidas xD

muito obrigado pela paciencia!
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #13
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

nao o que precisas para mais 8 vias é disto:
http://www.musicstore.de/en_EN/EUR/F...REC0007181-000

e de um cabo digital adat. ligas do adat out deste pre para o adat in do interface (seja o focusrite ou outro qualquer).
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #14
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
nao o que precisas para mais 8 vias é disto:
http://www.musicstore.de/en_EN/EUR/F...REC0007181-000

e de um cabo digital adat. ligas do adat out deste pre para o adat in do interface (seja o focusrite ou outro qualquer).
Muito obrigado!

Se podesse pagava.te uma cerveja XD

grande ajuda pah!
(:
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #15
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

epa agora cerveja nao. ainda estou carregadinho delas de ontem a noite...... digamos q estou meio em sofrimento. lol
Abraço e boas gravações
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
epa agora cerveja nao. ainda estou carregadinho delas de ontem a noite...... digamos q estou meio em sofrimento. lol
Abraço e boas gravações


águinha...
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Agosto de 2012   #17
JoaoLobo
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Povoa de Varzim
Mensagens: 434
JoaoLobo está no bom caminho
Re: 9 micros, 8 entradas. 2xlr para 1 é possivel?

pronto. pago.te uma aguinha das pedras e ums comprimidos para as dores de cabeça. ta bom? xD
JoaoLobo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Set de micros para bateria Pepito Aconselhamento para a compra de material 7 Dom, 26 de Setembro de 2010 23:46
Que microfones (micros), mesa de mistura e afins posso comprar barato para gravar a banda? _TASSE_ Aconselhamento para a compra de material 4 Qua, 5 de Abril de 2006 14:02



São agora 21:49. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it