Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #1
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Software de gravação/edição áudio

Boas pessoal!

Venho aqui informar acerca de um software de gravação e edição de áudio...
O bonito programa chama-se "Ardour" (http://ardour.org).

É completamente gratuito.
Só tem um ponto a desfavor para alguns... Só está disponível para Linux, mas funciona em qualquer distro das que já usei (Ubuntu, Xubuntu, Mageia, Mint... e muitos outros! Eu pessoalmente aconselho o Mint).

Já testei o Cubase, Adobe Audition, Sound Forge, etc... Quase todos os softwares disponíveis para o Windows.
Este é gratuito e tem a possibilidade de ser descarregado dentro de um pacote que se chama "Ubuntu Studio" que para além de ter este programa, tem TUDO o que é necessário para criar, gravar e editar audio! Chama-se "Ubuntu Studio", mas isso não quer dizer que tenham obrigatoriamente ter o Ubuntu instalado... Nas distribuições que referi acima o pacote está disponível.
Tem criadores de ritmos de bateria, afinadores de guitarra, servidores de áudio, medidores analógicos (iguais aos das mesas de mistura analógicas).. Imensas ferramentas para se perderem horas com isto!
Venho aqui falar acerca dele porque de todos os que já testei, este é o que tem a interface mais amigável e mais fácil de usar... Além de que as configurações são extremamente fáceis!
Já li algumas reviews a dizerem que este programa mesmo sendo FREE, consegue bater o famoso ProTools que custa mais de 200 euros!
O que mais gostei no programa, para além da interface e da facilidade de configuração, foi a leveza do programa... Ao contrário do Cubase e os restantes, que é quase preciso uma máquina com uma boa capacidade de processamento, este é bastante mais leve e tem as mesmas funções que esses todos! Até o experimentei um portátil que cá tenho com 11 anos, e deu! Notava-se que às vezes engasgava-se um pouco o portátil...

Não comecem já a pensar: "Xiiii! Linux! Ganda treta, nem consigo mexer naquilo!".. Nada disso, desde há algum tempo para cá que o Linux está cada vez mais interactivo. Está muito semelhante ao Windows e ao Mac, mas tem o seu próprio estilo.

Se o testarem, espero que gostem!

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Consegue-se adicionar VSTi?
Tem algum VSTi bom para baterias? (algo ao nível do Addictive Drums)

Eu tenho o Ubuntu instalado e sempre fui utilizador parcial de Linux (como segundo OS). Comecei no Fedora e agora ando no Ubuntu. Ver se instalo isso para experimentar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #3
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Sim, consegues adicionar VSTi's à vontade, eu não tentei isso ainda, mas pelo que vejo no youtube vejo lá pessoas a usarem o Addictive Drums juntamente com o Ardour.
Mas se instalares o tal pacote do Ubuntu Studio, ele traz o Hydrogen, que é quase igual ao Addictive Drums e é gratuito
Ainda tens outros que são o EnergyXT e o Qtractor, mas estes não os testei ainda... Têm que ser instalados através da consola (são ficheiros .tar) e falta-lhes lá o ficheiro "Install", por isso nem dá para usar (embora pelo que vi o Hydrogen me pareça melhor)!

Para ser sincero, acho que não vais gostar de trabalhar no Ubuntu eu acho que ele bloqueia muito... E desde que lhe meteram o Unity que estragaram tudo...
Experimenta o Mint, foi a melhor distro que usei até hoje, e que continua sempre no bom e fiavél ambiente de trabalho Gnome

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Pois, eu ainda usei muito pouco o Ubuntu e já tive problemas de freezes.
O ambiente tá giro, mas talvez "demasiado Aple".

hum... vou pesquisar sobre o Mint.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #5
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Eu mal vi o Unity e tive freezes fugi logo
Sim, faz lembrar muito o Mac... Basicamente eu no meu portátil que é o pc que uso para tudo larguei completamente o Windows, visto que o Linux é mais fluído

Se estiveres indeciso entre qual distro usar tens aqui este site:
http://distrowatch.com/index.php?dataspan=1

Do Mint tens duas versões, a Cinnamon e a MATTE, eu aconselho a MATTE é mais leve e mais estável, a outra tem mais efeitos visuais (pesa mais) e tem mais bugs...

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Largar o windows não posso. Uso muita coisa que não tenho em Linux, p.ex, o Open Office é giro e tal mas não dá para usar num ambiente de produção mais a sério. Mas por outro lado, uso o Gimp em casa (e trabalho com photoshop no emprego).
Depois, não tem jogos nem drivers decentes para as placas graficas da nvidea (a marca não colabora com a filosofia linux).

Mas gosto muito de volta e meia usar Linux, é diferente.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #7
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Eu compreendo...
Isto ainda está muito agarrado ao Windows... Eu só larguei o Windows no portátil (é onde trabalho), porque no fixo tenho que lá ter o Windows, é lá que jogo e essas coisas... Embora o Linux também tenha o Wine para "emular" os programas do Windows, é muito diferente ter um "emulador" do que um programa em código especifico para aquele S.O.
O Open Office morreu, já não é suportado. Usa o Libre Office, é melhor, interface melhor e ferramentas novas
Quando aos drivers, os do Linux são quase todos produzidos pelos utilizadores, desde a Nvdia/Ati à Intel/AMD, isto porque o Linux não tem dinheiro para lhes pagar... Ao contrário da Microsoft...
Mas espera pelo lançamento do Windows 8, vais ver o Linux a ganhar utilizadores num instante ;D

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

mas olha que eu tenho o Windows 8 (tenho a versão que anda aí em testes) e não tenho essa opinião.
Estou a gostar muito do conceito do Win8. Gosto mesmo do interface Metro.
Provavelmente não passar do win7 para o win8 porque só no ano passado resolvi abandonar o XP.

Pois, a Oracle abandonou o Open Office...

A cena dos drivers é que há marcas que libertam algum codigo e info de arquitectura para os programadores Linux... Mas a nvidia não liberta nada!
Até a Microsoft liberta codigo para linux.

As empresas têm interesses também no desenvolvimento da plataforma Linux.... Aliás, no ano passado a Ms foi das primcipais financiadoras do projecto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #9
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Eu pessoalmente não gostei do metro, faz-me lembrar uma skin do Windows Mobile
Dizem que o W8 vai ser mais leve que o 7, mas só acredito quando vir e testar eu próprio...

Isso da Microsoft libertar código soube e comprovei hoje, encontrei uma distro do Linux com a mesma interface que o 7... Totalmente igual!

Acho que da nvidia tens razão, os drivers são todos feitos por utilizadores/programadores :/

Só fazem é bem... O Linux é mais rápido que o Windows, não têm que se preocupar com viroses e coisas do género, só têm é que pagar a um técnico para instalar e configurar
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2012   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Sim, o win 8 até agora parece-me bem mais leve que o win 7.
Sabes que a ideia da MS é mesmo tornar os interfaces iguais, independentemente de ser pc, tablet ou smartphone. Coisa que eu vejo com muito bons olhos.
Aliás, ja testei o windows phone 7.5 e gostei muito da maneira como flui - pareceu-me mais competente que android... e estou neste momento a escrever num tablet android.

Não me parece que a linux roube clientes à Ms, porque me parece que podem perfeitamente coabitar na mesma máquina - eu tenho 3 sistemas operativos no meu pc.

A cena dos virus é verdade, mas acho que isso nem é grande argumento porque eu su utilizador windows desde o windows 3.1 e contam-se pelos dedos as vezes que tive os pc infectados.
O maior perigo é mesmo o utilizador

Ah, e o alvo dos "produtores" de virus está a virar-se para a apple
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #11
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Eu só não gosto do W8 por causa do Metro... Acho que PC é PC e smartphone é smartphone... Mas sinceramente eles só têm a ganhar desse modo, assim é código quase igual para todos (preguiçosos)
Eu acho que notas o WM mais fluído do que o Android porque o WM é mais fechado, não suporta os milhares de dispositivos que o Android suporta... Logo, o Windows está melhor optimizado.

Não vai roubar, simplesmente a Microsoft está a querer fechar o "mercado", já ouviste falar nessa história do "vendor lock-in"? O vendor lock-in é: caso o teu pc traga o Windows 8 de fábrica vais ficar bloqueado ao Windows 8, nem o 7 lá podes por quanto mais outro S.O... Por isso é que digo que o Linux vai ganhar utilizadores

Exacto, o maior perigo é mesmo o utilizador... Mas ao não teres antivírus ou outras ferramentas desse tipo, o teu pc tem muito mais poder de processamento

Essa é a nova, agora apanharam o jeito ao sistema Mac, e não querem outra vida
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Mas a plataforma Linux tem (agora muito menos), o problema de não ser tão user friendly como o Windows. Principalmente quando tens de usar a consola as coisas podem complicar-se se não estiveres minimamente à vontade com o sistema.

O Win8 tem na mesma o desktop normal (mais ou menos, porque o botão do start desaparceu).

A Google também já deu a entender que vai começar a fechar o Android, porque isto de ter optimizações para cada marca pode dar cabo do projecto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Ahem... fui tentar fazer o download do Ardor e tenho de pagar pelo menos $10

Citação:
Download Ardour

A Message From Paul


Hi, I'm Paul Davis, Ardour's lead developer.

For several months now, Ardour has failed to even get close to the monthly target income, and things look equally dim this month. Over the last seven days, just 104 people paid for Ardour (an average of $10 each), out of a total of 221 downloads. It isn't easy to find a reason to work full time on software that generates so little revenue.
Unfortunately, this means that for the rest of this month there are no cost-free downloads of pre-built versions of Ardour.
Source code is always freely available, but is much more work to use than most people want to deal with (which is why we offer pre-built versions).
If you want to see what your contribution makes possible, take a look at the list of new features appearing in Ardour 3.0. Or perhaps you'd like to see Ohloh's summary of development activity.

You can choose to pay any non-zero amount below. Otherwise, you'll need to wait till next month. Programmers have to eat too, just like musicians and plumbers.
vou esperar pelo próximo mês
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #14
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

O Linux está mesmo muito mais user-friendly! Isso vai depender muito das distribuíções, por isso é que uso o Mint. Eles até já estão a criar instaladores automáticos como o Windows tem, isto para facilitar os novos utilizadores
Aliás, só oiço pessoas nos fóruns a refilar por causa do Ubuntu... Até porque no DistroWatch o Ubuntu já está cá bem para baixo no ranking de downloads

Não precisas de pagar, basta ires ao centro de software do Linux e pesquisares lá pelo Ardour
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Software de gravação/edição áudio

Citação:
Mensagem Original de Johnny25 Ver Mensagem
O Linux está mesmo muito mais user-friendly! Isso vai depender muito das distribuíções, por isso é que uso o Mint. Eles até já estão a criar instaladores automáticos como o Windows tem, isto para facilitar os novos utilizadores
Aliás, só oiço pessoas nos fóruns a refilar por causa do Ubuntu... Até porque no DistroWatch o Ubuntu já está cá bem para baixo no ranking de downloads

Não precisas de pagar, basta ires ao centro de software do Linux e pesquisares lá pelo Ardour
Sim, já fiz isso e está lá.
Entretanto desinstalei o Ubuntu... nem me deixava configurar bem a placa de som (além de lento)
Ver se instalo outra distro, talvez o Mint que estive a ver e agradou-me.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2012   #16
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Software de gravação/edição áudio

Ubuntu no seu melhor
O Mint só me deu problemas quando o portátil estava a funcionar em bateria, quando o ligo a corrente não sei porque fica a trabalhar a 100%... Mas tirando isso, é um S.O. impecável

Pelo que sei através do "Gestor de Programas" o "Ardour" está lá e é instantâneo.

Mas se pretenderes instalar também o pacote com todas as outras ferramentas de áudio, basta ires ao "Gestor de Pacotes" e pesquisares por "ubuntu studio"... Vão-te aparecer uns quantos resultados, mas basta seleccionares estes:
- ubuntustudio-audio-plugins
- ubuntustudio-recording
- ubuntustudio-generation
- ubuntustudio-audio

Estes pacotes só contêm os programas (que é o que interessa), que é para não ires ao "Gestor de Programas" e instalares o pacote por aí, senão vai-te instalar a interface do Ubuntu
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
Concurso ROLAND / BateristasPT.com - Ganha um kit electrónico ROLAND TD-20KX e vai aos EUA Madeira Encontros e Eventos da comunidade 67 Dom, 9 de Outubro de 2011 06:13
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 09:51. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it