Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #1
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Pergunta Tópico das Vassouras - Quais as marcas e modelos que conhecem? Porquê o nome 'vassouras'?

Saudacões membros.
Tive a pesquisar no fórum e nao encontrei um tópico dedicado a vassouras!
Parece me uma falha...importante vá
Bem agora queria perguntar quais as marcas de vassouras que conhecem? porquê o nome vassouras?qual o seu nome original?ha vários tipos de vassouras?ha algum tipo de vassoura específica para o cajon?as peles mais indicadas para as vassouras são as areadas? espero que participem carissimos.
cumprimentos do DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #2
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: O Tópico Das Vassouras.

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Saudacões membros.
Tive a pesquisar no fórum e nao encontrei um tópico dedicado a vassouras!
Parece me uma falha...importante vá
Bem agora queria perguntar quais as marcas de vassouras que conhecem? porquê o nome vassouras?qual o seu nome original?ha vários tipos de vassouras?ha algum tipo de vassoura específica para o cajon?as peles mais indicadas para as vassouras são as areadas? espero que participem carissimos.
cumprimentos do DON
Viva!

Então vamos lá:
  1. Praticamente todas as marcas de baquetas fazem escovas. Temos o caso da Regal Tip, Vic Firth, Zildjian, Pro Mark, etc.
  2. O nome vassouras deve ter vindo do termo ingles brushes, ou seja, escovas. Penso que em Português está mais bem dito escovas que vassouras, mas tanto dá.
  3. Há escovas de arame, nilon ou mesmo plástico (deste ultimo não tenho a certeza, mas penso que sim). Dentro das de nilon ou plástico, considera-se também o numero de "palhas" que tem. A partir de uma determinada quantidade, as tais escovas passam a chamar-se Rods. Só há rods de nilon, plástico (o tal que não tenho a certeza) e madeira. Penso que é mais ou menos isso.
  4. Penso que não. Há, sim, cajons feitos especialmente para serem tocados com vassouras. A diferença é na madeira onde se percute. Deve ter uma maior rugosidade.
  5. Sim, as peles areadas são mais adequadas para "escovar" por serem rugosas. Contudo, as peles clear têm um timbre diferente das areadas quando percutidas com escovas. Não deixa de ser suave, mas não tem tem aquele som característico da escova a passar no areado. Eu pessoalmente também gosto muito do som das escovas em peles clear. Mas como já disse, para "escovar" nem pensar.
Pronto. Já está! Espero ter ajudado.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #3
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: O Tópico Das Vassouras.

O JP já disse tudo. Podemos também utilizar este tópico como um tópico geral de vassouras, para discutir aspectos técnicos e trocar ideias.
Eu gosto muito de tocar com vassouras, mais ainda domino muito pouco. Toca a treinar.
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #4
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Estou parvo! Re: O Tópico Das Vassouras.

UAU
JP bem hajas rapaz,fenomenal as tuas respostas. ajudas te e muito ja agora mais uma questão. variam muito os preços?
claro Tom,acho uma optima ideia.
bem hajas mais uma vez caro JP.
Cumps
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #5
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: O Tópico Das Vassouras.

Antes de mais, bom tópico! Ainda ninguém tinha postado aqui um assunto acerca de vassouras, ou escovas como lhes queiram chamar...
Sempre tive na ideia que é extremamente difícil tocar com elas. Há técnicas que nem toda a gente sabe dominar e requer muita sensibilidade do baterista. São mais adequadas para quem toca Jazz ou outro estilo mais subtil de música, que não aquele para o qual grande maioria, (corrijam-me se estou errado), os bateristas deste Fórum estão vocacionados, ou seja, o Rock/Metal ou outros estilos, que requerem mais marcação e peso. O que eu uso mais parecido com isso, às vezes, são rods. Parabéns pelo tópico mais uma vez. abrAÇO!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Dezembro de 2008   #6
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: O Tópico Das Vassouras.

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
UAU
JP bem hajas rapaz,fenomenal as tuas respostas. ajudas te e muito ja agora mais uma questão. variam muito os preços?
claro Tom,acho uma optima ideia.
bem hajas mais uma vez caro JP.
Cumps
É um prazer Don, não precisas de agradecer. Estamos cá para isso mesmo!

Abraço
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #7
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Gosto Re: O Tópico Das Vassouras.

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
É um prazer Don, não precisas de agradecer. Estamos cá para isso mesmo!

Abraço
Isso é que era bomhe he
Quando o trabalho está bem feito ha sempre que enaltecer JP.
Mão sejas modesto
Mas ja que o caro Jorge Cardoso tocou no assunto quais as técnicas que existem para tocar escovas? qual o baterista que usa mais este acessório?
Abraco DON
P.S- Como nunca ninguem se lembrou das escovas... estranho
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #8
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: O Tópico Das Vassouras.

As técnicas são muitas. O meu professor indicou-me quatro formas de "desenho", ou seja, quatro formas diferentes de fazer mexer as vassouras numa tarola. É um pouco complicado descrever aqui, exige desenhos e estou com pouco tempo para fazê-los e colocar aqui o upload, mas julgo que haverá pela net informação. Aqui ficam uns links:
http://www.drummerworld.com/Videos/l...technique.html
http://akamai.www.berkleemusic.com/a..._for_drums.pdf

É curioso porque do ponto de vista técnico é bastante exigente, com todos os preceitos para se evitar cruzar as vassouras das duas mãos, mas infelizmente parecem estar em desuso. Nunca desenvolvi muito a técnica com vassouras, mas espero um dia fazê-lo.

De notar que eu acho bastante importante que o cabo das vassouras tenha revestimento de borracha, pois assim pode-se passar de vassouras a baquetas, deixando as primeiras apoiadas no aro do timbalão de chão; sendo revestidas a borracha, não escorregam.

Edit: esqueci-me de referir que o Ed Thigpen é um dos nomes mais citados quando se fala de vassouras.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: O Tópico Das Vassouras.

olha !
o bada é bastante bom com escovas !
as tantas ainda nao viu este topico...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #10
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: O Tópico Das Vassouras.

Bem hajas Lu
Não sabia que as técnicas tinham a ver com desenhos. os links nao os consigo abrir (pois o meu telemovel nao é dos mais recentes).
Mas alguem tem os desenhos que se ensinam no uso das escovas? espero bem que o bada dê aqui uma saltada.
abraço pessoal DON

Última edição de DON METAL : Seg, 22 de Dezembro de 2008 às 11:12.
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Dezembro de 2008   #11
joaomfc
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Maia-Porto
Mensagens: 70
joaomfc está no bom caminho
Re: O Tópico Das Vassouras.

Não quero estar a abrir um novo tópico.. Por issso cá vai:

Alguem sabe dizer se à baquetas para cada tipo de musica??

Se sim, indiquem umas baquetas para Rock sff..

Abraços

PS : Bom Tópico
joaomfc não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Dezembro de 2008   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: O Tópico Das Vassouras.

Citação:
Mensagem Original de joaomfc Ver Mensagem
Não quero estar a abrir um novo tópico.. Por issso cá vai:

Alguem sabe dizer se à baquetas para cada tipo de musica??

Se sim, indiquem umas baquetas para Rock sff..

Abraços

PS : Bom Tópico
Não há baquetas para cada tipo de música; o que há é baquetas que cada músico prefere para tocar determinado tipo de música.

Don Metal, espero que já tenhas tido a oportunidade de ver os links que indiquei. Resumem bastante bem a técnica de baquetas.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Dezembro de 2008   #13
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: O Tópico Das Vassouras.

Viva Lu
Ainda nao tive tempo:-(
Como o pdf não cabe no telemovel ainda nao o pude ver.
Mas em princípio amanhã ja o vejo. Grande abraço e bem hajas Lu.
cumprimentos do DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Dezembro de 2008   #14
João Morais
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Dez-2008
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 12
João Morais está no bom caminho
Re: O Tópico Das Vassouras.

Ola... uma pregunta sobre vassouras:
Todos os tipos de baterias electronicas conseguem "detectar" as vassouras? Se não kais sam as baterias que conseguem "detectam"?

Um abraço.

Última edição de João Morais : Sáb, 27 de Dezembro de 2008 às 16:59.
João Morais não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 11:23. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it