Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #1
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Stress Em Estudio....

ja por muitas vezes me deparei com pessoal super stressado só por entrar em estudio para gravar a maquete...
ensaiavam, nessa semana que iam para estudio, dia e noite... nervos...injurias...gritos só de pensar no dinheiro que iam gastar, orçamento baixissimo, nao pode falhar nada.

é exactamente quando tudo falha !

1º - atraso de um membro- nervos...gritos...injurias
2º - afinaçoes de instrumentos- nervos...gritos..injurias
3º - metronomo- nem vale a pena falar
4º - relogio- horas a contar e ainda tudo por fazer
5º - dinheiro/musicas- se o dinheiro é pouco... nao queiram gravar 8765843 musicas, grava só 2... maximo 3...
quando tiverem mais guito, grava-se mais 2 musicas... o estudio nao fica incomodado com isso ... até agradece !

eis um exemplo:
de um nabo a fazer coro para uma musica, obviamente que nao vou por as vozes... senao assutariam-se, mas reparem que estamos todos a divertir-nos.
e isso é o que mais conta !!!

__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #2
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Stress Em Estudio....

gostei bastante dessa malha de baixo ganda groove

em relaçao ao topico nada como nos preparar bem o que vamus tocar eu antes de gravar a maquete com spoiled fiction 3 meses antes ja andava a ensaiar com metronomo
chama-se a isso trabalho para casa
e quase como voltar a escola isto claro se queremos que a coisa sai bem feita já depende tb das pretensoes capacidades de cada um



cheers
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #3
Timmy
 
Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Mensagens: 109
Timmy está no bom caminho
Re: Stress Em Estudio....

Quanto é que custa gravar 2 ou 3 músicas num estúdio? Eu já a algum tempo queria saber xD
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Stress Em Estudio....

depende... ha uns que fazem por musica, outros, que fazem por hora...
agora é uma questao de escolha.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #5
vianRicardo
 
Membro desde: 21-Jul-2010
Local: Boliqueime
Mensagens: 73
vianRicardo é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Stress Em Estudio....

Eu gravei 2 músicas num estudio, foi 1000 euros.... mas num estúdio muito bom mesmo... :D doeu...mas penso que vai valer a pena, ainda não estão prontas...

E grávamos até as duas músicas estarem concluidas...podiamos ter a hipotése de ser por tempo, mas preferimos assim...como ainda não somos muito experientes :D
vianRicardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #6
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Stress Em Estudio....

E pronto, mais um assunto bem interessante!!
Há uns meses atrás entrei num estúdio de gravação profissional, pela primeira vez e para gravar 3 temas com a minha banda.
É claro e como o enes indica muito bem, só stresses, meus principalmente por falta de confiança, mais stresses de metrónomo, mais stresses e discussões entre elementos da banda. O que quero dizer com isto é que as coisas para o meu lado e por haver tanto stress associado acabaram por não sair nada como eu queria, pagámos uma quantia ainda considerável e básicamente o que ficou gravado por mim não ficou ao meu gosto. Em vez de me estar a divertir estava em constante stress, fiquei mesmo triste.

Agora, o trabalho vai ter de ser feito todo novamente e como não quero estar a gastar mais dinheiro nos próximos tempos num estúdio pró, resolvi gravar a minha bateria no nosso estúdio caseiro, num ambiente mais relaxante e famíliar, onde não há dinheiro envolvido e onde se tem todo o tempo do mundo para experimentar e fazer algo com cabeça tronco e membros!

Abraço
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Stress Em Estudio....

Assunto super interessante.

É preferível gravar 3 músicas bem que 5 ou 10 mal... até porque uma música não se grava à primeira e tempo é dinheiro...

Antes de pensar em meter-se em estúdio é necessário ter tudo muito bem estruturado, as músicas bem sabidas, e o mais importante, o metrónomo bem assimilado... para assim perder o menos tempo possível em estúdio e assim gastar o menos dinheiro possível!

E acima de tudo, e como o grande Enes referiu, boa disposição!

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #8
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Stress Em Estudio....

É simples: Ter tudo bem encaixado e estruturado, as passagens e no nosso caso os breaks (ou fills como quiserem chamar) naturais e sem pressão de momento e sobretudo ir relaxado.
Se pensarmos que estamos simplesmente num ensaio e não a gravar algo tão importante e, claro, pondo a quantia monetária de parte, as coisas só poderão correr bem. Boa disposição e descontracção porque senão os nervos quando acontece uma "gaffe" vêm ao de cima e para os mais stressados toca a descarregar em cima. A primeira vez é mais complicado e quando se chega há sempre uma grande ansiedade .. mas temos de nos abstrair!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #9
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Stress Em Estudio....

Eu pessoalmente detesto ir para estudio.
Nao sou nada metodico, faço tudo em cima do joelho e claro isso depois nota-se na performance.

Sai sempre uma borrada, e nada do que tinha planeado.

Ja gravei algumas coisas, um dos albuns tive que gravar sem qualquer ensaio com o artista, e a ouvir as musicas no proprio dia, foi de dar em doido. E claro um trabalho meio aldrabado e com prai 20 takes para cada musica.

Ainda recentemente gravei um outro tema nestas condiçoes e é do pior que podemos fazer, nao vamos ter avontade, confiança,etc.

Aconselho a:

- conhecer bem as musicas, quase de tal maneira que nem é preciso guia nenhuma a nao ser metronomo de tanto ja saberem tudo
- as partes mais dificeis estuda-las ao maximo para que na hora saia
- se tiverem a ter dificudade em executar aquela parte toda bonita que tinham imaginado, a simplificar e fazer algo mais eficaz
- a preparar os metronomos a VOSSA maneira e nao como o produtor costuma usar para outros bateristas
- levar o minimo de gente possivel para estudio, expulsar o resto da banda e ficar apenas com o produtor, e o membro que mais vos ajuda nas musicas. gente a mais so serve para criar ainda mais pressao e mandar postas de pescada que nao servem para nada, virem com ideias em cima da hora.
- ter paciencia e ouvir a opiniao e conselhos do produtor ois tem mais experiencia que nos e muitas vezes da dicas que ajudam
- tentar ter o maximo de confiança possivel no nosso trabalho e qualidade, sejamos amadores ou profissionais, encarar isso com esse espirito e dar o maximo.
- tentar apesar de ser dificil disfrutar da experiencia
- eu pessoalmente antes do take de cada tema começar a gravar, gosto de colocar o metronomo no tempo que vou executar a musica e tocar avontade uns 5 minutos diferentes tipos de coisas com aquele tempo para interiorizar bem o tempo do metronomo.

Mas resumindo, detesto gravar em estudio, sou um nabo de primeira.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Reportagens: 2º Encontro de Bateristas do Algarve em Paderne - 12 Setembro 2010 João Cabrita Encontros e Eventos da comunidade 41 Qua, 10 de Novembro de 2010 01:21
Como Gravar em Estúdio - Michael Wagener João Cabrita Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 0 Qua, 25 de Agosto de 2010 12:45
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
Divulgação: Clinic Steve Gadd em Sevilla - sexta, 30 Abril 2010 Tam Tam Percusion Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 28 de Abril de 2010 21:09
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 02:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it