Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 21 de Setembro de 2011   #1
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Boas a todos,
A minha banda acabou de comprar uns microfones para bateria, pois estávamos com 3 ou 4 concertos próximos e a pessoa que nos normalmente emprestava os microfones não podia emprestar em 2 desses dias.
Comprámos o kit T-Bone 1500, porque não queria abusar do dinheiro da banda para comprar micros bons, comprámos só isto para desenrascar para os concertos.

Nos concertos não sou eu que faço som, por isso aposto que fica bom, mas eu gravei uma coisinha com o som que consegui fazer cá por casa, para vocês ouvirem e talvez me aconselharem de como melhorar este som...

Não gostei principalmente do som com que fiquei na tarola, no bombo (este também é possivel que seja por falta de afinação) e nos overheads...
Por isso se me puderem aconselhar de como melhorar estas coisinhas gostava muito, tive a ver coisas no youtube e nada de jeito.. ehe

Está aqui o link, não ponham muito alto e não liguem aos pregos:
http://soundcloud.com/mikelo-1/teste-micro

(AH, e já agora, não sei se isto está na secção certa... ehe)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #2
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Não ponhas o volume de entrada ao máximo
Talvez a disposição dos overheads não seja a melhor
E quanto ao som ficar 100%, cheira-me que ainda vais ter que perder muito tempo a mexer na equalização...

Espero ter ajudado!

Cumprimentos

Última edição de Simao Pedro Sa : Qui, 22 de Setembro de 2011 às 01:25.
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #3
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Primeiro tens de meter a bateria a soar bem. Se não te soar bem acusticamente não são os mic's/mistura que a vão por a soar nas horas.

Acho que tens aí alguns mic's em peak. Baixa bastante o gain.

Nos overheads faz hard panning (o esquerdo com o pan -inf e o inverso para o direito).

E mata um bocado o som dos timbaloes (moongel or whatever).

Se tiveres a gravar por pistas e com DAW depois metes um bocado de compressão e equalizas isso melhor.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #4
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Tens a bateria toda micada? os toms nem parecem estar... como é que fizeste a gravacao? foi por vias?, ou foi tudo a passar na mesa e ir numa so pista para o PC?

Realmente Miguel acho que vais ter de perder um bocadinho a afinar a maquina....
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #5
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de Simao Pedro Sa Ver Mensagem
Não ponhas o volume de entrada ao máximo
Talvez a disposição dos overheads não seja a melhor
E quanto ao som ficar 100%, cheira-me que ainda vais ter que perder muito tempo a mexer na equalização...

Espero ter ajudado!

Cumprimentos
Boas,
O volume de entrada não está ao máximo, está para aí a metade..

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
Primeiro tens de meter a bateria a soar bem. Se não te soar bem acusticamente não são os mic's/mistura que a vão por a soar nas horas.

Acho que tens aí alguns mic's em peak. Baixa bastante o gain.

Nos overheads faz hard panning (o esquerdo com o pan -inf e o inverso para o direito).

E mata um bocado o som dos timbaloes (moongel or whatever).

Se tiveres a gravar por pistas e com DAW depois metes um bocado de compressão e equalizas isso melhor.

cumps
A bateria soa-me bem acusticamente, sem ser a tarola, que ainda não está na perfeição, e do bombo que na altura da gravação precisava de levar ali alguns toques de afinação...

Vou ver sobre isso do gain, os que têm gain não é muito...

Vou fazer isso com os overheads

Os timbalões já estão bastante secos, desde que comprei peles evans ec2 que o som tem estado uma maravilha e nem tenho precisado de moongel. Mas realmente o segundo timbalão está ali com uns harmônicos que lá não o ouço.. Será que pode ter a ver para onde está o micro apontado?

Nop, e não estou a gravar por pistas, é ligado à mesa de mistura e ligado ao pc por cabo de audio

Thanks

Miguel Tavares adicionou o seguinte texto, 11 minutos e 2 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Arshaman Ver Mensagem
Tens a bateria toda micada? os toms nem parecem estar... como é que fizeste a gravacao? foi por vias?, ou foi tudo a passar na mesa e ir numa so pista para o PC?

Realmente Miguel acho que vais ter de perder um bocadinho a afinar a maquina....
Sim, toda micada, tarola, timbalões, bombo, overheads, tudo xD
Fiz a gravação a passar na mesa e a ir só numa via para o PC...

Os meus timbalões podia jurar que estão a soar nas horas (sem querer parecer convencido, pois nem fui eu que os afinei), são o que mais gosto na minha bateria
Talvez se tirar gain note-se diferença

Última edição de Miguel Tavares : Qui, 22 de Setembro de 2011 às 09:37. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #6
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Miguel, antes de pensares em Eq. aconselhava-te a reveres a posicao dos mics, vai alterando as posições e grava, para depois fazeres comparações....

Se dizes que acusticamente no local, o som está bom... passa-se ai qualquer coisa a nível de captação, e como cada sala é uma sala...nada como testares e ver se consegues melhorar a captacao... a nivel de Equalizacao, a não ser que tenhas uma mesa, que te permita trabalhar bem, vai ser complicado tratares disso logo na mesa...

Nada como ir por via para o pc, mas sei que n sai barato......
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #7
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de Arshaman Ver Mensagem
Miguel, antes de pensares em Eq. aconselhava-te a reveres a posicao dos mics, vai alterando as posições e grava, para depois fazeres comparações....

Se dizes que acusticamente no local, o som está bom... passa-se ai qualquer coisa a nível de captação, e como cada sala é uma sala...nada como testares e ver se consegues melhorar a captacao... a nivel de Equalizacao, a não ser que tenhas uma mesa, que te permita trabalhar bem, vai ser complicado tratares disso logo na mesa...

Nada como ir por via para o pc, mas sei que n sai barato......
Eu também não quero nenhuma gravação profissional com som à estúdio, só mesmo para gravar umas brincadeiras...
Eu vou testar mudar a posição dos micros e ir testando, e o local não é o melhor em termos acusticos, já têm muitas caixas de ovos para melhorar a acustica do local, mais ainda não está no seu melhor eheh
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #8
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Pois nada como ir experimentando para tentar tirar o máximo partido do material que temos
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Já viste este tópico:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=3836
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #10
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Se fosse a ti começava por gravar só com Overheads + Bombo + Tarola.

Depois de teres esta "base" equilibrada metes um bocadinho de tom's.

Muitas vezes mais microfones não são sinal de melhor qualidade mas sim de mais ruidos, problemas de fase, etc.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #11
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Boas!
Sim, já tinha visto.. Mas não ajudaram muito, só talvez pelo segundo video por causa das posições dos micros eheh

Mas eu fiz este tópico porque dava mais jeito pôr o som que consegui obter para me dizerem o que está mal, pois às vezes depois de ver esses vídeos acabo por ficar na mesma e não saber o que fazer no meu caso

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
Se fosse a ti começava por gravar só com Overheads + Bombo + Tarola.

Depois de teres esta "base" equilibrada metes um bocadinho de tom's.

Muitas vezes mais microfones não são sinal de melhor qualidade mas sim de mais ruidos, problemas de fase, etc.

cumps
Boas! Eu quando voltar a ter a mesa de mistura vou tentar mudar a posição dos mics e tirar gain para ver como fica. Se não ficar como gostaria, vou tentar dessa maneira sim

Última edição de Miguel Tavares : Qui, 22 de Setembro de 2011 às 21:36.
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #12
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem


Boas! Eu quando voltar a ter a mesa de mistura vou tentar mudar a posição dos mics e tirar gain para ver como fica. Se não ficar como gostaria, vou tentar dessa maneira sim
sim, baixa o gain, mesmo com ele baixinho se peakar, mete mesmo no mínimo.

na minha sala só consigo gravar mesmo com gain no mínimo, se levantar um bocadinho pequenino clipa logo (mas a minha micro sala não é exemplo nenhum, cabe uma bateria e 2 pessoas lol)

De resto um bocadinho de moongel, notam-se muitos harmónicos nos timbalões, tenta controlar isso

Abraços!
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Setembro de 2011   #13
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de nofx Ver Mensagem
sim, baixa o gain, mesmo com ele baixinho se peakar, mete mesmo no mínimo.

na minha sala só consigo gravar mesmo com gain no mínimo, se levantar um bocadinho pequenino clipa logo (mas a minha micro sala não é exemplo nenhum, cabe uma bateria e 2 pessoas lol)

De resto um bocadinho de moongel, notam-se muitos harmónicos nos timbalões, tenta controlar isso

Abraços!
Pois, a minha também não é muito melhor, só cabe lá a bateria e 3 pessoas apertadinhas eheh Mas não sabia que o gain teria algo a ver com o tamanho da sala

Já percebi que quando for gravar tenho de pôr moongel, porque sem ser pela gravação não ouço harmônico algum mesmo!
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Setembro de 2011   #14
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Pois, a minha também não é muito melhor, só cabe lá a bateria e 3 pessoas apertadinhas eheh Mas não sabia que o gain teria algo a ver com o tamanho da sala

Já percebi que quando for gravar tenho de pôr moongel, porque sem ser pela gravação não ouço harmônico algum mesmo!

Epa não disse que tinha directamente algo a ver, digo isto pq na minha sala o som da bateria e pratos fica muito cheio e concentrado, tás a ver? talvez porque a minha sala não seja grande o suficiente para os instrumentos ressoarem como deve de ser, não sei, e disse isto do gain porque quanto mais aumento mais sinal entra e começa logo a clipar. No meu caso gravar sem peakar só com gain no mínimo e um cheirinho muito pequeno de volume no canal pretendido, se aumentar um bocadinho de nada o gain, esquece, dá logo borrada. :/
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Setembro de 2011   #15
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Preciso de ajuda a fazer som aos meus novos micros

Citação:
Mensagem Original de nofx Ver Mensagem
Epa não disse que tinha directamente algo a ver, digo isto pq na minha sala o som da bateria e pratos fica muito cheio e concentrado, tás a ver? talvez porque a minha sala não seja grande o suficiente para os instrumentos ressoarem como deve de ser, não sei, e disse isto do gain porque quanto mais aumento mais sinal entra e começa logo a clipar. No meu caso gravar sem peakar só com gain no mínimo e um cheirinho muito pequeno de volume no canal pretendido, se aumentar um bocadinho de nada o gain, esquece, dá logo borrada. :/
Pois, e parece que no meu gajo também é assim, porque o gain acho que tava em menos de metade em todos os canais
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 16:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it