Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #1
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Boas,

eu estou agora com uns colegas a começar uma banda, mas nós não temos material (mesa de mistura, colunas e assim..)

a minha dúvida é a seguinte: é melhor comprar mesa amplificada e colunas; mesa "normal" e colunas amplificadas, ou mesa "normal", amplificador e colunas normais?

outra: dentro da melhor opção, o que aconselham a comprar ?

outra: eu não sei bem a potencia que precisamos... ou seja, não sei se por exemplo 1500W é muito ou pouco. Aconselham comprar o material com que potencia? (para tocar em pequenos bares de 100m2, talvez um pouco mais...

Por favor, não me perguntei primeiro por orçamento, porque eu também não sei bem "quanto é que temos para gastar".. só não queria nada topo de gama, nem nada assim muito mau, algo ali no mediano...

cumps, maks
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #2
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

ora bem.
na questao da mesa n te posso dizer mt pk inda vou comprar e n sei bem. na questao da potencia com 1500w tu mandas é o bar abaixo :P
1500W é mt power man.com cerca de 500W num bar desses já fazes com que os copos tremam.
portanto tens boas escolhas sem gastar mt dinheiro já k só irias precisar de colunas para as guitarras. a bateria sem mics já se faz ouvir bem.

cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Quanto ao setup recomendo mesa não amplificada + colunas amplificadas.
Recomendo esta opção por diversos motivos, mas realço estes pontos:
- Caso uma mesa amplificada avarie por algum motivo ficam sem sistema de som porque as colunas precisam de um amp para funcionarem. No caso de mesa normal + colunas amplificadas, caso uma coluna avarie ficam com a outra para safar e por outro lado é mais fácil substituir uma coluna avariada que uma mesa
- Colunas amplificadas servem também como monitores em palcos onde já exista um PA fixo, ou seja, caso a banda vá tocar a um bar que já tenha PA, pode usar as colunas que usa no seu como monitores de palco

Não recomendo a opção mesa + amp + colunas porque é uma opção muito pouco prática para uma banda de bares. É normalmente a melhor hipótese para quem procura qualidade, mas não é claramente a melhor hipótese para quem quer mobilidade.
Mesmo para montar é muito mais trabalhoso montar um sistema destes que montar um sistema mesa + colunas

Um nota para a mesa, comprem no mínimo com 16 canais.


Quanto à potência, é como já foi referido, 1500W para tocar em bares é uma brutalidade de som!! 500W chegam para a maior parte dos espaços que conheço.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #4
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Mesa + Colunas Amplificadas também me parece a solução mais práctica.

Dá uma viste da olhos nesta yamaha que teve uma redução do preço e parece um best buy para o preço:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0005773-000

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #5
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Hum.. ok, muito obrigado pela ajuda!

Outra coisa: sei que existe a potencia de pico e a potencia RMS, e que a potencia de pico é a potencia que a coluna suporta apenas ocasionalmente, por isso devemo-nos guiar pela RMS, certo? Mas na musicstore, por exemplo, muitas colunas não fazem referencia nenhuma a isso, então existe a probabilidade de a potencia que falam ser só a de pico, e então ficar "a pé", se as comprar.. não ? existe algum tipo de conversão para a de pico e a RMS ?

Última edição de makambuzio : Qua, 22 de Abril de 2009 às 17:33. Razão: erros ortográficos e de construção frásica
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Nas especificações as colunas têm de ter a informação do RMS da coluna.

Eu acho que no site da Musikstore quando indicam, p.ex., 400 Watts se referem à potência RMS.

Quanto à potência PMPO (penso que seja esta que estejas a falar), pelo que sei não existe conversão porque esta medida não é padronizada. A ideia pessoal que tenho acerca destas potências anunciadas de PMPO é que são simplesmente para enganar a malta e comprar uma coisa que se pensa potente e depois não tem mais de "meia-dúzia" de potência RMS e se puxarmos pelo som, este distorce todo e os altofalantes rebentam passado pouco tempo.
O RMS é o valor real do amp/coluna, etc. Esta potência é que indica a potência que o equipamento consegue debitar sem distorcer e sem rebentar com as membranas dos altofalantes.


Edit:
Aliás, basta ver os anuncios dos sistema home-theater para se perceber que aquilo é tanga. onde já se viu altofalantes de 6 ou 7" com um subwoofer de no máximo 14" debitarem 1500 W como muitos fabricantes anunciam. Daí usarem o PMPO que é uma medida para enganar, por na realidade, o sistema home-theater de 1500W PMPO há-de ter para aí uns 40 ou 50W reais (basta ouvir as colunas para se perceber que de 1500W não tem nada).
Porque estes sistemas se levassem com uma carga de 1500W em cima vindos de um amp de PA, os altofalantes apenas desintegravam-se.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 22 de Abril de 2009 às 18:02.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #7
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

É que por exemplo na thomann (na musicstore ainda não reparei em muitas colunas que o dissessem), nalgumas colunas de facto refere que a potencia suportada apresentada é a RMS, mas de marcas tipo a behringer (ouvi dizer que era uma marca um bocado duvidosa), e outras, tenho um certo "medo" que a potência apresentada seja só a PMPO. Aqui em baixo estão as mesmas colunas no site da thomman e da musicstore, e não fala nem em RMS nem em PMPO... comprando essas colunas corro risco de me sair mal? Existem outras semelhantes a essas, de mais confiança, com um preço parecido? ou quais me aconselham para essa tal potencia de 500W, mais coisa, menos coisa.. ?

As colunas Behringer Eurolive B215A:
http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0004162-000

http://www.thomann.de/pt/behringer_eurolive_b215a.htm

edit:

e as B212A:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0004161-000

Última edição de makambuzio : Qua, 22 de Abril de 2009 às 23:42.
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Abril de 2009   #8
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Procurei na net, e acho que essas colunas têm 200W de potência RMS. Duas dessas chegavam para nós, para esses tais bares que eu falei?
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Abril de 2009   #9
gaspias
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 85
gaspias será famoso em brevegaspias será famoso em breve
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Hey hey!

Acho que chegam na boa.... mas porquê behringer?

por esse preço tens colunas da marca TAPCO que é uma submarca da !!!MACKIE!!! que é só assim das marcas de referência de material nesta onda...

as tapco têm 200W também têm um altifalante de graves de 15" o que te dá um power mesmo bacano! o modelo denomina-se THUMP e também tens na Musicstore

nós onde ensaiamos temos uma dessas e é bem nice, faz muito bem o trabalho dela...

E quanto ao resto, também acho que devias ir para mesa (não amplificada) + colunas amplificadas. chega perfeitamente para o que querem.

espero ter ajudado,

abraço!
gaspias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Abril de 2009   #10
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

sim, realmente não tinha visto essas, e devem ser bem melhores!

é que eu só tenho é um bocado "medo" de comprar alguma coisa, e depois vamos a dar um concerto num espaço um bocadinho maior e depois não se ouvir nada..

muito obrigado a todos pela ajuda!
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Abril de 2009   #11
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

olá outra vez!

surgiu a oportunidade de usarmos umas colunas emprestadas por um tempo (enquanto não tivéssemos todo o material mesmo nosso). mas as colunas são passivas. Logo, precisamos de um amplificador, porque acho que o amplificador que era usado tem uma saída estragada... mas assim acho que para já poupamos dinheiro, e conseguimos mais rapidamente começar a rodar por aí nos bares e ir ganhando uns trocos. a questão de poupar dinheiro é ainda mais importante neste caso, porque nós somos todos estudantes e então dependemos dos nossos pais. que amplificador nos recomendam ?
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Abril de 2009   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Qual a potência das colunas?
Tens de ter isto em atenção para comprares um amp. Se as colunas forem de 200W não convém comprares um amp de 500w porque rebentas com as colunas num instante. Tal como se as colunas forem de 500W não convém comprar um amp de 200W porque não irias tirar rendimento das colunas.

Quem souber com alguma certeza, que me retire esta dúvida:
Qual a melhore relação de potência entre colunas e amp? Ter as colunas e o amp com as potências iguais/aproximadas ou haver uma margem de segurança nas colunas para protecção dos picos?
A ideia que tenho é que se deve de ter o amp com a mesma potência das colunas ou até mesmo uns poucos watts acima para se retirar o máximo de partido das colunas, no entanto, é necessário ter cuidados para evitar picos nas colunas.


Há aquela ideia que as colunas devem ter o dobro da potencia do amp, acho que isto é errado porque as colunas assim nunca chegam a atingir o seu ponto de carga suficiente para "bufarem" com qualidade.


Quanto à marca, há muito boas marcas e muitos preços. Depende de quanto querem gastar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Abril de 2009   #13
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

isso é outro problema.. porque eu não sei a potencia daquilo. sei que são umas fender, já têm alguns anos, e são muita grandes. de altura aquilo deve ter prai metro e meio, de largura não sei bem, mas uns 50cm tem à vontade. aquilo só têm uma chapinha por trás, que eu já estive à procura mas não tem a potência. pode é ter uma referencia, mas isso também não vi bem... Amanhã vejo isso melhor
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #14
makambuzio
 
Membro desde: 11-Nov-2007
Local: Alcobaça
Mensagens: 17
makambuzio está no bom caminho
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

as colunas são umas Fender Public Adress 7001-C. são de 8 Ohm's e de resto não sei mais nada.. pelo que já ouvi dizer aquelas colunas devem ter perto de 30 anos xD
makambuzio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Maio de 2009   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de som (mesas de mistura, amplificação, colunas...)

Sem saberes a potência será complicado comprares um amplificador adequado a essas colunas.

Pelo que andei a pesquisar na net, apesar da muito pouca info que há sobre esse equipamento, ao que parece são umas colunas dos anos 60/70. Há umas linhas que referem ter 750W mas não sei se é um valor fiável porque esta info apenas aparece no google e não na página de origem.


Se puderes, abre a parte de trás das colunas para teres acesso aos altofalantes e tentares ver a sua potência ou então tirar a sua referência.
De qualquer maneira, podes tentar enviar um mail para a Fender e perguntar as especificações dessas colunas!
Ou vais a uma loja de instrumentos musicais que saibas que percebem do assunto e tenta saber junto deles qual a melhor hipótese.

Se forem realmente 750 watts prepara-te para gastares uma boa quantia num amp. Quanto mais watts mais caros são.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Neil Peart Baronesa Bateristas e Percussionistas 7 Ter, 17 de Agosto de 2010 00:23
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 03:13. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it