Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Seg, 13 de Junho de 2011   #1
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Pratos Grossos/Pratos Finos

Boas tardes companheiros...

Nao vos vou fazer perder mais do voço tempo e vou ja ao que interessa...

Ao longo da minha curtissima vida de baterista (2anitos) tenho vindo a experimentar muitos e variados pratos...

Eu que ate acho que toco com uma força adequada (nao muito forte nem muito fraco), tenho vindo a ter mas experiencias com pratos...principalmente crashes

Para voces verem faço uma lista dos que ja experimentei:

-Paiste pst5 thin 14"
-Paiste Rude 18 crash/ride
-Alpha 17 "
-sabian aa 16 medium thin
-Wuhan 16 rock crash
etc.etc...

estes foram os que me chamaram mais a atençao...

Porque ao tocar neles noto que tenho de aplicar uma força superior do que estou acustumado...menos nos thin... entao nos rock e crash/ride nem se fala...tenho de espanca-los literalmente... ate no AA medium-thin com que toco na banda tenho de lhe dar com força porque senao nao saco som de jeito dele...
o unico que posso tocar tanto devagar ou com força e sai um som decente é o meu humilde e pequeno Paiste pst5 Thin 14 "

Entao a minha duvida é a seguinte... esclareçam a diferença(pessoal sabedor e experiente entre :

-studio
-stage
-thin
-medium
-rock
e
medium-thin

e ja que estamos nisto quem souber que faça uma lista de pratos que ao tocar jazz e ao tocar devagar saia um som de prato e nao de Gongo!

Abreijos pessoal

samnejati adicionou o seguinte texto, 176 minutos e 36 segundos depois:

Andem la pessoal! UP!
__________________
Keep Grooving

Última edição de samnejati : Seg, 13 de Junho de 2011 às 21:37. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Junho de 2011   #2
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

76 pessoas viram isto e nada? andem la
__________________
Keep Grooving
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Junho de 2011   #3
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Cada prato é um prato, nao consegues defini-lo como sendo studio,stage,thin,etc

Mas um prato grosso tera uma projecçao maior, um ping mais definido/ menos wash e será mais dificil de abrir(quando dás com mais força ele abre e espalha mais o som)

Um prato fino vai abrir com mais facilidade, ter mais wash e um ping menos definido
Acho que no geral é isto
Pratos que soem a prato..depende do que achas como um prato deve soar
Mas so para perceber o problema, que pratos tens?
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #4
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Cada prato é um prato, nao consegues defini-lo como sendo studio,stage,thin,etc

Mas um prato grosso tera uma projecçao maior, um ping mais definido/ menos wash e será mais dificil de abrir(quando dás com mais força ele abre e espalha mais o som)

Um prato fino vai abrir com mais facilidade, ter mais wash e um ping menos definido
Acho que no geral é isto
Pratos que soem a prato..depende do que achas como um prato deve soar
Mas so para perceber o problema, que pratos tens?
Os pratos sao definidos com esses nomes ate porque estao estampados neles -.- (ex: Sabian aax STUDIO crash"

uso Sabian AA medium thin e um pst5
__________________
Keep Grooving
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #5
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

-paper-thin
-thin
-medium-thin
-medium

Por ordem do mais fino para o mais grosso.
Quando mais fino o prato é mais vai propagar o som, mas o mesmo, dura menos tempo. um prato mais grosso tem um som mais forte.

-studio
Creio que sao um pouco mais grossos. com um som mais controlado que soam e são captados melhor dentro dum estúdio
-stage
um pouco mais fino que o studio, ideal para concertos ao vivo porque o som propaga-se mais.

-rock
estes são os mais grossos. com som mais pesado.


Se me enganei, peço desculpa :P
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #6
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
-paper-thin
-thin
-medium-thin
-medium

Por ordem do mais fino para o mais grosso.
Quando mais fino o prato é mais vai propagar o som, mas o mesmo, dura menos tempo. um prato mais grosso tem um som mais forte.

-studio
Creio que sao um pouco mais grossos. com um som mais controlado que soam e são captados melhor dentro dum estúdio
-stage
um pouco mais fino que o studio, ideal para concertos ao vivo porque o som propaga-se mais.

-rock
estes são os mais grossos. com som mais pesado.


Se me enganei, peço desculpa :P
Ora era exactamente isto mas tenho a ideia que os studio sejam mais finos que os stage
__________________
Keep Grooving
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #7
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Fixe. Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Infelizmente, o nome que é dado aos pratos depende em grande medida da vontade do fabricante...

Não é raro encontrar um prato com um determinado nome e rapidamente verificar que aquilo não tem nada a ver com o nome que lhe atribuíram...

Um exemplo: Os pratos de 18 polegadas denominados "Fast Crash" da série Signature da Paiste, são tudo menos "rápidos"...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #8
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Infelizmente, o nome que é dado aos pratos depende em grande medida da vontade do fabricante...

Não é raro encontrar um prato com um determinado nome e rapidamente verificar que aquilo não tem nada a ver com o nome que lhe atribuíram...

Um exemplo: Os pratos de 18 polegadas denominados "Fast Crash" da série Signature da Paiste, são tudo menos "rápidos"...
Exacto eu tinha a ideia de "fast crash" significar nao so que tenham um sustain reduzido mas tambem que sejam mais finos :S
__________________
Keep Grooving
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #9
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Eu tenho 1 ZHT de 15" e 1 Avedis de 18", os 2 "fast crash", e ambos têm um sustain reduzido e são a linha mais fina (paper-thin) dos modelos.


Quando dizem "studio" ou "stage" é porque têm um certo objectivo, agora o que fazem para o conseguir, poderá ser po-los mais grossos ou mais finos.


Parece que os fast crash da paiste e da zildjian são diferentes, embora devam ter também o mesmo objectivo, um som rápido.

Última edição de Pedro Pereira : Qua, 15 de Junho de 2011 às 17:18.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #10
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Atenção: Os Fast Crash Signature da Paiste são FINOS, sim!

O que se passa é que, nos tamanhos de 14" a 16", eles são efectivamente "rápidos", mas para cima de 17", são autênticas "pasteleiras" (embora melosos, cheios de lindos sobretons e uma sustentação beeeem comprida...)

Neste caso, a Paiste pretendeu manter uma linha designada "Fast", mas (segundo a minha opinião pessoal) a partir das 17 polegadas já não são "Fast"


Quanto aos Sabian, tenho a ideia de que os Stage são mais grossos que os Studio, e reconheço que esse nome é bem mais consistente do que o termo "Fast" para designar a sonoridade dos pratos...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #11
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
Eu tenho 1 ZHT de 15" e 1 Avedis de 18", os 2 "fast crash", e ambos têm um sustain reduzido e são a linha mais fina (paper-thin) dos modelos.


Quando dizem "studio" ou "stage" é porque têm um certo objectivo, agora o que fazem para o conseguir, poderá ser po-los mais grossos ou mais finos.


Parece que os fast crash da paiste e da zildjian são diferentes, embora devam ter também o mesmo objectivo, um som rápido.
Pois eu tenho um pst5 14 " thin e é muito rapido tambem e muito "brilhante" pelo contrario o AA que uso que tem um som cheio e "vintage...
__________________
Keep Grooving
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #12
samnejati
 
Membro desde: 20-Jan-2010
Local: Viseu
Mensagens: 155
samnejati é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pratos Grossos/Pratos Finos

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
Eu tenho 1 ZHT de 15" e 1 Avedis de 18", os 2 "fast crash", e ambos têm um sustain reduzido e são a linha mais fina (paper-thin) dos modelos.


Quando dizem "studio" ou "stage" é porque têm um certo objectivo, agora o que fazem para o conseguir, poderá ser po-los mais grossos ou mais finos.


Parece que os fast crash da paiste e da zildjian são diferentes, embora devam ter também o mesmo objectivo, um som rápido.
Pois eu tenho um pst5 14 " thin e é muito rapido tambem e muito "brilhante" pelo contrario o AA que uso que tem um som cheio e "vintage...

samnejati adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 41 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Atenção: Os Fast Crash Signature da Paiste são FINOS, sim!

O que se passa é que, nos tamanhos de 14" a 16", eles são efectivamente "rápidos", mas para cima de 17", são autênticas "pasteleiras" (embora melosos, cheios de lindos sobretons e uma sustentação beeeem comprida...)

Neste caso, a Paiste pretendeu manter uma linha designada "Fast", mas (segundo a minha opinião pessoal) a partir das 17 polegadas já não são "Fast"


Quanto aos Sabian, tenho a ideia de que os Stage são mais grossos que os Studio, e reconheço que esse nome é bem mais consistente do que o termo "Fast" para designar a sonoridade dos pratos...
O interessante é que ha pratos que com o minimo toque soam "bem" e outros (por exemplo: Wuhan rock crash 16") que se tem de atacar com muita força mesmo... quase como o travis barker
__________________
Keep Grooving

Última edição de samnejati : Qua, 15 de Junho de 2011 às 20:48. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
samnejati não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Pratos de Choque (Hi-Hats) - Um pouco de história Tinoco Pratos (Cymbals) 7 Ter, 24 de Agosto de 2010 22:22
Pratos - Alguns conselhos para ajudar a tomar decisões de compra / troca de pratos LEONEL RODRIGUES Pratos (Cymbals) 12 Ter, 20 de Abril de 2010 21:48
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
ARTIGO: Dos sinos aos pratos (Texto original do site batera.com.br) shorebrak Pratos (Cymbals) 2 Dom, 30 de Setembro de 2007 07:09



São agora 20:27. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it