Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 14 de Abril de 2011   #1
CMiguel
 
Membro desde: 19-Abr-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 228
CMiguel está no bom caminho
[esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem saída?

Alguém conhece o ramo da antropologia, é empregado neste ou tem licenciatura ou tem algum tipo de conhecimento que me possa fornecer?
CMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #2
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Antropologia

Conheço uma pessoa com licenciatura...actualmente é comercial de um stand de automóveis.

Quis com isto dizer que as oportunidades de emprego não abundam (como de resto acontece com a generalidade das profissões mas enfim).
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #3
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Foi um dos cursos que ponderei tirar... a única saída na altura era o ensino, e penso que assim continua.
Sempre dá para ir para fora depois...
__________________
"Os vampiros são um monstro que não me inspira particular terror. São, no fundo, um monstro totó. Gostam de sangue, mas isso também os apreciadores de cabidela, e eu não tenho medo deles." Ricardo Araújo Pereira
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #4
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Eu deixo um conselho muito sério ao pessoal que pretende ingressar num curso superior.
Nos dias de hoje só compensa mesmo matricularem-se no ensino superior quem:

- tiver já interesse e conhecimento/experiência prévia acerca do vosso curso;
- estiver disposto a abdicar da vossa vida pessoal para se dedicarem de corpo e alma aos trabalhos e à pesquisa que são a base da vossa produtividade no curso;
- estiver disposto a trabalhar em equipa e muitas vezes terem que fazer mais do que vos compete;
- quiser estabelecer contactos sérios com colegas, professores e outros profissionais ligados à vida académica, tanto para valorizarem o vosso percurso académico como para vos permitir maior saída para o mercado de trabalho;
- quiser ter uma vida normal, onde trabalho é trabalho (muito) e conhaque é conhaque (também não falta);
- quiser viver um periodo das vossas vidas onde vão poder contactar com um número enorme de pessoas, e estiverem conscientes de que é uma preparação para a vida activa no mercado de trabalho;
- tiver a noção de que não é assim tão fácil arranjar emprego na vossa área, e que poderão passar por um periodo de estagnação pós-curso;
- tiver a noção das saídas profissionais do vosso curso, e das possíveis entidades empregadoras onde podem ganhar experiência profissional.

NÃO ingressem num curso superior se:
- não tiverem o mínimo interesse nas actividades que mencionei anteriormente;
- pretendem fazer outra coisa que não dê tanto trabalho e que dê lucro;
- querem estudar agora e depois faz-se outra coisa qualquer (como quem se casa agora, tem filhos e depois vê que não é bem aquilo).

Melhor e mais esclarecedor conselho que este, venha!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Abril de 2011   #5
timotioman
 
Membro desde: 19-Jul-2010
Local: Porto
Mensagens: 98
timotioman será famoso em breve
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Eu deixo um conselho muito sério ao pessoal que pretende ingressar num curso superior.
Nos dias de hoje só compensa mesmo matricularem-se no ensino superior quem:

- tiver já interesse e conhecimento/experiência prévia acerca do vosso curso;
- estiver disposto a abdicar da vossa vida pessoal para se dedicarem de corpo e alma aos trabalhos e à pesquisa que são a base da vossa produtividade no curso;
- estiver disposto a trabalhar em equipa e muitas vezes terem que fazer mais do que vos compete;
- quiser estabelecer contactos sérios com colegas, professores e outros profissionais ligados à vida académica, tanto para valorizarem o vosso percurso académico como para vos permitir maior saída para o mercado de trabalho;
- quiser ter uma vida normal, onde trabalho é trabalho (muito) e conhaque é conhaque (também não falta);
- quiser viver um periodo das vossas vidas onde vão poder contactar com um número enorme de pessoas, e estiverem conscientes de que é uma preparação para a vida activa no mercado de trabalho;
- tiver a noção de que não é assim tão fácil arranjar emprego na vossa área, e que poderão passar por um periodo de estagnação pós-curso;
- tiver a noção das saídas profissionais do vosso curso, e das possíveis entidades empregadoras onde podem ganhar experiência profissional.

NÃO ingressem num curso superior se:
- não tiverem o mínimo interesse nas actividades que mencionei anteriormente;
- pretendem fazer outra coisa que não dê tanto trabalho e que dê lucro;
- querem estudar agora e depois faz-se outra coisa qualquer (como quem se casa agora, tem filhos e depois vê que não é bem aquilo).

Melhor e mais esclarecedor conselho que este, venha!
Concordo plenamente.
Informem-se bem e não vão em estatísticas, estatísticas há muitas e como todos sabemos com as percentagens certas prova-se o que se quer.

Pensem bem se virem que o curso tem 90% de empregabilidade, parece muito mas num pais com 10% de desempregados, se o salário à saida for baixo só andaram a desperdiçar anos de trabalho e dinheiro em propinas e afins.

Muitos cursos propagandeiam-se a torto e a direito porque precisam de alunos para sobreviver e manter os tachos dos professores cheios. Não vão em cantigas, podem-vos mostrar dezenas de saidas profissionais diferentes para um curso e não haver procura para nenhuma delas. Informem-se ao máximo.


Quanto ao caso da antropologia. Penso que infelizmente é um curso que anda a ser mal gerido. Tem (muito) pouca procura para além do ensino e mesmo esse resume-se ao ensino superior. Ou seja, dos 200 e tal alunos que são colocados em antropologia todos os anos, se 100 acabarem o curso, pensa que vai haver 1000 licenciados na área a cada 10 anos. Achas que há trabalho para todos num ramo tão especifico, num país como o nosso? (e não só no nosso país, lá fora também só contratam portugueses por sair mais barato..)

vendo as saidas publicitadas por ai:

Organismos ligados à cooperação com os países africanos de expressão portuguesa e com outros países;
Organismos que se dedicam a actividades de desenvolvimento regional e ordenamento do território;
Investigação;
Museus e organismos de investigação relacionados com a Antropologia;
Parques Naturais no âmbito de projectos de Eco-turismo;
Autarquias e gestão local e regional;
Organizações governamentais e não governamentais.


Ou seja, tudo profissões subsidiadas pelo estado. Para as quais há mais uma mão cheia de cursos a candidatarem-se.
E vendo bem as opções:
organismos ligados a cooperação com os PALOPs - cargo politico, de uma maneira ou outra
organismos que se dedicam a actividades de desenvolvimento regional e ordenamento do territorio - cargo politico exclusivo de lisboa (infelizmente)
investigação - limitado aos melhores dos melhores alunos do curso
museus e organismos de antropologia... - conheces algum? quantos? quanta gente emprega e à quantos anos lá estão os mesmos?
parques naturais no ambito de projectos de eco-turismo? - isso existe? 2 ou3 parques naturais fazem isso, teem 1 pessoa na secretaria...
autarquias e gestao local - cargo politico
organizações governamentais e nao governamentas - ou cargo politico ou voluntariado

Ou seja, ou já estás filiado num partido e cheio de padrinhos ou vais passar muitas dificuldades, para competir por essa mão vazia de saidas profissionais com os 200 colocados no teu curso todos os anos mais os de todos os outros cursos que também procuram essas saidas profissionais.

É desmotivante eu sei, mas a realidade das ciências humanísticas na actualidade é esta.

É um curso deveras interessante, com muito para ser estudado e que pode servir de complemento a qualquer formação profissional, mas como formação base vai ser concerteza uma área onde vais encontrar dificuldades de empregabilidade ou financiamento (no caso da investigação) durante muito muito tempo, mesmo com muito empenho e gosto.

Sinceramente, aconselhavate a procurar um curso mais abrangente, que possas mais tarde conjugar com a antropologia, se essa for mesmo a tua área de interesse.

Não sei que área seguiste no secundário. Mas gestão é um bom exemplo. Já que é uma formação muito técnica e exacta, que aliada ao estudo das relações culturais e interpessoais pode ganhar muito. O mesmo acontece com cursos relacionados com relações publicas , marketing e desenvolvimento de produto.

Pensa bem nisso

Última edição de timotioman : Sáb, 16 de Abril de 2011 às 00:21.
timotioman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Abril de 2011   #6
CMiguel
 
Membro desde: 19-Abr-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 228
CMiguel está no bom caminho
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Muito obrigado a todos por estas respostas.

Respondendo na generalidade:

Estou a pensar seriamente num curso, e ainda sou daqueles que acredita que se deve seguir o que se gosta mesmo, pois o empenho e a facilidade de realização de tarefas será sempre melhor. Gostava de saber mais sobre esta área porque é a que mais me interessa, e tudo o que tenho lido nada me tem satisfeito a curiosidade.

Respondendo ao timotioman:

Obrigado pelo esforço que fizeste ao escrever isso tudo, eu gosto muito da área das ciências humanas, gosto mesmo, a área que eu estou é ciências e tecnologias no secundário, e vejo-me a escolher um curso superior com bastantes duvidas.
Tive a ponderar entre todos e antropologia foi o que mais gostei, também andei a ver sociologia e psicologia, mas achei ainda piores que antropologia.


Bem, se tiverem mais opiniões e conselhos quanto ao ensino superior ou a cursos relacionados com esta área, força
CMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Abril de 2011   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Também aconselho que procures os planos de estudos para o curso que te queres inscrever.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Abril de 2011   #8
timotioman
 
Membro desde: 19-Jul-2010
Local: Porto
Mensagens: 98
timotioman será famoso em breve
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Também aconselho que procures os planos de estudos para o curso que te queres inscrever.
tens toda a razão warlike, nem sei como me esqueci de mencionar isso.

Podes gostar bastante das ciências humanas rocker, e se é o que queres mesmo então dedicate a 100%, mas não te esqueças de ver os planos de estudo, ou seja, o modo como o curso está organizado e as cadeiras especificas que vais ter e do que tratam.

No caso da antropologia, há variadissimas vertentes a estudar, o que significa que o plano de estudo pode variar entre instituições de ensino, e numas ser para ti mais interessante que noutras.
Podes também ver planos de estudos de outros cursos relacionados com as ciências humanas, e talvez também lá descubras as tuas áreas de interesse. Sociologia, Psicologia ou até a Filosofia são cursos em que as relações culturais e humanas são alvo de um estudo aprofundado, e podem ter planos de estudo melhor articulados para a tua medida.
timotioman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Abril de 2011   #9
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Re: [esplanada] Alguém conhece pessoal com licenciatura em Antropologia? Esse curso tem sa

Neste momento, se tivesse tempo e €€€, escolhia o curso de terapia ocupacional, por gostar e dar muito jeito, curso de educação especial, e ando com uma grande pancada ainda não realizada de tirar um curso de socorrismo na cruz vermelha, variante pediátrico, e tripulantes de ambulância de transporte (estes não são cursos superiores).


Quanto à antropologia, como tem várias vertentes, depende daquela que mais te interessar...
__________________
"Os vampiros são um monstro que não me inspira particular terror. São, no fundo, um monstro totó. Gostam de sangue, mas isso também os apreciadores de cabidela, e eu não tenho medo deles." Ricardo Araújo Pereira
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Baterias Electrónicas - Servem para ter em casa? Têm qualidade para substituir acústicas? gunthi Baterias Electrónicas 18 Sex, 12 de Setembro de 2008 17:06
Alguem tem ou conhece alguem que tenha uma Jimbao? :S Aly Baterias Acústicas 2 Qui, 25 de Outubro de 2007 10:37
Para que serve a groove box? Que tipo de aparelho é esse? Em que é utilizado? andre_vg Baterias Electrónicas 0 Ter, 4 de Julho de 2006 22:00
Pearl eliminator alguem tem? patodrums Hardware, Acessórios e Equipamentos 10 Dom, 25 de Junho de 2006 23:35
Alguém tem fotos uma de Flight Case de forma a manter a bateria sempre montada? CDAfonso Hardware, Acessórios e Equipamentos 14 Qua, 12 de Abril de 2006 19:18



São agora 19:45. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it