Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #36
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Tenho pena que o pessoal não participe mais neste género de tópicos e quando se fala de material está sempre cheio de respostas. Secalhar é por isto que não se escreve mais tópicos que realmente importam sobre tocar e afinar.. Desabafo apenas..

Abraço!
Concordo contigo Pipó. É neste topicos de valor qe se deviam participar mais! Topicos qe realmente ajudam o pessoal e qe sao escritos por qem realmente sabe daquilo qe fala!
Ajudaste-me bastante, agora qe penso mudar as minhas peles de ressonancia qe infelizmente ainda sao as de origem, por falta de €
Parabens pelo topico!
Abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #37
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Concordo contigo Pipó. É neste topicos de valor qe se deviam participar mais! Topicos qe realmente ajudam o pessoal e qe sao escritos por qem realmente sabe daquilo qe fala!
Ajudaste-me bastante, agora qe penso mudar as minhas peles de ressonancia qe infelizmente ainda sao as de origem, por falta de €
Parabens pelo topico!
Abraço

shurtugal...
Obrigado mano.

Abração.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #38
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Reputações positivas não chegam! um bom baterista deveria ser até remonerado por dar dicas de valiosa importância como esta!

Obviamente, e como o referiste varias vezes, é o teu gosto, no entanto, são estratégias simples e faceis de aplicar tornando mais facil descobrir o som padrao para só depois podermos modificar a nosso gosto de forma controlada e correcta!

Fantastico to desejando de pegar na minha "preta" e fazer a experiencia!

Abraço e Obrigado
Eduardo Pereira
__________________
Shall we listen to the metal, like clever people?
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #39
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Dunga Ver Mensagem
Reputações positivas não chegam! um bom baterista deveria ser até remonerado por dar dicas de valiosa importância como esta!

Obviamente, e como o referiste varias vezes, é o teu gosto, no entanto, são estratégias simples e faceis de aplicar tornando mais facil descobrir o som padrao para só depois podermos modificar a nosso gosto de forma controlada e correcta!

Fantastico to desejando de pegar na minha "preta" e fazer a experiencia!

Abraço e Obrigado
Eduardo Pereira
Caro Eduardo,

Obrigado pelas tuas palavras. Dou as dicas porque sempre gostei de partilhar o que sei para ajudar quem precisa. Nunca tive segredos, partilho o pouco que sei com gosto e alegria.

Grande abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #40
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Só não comentei mais ainda porque está previsto em breve testar isto a 100%. Se bem que não sei se a HipGig Jr. terá algum tom interno. Aquilo é bateria de bebé, segundo alguns dizem.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #41
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Só não comentei mais ainda porque está previsto em breve testar isto a 100%. Se bem que não sei se a HipGig Jr. terá algum tom interno. Aquilo é bateria de bebé, segundo alguns dizem.
Grande Lu,

os cascos quando estão bem feitos são musicais, têm sempre nota, espero que os teus tenham tb!é bom sinal.

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #42
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó.. está impec o som!
Troquei a ordem dos aros
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #43
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Eu usaria essa afinação se já não tivesse contente com a minha. Se bem que o meu timbalao de 12" esta mais ou menos assim afinado. A tarola é que não esta como dizes que curtes ter. A cena que o Pipó sempre me disse é que na tarola a de reso. é que é importante e realmente desde que presto atenção a isso é verdade.

Já agora Pipó eu tou indeciso entre 2 baterias comprar, vou comprar uma delas concerteza, mas tÊm madeiras diferentes, podias-me falar quais sao as diferenças de som e o que me aconselhas para cada uma delas em termos de peles?

Tama Supertar Sk52K Full Birch (shell: 6-ply birch, 6mm (BD: 7-ply, 7mm) )

Yamaha Rock Tour (mahogany, 6-ply + 2 plies ash )

Abração
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #44
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
(...)
eu para mim não é errado o tom de 16" vibrar ou apanhar a nota do bombo, há pessoal que não gosta que o tom de 16" vibre e ressoe a cada kickada, a mim pessoalmente não me influencia porque se está tudo afinado e com o som que quero não vou mudar o som simplesmente porque há uma junção de frequências. Só no check-sound é que quando o técnico pede bombo eu ponho a mão em cima do Tom para ele não ressoar junto.
(...)

Apanhei aqui este teu comentário, mesmo à medida para eu te massacrar. Então tu enganas os nossos amigos técnicos de som? Seu malandro!


Bem, eu quando tenho essas ressonâncias que podem influir na mistura procuro o ponto G (hehehe) na pele de ressonância, colocando o dedo muito suavemente ao redor para descobrir em que ponto é que a ressonância é mais evidente; nesse ponto coloco um penso rápido ou um pouco de fita gaffa com as pontas coladas à pele e a meio colada entre si (não sei se a descrição é clara). Assim, normalmente consigo controlar esse excesso de "ressonância por simpatia" que o timbalão de chão emite sem perder praticamente nada da afinação e do som.

Quem quiser usar este método faça o favor de me enviar o pagamento devido em grades de minis (Sagres, obviamente).
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #45
Bruno.b
 
Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Mensagens: 140
Bruno.b será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Boas,


Tenho reparado aqui numa situação repetitiva, o teste de som que fazemos antes dos espectáculos chama-se em inglês SOUND-CHECK e não CHECK-SOUND.


Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #46
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Bruno.b Ver Mensagem
Boas,


Tenho reparado aqui numa situação repetitiva, o teste de som que fazemos antes dos espectáculos chama-se em inglês SOUND-CHECK e não CHECK-SOUND.


Abraço
Bruno.b
Confirmo isso. Chama-se Sound-check
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #47
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Viva pessoal, nesta questão da escolha das peles e afinações, passa muito pelo gosto pessoal de quem toca.

Por exemplo, eu tenho uma bateria 100% Maple e as peles que gosto mais são as Evans G2 Coated, que são double-ply. Detesto colocar single-ply, pois não acerto com as afinações, nem mais soltas, nem mais apertadas, nada me soa bem!
Mal coloco as double-ply, a bateria canta que é uma maravilha!
Lá está, cada um sabe o que é melhor para si, ou não será assim?

Abraços e boas batucadas,

pedromcorreia
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Junho de 2010   #48
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Yzak Ver Mensagem
Eu usaria essa afinação se já não tivesse contente com a minha. Se bem que o meu timbalao de 12" esta mais ou menos assim afinado. A tarola é que não esta como dizes que curtes ter. A cena que o Pipó sempre me disse é que na tarola a de reso. é que é importante e realmente desde que presto atenção a isso é verdade.

Já agora Pipó eu tou indeciso entre 2 baterias comprar, vou comprar uma delas concerteza, mas tÊm madeiras diferentes, podias-me falar quais sao as diferenças de som e o que me aconselhas para cada uma delas em termos de peles?

Tama Supertar Sk52K Full Birch (shell: 6-ply birch, 6mm (BD: 7-ply, 7mm) )

Yamaha Rock Tour (mahogany, 6-ply + 2 plies ash )

Abração
Bem te queria ajudar mano mas aí na escolha da bateria já depende de tu experimentares e veres qual o som que mais te agrada.. de qq das formas eu pude já ouvir a rock tour e soa super bem, a yamaha fez um bom trabalho, para não variar. A tama tem sempre excelentes baterias também mas penso que mais nas gamas altas.

Abraço!

Pipó adicionou o seguinte texto, 38 minutos e 52 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Apanhei aqui este teu comentário, mesmo à medida para eu te massacrar. Então tu enganas os nossos amigos técnicos de som? Seu malandro!


Bem, eu quando tenho essas ressonâncias que podem influir na mistura procuro o ponto G (hehehe) na pele de ressonância, colocando o dedo muito suavemente ao redor para descobrir em que ponto é que a ressonância é mais evidente; nesse ponto coloco um penso rápido ou um pouco de fita gaffa com as pontas coladas à pele e a meio colada entre si (não sei se a descrição é clara). Assim, normalmente consigo controlar esse excesso de "ressonância por simpatia" que o timbalão de chão emite sem perder praticamente nada da afinação e do som.

Quem quiser usar este método faça o favor de me enviar o pagamento devido em grades de minis (Sagres, obviamente).
..

Há tantos factores externos que influenciam a nossa afinação..na quinta feira passada toquei num palco em que a afinação que trazia funcionou perfeitamente. Na sexta toquei num outro palco em que a afinação não funcionou e tive de dar um toque. No sábado toquei num palco que me fechava o som de tal maneira que tive de alterar radicalmente.. há um ponto onde os cascos cantam mas para soar no local onde vamos tocar vai depender de tantos outros factores que temos que nos adaptar às condições proporcionadas.

Quanto à tua dica da "ressonância por simpatia" é excelente!

Abração.

Última edição de Pipó : Seg, 14 de Junho de 2010 às 13:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Junho de 2010   #49
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Grande Pipó, só tu para um tópico destes, eu nunca afinei os timbalões, nem bombo com a mm tensão nas duas peles tenho que exprimentar, e a tarola afino smp com mais tensão a pele d ataque, e um pouco menos a pele de ressonância, por que gosto d dar mais som d caixa à tarola, é uma Omar Hakim. Verdade será dita que eu gosto de td a bateria a soar masi caixa, mais impacto, não sei se me estou a explicar bem, então afino smp a pele d ataque com mais tensão, por exemplo com um medidor d tensão utilizo num timbalão d 10", 45 graus --> ataque e 40 ---> ressonância, será que estou a fazer correcto para uma bateria ter essa " caixa " como gosto, eu sei que depende d bateria para bateria, mas no geral das baterias, mais "caixa" deverá se deixar smp a pele d ressonância mais lassa né?
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Junho de 2010   #50
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de pedromcorreia Ver Mensagem
Viva pessoal, nesta questão da escolha das peles e afinações, passa muito pelo gosto pessoal de quem toca.

Por exemplo, eu tenho uma bateria 100% Maple e as peles que gosto mais são as Evans G2 Coated, que são double-ply. Detesto colocar single-ply, pois não acerto com as afinações, nem mais soltas, nem mais apertadas, nada me soa bem!
Mal coloco as double-ply, a bateria canta que é uma maravilha!
Lá está, cada um sabe o que é melhor para si, ou não será assim?

Abraços e boas batucadas,

pedromcorreia
Olá Pedro,

As peles single ply são, na maioria dos casos, mais fáceis de afinar e fazem os cascos cantar mais, mas isso vai depender da tua bateria, do bearing edge, etc. e do som final que pretendes.

O maple das Taye não é certamente igual ao maple de outras marcas daí cada caso ser um caso, e o que funciona bem para ti pode não funcionar bem para outra pessoa.

Abraço.

Pipó adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 7 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de danielpereira Ver Mensagem
Grande Pipó, só tu para um tópico destes, eu nunca afinei os timbalões, nem bombo com a mm tensão nas duas peles tenho que exprimentar, e a tarola afino smp com mais tensão a pele d ataque, e um pouco menos a pele de ressonância, por que gosto d dar mais som d caixa à tarola, é uma Omar Hakim. Verdade será dita que eu gosto de td a bateria a soar masi caixa, mais impacto, não sei se me estou a explicar bem, então afino smp a pele d ataque com mais tensão, por exemplo com um medidor d tensão utilizo num timbalão d 10", 45 graus --> ataque e 40 ---> ressonância, será que estou a fazer correcto para uma bateria ter essa " caixa " como gosto, eu sei que depende d bateria para bateria, mas no geral das baterias, mais "caixa" deverá se deixar smp a pele d ressonância mais lassa né?
Exacto Daniel, se tivermos a pele de ressonância muito apertada todos os harmónicos vêm ao de cima. No caso das tarolas eu uso também a pele de ressonância um pouco mais lassa que a de ataque.

Abraço

Última edição de Pipó : Seg, 14 de Junho de 2010 às 13:51. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Junho de 2010   #51
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó parabéns pelo tópico, é dos tópicos de peles melhor que já vi.

Explica tudo muito bem, foi bastante enriquecedor.

Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Junho de 2010   #52
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Brasas Ver Mensagem
Pipó parabéns pelo tópico, é dos tópicos de peles melhor que já vi.

Explica tudo muito bem, foi bastante enriquecedor.

Agradeço-te as tuas palavras mano, espero poder fazer mais em breve.

Grande abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Junho de 2010   #53
Gazzelas
 
Membro desde: 4-Mai-2009
Local: Centro
Mensagens: 78
Gazzelas está no bom caminho
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Muito Bom topico!

Parabens!

Gazzelas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Junho de 2010   #54
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de João Nogueira Ver Mensagem
Muito Bom topico!

Parabens!

Obrigado João
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 18 de Junho de 2010   #55
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó, vou fazer uma mudança de peles rápida; ou seja, substituo apenas as peles de ataque e no mesmo dia dum concerto. Como não terei tempo para tirar peles de ressonância, sacar a nota do casco, etc., o que sugeres?
Coloco a ideia do que pretendo fazer, pois já o fiz antes e deu bom resultado. Mas peço a tua opinião também porque assim poderemos discutir melhores formas de fazer este processo e também para que a discussão fique aqui neste tópico (que eu não entendo por que motivo não está já nos destaques).

A minha ideia era a seguinte:
- sacar a pele de ataque velha
- encontrar na pele de ressonância um tom bacano para o casco
- montar a pele de ataque nova
- apertar a pele até fisicamente estar confortável
- procurar a nota que se coaduna melhor com a ressonância, mexendo apenas na afinação da pele de ataque
- corrigir apenas eventuais harmónicos "soltos" que surjam com pequenas afinações na pele de ressonância.

Aproveito para referir que todas as peles de ataque serão Remo Coated Ambassador e indicar as peças em causa:
- Tarola 12x7 com Evans Hazy na ressonância
- Tom 10x7 com Remo Coated Ambassador na ressonância
- Floor Tom 13x12 com Remo Coated Ambassador na ressonância

O que te parece?

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 18 de Junho de 2010   #56
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Pipó, vou fazer uma mudança de peles rápida; ou seja, substituo apenas as peles de ataque e no mesmo dia dum concerto. Como não terei tempo para tirar peles de ressonância, sacar a nota do casco, etc., o que sugeres?
Coloco a ideia do que pretendo fazer, pois já o fiz antes e deu bom resultado. Mas peço a tua opinião também porque assim poderemos discutir melhores formas de fazer este processo e também para que a discussão fique aqui neste tópico (que eu não entendo por que motivo não está já nos destaques).

A minha ideia era a seguinte:
- sacar a pele de ataque velha
- encontrar na pele de ressonância um tom bacano para o casco
- montar a pele de ataque nova
- apertar a pele até fisicamente estar confortável
- procurar a nota que se coaduna melhor com a ressonância, mexendo apenas na afinação da pele de ataque
- corrigir apenas eventuais harmónicos "soltos" que surjam com pequenas afinações na pele de ressonância.

Aproveito para referir que todas as peles de ataque serão Remo Coated Ambassador e indicar as peças em causa:
- Tarola 12x7 com Evans Hazy na ressonância
- Tom 10x7 com Remo Coated Ambassador na ressonância
- Floor Tom 13x12 com Remo Coated Ambassador na ressonância

O que te parece?

Abraço!
Olá Lu,

todos os passos que disseste estão bem pensados e correctíssimos!

No caso da mudança apenas da pele de ataque devemos procurar a nota da pele de ressonância e depois conjugar a nota da pele de ataque com a anterior retirando os harmónicos que estejam a mais.

Acho também importante pressionar um pouco no centro da pele e depois ir apertando não exageradamente. Seguidamente ir desapertando já sem pressionar para a pele começar a acomodar-se ao bearing edge. O pressionar para mim é importante para a pele soltar mais a nota e o timbre.

Eu dou o exemplo de uma mudança de pneu de automóvel. Quando vamos à oficina fazer esta mudança, e para quem já assistiu, vemos que quando o pneu é posto na jante é cheio de ar e a certa altura vai dar um grande estalo ou mais, sinal de que já se acomodou ao formato da jante. Numa pele é uma situação similar, teremos que esticar um pouco a pele para ela se acomodar ao bearing edge porque basta umas ligeiras alterações de contacto para já não termos um som perfeito e redondo.

Óptima sugestão da tua parte!!

Grande abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #57
exotunder
 
Membro desde: 28-Out-2009
Local: Leiria
Mensagens: 85
exotunder está no bom caminho
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

este post ajudou-me imenso obrigado
exotunder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #58
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

nao li o post todo.... mas prometo que irei faze-lo...

uma pergunta...

como é que encontram a tonalidade do tom ?
alguns truques/ dicas ??

é que para os mais novatos em questao de afinaçao... quando poem a pele , normalmente esticam... depois ouvem o som e só a partir daí é que afinam....

para tirar o maximo partido da madeira e tamanhos de toms como faço para aplicar a tonalidade do tom a tonalidade da pele ?

se possivel explicar em video portugues.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #59
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Pipó, vou fazer uma mudança de peles rápida; ou seja, substituo apenas as peles de ataque e no mesmo dia dum concerto. Como não terei tempo para tirar peles de ressonância, sacar a nota do casco, etc., o que sugeres?
Coloco a ideia do que pretendo fazer, pois já o fiz antes e deu bom resultado. Mas peço a tua opinião também porque assim poderemos discutir melhores formas de fazer este processo e também para que a discussão fique aqui neste tópico (que eu não entendo por que motivo não está já nos destaques).

A minha ideia era a seguinte:
- sacar a pele de ataque velha
- encontrar na pele de ressonância um tom bacano para o casco
- montar a pele de ataque nova
- apertar a pele até fisicamente estar confortável
- procurar a nota que se coaduna melhor com a ressonância, mexendo apenas na afinação da pele de ataque
- corrigir apenas eventuais harmónicos "soltos" que surjam com pequenas afinações na pele de ressonância.

Aproveito para referir que todas as peles de ataque serão Remo Coated Ambassador e indicar as peças em causa:
- Tarola 12x7 com Evans Hazy na ressonância
- Tom 10x7 com Remo Coated Ambassador na ressonância
- Floor Tom 13x12 com Remo Coated Ambassador na ressonância

O que te parece?

Abraço!
Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Olá Lu,

todos os passos que disseste estão bem pensados e correctíssimos!

No caso da mudança apenas da pele de ataque devemos procurar a nota da pele de ressonância e depois conjugar a nota da pele de ataque com a anterior retirando os harmónicos que estejam a mais.

Acho também importante pressionar um pouco no centro da pele e depois ir apertando não exageradamente. Seguidamente ir desapertando já sem pressionar para a pele começar a acomodar-se ao bearing edge. O pressionar para mim é importante para a pele soltar mais a nota e o timbre.

Eu dou o exemplo de uma mudança de pneu de automóvel. Quando vamos à oficina fazer esta mudança, e para quem já assistiu, vemos que quando o pneu é posto na jante é cheio de ar e a certa altura vai dar um grande estalo ou mais, sinal de que já se acomodou ao formato da jante. Numa pele é uma situação similar, teremos que esticar um pouco a pele para ela se acomodar ao bearing edge porque basta umas ligeiras alterações de contacto para já não termos um som perfeito e redondo.

Óptima sugestão da tua parte!!

Grande abraço.
Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nao li o post todo.... mas prometo que irei faze-lo...

uma pergunta...

como é que encontram a tonalidade do tom ?
alguns truques/ dicas ??

é que para os mais novatos em questao de afinaçao... quando poem a pele , normalmente esticam... depois ouvem o som e só a partir daí é que afinam....

para tirar o maximo partido da madeira e tamanhos de toms como faço para aplicar a tonalidade do tom a tonalidade da pele ?

se possivel explicar em video portugues.

Ei lá!!!!!!!!!!!
Mas para onde é que isto vai?
Ò LU, que idade terá essa pele de ressonância?
Qual a "magnitude" de aperto em que essa pele esteve?
A nota do casco é aquela que te derem quando pedires á Yamaha essas notas correspondentes aos cascos e referência da tua bateria.
As peles de ataque não devem de ser afinadas ao máximo e depois empurradas como já aqui ouvi dizer e com a cena de secadores etc.
Isso é assassínio puro e simples.
Esse empurrão deve de ser dado de forma sensível e de maneira a desafinar o afinado.
Nunca uma pele deve ser levada em nova ao máximo da sua elasticidade sob pena de perder a mesma.
Quando uma pele de ressonância for afinada na sua mais baixa elasticidade ela dura bastante tempo e fará sempre conjunto com peles de ataques novas entre 4/5 vezes.
Se foi afinada em alta a pele de ataque para soar será afinada tambem em alta o que lhe fará perder a tal elasticidade.
Para se ter uma boa afinação (no caso da pele de ressonância estar ha bastante tempo em alta) o melhor será substituir as duas para ter mais casco e nota.
Se são amantes do som de "casco" ou de "nota" devem de afinar ambas conforme especificações de fábrica ou aturada e demorada afinação.


Enes!!!
A tonalidade e tom é a mesma coisa.
O que procuras é o compromisso entre as duas peles.
Como sei como tens a bateria o teu caso é simples.
Peles de ataque novas e siga para bingo.
Ainda tens elasticidade suficiente para teres um bom grave.
A perda de eslasticidade faz com que as afinações se pautem pelo agudo no caso das ressonantes estarem "gastas" para as graves.
Vais forçar as de ataque a soarem conforme as possibilidades das ressonantes, ou seja afinação alta e desgaste prematuro das de ataque.

Espero ser bem compreendido.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #60
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ei lá!!!!!!!!!!!
Mas para onde é que isto vai?
Ò LU, que idade terá essa pele de ressonância?
Qual a "magnitude" de aperto em que essa pele esteve?
A nota do casco é aquela que te derem quando pedires á Yamaha essas notas correspondentes aos cascos e referência da tua bateria.
As peles de ataque não devem de ser afinadas ao máximo e depois empurradas como já aqui ouvi dizer e com a cena de secadores etc.
Isso é assassínio puro e simples.
Esse empurrão deve de ser dado de forma sensível e de maneira a desafinar o afinado.
Nunca uma pele deve ser levada em nova ao máximo da sua elasticidade sob pena de perder a mesma.
Quando uma pele de ressonância for afinada na sua mais baixa elasticidade ela dura bastante tempo e fará sempre conjunto com peles de ataques novas entre 4/5 vezes.
Se foi afinada em alta a pele de ataque para soar será afinada tambem em alta o que lhe fará perder a tal elasticidade.
Para se ter uma boa afinação (no caso da pele de ressonância estar ha bastante tempo em alta) o melhor será substituir as duas para ter mais casco e nota.
Se são amantes do som de "casco" ou de "nota" devem de afinar ambas conforme especificações de fábrica ou aturada e demorada afinação.


Enes!!!
A tonalidade e tom é a mesma coisa.
O que procuras é o compromisso entre as duas peles.
Como sei como tens a bateria o teu caso é simples.
Peles de ataque novas e siga para bingo.
Ainda tens elasticidade suficiente para teres um bom grave.
A perda de eslasticidade faz com que as afinações se pautem pelo agudo no caso das ressonantes estarem "gastas" para as graves.
Vais forçar as de ataque a soarem conforme as possibilidades das ressonantes, ou seja afinação alta e desgaste prematuro das de ataque.

Espero ser bem compreendido.
Abraço
boas LMR !
eu no meu caso sei o que me faz falta.... dinheiro para umas peles novas... ou entao troco por umas que tenho em casa...

o que eu queria era que se esclarecesse a ideia de afinaçao...
como encontrar a afinaçao para a sua bateria ???

se for um Ddrum
se for uma yamaha
se for uma remo
que tipo de madeira

tudo isso dá para uma afinaçao certa.
nao sei se me estou a explicar....

imagina:
tenho uma remo maple ( ex )
como conseguirei afina-la de maneira a soar a remo maple ???
tenho uma qualquer... bubinga.... como afino -a a soar a bubinga ???
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #61
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
boas LMR !
eu no meu caso sei o que me faz falta.... dinheiro para umas peles novas... ou entao troco por umas que tenho em casa...

o que eu queria era que se esclarecesse a ideia de afinaçao...
como encontrar a afinaçao para a sua bateria ???

se for um Ddrum
se for uma yamaha
se for uma remo
que tipo de madeira

tudo isso dá para uma afinaçao certa.
nao sei se me estou a explicar....

imagina:
tenho uma remo maple ( ex )
como conseguirei afina-la de maneira a soar a remo maple ???
tenho uma qualquer... bubinga.... como afino -a a soar a bubinga ???
Boas Enes
Em princi+pio com o drum dial estás + ou - garantido.
Mas se enviares um e-mail á ddrum com as especificações da tua bateria eles dão-te ou deveriam dar a nota do casco.
Depois é só aplicar a teoria da equivalência ao drum dial.


Depois..............
Não existe Remos Maplle.
Elas são de uma Pasta de madeira chamada de ACOUSTICOM.

mas isso já era.

Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 9 de Agosto de 2010 às 13:54.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Agosto de 2010   #62
Cunha
 
Membro desde: 14-Jun-2009
Local: Guimarães
Mensagens: 235
Cunha será famoso em breveCunha será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Boas Pipó, obrigado pela contribuição, esclareceu-me bastante
Mas continuo com a minha duvida, e se a bateria for feita de Poplar, como as Pearl Forum? Insere-se nas duras ou nas outras?
Abraço
Cunha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Agosto de 2010   #63
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Cunha Ver Mensagem
Boas Pipó, obrigado pela contribuição, esclareceu-me bastante
Mas continuo com a minha duvida, e se a bateria for feita de Poplar, como as Pearl Forum? Insere-se nas duras ou nas outras?
Abraço
Olá amigo Cunha,

o Poplar insere-se nas madeiras mais duras.

Um abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Agosto de 2010   #64
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

LMR60, não percebi nada do que disseste acima. A dado momento, parece que assumiste que eu estiquei imenso a pele de ressonância, mas não sei onde foste buscar essa ideia.

Entretanto, e se não te importares, informa-nos qual é o termo em inglês para "nota de casco", pois facilitará o contacto com as marcas sobre o assunto, bem como as pesquisas que possamos fazer em outros fóruns de bateria.
Obrigado.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Agosto de 2010   #65
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó, muito bom!!

Abraço
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Agosto de 2010   #66
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
LMR60, não percebi nada do que disseste acima. A dado momento, parece que assumiste que eu estiquei imenso a pele de ressonância, mas não sei onde foste buscar essa ideia.

Entretanto, e se não te importares, informa-nos qual é o termo em inglês para "nota de casco", pois facilitará o contacto com as marcas sobre o assunto, bem como as pesquisas que possamos fazer em outros fóruns de bateria.
Obrigado.
Ora muito boa tarde a todos os ouvintes!!!!!!!!!!!!!!!

Ó LU.

Tu percebeste, mas pelos vistos, queres é ouvir-me falar.
Já percebi que tens saudades minhas.

Ora bem.
Não presumi nada que tinhas as peles esticadas.
Dei apenas o exemplo se elas estivessem.
Sabes que há pessoal que ao colocar peles a afinação é quase até partir.

Quanto á nota de casco é o seguinte:.
Sabes que a DW, tem a nota dos cascos no interior dos mesmos?
Já viste?

Responde que depois falamos novamente.

Aliás, já tinhas comentado e talvez lido este meu tópico
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=20044


Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 12 de Agosto de 2010 às 18:24.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #67
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ora muito boa tarde a todos os ouvintes!!!!!!!!!!!!!!!

Ó LU.

Tu percebeste, mas pelos vistos, queres é ouvir-me falar.
Já percebi que tens saudades minhas.

Ora bem.
Não presumi nada que tinhas as peles esticadas.
Dei apenas o exemplo se elas estivessem.
Sabes que há pessoal que ao colocar peles a afinação é quase até partir.

Quanto á nota de casco é o seguinte:.
Sabes que a DW, tem a nota dos cascos no interior dos mesmos?
Já viste?

Responde que depois falamos novamente.

Aliás, já tinhas comentado e talvez lido este meu tópico
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=20044


Abraço
Não assumas que eu percebi; se perguntei é porque não percebi. Deve ser por isso que temos estes problemas de comunicação por escrito, assumir que o outro diz isto ou aquilo quando escreve outra coisa diferente.

OK, as peles não estavam demasiado esticadas, e o que eu estava a indicar era um procedimento possível para substituir apenas as peles de ataque e deixar as de ressonância, pelo que não me faz muito sentido a abordagem que tiveste.

Já tinha visto esse tópico, obviamente (mais uma vez a assumires coisas estranhas a meu respeito "já tinhas comentado e talvez lido"... ai, ai, assim é mesmo difícil comunicar); mas também lá não dizes qual é o termo em inglês para nota de casco, e como eu estou a pensar enviar o mail para a Yamaha, isso seria de grande ajuda. Fico a aguardar.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #68
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Acho que vocês já paravam era com a história do "disse o que eu não disse só por dizer que eu disse e não disse".


Acerca do termo, pode-se dizer "Note of the drum shell", ou "Drum shell note"
Deixo aqui um link acerca de como se afinar por notas, como se encontrar a melhor nota, e muito mais:
http://home.earthlink.net/~prof.sound/id9.html
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #69
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
Pipó, muito bom!!

Abraço
Obrigado amigo.

Grande abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #70
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

o termo em inglês para nota de casco, e como eu estou a pensar enviar o mail para a Yamaha, isso seria de grande ajuda. Fico a aguardar.[/quote]


Ó Lu
O Martinho respondeu.
Eu não não falei na "shell note" porque pensei que estavas a brincar a dizer que não sabias o termo.
Pensei que sabias também que a DW e algumas baterias da Sonor, mas principalmente a DW tinham gravado ou estampado no interior dos seus cascos a nota aconselhável para as diferentes peças do KIT.
Até aqui á uns tempos apareceu no forum um video com neil peart com um engenheiro da DW a falar sobre isso mesmo. Até acerca dos bombos pequenos.
Do you remember?

Sinceramente foi isso que entendi!
Mas lá estou eu a presumir!!
Sou um presumidor.

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Sex, 13 de Agosto de 2010 às 18:06.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 23:56. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it