Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 31 de Janeiro de 2007   #1
DWG
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 236
DWG será famoso em breveDWG será famoso em breve
Afinação:links úteis

Olá pessoal,

Penso que seria útil fazer uma listagem de todos os links que conhecemos onde esteja contida informação, dicas, etc sobre a afinação do instrumento que todos tocamos. Eis as minhas sugestões:

Drum Tuning Bible, este para ler (é muita informação, toda extremamente útil e enriquecedora, IMHO)
e
Video Drum Lessons.com, para quem não tem muita paciência para leituras e quer resultados imediatos (se bem que não há milagres) - como é óbvio prefiro o 1º link - mas este dá para safar e é em vídeo.

Gostaria que fosse neste formato, como colocado acima (link + pequeno resumo/apreciação). No entanto, se preferirem colocar noutro formato, não me oponho. Caso queiram partilhar os vossos métodos de afinação próprios, melhor ainda, sempre torna isto mais rico em informação.

cheers!
__________________
Flirt
DWG não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #2
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Olá DWG. Desde já te agradeço por teres partilhado os sites para afinar as nossas queridas.
Se quiseres saber como eu afino a minha bateria aqui vai. Eu uso peles de ataque Remo, transparentes, de óleo, só as de ressonância é que são simples e de origem da Sonor. Então é assim: eu começo com todas as peles do kit, completamente lassas. Depois em 1.º lugar na pele de ressonância, vou apertando, até sentir a tensão a aparecer debaixo do dedo que coloco na pele, junto ao parafuso que estou a apertar. Quando o parafuso começa a atingir resistência e as rugas da pele junto a ele desaparecem, páro. A seguir vou para o parafuso que fica em frente, cruzado com o primeiro que comecei e assim por diante. Continuando, bato com a baqueta, levemente a toda a volta para controlar as dinossonâncias dos harmónicos e vou ajustando, mais aqui ou ali, conforme é preciso. No fim, quando já esta afinada, dou um retoque a todos os parafusos, para assegurar que não perdem aperto com o tempo. É certo que a afinação não dura eternamente, por causa das diferenças de temperaturas, etc... Cada aperto deve ser feito suavemente, com a chave a rodar devagar. Eu até fecho os olhos e quando sinto que já estou no ponto que quero, então tenho a bateria afinada, pelo menos, à minha maneira. Mas todos gostam do som da minha bateria. Não uso abafadores. Só rings. E chega perfeitamente, porque assim tens um som mais controlado e não perde o brilho.
Mas um gajo está sempre a aprender e vou ver novos métodos nesses sites que mandaste. Obrigado e boas batucadas!
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #3
DWG
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 236
DWG será famoso em breveDWG será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Olá DWG. Desde já te agradeço por teres partilhado os sites para afinar as nossas queridas.
Se quiseres saber como eu afino a minha bateria aqui vai. Eu uso peles de ataque Remo, transparentes, de óleo, só as de ressonância é que são simples e de origem da Sonor. Então é assim: eu começo com todas as peles do kit, completamente lassas. Depois em 1.º lugar na pele de ressonância, vou apertando, até sentir a tensão a aparecer debaixo do dedo que coloco na pele, junto ao parafuso que estou a apertar. Quando o parafuso começa a atingir resistência e as rugas da pele junto a ele desaparecem, páro. A seguir vou para o parafuso que fica em frente, cruzado com o primeiro que comecei e assim por diante. Continuando, bato com a baqueta, levemente a toda a volta para controlar as dinossonâncias dos harmónicos e vou ajustando, mais aqui ou ali, conforme é preciso. No fim, quando já esta afinada, dou um retoque a todos os parafusos, para assegurar que não perdem aperto com o tempo. É certo que a afinação não dura eternamente, por causa das diferenças de temperaturas, etc... Cada aperto deve ser feito suavemente, com a chave a rodar devagar. Eu até fecho os olhos e quando sinto que já estou no ponto que quero, então tenho a bateria afinada, pelo menos, à minha maneira. Mas todos gostam do som da minha bateria. Não uso abafadores. Só rings. E chega perfeitamente, porque assim tens um som mais controlado e não perde o brilho.
Mas um gajo está sempre a aprender e vou ver novos métodos nesses sites que mandaste. Obrigado e boas batucadas!
Agradeço a contribuição!
__________________
Flirt
DWG não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Esplanada: Vídeos (in)úteis! Johnny25 Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 26 Dom, 11 de Dezembro de 2011 17:44
Sugestões para gravar bateria - Alguns videos no youtube com sugestões muito uteis DrummerTL Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 12 Qui, 15 de Outubro de 2009 18:14



São agora 06:46. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it