Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #1
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Ajuda com Vassouras - Quais?

Amigos,

nunca fui um baterista que desse uso a vassouras mas depois de ver uns videos fiquei cheio de vontade de praticar com as mesmas tb devido a alguns temas que ando a tocar. Só que a duvida reside na escolhas das vassouras. Ouço e leio coisas muito positivas sobre as Zildjian e as Regal Tip mas queria saber mais sobre isto.

Podem ajudar-me?

Gracias!

Abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #2
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Essa é também uma incógnita para mim. Não uso muito vassouras mas de vez em quando gosto de dar uns toques com elas. Tenho umas vater mas já estão a ficar velhinhas e também não sei por quais substituir.

Fico à espera duma ou outra dica de alguém mais experiente na matéria.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #3
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Essa é também uma incógnita para mim. Não uso muito vassouras mas de vez em quando gosto de dar uns toques com elas. Tenho umas vater mas já estão a ficar velhinhas e também não sei por quais substituir.

Fico à espera duma ou outra dica de alguém mais experiente na matéria.
Pimba já somos dois a precisar de ajuda então!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #4
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

O medelo que tenho é o wooden handle wire brush. Gosto da "pega" por ser madeira e tem um rebite na ponta que algum pessoal usa nos pratos, a maioria em contexto jazz penso eu.
Gostava de experimentar também daquelas retracteis e sentir a diferença de toque.

Pelo que sei depois há também vassouras em nilon mas nunca experimentei.

Já para não falar das diferenças entre as marcas.

Quem puder dar uma ajudinha,chegue-se à frente ehehe
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #5
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
O medelo que tenho é o wooden handle wire brush. Gosto da "pega" por ser madeira e tem um rebite na ponta que algum pessoal usa nos pratos, a maioria em contexto jazz penso eu.
Gostava de experimentar também daquelas retracteis e sentir a diferença de toque.

Pelo que sei depois há também vassouras em nilon mas nunca experimentei.

Já para não falar das diferenças entre as marcas.

Quem puder dar uma ajudinha,chegue-se à frente ehehe
Pois amigo, eu tava mais tentado a ir para o nylon tb..

Abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #6
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Nylon / wire são usadas para fins diferentes, para sonoridades diferentes.


Se queres fazer trabalho de vassouras baseado em apenas snare, com o típico "ssshhhh" ou fazer a marcação do swing definitivamente é melhor wire brush.

Brush de nylon pelo menos, sempre me ensinaram de maneira diferente (relativamente ao uso). Repara no André Silva e no Vicky, eles usam nylon brush quando procuram aquela sonoridade.

Wire brush por exemplo, não sacas som nenhum de toms. É mesmo à base de snare. Nylon consegues sacar já grande som de pratos e aquele som fechado de toms.

Acho mesmo que André Silva e Vicky são excelente exemplo das nylon!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #7
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Nylon / wire são usadas para fins diferentes, para sonoridades diferentes.


Se queres fazer trabalho de vassouras baseado em apenas snare, com o típico "ssshhhh" ou fazer a marcação do swing definitivamente é melhor wire brush.

Brush de nylon pelo menos, sempre me ensinaram de maneira diferente (relativamente ao uso). Repara no André Silva e no Vicky, eles usam nylon brush quando procuram aquela sonoridade.

Wire brush por exemplo, não sacas som nenhum de toms. É mesmo à base de snare. Nylon consegues sacar já grande som de pratos e aquele som fechado de toms.

Acho mesmo que André Silva e Vicky são excelente exemplo das nylon!
Exacto mano, não pretendo pelo menos para já aquele trabalho de wire brush que é muito usado no jazz. pretendia algo como o andré ou o vicky usam que me permitisse buscar aquela sonoridade. Mas claro a ajuda que preciso é na escolha das mesmas, marcas, modelos,etc.

Eu para outros efeitos uso umas vater monster brush e adoro ( http://www.vater.com/newproducts/product.cfm?M=283 ) que me ajudam na busca de uma sonoridade com volumes mais baixos mas tenho o backbeat possante como se de uma baquetas se tratasse mas agora queria umas tipicas vassouras que me permitissem o tal volume baixo mas com um controle maior das dinâmicas.

Abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #8
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Exacto mano, não pretendo pelo menos para já aquele trabalho de wire brush que é muito usado no jazz. pretendia algo como o andré ou o vicky usam que me permitisse buscar aquela sonoridade. Mas claro a ajuda que preciso é na escolha das mesmas, marcas, modelos,etc.

Eu para outros efeitos uso umas vater monster brush e adoro ( http://www.vater.com/newproducts/product.cfm?M=283 ) que me ajudam na busca de uma sonoridade com volumes mais baixos mas tenho o backbeat possante como se de uma baquetas se tratasse mas agora queria umas tipicas vassouras que me permitissem o tal volume baixo mas com um controle maior das dinâmicas.

Abraço.
Aconselhas essas?
É que ando para comprar umas nylon para começar a explorar precisamente esse trabalho.

Reparei que tanto o andré como o vicky usam a baqueta com as pontas todas separadas. Ao retirares o elástico elas separam-se? Ou é forçado?

Até calha bem este tópico que estava para mandar vir umas da thomann e andava hesitante
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #9
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Aconselhas essas?
É que ando para comprar umas nylon para começar a explorar precisamente esse trabalho.

Reparei que tanto o andré como o vicky usam a baqueta com as pontas todas separadas. Ao retirares o elástico elas separam-se? Ou é forçado?

Até calha bem este tópico que estava para mandar vir umas da thomann e andava hesitante
Eu precisava de ser aconselhado antes, daí abrir o tópico!

Mas lembrei me que tenho essas monstres brushes mas para manteres o volume baixo mas manténs o backbeat na tarola por exemplo, tens um som forte similar ao de uma baqueta.

Agora pretendia ter umas vassouras que me permitissem manter o volume baixo mas não tendo um backbeat tão forte como tenho com estas..

Sim ao retirares os o-rings eles separam-se, mas aquilo são bichos, parece que estás a agarrar em troncos de pinheiro..

Abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #10
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Exacto mano, não pretendo pelo menos para já aquele trabalho de wire brush que é muito usado no jazz. pretendia algo como o andré ou o vicky usam que me permitisse buscar aquela sonoridade. Mas claro a ajuda que preciso é na escolha das mesmas, marcas, modelos,etc.

Eu para outros efeitos uso umas vater monster brush e adoro ( http://www.vater.com/newproducts/product.cfm?M=283 ) que me ajudam na busca de uma sonoridade com volumes mais baixos mas tenho o backbeat possante como se de uma baquetas se tratasse mas agora queria umas tipicas vassouras que me permitissem o tal volume baixo mas com um controle maior das dinâmicas.

Abraço.
Boas

Se queres sentir varrimento na coated, compra vassouras não telescópicas porque as outras, tendem durante um tema a encolherem-se, a murcharem.

De preferencia de fio/arame fino, porque assim tornam o varrimento suave e com glamour.

Ou então compra telescópicas de ball, mas não de argola.

As de ball ( tipo stick bottom), servem para os overtones nos pratos, mas faz um ligeiro "empeno" depois de elas estarem abertas na boca do handle que é para elas não encolherem.

As de nylon conforme o KID fala e bem, não são muito boas para o traditional Jazz. O plastico ou lá o que é, torna-se muito agreste no varrimento. Como o KID fala tem outra sonoridade, bom para outro estilo.

Usei sempre de fio de aço. Nos pratos nota-se muito bem. Nos timbalões é preciso cascar um bocado, mas se as peles forem coated 1 ply, não ficas mal. Pinstripe ou assim.......é para esquecer.

Mas para varrimento.......não há como aço.
Em walking ou running o aço fica a ganhar

Tenho umas velhinhas LUDWIG. Nem sei se esse mod ainda se fabrica. Não sei o mod porque com o uso as letras foram-se.
Mas que foram as melhores que tive foram. Tenho Também vic, mas deixa-me ficar mal.
Em Nylon tenho Vic também, mas uso para tocar como se fosse com baquetas. Só que com outra sonoridade.

Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 29 de Abril de 2010 às 02:03.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #11
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Eu tenho os dois tipos para ir de encontro aos varios tipos de musica.

As de wire sao Regal-tip de cabo de borracha, não telescópicas. São as melhores. Tenho-as há anos e continuam em optimo estado. Para ser honesto estão assim porque eu tb não as uso exaustivamente.
As de nylon são da Pro-Mark, telescópicas. Para ritmos mais standard sao porreiras.

Falámos há uns tempos das escovas do Vicky e do André, lembras-te? Pois acho q sei quais são. São as Broomsticks da Pro-Mark
Dá uma vista de olhos http://www.promark.com/products/view/pmbrm/
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #12
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Boas,
Eu tenho vários tipos de vassoura, em metal, bamboo, giesta ou nylon. As vassouras de fibras naturais, como o bamboo ou a giesta, têm um som característico, a meu ver muito bonito, bastante soft mas permitindo boa articulação, mas têm o problema do desgaste: duram pouco, e não são baratas. Sugeria-as para cenas mais "percussivas" do que "baterísticas".
As vassouras de nylon têm um som muito suave, são duráveis, mas têm quanto a mim o problema da articulação: os modelos que tenho são talvez demasiado flexíveis e funcionam mesmo só para varrer, não para bater.
Os modelos de aço, podem ter baqueta de madeira do outro lado (que quanto a mim não funciona), ter uma pega normal com as cerdas fixas ou ser retracteis. Estas permitem regular a abertura e portanto a densidade do feixe de arames, tornando-a mais ou menos precisa.
Enfim, como em tudo, nada como experimentar várias coisas até chegarmos ao que se pretende.
Espero ter ajudado, e posso mandar-te algumas para experimentares. Abraço
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #13
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de Hugo Correia Ver Mensagem
Eu tenho os dois tipos para ir de encontro aos varios tipos de musica.

As de wire sao Regal-tip de cabo de borracha, não telescópicas. São as melhores. Tenho-as há anos e continuam em optimo estado. Para ser honesto estão assim porque eu tb não as uso exaustivamente.
As de nylon são da Pro-Mark, telescópicas. Para ritmos mais standard sao porreiras.

Falámos há uns tempos das escovas do Vicky e do André, lembras-te? Pois acho q sei quais são. São as Broomsticks da Pro-Mark
Dá uma vista de olhos http://www.promark.com/products/view/pmbrm/
Lembro-me sim mano.. desculpa pediste-me para saber mas depois não falei com o André.

Pipó adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 50 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Boas,
Eu tenho vários tipos de vassoura, em metal, bamboo, giesta ou nylon. As vassouras de fibras naturais, como o bamboo ou a giesta, têm um som característico, a meu ver muito bonito, bastante soft mas permitindo boa articulação, mas têm o problema do desgaste: duram pouco, e não são baratas. Sugeria-as para cenas mais "percussivas" do que "baterísticas".
As vassouras de nylon têm um som muito suave, são duráveis, mas têm quanto a mim o problema da articulação: os modelos que tenho são talvez demasiado flexíveis e funcionam mesmo só para varrer, não para bater.
Os modelos de aço, podem ter baqueta de madeira do outro lado (que quanto a mim não funciona), ter uma pega normal com as cerdas fixas ou ser retracteis. Estas permitem regular a abertura e portanto a densidade do feixe de arames, tornando-a mais ou menos precisa.
Enfim, como em tudo, nada como experimentar várias coisas até chegarmos ao que se pretende.
Espero ter ajudado, e posso mandar-te algumas para experimentares. Abraço
Olá Miguel,

obg pelos teus esclarecimentos, vou aguardar mais opiniões para ver para onde caio. Mas vou falar ctg para ver tb as propostas que apresentas da missom.

Abraço.

Última edição de Pipó : Qui, 29 de Abril de 2010 às 13:29. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #14
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
vassouras (...) telescópicas (...) tendem durante um tema a encolherem-se
Usa um elástico no limite com a pega, atado em várias voltas.

Última edição de warlike : Qui, 29 de Abril de 2010 às 16:54.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #15
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Pelo que percebi, o André Silva usa Rods de Nylon. naquele DVD. E aí aconselho as Vic Firth Rods 505.

Até podem ser escovas mas nunca vi umas de nylon tão compridas assim.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #16
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Podes ver no site da MISSOM. Creio que estão lá todos os modelos que temos menos os de giesta que comprei em Frankfurt.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Abril de 2010   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Pelo que percebi, o André Silva usa Rods de Nylon. naquele DVD. E aí aconselho as Vic Firth Rods 505.

Até podem ser escovas mas nunca vi umas de nylon tão compridas assim.
Ya parecem mais rods.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Abril de 2010   #18
thelung
 
Membro desde: 25-Abr-2010
Local: Salamanca
Mensagens: 65
thelung está no bom caminho
Re: Ajuda com Vassouras - Quais?

Recomendo bastante a Stewart Brushes, companhia inglesa que vende pela internet.

http://www.freewebs.com/stewartbrushesuk/



Eles produzem muita coisa e possuem preços que considero excelentes.
thelung não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
DÚVIDA: Quais as Revistas de Bateria que se vendem em Portugal? Quais os preços? andre_vg CDs, DVDs, Livros e Manuais 16 Qui, 20 de Dezembro de 2012 00:12
Como começaram? O que vos levou a tocar e quais os bateristas que vos influenciaram mais? Ricardo Fernandes Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 149 Qui, 6 de Setembro de 2012 14:27
Uso de Vassouras dmonteiro Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Sex, 12 de Outubro de 2007 12:59
quais pratos comprar? marcelo gonçalves pereira Aconselhamento para a compra de material 14 Ter, 7 de Novembro de 2006 21:51
Ajuda plz! halloween Aconselhamento para a compra de material 5 Qua, 21 de Junho de 2006 12:42



São agora 10:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it