Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 26 de Julho de 2009   #1
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Olá

Depois de ter passado pela minha primeira experiência em estúdio, apercebi-me que o meu tempo não é grande coisa. Sempre usei metrónomo ao praticar, mas será que sabia mesmo o que fazer com ele?

Encontrei um artigo interessante do Fran Merante relacionado com este assunto no site da Vic Firth. Este baterista tem excelentes videos no Youtube, para quem não conhece.

Artigo original:

http://www.vicfirth.com/education/ar..._counting.html

Tradução: (dei o meu melhor eheh :P)


Contar ALTO


Nunca nenhum dos meus alunos aceitou este conceito sem resistência. Alguns já estão comigo há anos e ainda têm problemas. Simplesmente não o querem fazer. Qual a razão? Depois de examinar, descobri o porquê. É mais fácil não contar alto. Quer dizer, já temos que tocar com independência, manter um groove, no tempo certo, com dinânmica e ainda querem que contemos? È difícil.

Então a razão para não contar, torna-se em todas as razões para o fazermos! Deixem-me explicar. Contar alto, enquanto praticamos, é difícil porque envole muita focagem e concentração. Estes são os dois elementos chave a desenvolver se queremos dominar o nosso instrumento. Não é fácil,mas vamos ser racionais. Qualquer conceito ou exercício que desenvolveu drásticamente a nossa forma de tocar, foi, provávelmente, difícil de aprender. No entanto, depois de tudo o que passamos,
esse conceito fez-nos melhores. Vamos contar então!

Enquanto bateristas, o papel mais importante que temos é manter bom tempo. Portanto, é imperativo que o nosso groove e fills assentem correctamente no tempo da música. Contar alto enquanto praticamos é uma das melhores ferramentas que temos para desenvolver capacidades nesta área.

Antes de explicar o porquê, preciso de abordar a minha definição de "bom tempo". Ter bom tempo é a capacidade de tocar um groove ou feel que faça com que todos os envolvidos de sintam bem, mantendo consistência do início ao fim. Não gosto de ver o bom tempo associado ao ter que tocar exactamente como um metrónomo. Embora recomende o seu uso aos meus alunos quando iniciam o seu desenvolvimento, a musicalidade e o feel poderão ficar para segundo plano se nos focarmos só nesse aspecto. Claro que é importante praticar com metrónomo, desde que se perceba que não é o único passo para desenvolver bom tempo. É uma excelente ferramenta para nos tornarmos conscientes à cerca do espaço existente entre cada nota em diversos tempos, servindo também como referência.No entanto, não consegue, só por si, criar "vida" no tempo de uma música. Esta é a principal razão pela qual as drum machines nunca ocuparam o lugar do baterista. Não respiram.

Existe uma outra ferramenta que nos pode ajudar a alcançar bom tempo e feel. A nossa voz! Vamos tocar e contar as sub-divisões em 16th note (semi-colcheias). 1 e and a 2 e and a ... Assim poderemos ouvir claramente se cada nota que tocamos está colocada, ou não, no mesmo tempo da nossa voz. O interessante é que somos nós,e só nós, que ditamos o tempo e não uma máquina. Mas então como sabemos em que tempo estamos? Não interessa. O mais importante é: tem groove? Tem swing? Como é que é sentido? O metrónomo será apenas usado como referência para o tempo desejado. Ouvimo-lo durante alguns compassos e de seguida desligamo-lo. É importante sermos nós a sentir a música e não um metrónomo a dizer-nos como o fazer. Se o consentirmos, acabaremos iguais a ele - sem vida.

Eu nunca fiz um reparo deste género a um baterista: "Wow! O groove deste gajo a 120 bpm é fantástico." Voçês já? Normalmente só falo de como ele sente e coloca o seu groove no tempo. Mas como sabemos se estamos a apressar ou atrasar? A questão é que, se tocamos sem metrónomo, o nosso tempo pode flutuar. Mas no entanto, se souber bem a toda a gente, penso que não será significativo. No entanto, não quero com isto dizer que uma variação de 10 ou mais bpm num exercício seja correcta. Se estivermos a contar alto certamente detectaremos essa variância na voz. Se ouvirmos uma música que começa a 120 bpm e flutuar para os 123 ou 124 bpm e notarmos essa diferença então é melhor não sermos bateristas! Um trabalho no circoseria o mais indicado!

Contar interiormente resulta? Não! Temos que ter uma referência audível quando estamos a tocar, para mais fácilmente sentirmos as variações no tempo e se as notas estão alinhadas com as nossas sílabas. A nossa referência de tempo tem que ser audível. Por exemplo, se usarmos um metrónomo para esse efeito temos necessáriamente que o ouvir não é?

Contar alto também melhora a nossa independência. Em vez de nós concentrarmos só nos quatro membros, também temos que pensar na voz. Para um entendimento mais claro deste conceito, contem quarter notes (seminimas) contra um ritmo latino ou funk e verão o que quero dizer. Pratiquem os exercícios utilizando diferentes sub-divisões - quarters (semínimas), 1, 2, 3, 4... Eighths (colcheias) 1+2+3+4+... sixteenths (semi-colcheias) 1 e and a 2 e and a 3 e and a 4 e and a etc. O nosso entendimento do pulso de uma música, que normalmente são as semínimas, chegará a outro nível! Aperceber-se-ão que não são as notas que conseguimos tocar que nos fazem óptimos bateristas, mas sim onde as colocamos e como se sentem no tempo da música.

Nunca é demais salientar como contar alto nos irá trazer um tempo interno sólido. Estabeleceremos o nosso próprio e consistênte groove que se notará em tudo o que tocarmos. Quanto mais cedo começarem, mais cedo terão o vosso "pocket".
Contém ALTO!!

Abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Julho de 2009   #2
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Ehehe, mas de princípio torna se mt difícl, principalmente quando inda n se domina mínímamente o instrumento!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Julho de 2009   #3
lcanudo
 
Membro desde: 28-Set-2008
Local: Évora
Mensagens: 32
lcanudo está no bom caminho
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Muito bom este artigo.
lcanudo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Julho de 2009   #4
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Citação:
Mensagem Original de danielpereira Ver Mensagem
Ehehe, mas de princípio torna se mt difícl, principalmente quando inda n se domina mínímamente o instrumento!
Pergunta! Quando e que sei que domino minimamente o instrumento?
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 27 de Julho de 2009   #5
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Contar alto é dificil no início, mas é um óptimo exercício, principalmente para termos uma melhor noção do "1"... Quantos bateristas ao fazerem um Break, entram fora de tempo, atrasados, etc. É essencial o baterista ter a correcta noção de onde fica o início do compaço!

Quanto a melhorar o metronomo, acho que antes de entrarmos em estudio, devemos támbem ensaiar com a banda, utilizando o metronomo, pois no estúdio, com todo o stress é muito mais fácil haver enganos e desvios do metrónomo.

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Setembro de 2010   #6
Elio
 
Membro desde: 6-Ago-2008
Local: Guimaraes/Braga
Mensagens: 17
Elio é uma quantidade desconhecida por enquanto
Exclamação Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Este artigo devia ser obrigatório para todos os iniciantes!
Boa Tradução
Elio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Setembro de 2010   #7
Tiago Silva
 
Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Mensagens: 1.915
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Excelente topico.

Obrigado pela partilha.

Abraço
__________________

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Setembro de 2010   #8
boemius
 
Membro desde: 9-Jan-2008
Local: S. Pedro do Sul
Mensagens: 5
boemius está no bom caminho
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Sobre este tópico alguém sabe como é suposto contar em voz alta em português?

1 e & a 2 e & a 3 e & a 4 e & a

Seria algo do tipo tagataga...
boemius não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Setembro de 2010   #9
Pedro Salvado
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
Mensagens: 198
Pedro Salvado será famoso em breve
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Citação:
Mensagem Original de boemius Ver Mensagem
Sobre este tópico alguém sabe como é suposto contar em voz alta em português?

1 e & a 2 e & a 3 e & a 4 e & a

Seria algo do tipo tagataga...
Hmm.. "um e and a dois e and a...." parece-me mais português do que "ta gataga ta gataga...". =P 3/4 mais português pelo menos.

E "um e mais um dois e mais um três..."? Também servia, não fosse o "maizum".

Já ando a ouvir o Vicky dizer pra contar há bué... ainda não lhe dei ouvidos, mas concordo que fazendo isso, só se pode melhorar! Então quando se começa a entrar em tempos complexos.. upa upa.

E já agora, aproveito pra fazer publicidade ao DVD do Vicky que está brutal! Montes de conteúdos e exercícios em 2 horas de DVD por um preço ridículo!
Pedro Salvado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Setembro de 2010   #10
Elio
 
Membro desde: 6-Ago-2008
Local: Guimaraes/Braga
Mensagens: 17
Elio é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Citação:
Mensagem Original de boemius Ver Mensagem
Sobre este tópico alguém sabe como é suposto contar em voz alta em português?

1 e & a 2 e & a 3 e & a 4 e & a

Seria algo do tipo tagataga...
o meu prof ensinou-me uma maneira muito mais funcional:
"1 e mais a 2 e mais a 3 e mais a 4 e mais a"

trocar o "and" por "mais" dá mais resultado porque começa por uma consuante, logo ao passar de "e" para "mais" há uma espécie paragem (Ex. do somTA ta ta ta TA ta ta ta), enquanto no caso do "e" para "and" é um sóm continuo, ambos parecem um mais perlongado, o q pode não dar para encaixar tão bem a batida (Ex. do som: TA ta a ta TA taa a ta, não sei se me faço entender).
Portanto, o som que se aproxima mais ao metronomo é a maneira que o meu professor me ensinou.

Experimentem e vejam como dá resultado. Comigo resulta
Elio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Setembro de 2010   #11
boemius
 
Membro desde: 9-Jan-2008
Local: S. Pedro do Sul
Mensagens: 5
boemius está no bom caminho
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Thks!
Vou tentar!
boemius não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Setembro de 2010   #12
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

Citação:
Mensagem Original de Elio Ver Mensagem
o meu prof ensinou-me uma maneira muito mais funcional:
"1 e mais a 2 e mais a 3 e mais a 4 e mais a"

trocar o "and" por "mais" dá mais resultado porque começa por uma consuante, logo ao passar de "e" para "mais" há uma espécie paragem (Ex. do somTA ta ta ta TA ta ta ta), enquanto no caso do "e" para "and" é um sóm continuo, ambos parecem um mais perlongado, o q pode não dar para encaixar tão bem a batida (Ex. do som: TA ta a ta TA taa a ta, não sei se me faço entender).
Portanto, o som que se aproxima mais ao metronomo é a maneira que o meu professor me ensinou.

Experimentem e vejam como dá resultado. Comigo resulta
Bem pensado, acho que vou experimentar.

Para as semi-colcheias uso a voz em inglês por não ter conhecimento de nenhuma forma prática em português lol. Só uso a nossa língua quando se trata de colcheias ou semínimas.

Já agora fica aqui uma boa maneira, na minha opinião, de contar compassos compostos com denominador 8 e com numerador ímpar - 5/8, 7/8, 9/8, etc


Em inglês :P

Contando 2 compassos 7/8 à colcheia:

1 and 2 and 3 and a 1 and 2 and 3 and a ...

Á semínima:

1 2 3 and a 1 2 3 and a ...


Basta acrescentar o "a" ou o "and a" a seguir a uma semínima.

Em 5/8 à colcheia seria - 1 and 2 and a
Em 9/8 á colcheia seria - 1 and 2 and 3 and 4 and a

Um abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Outubro de 2010   #13
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Fran Merante - contar alto ajuda a melhorar o nosso tempo (artigo)

mt bom artigo, eu NUNCA contei alto e vou começar a faze-lo para ver se noto diferenças

rep!
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 20:20. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it