Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #1
Nao Digo
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Beja
Mensagens: 19
Nao Digo está no bom caminho
Desenrasco-me a afinar a tarola e o bombo, mas como afinar correctamente os timbalões?

Sou iniciante neste mundo da bateria. Já vou dando umas sovas nas peles e umas "bombadas" no bombo, mas há um problema que ainda não ultrupassei. A afinação. A tarola e o bombo já estão mais ou menos, mas os timbalões fazem um barulho que roça o irritante. Pedia então que me digam, de uma forma resumida e simples (nada de termos tecnicos por favor :D ) como afinar os timbalões. Desde já o meu muito obrigado.
Nao Digo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #2
Klomax
 
Membro desde: 29-Ago-2006
Local: Porto
Mensagens: 193
Klomax está no bom caminho
Bem Vindo Não Digo

Para quem não diz o nick nem diz o nome, considera-te cheio de sorte que a malta aqui dá sempre uma ajudinha...

Podes começar por consultar este site.
Depois vais aqui
Se precisares que te façam um desenho avisa... que a gajada arranja-te uns videos... ora afinar timbalões...
1º Video
2º Video
3º Video

Vai Buscar! hehehe

Abraços
Carlos

Última edição de Klomax : Qua, 24 de Janeiro de 2007 às 00:53.
Klomax não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #3
Pedro Tairum
 
Membro desde: 15-Jan-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 30
Pedro Tairum está no bom caminho
Hey não digo whats up...
Depois desta ajuda muito boa do Klomax, se achares que o som ainda nao te tá a sair como queres, experimenta arranjar rings.
Eu pelo menos uso rings, e antes de os ter também pensava que faltava ali qualquer coisa.
Se não encontrares onde comprar, podes fazelos com peles velhas, ja vi e fica bem fix. Se precisares de ver umas imagens do que te tou a dizer diz que eu mando-te um abraço
Pedro Tairum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #4
lobsteady
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portela, LX
Mensagens: 30
lobsteady está no bom caminho
Klomax:


You the man!

Thanks
__________________
Like baby needs Mom
Like Suzy needs Dick
This baby needs
Some new kind a kick!
lobsteady não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #5
Nao Digo
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Beja
Mensagens: 19
Nao Digo está no bom caminho
Muito obrigado pelas ajudas. Usei algumas das dicas desse video, o som ficou melhorzito mas muito longe daquilo que quero. Meti as peles de baixo meia volta mais apertadas que as de cima, mas dá um som ainda muito mau, nao sei explicar mas e como se a pele tivesse muito solida... Mas prontos já me foi dito (tnkz Pedro Tairum ) que os rings resolvem este problema.

Cumprimentos.
Nao Digo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Janeiro de 2007   #6
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Como afinar os timbalões...

Então é assim, ó Não Digo,começas com a pele de ressonância, (a de baixo). Ambas as peles têm de estar completamente lassas, quando começares. Depois vais apertando com a chave, suavemente, um parafuso qualquer, até as rugas da pele desaparecerem, junto a esse parafuso sómente. A seguir vais para o parafuso oposto, em "cruzamento" e aplicas o mesmo método e assim por diante, até a pele ficar completamente sem rugas. Aqui experimentas e bates com a baqueta levemente a toda a volta da pele. Seguramente vai precisar de mais tensão, porque o que vais ouvir é harmónicos, (aquele som desagradável, tipo bidão... booiiing, If you know what I mean). Só tens que continuar a apertar os parafusos, (sempre em cruzado) até que os harmónicos desapareçam. Depois dás mais uma volta final, sempre pouco aperto de cada vez e o timbalão estará afinado, a menos que exista algum outro problema. Podes sempre usar rings para ajudar a eliminar os harmónicos, mas a pele tem de estar francamente tensa, não muito, depende do teu estilo de som. Boa sorte e boas batucadas!
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola? lfrp1 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Dom, 9 de Janeiro de 2011 22:26
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
Uso um pad PD-85 como tarola, mas danificou-se com rim shots. Onde posso comprar um novo? td6k Baterias Electrónicas 1 Qua, 14 de Novembro de 2007 23:39



São agora 04:24. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it