Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 16 de Fevereiro de 2012   #1
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Boas pessoal,

Penso que este assunto nunca foi abordado aqui no fórum - se estiver errado, por favor apaguem.

Gostaria de saber se alguém tem experiência de ter apreendido (ou ainda continuar a aprender) a tocar dois instrumentos ao mesmo tempo. Por exemplo : Bateria e Guitarra, ou bateria e teclas, ou até mesmo os três.
Há quem tenha experiência do assunto e que possa relatar quais as dificuldades por que passou, se é desaconselhável (ou não..), quais as vantagens/desvantagens, etc. ?

Isto independentemente da idade, e, claro, não vale pessoal que começou a tocar bateria aos 9 anos e depois decidiu seguir guitarra aos 18, pondo completamente de lado o primeiro instrumento. Não é disso que se trata aqui, até porque há muitos membros do fórum que tocam mais do que um instrumento musical, porque em diferentes momentos da vida de dedicaram a cada um dos instrumentos. Interessa-me saber das dificuldades (ou vantagens!) porque passaram os pessoas ao tentarem aprender mais do que um instrumento, ao mesmo tempo!

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Fevereiro de 2012   #2
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Eu cheguei a ter aulas de guitarra e de teclado ao mesmo tempo. o que aconteceu na altura foi que ao fim de algum tempo acabei por deixar o teclado de parte e tocar so guitar. desinteressei-me
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Fevereiro de 2012   #3
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Penso que como foi dito aqui a cima perde-se interesse por um dos instrumentos, ou seja é preciso muita dedicação mesmo aos instrumentos que estamos a aprender.

Eu preferi aprender bateria, e aprender guitarra e baixo auto-didactamente e assim sempre tenho umas (poucas) noções de mais que um instrumento.

Mas quem quiser aprender mais que um ao mesmo tempo epá dou-lhe o meu aplauso porque já um é preciso gostar muito daquilo e ter dedicação então mais que um ao mesmo tempo é difícil.
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Fevereiro de 2012   #4
koptwo
 
Membro desde: 13-Jan-2012
Local: guimaraes
Mensagens: 51
koptwo é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

nao sei se conta mas eu estou a aprender a tocar bat.. mas como o meu pai esta a aprender a tocar viola e tem aulas ao sabado c um amigo eu tb vou c ele e aprendo a dar uns toques de viola tb )
nao me afeta em nada a aprendizagem de bateria pq apenas levo a aprendizagem de viola mais na brincadeira mas acaba-se por se aprender algo
koptwo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Fevereiro de 2012   #5
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Olá Mario!

Eu (por razões logisticas) comecei a aprender guitarra já tarde, tive umas aulas, depois uma banda e tal. Nunca toquei nada de mais, mas dava para umas coisas, e principalmente para me divertir!
Depois comecei a aprender bateria, ainda mais tarde , nunca vou ser grande baterista, mas, sempre que me sento a tocar bateria, é como se estivesse no recreio! Ainda não sei bem quel vai ser o objectivo, mas é ir indo e vendo.

Desvantagem: Só vejo uma, o tempo não estica, e qualquer que seja o instrumento musical, para ser bem tocado, exige tempo de treino. Ao aprenderes a tocar dois ou mais instrumentos ao mesmo tempo, ou tens muito tempo livre, ou então aprendes um bocado mais lentamente do que queres :/

Vantagens: Para além da satisfação, acho que há varias. Há coisas que eu aprendi com a guitarra que se aplicam na bateria. Por exemplo, quando comecei a aprender bateria, umas das primeiras coisas que o "Sr Professor" me disse foi: "pá, tu tens muito bom tempo!". É normal, eu quase sempre que treinava as coisas na guitarra era com o metrónomo, é normal que me tenha habituado a ele e a manter o tempo. Aprendi a ler musica (que dá jeito) e algumas coisas e termos ligados à teoria musical, aprendi a respeitar os outros instrumentos em banda etc... Há coisas que são transversais a qualquer instrumento.

Na minha opinião não é desaconcelhável, acho que qualquer pessoa que a dada altura da vida sinta vontade de aprender outro instrumento, é porque este despertou interesse, e acho que deve tentar. Se depois se revelar que foi uma coisa "do momento" olha... pelo menos ficou a saber.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Fevereiro de 2012   #6
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

O meu prof de música toca umas 3 ou 4 tipos de guitarras, ums 5 ou 6 flautas, toca teclado, gaita-de-foles, percussões, cavaquinho, canta,... e muito mais cenas isto foi só o que me lembrei o homem toca tudo.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Fevereiro de 2012   #7
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

A meu ver... ou temos uma enorme força de vontade, tempo livre e dedicação/empenho mais que suficiente ou, então, perdemos o interesse por um dos dois, isto é, aquele com que depois acabamos por nos identificar menos.
Já para aprender um (neste caso, bateria) é o "deus me livre" então, para ter uma aprendizagem segura de dois, nem quero pensar.
É muito fácil dizer que tocamos dois instrumentos e que é fixe mas, na prática, espremendo o conhecimento, amealhamos pouco. Tudo se resume a demasiada informação em pouco tempo a entrar na cabeça.

Concordo com o último e penúltimo parágrafo do DumdumDa.
É sempre bom termos noções rítmicas/harmónicas correspondentes a cada instrumento. As perspectivas alteram-se. E se as tivermos alargadas a instrumentos diferentes, isso ajuda. Na teoria, na parte da composição que temos uma visão mais abrangente e periférica, etc.
Como tal, se por ventura, iniciarmos a aprendizagem de um outro complementar devido à curiosidade e ao interesse que nos desperta só temos a ganhar. Se não der mais depois não dá, paciência. Mas enquanto estamos, só temos proveito a retirar.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]

Última edição de Bernardo : Sex, 17 de Fevereiro de 2012 às 19:49.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Fevereiro de 2012   #8
Smeagol
 
Membro desde: 26-Mar-2011
Local: Setúbal
Mensagens: 57
Smeagol é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Boas,

Olha, os únicos instrumentos que tive formação foram bateria e voz, no entanto por mim aprendi guitarra, baixo, bandolim. O próximo é o acordeão...

Posso-te dizer que não foi fácil tendo em conta que poucos me pertenciam, eram sempre por empréstimo.. mas faz bem a qualquer baterista na minha opinião saber um pouco dos outros instrumentos mais melódicos, pois assim numa fase de criação com bandas etc, já conseguem apontar alguns pormenores ou simples acordes diferentes que se podem fazer, conciliando com aquilo em que somos melhores, o ritmo, e assim fazer coisinhas diferentes...

Espero ter ajudado!

Cumps
Smeagol
Smeagol não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Fevereiro de 2012   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

eu cheguei a ganhar uma bolsa de estudo para piano.... hehe ... pois...
no Pierre Mendes France, escola francesa...

no entanto , depois de ver a seca que isso era , desisti... recomeçar tudo de novo, corrigir vicios ect...

agora dou uns toques de vez em quando, mas tudo o que aprendi ... com o passar de anos desaprendi.....

tenho pena de ter deixado... poderia tocar bem mais e melhor piano que bateria...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Fevereiro de 2012   #10
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprender 2 instrumentos ao mesmo tempo

Citação:
Mensagem Original de Smeagol Ver Mensagem
Boas,

Olha, os únicos instrumentos que tive formação foram bateria e voz, no entanto por mim aprendi guitarra, baixo, bandolim. O próximo é o acordeão...

Posso-te dizer que não foi fácil tendo em conta que poucos me pertenciam, eram sempre por empréstimo.. mas faz bem a qualquer baterista na minha opinião saber um pouco dos outros instrumentos mais melódicos, pois assim numa fase de criação com bandas etc, já conseguem apontar alguns pormenores ou simples acordes diferentes que se podem fazer, conciliando com aquilo em que somos melhores, o ritmo, e assim fazer coisinhas diferentes...

Espero ter ajudado!

Cumps
Smeagol
Ora nem mais...
Quis referir isso, exatamente.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Instrução Virtual] Paulo Soares - Playing over a drumless track Paulo S. Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Ter, 27 de Março de 2012 21:15
Tocar choques e pedal duplo ao mesmo tempo mbrissos Hardware, Acessórios e Equipamentos 6 Seg, 9 de Maio de 2011 01:36
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como posso colocar música num vídeo? Como acertar no tempo ao tocar bateria por cima? Goma Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 15 Qua, 3 de Fevereiro de 2010 10:12



São agora 05:40. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it