Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Novembro de 2007   #1
DrumScores

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Estudo até à semi colcheia

Olá a todos!

Espero que estejam todos bem!

Hoje trago-vos algo de novo.

- - - Estudo até à semi colcheia - - -

Conteúdos:
Ficheiro RAR contendo:

- 1 ficheiro pdf contendo a folha de exercicios
- 3 ficheiros audio do exercicio a 3 velocidades (60, 90 e 120 bpm's)

Como estudar:
Antes de começar devemos observar com atençao o ficheiro pdf. Ai podemos ver varios compassos 4/4 todos eles diferentes entre si, embora sempre com elementos comuns.
Ao repararmos, quando temos um grupo de (4) semicolheias que prefazem um tempo teremos entao 4 batidas. Devemos sempre, nesta primeira fase executar a 1 e 3 batida com mao direita e consequentemente a batida 2 e 4 com a mão esquerda. Este é o primeiro tipo de exercicio. Nao aconselho a passarem para outros tipos de exercicio antes de este exercicio estar memorizado e mecanizado.

Quando nos sentirmos à vontade devemos executar o mesmo exercico com a variaçao de na 1 e 3 batida sao executadas com a mao esquerda ao passo que a 2 e 4 com a mao direita. Este exercicio permite-nos dar uma mobilidade de movimentos ao mesmo tempo que desenvolve a destresa mental e matematica numa abordagem, por vezes diferente, ao nosso instrumento, a bateria. Mais uma vez alerto que so devemos seguir para o proximo exercicio apos este exercicio estar bem memorizado e mecanizado.

O terceiro exercicio foca-se principalmente num tipo de batidas que muitas vezes ouvimos falar. Double Strokes. Aqui pede-se que as batidas 1 e 2 sejam executadas com a mao direita ao passo que as batidas 3 e 4 serao executadas com a mao esquerda. Mais uma vez, nao passem este exercicio antes do mesmo estar bem sabido .

Por ultimo, nesta primeira fase, aquilo que vos peço é que façam o mesmo do terceiro exercicio mas trocando a ordem das maos, ou seja, comecemos pela mao esquerda nas batidas 1 e 2 e a mao direita nas batidas 3 e 4.

Nota: Claro, que para os esquerdinos caso de mais jeito podem/devem começar com a mao esquerda, trocando a ordem dos exercicios como os tinha apresentado.

Nota 2: Sugiro que realizem estes exercicios com metronomo a várias velocidades. Fazendo à mesma velocidade os 4 exercicios todos. As velocidades que aconselho sao 60 e 90 bpms, caso estejam extremamente confortaveis com este exercicio tentem a 120 bpms :D

Nota 3: Como claramente ja se aperceberam os exercicios sao sempre iguais variando apenas a ordem das maos que usamos. Existem muito mais combinaçoes, deixo estas para voces desenvolverem e claro apresentarem aqui ao pessoal :D

Evolução:

O desenvolvimento deste exercicio não é muito complicado.
Para tal, basta escolherem um dos exercicios (1 a 4).
Em seguida ja que ha no maximo 4 grupos de semicolheias fazendo os 4 tempos de cada compasso, o que sugiro é que usem cada tempo numa peça diferente. Por exemplo quem tiver 3 timbaloes podera fazer o primeiro conjunto de batidas na tarola, o segundo conjunto no tom1, o terceiro conjunto no tom2 e o ultimo conjunto no tom3. Perfazendo assim os 4 tempos de um compasso. Experimentem tocar todo o exercicio variando pela bateria. Acreditem o resultado pode ser fantastico :D

Recta final:

Bom, e por fim algo mais aliciante...
Ha alguma coisa melhor que depois de umas horinhas de pratica diaria de rudimentos um gajo ir tocar um belo ritmo com um granda groove. Força!!! Escolham o ritmo que se sintam à vontade para explorar este exercicio fazendo 1 compasso do vosso ritmo com estes exercicios como break. Nao queria breaks de 33 compassos, mas intervalem ritmo break ritmo break etc... Vai dar algo novo :D!!!

Gravem, filmem postem aqui os vossos desenvolvimentos.

- - - Fim - - -

Este exercicio foi elaborado na sua totalidade por mim, apenas a folha da pauta é retirada de um livro intitulado Advanced Snare Techniques.

Foi com agrado que elaborei este primeiro exercicio para voces, na esperança que voces tambem o achem util para o vosso estudo. Penso no futuro contribuir com mais material desta natureza.

Estou aberto a sugestoes de exercicios bem como a tirar duvidas deste mesmo exercicio.

Para aqueles que tiverem dificuldades em executar este exercicio avisem-me que poderei disponibilizar algo mais elementar para vos ajudar na maximizaçao do vosso estudo.

Um abraço para todos voces

DrumScores
Ficheiros Anexados Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Novembro de 2007   #2
Madeira

Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto

Ena! Isto é mesmo muito fixe, pois estou a dar aulas a uns miudos filhos de uns amigos e andava com pouca disponibilidade para fazer algo como o que fizeste e colocaste aqui.
Da minha parte, o meu MUITO OBRIGADO!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Novembro de 2007   #3
Fabinni

Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
E por isso Ke eu gosto deste gajo ahaha, Ainda nao colokei a foto do jantar alias MEGA JANTAR LISBOA CITY CASCAIS VILA LOL MAS TERMINADO EM SINTRA !! LOL
Não lido Qui, 15 de Novembro de 2007   #4
DrumScores

Boas

Queria apenas acrescentar algo ao que disse.

Tenho diverso material e meios para produzir exercicios deste tipo. No entanto o tempo nem sempre chega para tudo. De modo que quem me quiser ajudar nesta tarefa de compilaçoes de temas que alguns de nos consideram importantes, nao me importo de criar uma equipa que com uma certa regularidade trará novas liçoes e exercícios.

Se alguem quiser colaborar com ideias e assim, contactem-me por email (drumscores@gmail.com). Ficarei atento à caixa do correio.

Um abraço
DrumScores
Não lido Qui, 15 de Novembro de 2007   #5
VmsR

Local: Sintra
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Muito bom! A única que poderia alterar/acrescentar eram dinâmicas.
Tenho algumas coisas aqui em casa que se calhar também poderia partilhar, não tenho é meios para gravar a execução. Vou juntar alguns e enviar-te Drumscores.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Novembro de 2007   #6
sadrums

Membro desde: 4-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
parabéns pela iniciativa...mt bom
Não lido Qui, 15 de Novembro de 2007   #7
DrumScores

Citação:
Mensagem Original de VmsR
Muito bom! A única que poderia alterar/acrescentar eram dinâmicas.
Tenho algumas coisas aqui em casa que se calhar também poderia partilhar, não tenho é meios para gravar a execução. Vou juntar alguns e enviar-te Drumscores.

Tambem pensei nisso, mas penso que as dinamicas como tem mais alguma coisa que lhe diga deverá ficar para outra liçao. Mas manda o que quiseres, eu "gravo".

DrumScores
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
Quero comprar uns Bongós (até 100 Eur) e uma Congas (até 300 Eur) - Que modelos e marcas? ferraz656 Aconselhamento para a compra de material 1 Qui, 19 de Abril de 2007 00:17
Debate: Até que ponto usam as vossas baquetas? (Até partir ou trocam antes do 'desastre'?) manicospic Hardware, Acessórios e Equipamentos 26 Ter, 24 de Outubro de 2006 17:48
É possível converter uma bateria de estudo numa bateria digital? Ricardo Gomes Baterias Electrónicas 16 Dom, 8 de Outubro de 2006 20:51

São agora 11:34. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2019, Fórum BateristasPT.com