Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Maio de 2008   #1
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Afinação: Com base numa questão de puro gosto ou também em notas de referência? Opinem!

Pego num dos temas mais debatidos, a afinação da Bateria, para pedir opinões sobre um pormenor muito específico.

A bateria deverá ser afinada tendo em conta as notas de referência? Deveremos também considerar a bateria um instrumento harmónico?

Se sim, isso implica que todas as peças que compõem a bateria deverão estar reguladas para corresponder cada uma a uma nota. Pelo que tenho lido normalmente opta-se por afinar a tarola em La (440 Hz) e partir daí afinar o resto e temos a bateria a "cantar" afinada.

Eu tento fazer fazer isso na acústica e acho muito difícil, primeiro dar uma nota específica uma peça e, segundo, que tenham todas o mesmo tom (pitch). Já na bateria digital podemos até alterar o tom de toda a bateria, de uma só vez, para que "encaixe" melhor no som da banda ou de uma música em específico mas raramente não tomo atenção a isso.

Será um exagero ir ao ponto de ser tão picuínhas? Ou é assim que se trabalha no mundo profissional?

É que caso não haja uma referência passa a ser tudo ao gosto do freguês e no mundo da música há regras........

Saudações
canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Maio de 2008   #2
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Afinação. Uma questão de puro gosto ou também de notas de refrência? Opinem

Para mim nada é exagero desde que produza um som melhor.

Eu no meu caso o que faço é afinar cada uma das peças ao pitch que eu gosto mais, depois uso um teclado para saber em que nota se encontra, faço o fine tuning para ir de acordo com a nota e fixo.

Assim sempre q precisar de afinar akele tom já sei que é a nota que procuro, não preciso de perder tempo a experimentar novamente.

Durante um tempo afinei as peças todas de acordo com uma escala, mas apercebi-me q no fim não funciona bem, depende mto de bateria para bateria, o caso cabal disso é a tarola que tipicamente tem mtas zonas que resultam bem.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Maio de 2008   #3
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Afinação. Uma questão de puro gosto ou também de notas de refrência? Opinem

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Para mim nada é exagero desde que produza um som melhor.

Eu no meu caso o que faço é afinar cada uma das peças ao pitch que eu gosto mais, depois uso um teclado para saber em que nota se encontra, faço o fine tuning para ir de acordo com a nota e fixo.

Assim sempre q precisar de afinar akele tom já sei que é a nota que procuro, não preciso de perder tempo a experimentar novamente.

Durante um tempo afinei as peças todas de acordo com uma escala, mas apercebi-me q no fim não funciona bem, depende mto de bateria para bateria, o caso cabal disso é a tarola que tipicamente tem mtas zonas que resultam bem.
Boa dica sim senhor...
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 00:20. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it