Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #1
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Traditional Grip - Onde assentar correctamente a baqueta no dedo? Qual a forma correcta?

Olá rapaziada,

Ando a aprender traditional grip sozinho, até agora guiei-me pelo video do derrick pope, e mais um gajo do youtube. Este ultimo é que me confundiu, porque ele diz para unir o polegar á primeira "dobra" do indicador. A mim parece-me errado, porque vai criar uma abertura muito grande e a baqueta vai começar a cair. Perde-se o fulcrum point. (pelo menos eu perco). O derrick pope por sua vez diz que é indiferente, interessa é manter os dois dedos unidos.

hoje peguei no dvd do jojo mayer e ele diz que o polegar assenta na 2ª dobra do indicador, o que faz muito mais sentido para mim, e é assim que tenho praticado.

Para o pessoal que toca, importam-se de partilhar comigo este pequeno pormenor?

Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #2
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: dúvida em traditional grip

Eu, pelo menos, utilizo na segunda dobra do indicador
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #3
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: dúvida em traditional grip

Boas pá eu aprendi exactamente como aqui o Dave Weckl explica. Espero que te ajude.

__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #4
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: dúvida em traditional grip

Citação:
Mensagem Original de tareco Ver Mensagem
Eu, pelo menos, utilizo na segunda dobra do indicador
Boas
Sem querer ser dono da verdade parece que a posição é no 1º nó!! Pelo menos a baqueta terá maior mobilidade. Mais soltura. Eu uso como aprendi. Mas se houver outras posições....óptimo.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #5
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: dúvida em traditional grip

Agora o dave diz que é entre as duas junções. :D

Já vi que não há uma regra universal.

Pergunto também se vocês deixam algum espaço para a baqueta "navegar" ou se a trilham com o polegar e o indicador. Pelo que percebo, tem que se trilhar, mas ali o Dave fala em semi circulo, não percebo ao que ele se refere.

thanks
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #6
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: dúvida em traditional grip

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Agora o dave diz que é entre as duas junções. :D

Já vi que não há uma regra universal.

Pergunto também se vocês deixam algum espaço para a baqueta "navegar" ou se a trilham com o polegar e o indicador. Pelo que percebo, tem que se trilhar, mas ali o Dave fala em semi circulo, não percebo ao que ele se refere.

thanks
É a tal soltura de que falei
Aproveitar o ressalto do stroke ao máximo, e com o polegar atirar novamente o stroke e trabalho de antebraço e braço. mas há bateristas que criticam muito este método. E até fisioterapeutas. Vejam lá. O matched grip move 14 musculos e o traditonal 4 ou 5. Assim qualquer coisa no género. Há para tudo...
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 27 de Janeiro de 2010 às 20:01.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #7
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: dúvida em traditional grip

Acho que deves usar o grip que ficas mais confortavel com a baqueta.

Pessoalmente nunca andei a ver como os outros fazer, e de grip nem as sei diferenciar. Pego na baqueta como mais me satisfaz, e durante a solo/musica mudo algumas vez de tipo de grip.

Pelo que tibe a ver agora, o meu traditional grip meto a baqueta entre o segundo e terceiro dedo, e pouso ligeiramente o dedo pulgar +/- a meio do indicador.

Não sei se é a maneira mais correcta, mas é a que neste momento mais me satifaz.

Não tinha reparado na nova pergunta:

Pessoalmente eu deixo um pouco, a baqueta solta. Para aproveitar o ressalto.

Por vezes gosto, de prender a baqueta entre o pulgar e o indicador, porque acho que é um bom exercicio para o pulso.

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!

Última edição de HugoB : Qua, 27 de Janeiro de 2010 às 20:04.
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #8
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: dúvida em traditional grip

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Agora o dave diz que é entre as duas junções. :D

Já vi que não há uma regra universal.

Pergunto também se vocês deixam algum espaço para a baqueta "navegar" ou se a trilham com o polegar e o indicador. Pelo que percebo, tem que se trilhar, mas ali o Dave fala em semi circulo, não percebo ao que ele se refere.

thanks
Eu regra geral trilho a baquete com o indicador e polegar, mas é obvio que em alguns caso vais ter de dar alguma folga (pelo menos eu faço isso), pk depende muito da força com que queres bater no set, ou o tipo de ressalto que queres fazer, mas de uma maneira geral quando a baquete está a atingir o set tem de estar trilhada, é claro que não precisas trilhar com muita força, porque o objectivo é utilizar o polegar e o indicador como uma alavanca.
Pá básicamente precisas fazer suficiente pressão para que a baquete não te escorregue da mão, mas o suficiente para ressaltar livremente.
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #9
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: dúvida em traditional grip

Ya, neste momento ando a ter alguns problemas em manter a baqueta no "fulcrum point", onde convém estar sempre, mas penso que é uma questão de treino.

Obrigado pessoal pelas dicas.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #10
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: dúvida em traditional grip

Não sei se te ajuda, mas vê isto: http://www.freedrumlessons.com/drum-...drumsticks.php

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Janeiro de 2010   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: dúvida em traditional grip

Falta-te prática e saberes se deves dar mais peso à baqueta ou não de forma a achares o balanço que te dá mais jeito. Tanto faz na primeira dobra do indicador ou do dedo do meio, porque afinal o polegar é que vai trabalhar mais.

Não vais lá sem experimentares as vezes que forem precisas. Olha, agarra-te ao pau.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Janeiro de 2010   #12
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: dúvida em traditional grip

Epá não aconselho nada que aprendas a traditional sozinho. Esta grip é muito mais propicia a problemas musculares e assim. Ainda assim, se quiseres aprender sozinho acho que te devias basear no Jojo Mayer.

Agora só uma curiosidade. Queres aprender a tocar de traditional para ficar com umas bases por curiosadade, ou queres mesmo começar a tocar assim?
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #13
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: dúvida em traditional grip

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Epá não aconselho nada que aprendas a traditional sozinho. Esta grip é muito mais propicia a problemas musculares e assim. Ainda assim, se quiseres aprender sozinho acho que te devias basear no Jojo Mayer.

Agora só uma curiosidade. Queres aprender a tocar de traditional para ficar com umas bases por curiosadade, ou queres mesmo começar a tocar assim?
concordo com o JP, a traditional é uma tecninca bastante perigosa.

aconselho-te a aprender com alguem que saiba e nao apenas com os videos, que sao bastante bons obviamente, mas que podem nao te explicar tudo ou suscitar duvidas, que é o caso
. estuda tambem com calma, faz movimentos pouco bruscos pra ja porque é facil ficares com tendinite ou algo do genero.
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 03:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it