Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2007   #1
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Super Principante

Olá pessoal! Sou novo neste mundo de baterias e por isso mesmo vou começar a participar neste forum que espero que me ensine muita coisa.
Comprei há dois dias um kit pearl forum series que trazia 3 toms, um bombo, uns hit hats e um ride/crash. Sei que isto é um kit muito básico e que ao longo do tempo pretendo completar o meu conjunto.

O objectivo da bateria é tocar num grupo que formei com uns amigos. Algumas das músicas que tocamos são por exemplo sweet home alabama, jorge palma, sultans of swing, wish you were here, etc... Tão a ver o género, banda de brincadeira, musicas animadas e conhecidas pela maioria.

Já reparei que quando se fala de pratos a escolha depende muito do gosto de cada um, mas gostaria de saber que prato ou pratos eu deveria comprar para completar um pouco a minha bateria, basicamente aquele ou aqueles que são essenciais para este tipo de musica. Ainda não percebo quase nada do que significam fast splash, hit splash, etc... Sei que falta-me um splash que normalmente em todas as transoções é preciso. O ride/splash que tenho é de 18 e pesadão, não dá nada aquele som de continuidade, é muito metálico. Não faço ideia de tamanhos nem nada.

Se me pudessem ajudar agradecia...

Desculpem o amadorismo!

lol

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2007   #2
pIpO#06
 
Membro desde: 30-Jan-2007
Local: Torre da Marinha - Seixal
Mensagens: 470
pIpO#06 será famoso em breve
Deve ser ride/crash
Os splashs sao de 6" 8" 10" 12"
Os Crashs conhesso desde 14" ate 20"
O Ride normalmente é de 20" a 22"
Agora dentro disso, dependendo do teu gosto, assim compras os pratinhos...
__________________
pIpO Animal
pIpO#06 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2007   #3
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Boas!
First of all: Welcome!

Agora a tua questão... queres um conselho? Esse material para começar a dares uns toques chega e basta!!!
Começar por dominar o conjunto tarola, choques e bombo é essencial se quiseres acompanhar os teus amigos em termos!

Eu no teu lugar começava por aí e com o tempo vais ser tu a saber exactamente quais as necessidades inves de estares a apetrechar o kit sem teres qualquer tipo de referencial deste mundo.

cumpts
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2007   #4
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de xano
Boas!
First of all: Welcome!

Agora a tua questão... queres um conselho? Esse material para começar a dares uns toques chega e basta!!!
Começar por dominar o conjunto tarola, choques e bombo é essencial se quiseres acompanhar os teus amigos em termos!

Eu no teu lugar começava por aí e com o tempo vais ser tu a saber exactamente quais as necessidades inves de estares a apetrechar o kit sem teres qualquer tipo de referencial deste mundo.

cumpts
Muito Bem!!!

Bem vindo ao forum, azorane!

Tudo o que o Xano disse nao vale a pena estar para aqui a referir novamente.
Com o tempo vais entendendo o que melhor deves comprar. O Splash é um prato de efeitos, tem a sua tecnica (como qualquer outro tipo de prato de efeitos).

Eu comecei pelos crashes... Mas talvez esteja arrependido... Talvez um gajo deva começar pelo Ride... Mas mais uma vez depende daquilo que queres tocar e o que mais gostas de ouvir. A partir do ride consegues criar o timbre da tua bateria. Ou seja, o Ride permite que tu definas o teu som.


Um abraço
e vai perguntando :D


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2007   #5
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Boas, obrigado pelas vossas respostas.

Realmente enganei-me em relação ao ride, é na realidade um ride/crash de 18''. Quanto aos pratos, concerteza seguirei os vossos conselhos e tentarei evoluir o máximo com o que tenho. Simplesmente nestes dois dias de pesquisa e treino apercebi-me que me faltavam um prato de efeito mais fino e extenso, não tão duro como o ride/crash, mas como também tenho tocado baixinho cá em casa não dei o devido uso a ele, talvez precise de mais uma pancada.

Já agora podem explicar-me o que faz um prato ride/crash?

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2007   #6
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de azorane
Boas, obrigado pelas vossas respostas.

Realmente enganei-me em relação ao ride, é na realidade um ride/crash de 18''. Quanto aos pratos, concerteza seguirei os vossos conselhos e tentarei evoluir o máximo com o que tenho. Simplesmente nestes dois dias de pesquisa e treino apercebi-me que me faltavam um prato de efeito mais fino e extenso, não tão duro como o ride/crash, mas como também tenho tocado baixinho cá em casa não dei o devido uso a ele, talvez precise de mais uma pancada.

Já agora podem explicar-me o que faz um prato ride/crash?

Cumps
Como o nome indica é um prato que serve os dois propósitos. Conduzir e acentuar!
O único crash/ride que ouvi foi o UFIP do Lapo e fiquei muito impressionado com o sonoro!! Belo prato sim senhor!
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2007   #7
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
um crash/ride é um 2 em 1!

um crash é um prato de ataque, o qual utilizas para fazer acentuações como já o xano havia dito!
um ride é um prato para condução(como fazes no prato de choques), mas neste caso, conduzes principalmente com a cabeça da baqueta, independentemente de poderes utilizar tambem o corpo da baqueta para determindados efeitos.

O crash/ride é a junção destes 2 pratos!!
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2007   #8
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Ya... Apesar de não perceber isso percebi que o prato fazia uma boa condução como se diz na gira dos baterista (sendo eu agora um) com a ponta da baqueta e que quando usava o corpo batendo mais lateralmente fazia o tal "crash" continuo. A questão é mesmo o facto do prato ser um bocado "duro" e portanto não ter aquele "finura" que vejo nos crashs, mas é mesmo uma questão de hábito. Vou mesmo treinar com o que tenho e depois logo se vê.

Tenho mais duas perguntas, alguém faz ideia que quanto custará um set para abafar a bateria para poder tocar em casa, e onde comprar?

E quanto ao moongell, eu acho que vou precisar de usar, apesar de não perceber ainda muito disso, noto que a minha bateria quando uso os toms faz um pequeno chiado fino depois de uma batida. O que acham?

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #9
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Boas!

Podes usar tambem orings. O oring serve essencialmente para retirar harmonicos (indesejados) quando tocamos tornando o som nao tao prolongado.

Quanto a abafadores nao percebo nada... (nem de baterias... qualquer dia compro um brinquedo desses para lhe mandar umas porradas!). Mas acho que podes sempre fazer como ja vi colocar uns panos (tipo do po) em cima das peles e ja te abafa substancialmente o som. :D

É uma alternativa onde nao gastas muito dinheiro ou mesmo quase nenhum...

Duvida de Aspirante a Comprar uma Bateria (aka ACB) o que é isso do moongel?? Geleia Lunar??? Nao sei o que é isso...


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #10
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Panos e cobertores é o que não falta neste momento em cima da minha bateria!

Moongel é uma geleia tipo pega monstro que se coloca nos tambores e faz o mesmo efeito que fita cola, para retirar os tais sons indesejados, em inglês chamam-lhe "muffing". Só que tem uma grande vantagem em relação a fitas e outras coisas, é geleia, não suja, lava-se, descola-se, guarda-se, já ouvi dizer que é uma maravilha.

Se quiseres ver é isto

http://www.vianamusica.pt/?m=individual&id_prod=1825
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #11
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Pois pa... ainda nao tinha visto nada assim...
O que esta gente inventa... :D

Bem nao te posso ajudar relativamente a esse assunto...

Outra coisa que ainda nao te dissemos e que acho que talvez seja bom, é um complemento ao pensamento do Xano,

Tira a tua tarola, com o suporte e estuda so na tarola... é apenas uma parte da bateria e consegues estudar muita coisa... fazendo muito menos barulho. Depois quando tiveres com a bateria ao pe executa os exercicios que tocavas apenas na tarola com todas as partes da bateria.

DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #12
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de azorane
E quanto ao moongell, eu acho que vou precisar de usar, apesar de não perceber ainda muito disso, noto que a minha bateria quando uso os toms faz um pequeno chiado fino depois de uma batida. O que acham?
Oi! Realmente, sem ver nem ouvir, isto parece-me difícil de conseguir chegar lá, mas acho que o teu problema são harmónicos indesejáveis, o que é muito fácil de acontecer com tambores desafinados, peles com muito uso e madeiras de menor qualidade...

Sem dúvida alguma que, para o teu caso, os O-rings poderão ser uma solução que talvez solucione os sons indesejáveis, mas sem dúvida alguma que, peles em bom estado, afinação correcta e madeiras que boa qualidade são a melhor fórmula para ter um bom som na bateria!

P.S: - Pessoalmente sou da ideia de que bons tambores com boas afinações NÃO necessitam de ser abafados. (isto quando se tem sítio onde se possa tocar à vontade, sem vizinhos, etc.) Mas também já passei pelo teu stress de ter uma bateria fracota e com peles mais do que velhas com muitos harmónicos indesejáveis, pelo que os O-Rings foram a solução...

Para teres uma ideia do que são os O-Rings, vê esta imagem:
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #13
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
O mais importante em termos de teres um bom material é os choques e o ride, o resto pode vir com o tempo.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2007   #14
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Hmmm... na volta esse "chiado fino" resulta de teres as peles de ataque demasiado apertadas (e desafinadas)... será?

cheka isto: http://br.youtube.com/results?search_query=tuning+drums

é capaz de ajudar.
Aliás e reforçando a ideia do Madeira, antes de comprares o gel lunar (lol) ou os O-rings, dedica a tua atenção neste assunto da afinação! Mais uma vez com o tempo vais perceber quais os problemas e como os resolver!
Eu por exemplo fiz agora uns O-rings caseiros em cartolina, porque tive necessidade de reduzir o sustain dos meus toms de forma a que quando gravo o som fique mais definido.

Reforçando a ideia do Drumscores: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=3604
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Outubro de 2007   #15
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Boas, já andei às voltas na afinação, já estive a afinar +- os toms, mas ainda não sou nem de perto nem de longe um pro. De qualquer maneira secalhar é isso, não tenho bem a noção de quanto esticar a pele. Elas são novinhas em folha pois comprei a bateria a semana passada. Quanto à qualidade da bateria, eu sei que não é um topo de gama, mas também não é uma coisa rasca, é uma pearl forum series.

Por acaso hoje comprei um par de rings 14'', só havia estes e já os coloquei na tarola e num dos timbalões. O som ficou bem melhor.
Voltando ao assunto da afinação, é uma coisa que vou experimentando aos poucos.... Vou ver se amanhã dou mais uns toques nesse ponto.

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Outubro de 2007   #16
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
as peles que a forum traz sao uma *****. as protone da export sao melhores, btw eu uso evans g2 sobre ambassador rula
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Outubro de 2007   #17
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
As que a forum trás são protone.
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #18
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Pessoal, sem falar de modelo e marca que tamanho de crash devo comprar para uma utilização "universal" e considerando que será o meu primeiro e único por agora?

Cumps
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #19
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de azorane
Pessoal, sem falar de modelo e marca que tamanho de crash devo comprar para uma utilização "universal" e considerando que será o meu primeiro e único por agora?

Cumps
pah..mais uma pergunta difícil lol...mais uma vez o ideal é experimentares a variedade de tamanhos que há..

sinceramente não sei mas se os sets vem com HH,ride e crash, normalmente, de 16" por lguma razaão há-de ser..talvez por ser o que poderá trer uma utilização mais universal, ehehe...não sei?

por acaso tb gostava de saber pq é que normalmente vem sp um crash de 16"
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #20
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Seguindo a minha preferência pessoal, considero o tamanho de 16 polegadas (40 cm) como o tamanho mais 'universal'...

Entenda-se 'universal' como o termo que designa o tamanho de um crash que consiga entrar minimamente bem com mais ou menos a maioria de tamanhos de kits de bateria, bem como a maiora os rides e hi-hats.

Pessoalmente, não estou a ver os crash de 14 ou 15 polegadas ou os de 17 ou 18 polegadas a ficarem minimamente bem com a grande maioria de kits de bateria ou de rides + hi-hats, tal como se consegue com os de 16 polegadas

Mas isto é opinião pessoal!!! Não existe nenhuma regra definida!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #21
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Boas, bem vindo ao fascinante mundo das baterias!

Eu tenho tb um Pearl Forum, exactamente o mesmo kit, o "Ready, Set, Go!"

O ride/crash que tens dá um razoável crash, aguenta até partir...aconselho-te a ires primeiro comprar um bom ride.

Assim q puderes muda as peles, vais notar a diferença no som, se n puderes, um pouco de "muffling" ajuda.

Boas batidas!
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #22
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Ya ya, estou a pensar mudar as peles assim que possa... Também como acabei de comprar a bateria e o dinheirito foi-se praticamente todo nela nao queria tar a gastar agora mais.

O que eu acho do crash é que é duro como o caraças, tanto o som como a bater. Como eu toco música soft na minha banda precisarei de um crash assim pró soft que se dê uma batida nele e ele responda bem e mais aberto. Ainda não tive hipótese sequer de testar um crash ao vivo, estão sempre esgotados, pelo menos onde fui... lol. E ando praqui a falar em feelings!! Estou-me a transformar finalmente! ~


Abraços
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #23
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Então para musica mais soft, serve bem como ride, compra um crash assim mais p o thin.

As peles dão p aguentares, eu ainda tenho as de origem em 2 timbalos.
(Troco no Natal)
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum

Última edição de ThunderDrum : Qua, 24 de Outubro de 2007 às 15:47.
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #24
azorane
 
Membro desde: 8-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 26
azorane está no bom caminho
Comprei uns moongell para por nos timbalões, mas como não tenho a bateria cá em casa ainda não testei. De qualquer maneira quanto a isso também preciso de fazer uma revisão na afinação de todos os timbalões, mas também ainda não tenho grande sensibilidade para isso....

Vamos a ver...
azorane não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #25
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
pois se a música que tocas é soft e queres um crash que abra bem penso que o ideal seria um thin...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Super Bock Super Rock - votem nos "Peace of Mind" Thelmo Petherson Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 1 Sex, 19 de Março de 2010 22:45
Aquarian Super Kick II: onde comprar? brandone Aconselhamento para a compra de material 26 Seg, 3 de Março de 2008 22:41
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37
Festival Super Bock Super Rock 2006 - Quem foi ver a Shakira? (Eu fui ver Tool) _TASSE_ Concertos, Exposições e Eventos (geral) 10 Qua, 31 de Maio de 2006 20:04



São agora 19:17. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it