Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Sex, 15 de Fevereiro de 2013   #1
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Boas pessoal!

Desde já peço desculpa aos admins se isto estiver no sitio incorrecto.

Então é o seguinte:
Tenho andado a pensar e gostava de fazer uns covers de musicas como aqueles que todos vemos no youtube, só que não percebo nada de gravação e afins e gostava de saber do que preciso para ter algo com um minimo de qualidade.
Se me puderem dar umas dicas agradecia
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Fevereiro de 2013   #2
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

O que dá menos trabalho: Bateria electronica!

O que dá mais trabalho: Comprar micros, suportes, mesa de mistura e placa de som, ligar tudo e ver no que dá!
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Fevereiro de 2013   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Para captares uma bateria electrónica pouco precisas de saber de técnicas de captação.

Para captares uma bateria acústica precisas de ter já alguns bons conhecimento sobre técnicas de captação e isso não se aprende de um dia para o outro.
Antes de te meteres em aventuras, procura na net literatura sobre captação de baterias.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Fevereiro de 2013   #4
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Para captares uma bateria electrónica pouco precisas de saber de técnicas de captação.

Para captares uma bateria acústica precisas de ter já alguns bons conhecimento sobre técnicas de captação e isso não se aprende de um dia para o outro.
Antes de te meteres em aventuras, procura na net literatura sobre captação de baterias.

Sim , é para uma bateria acústica.
Vou tentar informar-me.
Mas o que queria saber ao certo miguel , é em quanto +/- esta aventura me podia ficar . Não pretendo algo top, mas tambem não quero cagada , algo mediado .
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Fevereiro de 2013   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Andam aí uns quantos tópicos a falar disso.

Básico:
- Interface audio com 8 entradas para gravares por pistas individualizadas
- microfones
- cabos
- tripés

com talvez 600 ou 700 euros fazes a festa (os micros serão daqueles packs baratos).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Fevereiro de 2013   #6
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Eish, se viesses perguntar qual o sentido da vida ainda te mandava ver o Meaning of Life dos Monty Python. Mas gravar baterias?

Eu ando nisso há quase 7 anos, já fiz som a pontapé, ajudei em gravações e masterização e não percebo a ponta d'um corno.

Micros suficientes podem chegar aos 1500€ numa bateria média para uma gravação mediana. Com uma gravação de baixa qualidade, 300€ em micros chegam. Depois mais a mesa e afins para ligares ao PC e o software de mastemrização (que custa quase tanto como o hardware).

Uma gravação profissional chega aos 3000 ou 4000€ na boa em material. Fora o software.


O que eu gravava era com baixa qualidade e nunca tive problemas. Desde que saibas tirar bom som da bateria, tenhas os micros bem postos e saibas editar o som, estás safo. O resto é para quem quer editar CDs. 500€ chegam para isto.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Fevereiro de 2013   #7
mocas
 
Membro desde: 19-Dez-2011
Local: alenquer
Mensagens: 156
mocas está no bom caminho
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

se for só para fazeres uns covers para o youtube compra um overhead e um para o bombo e liga no pc os dois a porta dos phones do pc e arranja um programa que grave o som
mocas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Fevereiro de 2013   #8
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

JÁ AGORA PESSOAL, se não for incomudo podem dizer-me o que tenho de ter em conta no interface e nos micros? e o porque?
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Fevereiro de 2013   #9
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Sobre o interface não te sei dizer muito. Só trabalhava com equipamento analógico.

Sobre os micros, certifica-te que estás a usar os corretos para captares o som das peças. I.e. não vás usar overheads para o bombo e 58s para os pratos...

De resto, Electrovoice, Shure, Audix, AKG, Audio Technica e Sennheiser, por esta ordem. São as melhores marcas com que já trabalhei.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Fevereiro de 2013   #10
tamborista
 
Membro desde: 30-Mar-2011
Local: Soure
Mensagens: 112
tamborista será famoso em breve
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Boas,

é verdade que a qualidade de micros e hardware é importante, mas...

não sei se se lembram de um user da comunidade que gravou um video com os micros da Singstar da Playstation...

Toda a gente (eu incluído) ficou abismada com o som!!

Abraço
__________________
Pedro
tamborista não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Fevereiro de 2013   #11
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

No que diz respeito a micros, tens os quase considerados "standard" na indústria da música:

Bombo - Shure Beta 52 / AKG D112 (à volta de 160€)
Tarola - Shure SM57 / Sennheiser e604 (à volta de 100 e poucos €)
Toms - Sennheiser e604 (100 e poucos €)

Quanto a overheads não estou tão dentro do assunto, mas tenho um Shure PG81 e safa-se bastante bem (130€ +/-)

Se não queres investir tanto podes optar pelos t.bone DC4000, por exemplo, que já experimentei (à excepção do micro para o bombo) e são muito bons para o preço. Se não tivesse tido a oportunidade de comprar uns e604 a bom preço tinha-me atirado para estes. Procura no YouTube e vais encontrar boas reviews dos mesmo.

Tens aqui o link: http://www.thomann.de/pt/the_tbone_d...ikrofonset.htm

Atenção que não incluem suportes nem cabos, o que encarece um pouco (fica por volta dos 300€, se for já material razoável).

Quanto à mesa, podes sempre optar por uma que grave por USB e apenas divida Left e Right e vais gravando na tentativa e erro, ou seja, mixas o som da bateria todo na mesa e no computador vais apenas ter o resultado final, não podendo alterar posteriormente. Assim gastas menos dinheiro e consegues o mesmo efeito que pretendes, à partida. Dependendo do kit que tenhas, se 8 vias chegarem por exemplo esta mesa já te serve: http://www.thomann.de/pt/behringer_xenyx_x2222_usb.htm

Resta o Software, que na Internet arranjas alguns gratuitos e bastante porreiros. Eu utilizo o Studio One Free e é intuitivo, fácil de utilizar a meu ver.


Espero ter ajudado.

Abraço,
João Ramos
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Fevereiro de 2013   #12
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Citação:
Mensagem Original de João Ramos Ver Mensagem
No que diz respeito a micros, tens os quase considerados "standard" na indústria da música:

Bombo - Shure Beta 52 / AKG D112 (à volta de 160€)
Tarola - Shure SM57 / Sennheiser e604 (à volta de 100 e poucos €)
Toms - Sennheiser e604 (100 e poucos €)

Quanto a overheads não estou tão dentro do assunto, mas tenho um Shure PG81 e safa-se bastante bem (130€ +/-)

Se não queres investir tanto podes optar pelos t.bone DC4000, por exemplo, que já experimentei (à excepção do micro para o bombo) e são muito bons para o preço. Se não tivesse tido a oportunidade de comprar uns e604 a bom preço tinha-me atirado para estes. Procura no YouTube e vais encontrar boas reviews dos mesmo.

Tens aqui o link: http://www.thomann.de/pt/the_tbone_d...ikrofonset.htm

Atenção que não incluem suportes nem cabos, o que encarece um pouco (fica por volta dos 300€, se for já material razoável).

Quanto à mesa, podes sempre optar por uma que grave por USB e apenas divida Left e Right e vais gravando na tentativa e erro, ou seja, mixas o som da bateria todo na mesa e no computador vais apenas ter o resultado final, não podendo alterar posteriormente. Assim gastas menos dinheiro e consegues o mesmo efeito que pretendes, à partida. Dependendo do kit que tenhas, se 8 vias chegarem por exemplo esta mesa já te serve: http://www.thomann.de/pt/behringer_xenyx_x2222_usb.htm

Resta o Software, que na Internet arranjas alguns gratuitos e bastante porreiros. Eu utilizo o Studio One Free e é intuitivo, fácil de utilizar a meu ver.


Espero ter ajudado.

Abraço,
João Ramos

Obrigado pelas dicas João , mas a minha pergunta é o que se deve ter em conta quando se compra micros , será a frequencia deles? ou sei lá . Qual a razão.

E qual a diferença entre a mesa e o interface? qual compensa arranjar?

Sei que são algumas perguntas, mas se me esclarecessem agradecia imenso mesmo
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Fevereiro de 2013   #13
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: O que preciso para gravar uma bateria? Perguntas de um maçarico que só quer saber mais

Quanto aos microfones, se ainda estás a começar julgo que não deves entrar por aí, procura apenas por microfones dedicados à peça que estás a escolher, ou seja, procura microfones específicos para bombo para utilizar no bombo, para timbalões/tarola para estas peças (normalmente podem-se usar em ambos) e overheads para micares os pratos (normalmente microfones de condensador).

Na mesa que te indiquei a mistura do som é feita no próprio aparelho, ou seja, como te expliquei, vais ter de "fazer o som" na mesa e o que o computador vai gravar é o bateria como um todo, separando apenas o lado direito do lado esquerdo. Para teres o som pretendido vais ter de gravar na tentativa e erro, ou seja, vais experimentar gravar uma vez, tentas perceber o que está mal/tem de ser mudado, mudas e gravas outra vez até conseguires o resultado que pretendes. Tem também a vantagem de poder ser utilizada ao vivo com mais facilidade e sem requerer grandes conhecimentos no assunto. Ligas os microfones à mesa, tratas o som na própria mesa e envias para as colunas ou para outra mesa que o faça.

Numa interface ligas os microfones na interface e a mistura vai ser feita no computador, que te separa as vias todas. A equalização, efeitos e volumes vão ser controlados no computador, o que te permite gravar sem grandes preocupações e depois ajustares o som enquanto ouves, sem teres de gravar mais do que uma vez. Tem a desvantagem que ao vivo não resultam tão bem. Davam para utilizar mas requeriam um computador ligado para processar o som, e um pouco mais trabalho.

Eu tenho utilizado a mesa para gravar, vou experimentando aos poucos, gravo por exemplo 30 segundos e ouço, depois vou alterando até chegar ao som que pretendo. Depois gravo e adiciono alguns efeitos no computador ao geral, como por exemplo compressor, equalização.. Mas isso é um pouco mais à frente e também ainda ando a aprender, mas se quiseres posso-te tentar ensinar algumas coisas que vou aprendendo com a experiência.

Tendo já uma mesa, no futuro a minha ideia seria comprar uma interface para poder gravar tudo separado, o que ia ajudar, e até para utilizar ao vivo pondo os efeitos no computador, como gates, compressores, equalizações, reverbs.. sem ter de andar com racks atrás e gastar dinheiro nesses aparelhos. Ainda ando a sondar interfaces que consigam fazer-me isso sem latência considerável (atraso desde que o som é captado até ser reproduzido) e sem muitos riscos para conseguir utilizar ao vivo, porque um pequeno erro podia deixar-me "a pé" num concerto. Acho que não ia ser muito agradável

Um abraço e sempre que precisares dispõe!
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29



São agora 16:46. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it