Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #106
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pois secalhar tens razao...vou ja a sala de ensaios experimentar umas peles que tenho pra la...Obrigado aprendesse muito contigo...
Abraço!
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #107
PauloP8
 
Membro desde: 12-Jan-2011
Local: Gandarela de Basto
Mensagens: 18
PauloP8 está no bom caminho
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Boas pessoal,

Andava a ler este tópico e a ver os conselhos que deram, relativamente a afinações, coisa sobre a qual tenho bastantes duvidas, não sei qual a maneira correcta de afinar uma bateria, e desconhecia a técnica de afinar por notas ( estou aqui para aprender ) ... Mas surgiu-me uma duvida e já pesquisei mas não me consegui esclarcer.. o que são os harmonicos?? vejo toda a gente a falar nisso, mas eu não consigo perceber o que são, ou quais os efeitos no som de uma tarola (por ex.), ou seja como posso identificar os harmonicos?

se estiver a fugir ao tema, peço desculpa, mas não encontrei imformação que me esclarece-se... sou leigo nestas coisas ...

desde já o meu obrigado...

cumpz
PauloP8 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Janeiro de 2011   #108
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Muito fixe, Pipó! Obrigado por todas as tuas dicas.
Sinceramente, em alguns aspectos, gostaria de mostrar outros pontos de vista, uma vez que utilizo a tarola com um som bem aberto e a forma de mexer nestas afinações altera-se um pouco. Eventualmente algum dia poderei tentar gravar isso, para assim termos mais pontos de vista diferentes.

Grande abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Janeiro de 2011   #109
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Shurtugal - Obrigado mano Fico mt feliz que tenha sido útil. Grande abraço.

Enes - Obrigado amigo. Não sei se afinaste a bateria no próprio sitio onde tocaste ou foi antes de ires para o sitio?.. Se foi no local torna-se normal pois decerto a acustica transformou-se por completo após estar cheio de gente e tb o calor excessivo pode ter-te feito duas coisas.. ou lassou as peles ou esticou-as.. mas eu vou mais para o terem esticado demais. ( O baterista Alexandre Zuk tem uma bateria acrilica que tem umas luzes por dentro e com o calor as peles esticam muito ) Então o som ficou mais agudo e meteu-te os harmónicos todos para fora.. mas isto é uma suposição minha..
Quanto à lona já tinha pensado nisso e vou fazer e aceitar sim a tua ideia Abraço!

Drummerkalu - Vou tentar ajudar-te mas sou sincero, não conheço mt bem o material acousticon, apesar de já ter ouvido essas baterias em Frankfurt.
Quanto aos videos ( youtube. Que o link do facebook não consegui aceder ) posso dizer-te que o primeiro video é um som equalizado é quase impossivel estar a fazer um som acustico igual. Quanto aos segundo video da tama...hmm.. a tarola tá a soar bem mal..mas se gostas eu respeito!
Queria também chamar-te à atenção que se tens ambassador clear de ressonância é errado porque é pele de timbalão... deves ter é uma hazy ambassador.. Já tive alguns clientes que se enganaram neste pormenor. Uma pele de ressonância de tarola é bem fina.
Como te disse por aqui é super dificil ajudar-te e pôr a tua tarola a soar igual a outra que gostaste é quase impossivel.. cada tarola é uma tarola.. Só comprando uma igual ao que gostámos.. Mas começa por tentar várias peles diferentes, muito importante a rede de tarola, a afinação, etc.
A bateria é quase matemática.. mas quando apanhamos a cena é tudo mais fácil, há que ir tentando durante horas e horas até conseguirmos achar o que queremos.
Se um dia vieres para cá trás a tarola para ver o que fazemos disso=).


Abraços e obg.
pois... eu tinha feito o som no fim de tarde.. por isso afinei antes do concerto, como sempre faço, alias! , ainda ontem... sabado fiz o mesmo.... de tarde ... sol com um pouco de frio... até tava-se bem.... mas la prá noite... 23.30... o meu caro acusava uns miseros 2 graus !!!! frio de rachar !!
nas peles nao surtiu muito efeito visto ja terem sido afinadas com frio....

até pedi ao gajo das luzes e robots para apontarem tudo para mim... nao porque queria ser a star.... mas sim pelo frio que fazia...lol...
só que ele disse ... vais ter pouca sorte , visto que estas luzes pouco aquecem ...
pouca sorte a minha....
diz-me la das tuas....
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Janeiro de 2011   #110
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Muito fixe, Pipó! Obrigado por todas as tuas dicas.
Sinceramente, em alguns aspectos, gostaria de mostrar outros pontos de vista, uma vez que utilizo a tarola com um som bem aberto e a forma de mexer nestas afinações altera-se um pouco. Eventualmente algum dia poderei tentar gravar isso, para assim termos mais pontos de vista diferentes.

Grande abraço!
Isso é que era amigo! Vê se fazes tb o video para debatermos aí as formas de afinação que cada um faz, era super interessante debatermos e trocarmos ideias sobre isso!

Aquele abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 25 de Janeiro de 2011   #111
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó, óptimo vídeo! Realmente muito útil para todos e bastante vantajoso ... Desconhecia a prática do cantar para a rede em sol sustenido .. Tenho de experimentar isso que fiquei curioso!
Já agora, eu tenho uma hazy tal como também tens e uma powerstroke3 numa tarola CBdrums ... Gosto de um som seco, isto é, com harmónico q.b também. Na tua opinião, consideras uma boa combinação para o efeito ?
Neste momento, a meu ver, tenho a tarola afinada como pretendo dentro do que esta pode dar (visto que é limitada) ...

Abraço e parabéns!!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Janeiro de 2011   #112
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Pipó, óptimo vídeo! Realmente muito útil para todos e bastante vantajoso ... Desconhecia a prática do cantar para a rede em sol sustenido .. Tenho de experimentar isso que fiquei curioso!
Já agora, eu tenho uma hazy tal como também tens e uma powerstroke3 numa tarola CBdrums ... Gosto de um som seco, isto é, com harmónico q.b também. Na tua opinião, consideras uma boa combinação para o efeito ?
Neste momento, a meu ver, tenho a tarola afinada como pretendo dentro do que esta pode dar (visto que é limitada) ...

Abraço e parabéns!!
Obrigado amigo!

Sim a combinação hazy + powerstroke3 dá um som bem controlado dado que a powerstroke3 tem um anel do lado interior da pele para controlar os harmónicos e seca bastante.

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Janeiro de 2011   #113
Luis Sousa
 
Membro desde: 15-Dez-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 1.440
Luis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Boas,

Pipó Parabéns excelente tópico, recheado de dicas e com um conteúdo, muito bom mesmo.

Abraço
Luis Sousa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Janeiro de 2011   #114
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Baketas Ver Mensagem
Boas,

Pipó Parabéns excelente tópico, recheado de dicas e com um conteúdo, muito bom mesmo.

Abraço
Obrigado meu amigo

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Fevereiro de 2011   #115
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Olá pessoal,

queria também dizer-vos que há um link excelente de dicas para afinação e para percebermos o funcionamento de todas as peças da bateria.

Drum Tuning Bible: http://home.earthlink.net/~prof.sound/index.html

Abraços!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Maio de 2011   #116
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Olá a todos.
Deixo aqui por escrito uma reclamação pelo facto de este tópico não estar fixo, provavelmente na secção de Workshop virtual.
Passando à frente, e dando feedback de um video teu de afinação de tarola:
Resultou muito bem na FreeFloater 14x6,5 a combinação de G# com um A# (não me recordo bem a nota de ataque). Tenho ambassador + ambassador.

Nos toms tenho as Emperor que vieram da tua loja, tenho conseguido bons resultados. Há muitas teorias que tenho lido, umas que afirmam que para o tom soar bem tem que haver afinação precisa da mesma nota entre a pele de ataque e de ressonância, outras que dizem precisamente o contrário. Foram peças que ainda não fui a fundo na afinação por falta de oportunidade, mas vem aí o verão e tenho agenda cheia, vai ter que ficar nos trincos. Na oak tenho ambassador de ressonância em todas as peças. Que dicas me dás para conseguir extrair para o som todas as propriedades do oak?

Grande abraço e muito obrigado!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Maio de 2011   #117
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Olá a todos.
Deixo aqui por escrito uma reclamação pelo facto de este tópico não estar fixo, provavelmente na secção de Workshop virtual.
Passando à frente, e dando feedback de um video teu de afinação de tarola:
Resultou muito bem na FreeFloater 14x6,5 a combinação de G# com um A# (não me recordo bem a nota de ataque). Tenho ambassador + ambassador.

Nos toms tenho as Emperor que vieram da tua loja, tenho conseguido bons resultados. Há muitas teorias que tenho lido, umas que afirmam que para o tom soar bem tem que haver afinação precisa da mesma nota entre a pele de ataque e de ressonância, outras que dizem precisamente o contrário. Foram peças que ainda não fui a fundo na afinação por falta de oportunidade, mas vem aí o verão e tenho agenda cheia, vai ter que ficar nos trincos. Na oak tenho ambassador de ressonância em todas as peças. Que dicas me dás para conseguir extrair para o som todas as propriedades do oak?

Grande abraço e muito obrigado!
Olá Kid,

ainda bem que estás a gostar da afinação da tarola.

Quanto aos timbalões as teorias de facto funcionam mas as baterias também têm o seu carácter e por vezes o que é a teoria standard pode não funcionar.
Eu do que conheço das Oak e até falei há uns dias com um cliente que comprou me uma DW e tem tb a Oak é que ele sentia que mudava constantemente de peles e a bateria soava-lhe sempre muito igual, ou seja, o carácter dela e o timbre não permitiam uma grande vastidão e versatilidade de afinações.
De qq das formas eu nessa bateria afinaria sempre com a pele de ressonância um pouco acima da de ataque para o tom cantar um pouco mais e não te secar tanto o som, porque quando as peles estão em consonância o som flutua mais dentro do casco, se tiver um pouco mais acima a de ressonância ela solta mais a nota.
Na minha bateria em maple uso a mesma nota nas duas peles, na de bubinga uso a de ressonância um pouco acima e na de birch também.
Mas tudo vai depender de experimentares. E sou te sincero, os ditos afinadores ou são amados ou são odiados e eu sou dos amantes porque permite-nos testar exaustivamente a afinação que procuramos e também porque nos ensina muito da maneira correcta de afinar. Para além disso o tempo que se poupa e o podermos fazer a nossa tabela de afinações é uma ferramente crucial para quem anda muito na estrada e não tem tempo para andar a afinar mas sim para ter a bateria sempre afinada e pronta para tocar.

Quando vieres aqui à loja trás uma das peças da tua bateria para testarmos várias afinações e peles e veres aquilo que procuras!

Tens aqui um video de uma bateria igualzinha à tua com emperor clear ataque, ambassador clear reso:


Abraço,

Pipó
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Maio de 2011   #118
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Olá Pipó, obrigado pelo reply!
Este fim de semana estou a ensaiar em Lisboa, vou ver que hipóteses tenho de ir ter contigo. Se conseguir ir mando-te uma mensagem, que estou com o horário contadinho.

Eu sou um daqueles resistentes ao afinador, mas confesso que já estive menos convencido de que isso é importante. Realmente, tendo uma tabela de valores com os quais tenho garantias que o kit vai soar... o difícil vai mesmo ser chegar a eles!
De qualquer forma ainda hoje vou experimentar umas soluções, depois posto feedback

grande abraço e obrigado

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Olá Kid,

ainda bem que estás a gostar da afinação da tarola.

Quanto aos timbalões as teorias de facto funcionam mas as baterias também têm o seu carácter e por vezes o que é a teoria standard pode não funcionar.
Eu do que conheço das Oak e até falei há uns dias com um cliente que comprou me uma DW e tem tb a Oak é que ele sentia que mudava constantemente de peles e a bateria soava-lhe sempre muito igual, ou seja, o carácter dela e o timbre não permitiam uma grande vastidão e versatilidade de afinações.
De qq das formas eu nessa bateria afinaria sempre com a pele de ressonância um pouco acima da de ataque para o tom cantar um pouco mais e não te secar tanto o som, porque quando as peles estão em consonância o som flutua mais dentro do casco, se tiver um pouco mais acima a de ressonância ela solta mais a nota.
Na minha bateria em maple uso a mesma nota nas duas peles, na de bubinga uso a de ressonância um pouco acima e na de birch também.
Mas tudo vai depender de experimentares. E sou te sincero, os ditos afinadores ou são amados ou são odiados e eu sou dos amantes porque permite-nos testar exaustivamente a afinação que procuramos e também porque nos ensina muito da maneira correcta de afinar. Para além disso o tempo que se poupa e o podermos fazer a nossa tabela de afinações é uma ferramente crucial para quem anda muito na estrada e não tem tempo para andar a afinar mas sim para ter a bateria sempre afinada e pronta para tocar.

Quando vieres aqui à loja trás uma das peças da tua bateria para testarmos várias afinações e peles e veres aquilo que procuras!

Tens aqui um video de uma bateria igualzinha à tua com emperor clear ataque, ambassador clear reso:

www.youtube.com/watch?v=ftIt8oqTInA

Abraço,

Pipó
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Maio de 2011   #119
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Olá Pipó, obrigado pelo reply!
Este fim de semana estou a ensaiar em Lisboa, vou ver que hipóteses tenho de ir ter contigo. Se conseguir ir mando-te uma mensagem, que estou com o horário contadinho.

Eu sou um daqueles resistentes ao afinador, mas confesso que já estive menos convencido de que isso é importante. Realmente, tendo uma tabela de valores com os quais tenho garantias que o kit vai soar... o difícil vai mesmo ser chegar a eles!
De qualquer forma ainda hoje vou experimentar umas soluções, depois posto feedback

grande abraço e obrigado
Aparece quando quiseres my friend.

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 17:50. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it