Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Dom, 27 de Agosto de 2006   #1
Gibraltar
Fundador (actualmente sem funções)
 
Membro desde: 2-Abr-2006
Local: Amadora
Mensagens: 101
Gibraltar será famoso em breve
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos)

Vou tentar fazer disto uma espécie de tutorial para quem gosta de descobrir/saber mais sobre o mundo do "desenrasca" na área digital já que tanto as pads como simplesmente os triggers têm um preço proibitivo.
Podem clicar nas imagens para as ver em tamanho real.





1º começo por mostrar-vos os piezos designados por "besouros piezo" que se podem encontrar nas lojas de electrónica!
Caso na loja não tenham sem oscilador (mais barato - cerca de €1) pode-se comprar com oscilador (mais caros - cerca de €2). A única diferença é para quem faz montagens electrónicas já que o oscilador tem por função fazer (quando ligado à corrente +/-12V) com que o piezo emita um som. No nosso caso basta um sem oscilador pois excluindo o piezo o resto é para deitar fora.





Como o conjunto está bem no interior de uma peça plástica temos que a ir partindo com muito cuidado com um alicate pelas bordas até ficar-mos com:





Ora como a parte branca é muito frágil vamos ter que revestir o piezo com cola formando uma camada desde o interior até aos bordos pois são eles que vão dar a "estabilidade necessária"! (este é também o segredo dos piezos das lojas que em vez de virem com uma camada de cola vêm com uma pasta tornando mais difícil que um "simples" baterista desvende que aquilo é um piezo).
Caso queiram trocar os fios por uns maiores ou mesmo por um cabo têm que fazer esta operação (com um ferro de soldar, estanho e muiiito cuidado na parte branca) antes de porem cola. A própria cola segura os cabos de maneira que mesmo que eles levem um esticão acidental não se soltem do piezo nem o firam:





Aspecto /diferença após o processo de reforço através da cola:





Aqui mostro-vos a minha 1ª invenção de um substituto de uma pad feita com discos de rebarbadora:






No entanto havia um big problema:





Por vezes por distracção ou "emoção" a tocar, lá "enfiava" a baqueta pelo buraco e batia no piezo tive então que pensar numa solução.
Essa solução passou por substituir o disco da frente por uma rodela de madeira:





Uma das "pad´s" no suporte! O suporte depois ia apertar na "ponta" de um tripé de pratos, agora tenho-o a servir de tripé para o meu SPD20 :-)





Como comprei há pouco tempo um SPD20 em 2ª mão e já que tem quatro entradas exteriores para pad´s houve mais um motivo para por mãos há obra.
Fui ver uns conjuntos para pedal de bombo electrónico e como rondam os €100 decidi comprar apenas um martelo de borracha (borracha +/- mole) por €4, um besouro piezo por €1 e usar um pedal de bombo usado mas daqueles que tem a parte anti-derrapante (1º fiz um suporte a todo o comprimento do pedal mas ficava inestético daí ter usado o do meu pedal duplo).
Em resumo - acrescentando a corrente eléctrica gasta e mais alguns acessórios, construí o meu pedal de bombo electrónico por +/- €7,50!
Tendo em conta que funciona como os que estão à venda nas loja - foi uma pechincha. Aqui fica:





Agora deixo-vos aqui mais algumas fotos onde se pode ver a minha bateria da qual os timbalos e o pedal de bombo estão ligados ao SPD20!





Ahhh! Por vezes também ligo o metrónomo ao SPD20 para ter um som constante e ao ritmo desejado como por exemplo o de um chocalho ou o de um bombo!




E a nossa sala de ensaios que mais parece uma arca frigorífica daquelas onde guardam as coisas, mas que pelo contrário é tudo menos fria!




No final só é necessário configurar a sensibilidade e restantes características dos triggers reguláveis no "processador" de som!

Um abraço


(Ed. discos de rebardadora, estou atónito, eu nunca me lembraria de uma coisa destas. Por falar em lembrar - tenho que comprar umas relâminas para fazer a rebarba).



Fotografias e texto por: Moura
__________________
- Mom, I want to be a drummer when I grow up!
- But honey, you can't do both...
Gibraltar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 29 de Agosto de 2006   #2
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Aqui esta a aparecer alguns topicos do forum anterior...
Exelente trabalho...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Setembro de 2006   #3
Infernalord
 
Membro desde: 27-Mai-2006
Local: Aeminium
Mensagens: 104
Infernalord está no bom caminho
Tu das-lhe na Bricolage!
Qualquer dia lanças uma marca de acessorios de baixo custo
Ideias malucas, mas se funciona, é o que interessa!
__________________

Infernalord não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Setembro de 2006   #4
Pentekus
 
Membro desde: 20-Mai-2006
Local: Bx Banheira
Mensagens: 1
Pentekus está no bom caminho
Gosto ya men excelente,já deste a tua dica continua gostei desta

Citação:
Mensagem Original de Gibraltar
Vou tentar fazer disto uma espécie de tutorial para quem gosta de descobrir/saber mais sobre o mundo do "desenrasca" na área digital já que tanto as pads como simplesmente os triggers têm um preço proibitivo.
Podem clicar nas imagens para as ver em tamanho real.





1º começo por mostrar-vos os piezos designados por "besouros piezo" que se podem encontrar nas lojas de electrónica!
Caso na loja não tenham sem oscilador (mais barato - cerca de €1) pode-se comprar com oscilador (mais caros - cerca de €2). A única diferença é para quem faz montagens electrónicas já que o oscilador tem por função fazer (quando ligado à corrente +/-12V) com que o piezo emita um som. No nosso caso basta um sem oscilador pois excluindo o piezo o resto é para deitar fora.





Como o conjunto está bem no interior de uma peça plástica temos que a ir partindo com muito cuidado com um alicate pelas bordas até ficar-mos com:





Ora como a parte branca é muito frágil vamos ter que revestir o piezo com cola formando uma camada desde o interior até aos bordos pois são eles que vão dar a "estabilidade necessária"! (este é também o segredo dos piezos das lojas que em vez de virem com uma camada de cola vêm com uma pasta tornando mais difícil que um "simples" baterista desvende que aquilo é um piezo).
Caso queiram trocar os fios por uns maiores ou mesmo por um cabo têm que fazer esta operação (com um ferro de soldar, estanho e muiiito cuidado na parte branca) antes de porem cola. A própria cola segura os cabos de maneira que mesmo que eles levem um esticão acidental não se soltem do piezo nem o firam:





Aspecto /diferença após o processo de reforço através da cola:









Aqui mostro-vos a minha 1ª invenção de um substituto de uma pad feita com discos de rebarbadora:







No entanto havia um big problema:






Por vezes por distracção ou "emoção" a tocar, lá "enfiava" a baqueta pelo buraco e batia no piezo tive então que pensar numa solução.
Essa solução passou por substituir o disco da frente por uma rodela de madeira:







Uma das "pad´s" no suporte! O suporte depois ia apertar na "ponta" de um tripé de pratos, agora tenho-o a servir de tripé para o meu SPD20 :-)





Como comprei há pouco tempo um SPD20 em 2ª mão e já que tem quatro entradas exteriores para pad´s houve mais um motivo para por mãos há obra.
Fui ver uns conjuntos para pedal de bombo electrónico e como rondam os €100 decidi comprar apenas um martelo de borracha (borracha +/- mole) por €4, um besouro piezo por €1 e usar um pedal de bombo usado mas daqueles que tem a parte anti-derrapante (1º fiz um suporte a todo o comprimento do pedal mas ficava inestético daí ter usado o do meu pedal duplo).
Em resumo - acrescentando a corrente eléctrica gasta e mais alguns acessórios, construí o meu pedal de bombo electrónico por +/- €7,50!
Tendo em conta que funciona como os que estão à venda nas loja - foi uma pechincha. Aqui fica:





Agora deixo-vos aqui mais algumas fotos onde se pode ver a minha bateria da qual os timbalos e o pedal de bombo estão ligados ao SPD20!





Ahhh! Por vezes também ligo o metrónomo ao SPD20 para ter um som constante e ao ritmo desejado como por exemplo o de um chocalho ou o de um bombo!







E a nossa sala de ensaios que mais parece uma arca frigorífica daquelas onde guardam as coisas, mas que pelo contrário é tudo menos fria!







No final só é necessário configurar a sensibilidade e restantes características dos triggers reguláveis no "processador" de som!

Um abraço


(Ed. discos de rebardadora, estou atónito, eu nunca me lembraria de uma coisa destas. Por falar em lembrar - tenho que comprar umas relâminas para fazer a rebarba).


Fotografias e texto por: Moura

Pentekus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Setembro de 2006   #5
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Não posso... Olha...

Olha...!!!
Eu conheço este gajo de algum lado
Obrigado por teres recuperado este tutorial! Pensei que já estivesse perdido nos confins da net
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Novembro de 2006   #6
FRANCISCO A B G CARVALHO
 
Membro desde: 21-Nov-2006
Local: FUNCHAL
Mensagens: 6
FRANCISCO A B G CARVALHO está no bom caminho
Bela ideia!!!
E a ligação ao "módulo" como é que fazes?
Tenho uma Yamaha DTXPress e vou seguir os teus conselhos pra ter mais uns pratos...
Inté...
__________________
WoodDrummer
FRANCISCO A B G CARVALHO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Junho de 2008   #7
carlosmiguel
 
Membro desde: 12-Fev-2008
Local: Santa Maria da Feira
Mensagens: 123
carlosmiguel tem uma aura espectacular à voltacarlosmiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Converter discos de rebarbadora em bateria digital

Não conheço bem as baterias eléctricas, mas se forem simples interruptores, opah isso dá-nos uma liberdade enorme para criar um bixo de música... só será mesmo preciso o módulo!
carlosmiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Junho de 2008   #8
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Converter discos de rebarbadora em bateria digital

Muito bom! ! !

Nao percebo nada mesmo de e-drums! Mas o topico ta excelente! qualquer dia faço uma!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Novembro de 2008   #9
zer0_c00l
 
Membro desde: 4-Nov-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 30
zer0_c00l está no bom caminho
Re: Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos)

Muito fixe isto! eu qualquer dia tenho de fazer uma!
zer0_c00l não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #10
aCIDwAR
 
Membro desde: 14-Jan-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 139
aCIDwAR será famoso em breve
Re: Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos)

Isto é tao simples!!! :o Comprei o besouro e fiz também... e andamos a pagar balurdios por isto :o
Deixo um primeiro filme só com o besouro ligado.
Comprei numa loja de electrónica perto do estádio do sporting.
Só está ligado por dois fios, um da parte interior e outro da parte exterior. Tem um terceiro fio que vem do meio mas de uma parte mais pequena mas nao tem nada ligado. Agora tenho de fazer um pad definitivo e xaran! Eu vou dar a mim próprio 200€ na troca de ter feito estes pad (vou fazer 2 o Roland RMP-5 dá para ligar 2)
Perguntas? Força!


Fica o video (sim má qualidade lol próxima compra é uma webcam)

aCIDwAR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
BateristasPT.com - A História Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 38 Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Catdrums Catdrums Apresentação de Novos Membros 49 Qui, 8 de Março de 2012 20:06
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 13:07. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it