Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 7 de Janeiro de 2008   #1
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Tendo eu recentemente evoluído de uma Roland Td6 para uma Td12, decidi deixar aqui o meu testemunho acerca das características desta máquina.

Vou começar pelo fim. A avaliação global desta bateria digital é francamente positiva e parece-me ser uma das soluções mais fiáveis no mercado, ainda que com um preço um pouco puxado. Mas para ir mesmo à bancarrota era investir numa Td20…..

Pontos Positivos

Construção geral – a rack é muito sólida e dá muita liberdade para adoptar as configurações que se quiserem até para pessoas altas como eu (1,90m). Os cabos já vêm montados na própria rack, mesmo os que não têm um pad de origem, i.e., se quisermos expandir kit (crash 2, aux 1 e aux2) as ligações estão feitas e distribuídas pela rack. Todo o material parece muito sólido e os clamps só se mexem se quisermos!

Pads – Todos em mesh muito sólidos e com dual trigger, isto para tarola e toms. Os pratos (ride e Crash) são de tripla zona, no entanto só o ride poderá ter essa função por questões de entradas no módulo. O bombo é muito sólido, não se mexe e até consegue ser discreto em termos de ruído mas… não estamos aqui para tapar o sol com a peneira, as digitais fazem ruído… e muito para quem vive num apartamento.

Pratos de Choque – Queria destacar este pad em particular (VH11) pela sensação de realismos que transmite… é de facto fabuloso.

Módulo – Muito simples de trabalhar mas pode ser difícil de dominar (explico mais à frente). Sons de 64 bits (espero não estar a dizer uma barbaridade) de muita qualidade. Os faders dão uma ajuda tremenda para fazer ajustes directos nos volumes e a entrada mix in (com controlo de volume próprio) é um mimo para playalongs ou tocar com qualquer música. O módulo tem uma série de trilhas pré-definidas que servem bem para aquecer mas tornam-se monótonas, principalmente sabendo que posso ligar um leitor de mp3 ao módulo tocar “por cima” dos temas preferidos.

Pontos Negativos

O pack normal não inclui tripé para prato de choques. Se não tiverem é bom que contemplem este facto no acto da compra.

O preço – este é um ponto óbvio, não só pelo preço da compra inicial mas também peças que possivelmente queiramos introduzir para expandir o kit. Ex: acrecentar um 4ª tom implica Pad (de preferência igual aos restantes), cabo e clamp é coisa para custar mais de 150€!

Módulo – É bom mas há uma coisa que nunca percebi. Porque é que os kits predefinidos são sempre uma porcaria? Passado o deslumbramento inicial com os sons (comparado com a Td6) senti logo a necessidade de criar os meus kits. E aqui é que chega a parte de dominar o módulo… é difícil conseguir obter sons mesmo de alta qualidade mas é possível. O COSM é um sistema de parametrização de sons que permite escolher o tipo de madeira, o tamanho das peças, etc. Mas ainda temos que jogar com equalizações, compressões e ambientes. Depois de muitas voltas desisti e decidi comprar um pack de Kits predefinidos no site da Vexpressions (o Masterpicks 1). Resultado: Uma melhoria de 200%. Isto sim deviam ser os kits de fábrica. Claro que foi mais dinheiro ao ar mas agora até nem está mau dado o valor do Euro face ao Dólar.

Como todos os pontos negativos apontados podem ser remediados, são só apontamentos… vá.

Último ponto negativo… não é uma TD20. Custa menos mas tem menos funções e menos hardware. Antes de comprar deve ser feita uma reflexão (como eu fiz) e definir para que é que se quer a bateria digital. Uma td20 só é imprescindível se quiserms trabalhar em estúdio (tem 12 direct outs a TD12 tem 2), no meu ponto de vista. Claro que há outras características que a tornam melhor mas o preço… não justificou para mim.

Espero não ter sido muito maçudo e se calhar pouco claro, mas se quiserem coloquem dúvidas ou questões que queiram saber acerca desta máquina (ok, bateria). Já agora quem tiver uma que se manifeste.


Abraço a todos
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Janeiro de 2008   #2
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Boa review!
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Janeiro de 2008   #3
zugas
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Coruche
Mensagens: 81
zugas está no bom caminho
Se houvesse quem oferece-se material novo para experimentar e depois fazer uma boa review, tu serias um sério candidato nessa experimentação...
Parabens! O pessoal (eu incluído) gosta deste tipo de informação útil.


Em relação ao produto, lá para o verão estava tentado a comprar uma digital porque praticar só ao fim de semana não chega; mas devo ficar por uma td3... Nessa altura vou andar pelas lojas a tentar experimentar e queria ver se um kitzinho desses (td12) me passava nas unhas só mm para experimentar!

Cumps
zugas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Janeiro de 2008   #4
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
A questão mesmo é que a diferença é tão grande para um TD-20 que salvo raras excepções, não compensa mesmo.

De qq forma concordo qdo dizes que de facto é a bateria com a solução mais fiável do mercado.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Julho de 2008   #5
peperapido22
 
Membro desde: 24-Dez-2007
Local: coimbra
Mensagens: 79
peperapido22 está no bom caminho
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

ola tambem tenho uma td-12 gstava de sbaer onde se pode adquirir os kits masterpick1 como adquiriste!!
peperapido22 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Julho de 2008   #6
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Citação:
Mensagem Original de peperapido22 Ver Mensagem
ola tambem tenho uma td-12 gstava de sbaer onde se pode adquirir os kits masterpick1 como adquiriste!!
Podes adquirir online em http://www.vexpressionsltd.com

Abraço

canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #7
mdrums
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Estoril
Mensagens: 166
mdrums tem uma aura espectacular à voltamdrums tem uma aura espectacular à volta
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Fantástica apreciação....completa e construtiva.

Estás de parabéns.

Gosto de ler apreciações onde o autor tem os pés bem assentes na terra.

Fantástico

Abraços

mdrums
mdrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Agosto de 2008   #8
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

De volta à "vaca-fria":

Após esta "review" fico aina mais inclinado para a TD-12, em vez da D-9KX conforme o "post" que fiz anterior:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...newpost&t=9186

Faz-me confusão como instalar estes "upgrades" e se eles substituem os existentes (de origem).

Será possível, através de uma ligação USB, fazer "upload" dos novos kits para o TD-12 e vice-versa? Tirar os existentes para uma pasta e guardar?
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Agosto de 2008   #9
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Citação:
Mensagem Original de pmrosendo Ver Mensagem
De volta à "vaca-fria":

Após esta "review" fico aina mais inclinado para a TD-12, em vez da D-9KX conforme o "post" que fiz anterior:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...newpost&t=9186

Faz-me confusão como instalar estes "upgrades" e se eles substituem os existentes (de origem).

Será possível, através de uma ligação USB, fazer "upload" dos novos kits para o TD-12 e vice-versa? Tirar os existentes para uma pasta e guardar?
Os "upgrades" como chamaste não substituem os existentes. Os kits de origem podem sempre ser resgatados fazendo um "factory reset".

Mas o mais interessante é que se consegue aceder sempre aos kits de origem através do modo demonstração (shift+demo no módulo) o que faz com que na realidade fiquemos com 100 kits disponíveis (50 de fábrica + 50 novos). Atenção que no modo demonstração não podemos fazer qualquer alteração aos kits, i.e., são mesmo as definições de fábrica e mais nada.

E sim, com o cabo certo, podes fazer backup dos teus kits para prevenir qualquer acidente. o cabo a usar na TD 12 será sempre um interface midi. eu uso este (é usb no pc e midi no módulo): http://www.m-audio.com/products/en_us/Uno-main.html.

Abraço
canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Agosto de 2008   #10
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Ok, percebi.

O cabo compra-se onde?

Estou muito inclinado para a TD-12, inclusive aqui um membro do fórum tem uma à venda e provavelmente faremos negócio.

Como sou iniciado nestas andanças e não posso mesmo ter uma acústica, quero algo que me permita evoluir e se não acontecer conforme esperado, posso sempre desfazer-me dela pois será sempre uma excelente bateria electrónica.

Claro que vão-se levantar aqui vozes a dizer "compra uma mais em conta para aprender" e se calhar até têem razão mas sempre fui assim, prefiro algo bom que seja superior às minhas capacidades durante muito tempo, de modo a "auto-flagelar-me" até conseguir o que quero.

A TD-12 e a TD-20 são as únicas que permitem "brush-sweep" e eu gosto muito de JAZZ, etc.
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Setembro de 2008   #11
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Uma vez que a bateria está praticamente comprada (faltam apenas "peanuts"), vou começar a modificar o anterior escritório para albergar a máquina nova e preciso de ajuda para a interligar com o PC.

Não que seja algo absolutamente necessário mas já que o sistema existe (PC e internet) preciso de saber que "interfaces" comprar para ligar a TD-12 ao PC, via midi ou outra coisa diferente.

Falámos no cabo USB mas tenho lido que se pode fazer algo mais.
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Outubro de 2008   #12
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Roland Td12 VStage (sem fotos)

Agora que já a tenho há alguns meses e finalmene consigo fazer um "playalong" julgo poder fazer a minha "review".

Vamos por partes:

Rack: Extremamente sólida e bastante configurável (já alterei a config do micro-estúdio onde a instalei umas 5 vezes), permite adicionar mais suportes, nivelar em alcance, altura, inclinação, abertura, etc.

Pads: Pequenos! Especialmente para quem tem acesso a uma acústica. O feeling é parecido e podem ser afinados (hardware e eletrónicamente) como se de uma acústica se tratasse.

Pratos: A minha apenas trazia dois CY-12 que se revelam insuficientes pela quantidade mas lá estou eu a comparar com a acústica do estúdio onde ensaio. A nível de feeling e expressividade são excelentes, apenas acho que necessitam de alguma força para o "choke", demais na minha opinião.

O VH-11 que trás é muito bom mas se fosse hoje não experimentaria um VH-12 que é muito mais real, sobretudo nos sons meio aberto meio fechado.

Módulo: Grande som, grande domínio nas configs dos diferentes aspectos.

Os sons são bons mas primeiro que se consiga construir um kit a gosto...

VExpressions, aqui vou eu.

Experiência e Apreciação:

Para um "rookie" a bateria TD-12 é demais, as capacidades são muito superiores às minhas mas no final o importante é que é muito aproximada à acústica, tanto em feeling como expressividade.

Foi uma excelente compra, estou contente.
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Bateria electrónica Fame DD505 (sem fotos) ShallNotFall Baterias Electrónicas 12 Qui, 10 de Novembro de 2011 20:37
PROPOSTA para Compra em Grupo - Bateria Electrónica Roland TD-9KX - Quem está interessado? aCIDwAR Encontros e Eventos da comunidade 117 Ter, 23 de Novembro de 2010 01:17
APRECIAÇÃO: 35 Anos da Musicstore - Novo catálogo com mais escolha ainda! (sem fotos) Stupify Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 16 Seg, 24 de Março de 2008 21:40
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) ZXT Baterias Electrónicas 3 Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28
APRECIAÇÃO: Pedal duplo DW 4000 (sem fotos) Amadis Lopes Hardware, Acessórios e Equipamentos 2 Seg, 13 de Agosto de 2007 18:16



São agora 01:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it