Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #1
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Boas pessoal!

Já andei a pesquisar no fórum, mas, ou não soube procurar ou não consegui mesmo encontrar resposta para as minhas dúvidas. Passo a explicar:

Costumo ensaiar/estudar na minha acústica em casa numa divisão com cerca de 20m2 que está mais ou menos isolada em termos acústicos. Costumo ensaiar, e quando digo ensaiar sou eu sózinho mais a minha bateria a tocar por cima de músicas, utilizando uns headphones (AKG 271) que ligo ao meu iphone. Gostaria, no entanto, de ter a possibilidade de ligar o meu iphone, ou qualquer outro leitor de mp3 as umas colunas com potência suficiente - mas de acordo com o espaço que utilizo, pois não vou fazer um concerto ao vivo - para ouvir a música suficientemente alto ( e com qualidade!) por forma a poder acompanhar as músicas e, se alguém estiver na divisão, também poder apreciar não só a música, mas também os meus muito parcos dotes de "baterista". Ou seja, não é para ensaiar com nenhuma banda!
Assim sendo, e sem precisar dum sistema que deite a casa abaixo, será que existe algum tipo de colunas ou até mesmo uma só coluna (não sei o que será mais adequado), onde possa ligar o meu iphone (ipod ou qualquer outro sistema de mp3) e que tenha potencia suficiente para não ser "ultrapassado" pelo som da bateria? Gostaria de algo que já tivesse amplificador incorporado por forma não só a gastar o menos possível, mas também para ocupar o menor espaço possível. Como não entendo nada do assunto, venho aqui pedir a vossa ajuda, e reparem que a minha ignorância é tanta, que nem sei se preciso de uma ou de duas colunas...


Já agora, e não sei se é relevante para o assunto, a minha acústica é uma Gretsch Catalina Jazz com bombo de 18". (ou seja, não sou "muito" barulhento!)

Obrigado a todos desde já!

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Podes comprar um monitor full range activo (daqueles que normalmente são usados em palco para a voz).

Uma coisa deste género:
http://www.thomann.de/pt/behringer_eurolive_b212d.htm
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #3
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Boas Mário,
Eu posso não ser a melhor pessoa para te ajudar neste assunto, mas vou te dar umas opiniões .

Desde já, 20m2, é um espaço pequeno e logo não precisas de colunas muito potentes. Penso que no total 100w, chega e sobra...
Em relação a colunas amplificadas, opá é melhor, acho que em termos de € compensa bastante.
Se fosse a ti, usava duas colunas, para teres som stereo, neste caso dois monitores para ficarem no chao, virados mais ou menos para a tua bateria do lado oposto da mesma.
Ficavas com um excelente som.

Para ligares o ipod ou ligas directamente com um cabo jack stereo ou compras uma mesa de mistura pequenina, para tb teres a vantagem de ligar o pc e regulares som mais facilmente.

Espero ter ajudado.
Cumps
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #4
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Podes comprar um monitor full range activo (daqueles que normalmente são usados em palco para a voz).

Uma coisa deste género:
http://www.thomann.de/pt/behringer_eurolive_b212d.htm
Antes de mais obrigado Miguel!
Estamos a falar da solução "uma só coluna" certo?

Tens a certeza que isto dá para ligar ao Ipod? É que tive a ver as fotos e não consegui perceber onde entra o jack do Ipod. Ou será necessário algum adaptador?

Desculpa, mas sou mesmo newbie nisto!

Mário

Mario Esteves adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 36 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de jonimat Ver Mensagem
Boas Mário,
Eu posso não ser a melhor pessoa para te ajudar neste assunto, mas vou te dar umas opiniões .

Desde já, 20m2, é um espaço pequeno e logo não precisas de colunas muito potentes. Penso que no total 100w, chega e sobra...
Em relação a colunas amplificadas, opá é melhor, acho que em termos de € compensa bastante.
Se fosse a ti, usava duas colunas, para teres som stereo, neste caso dois monitores para ficarem no chao, virados mais ou menos para a tua bateria do lado oposto da mesma.
Ficavas com um excelente som.

Para ligares o ipod ou ligas directamente com um cabo jack stereo ou compras uma mesa de mistura pequenina, para tb teres a vantagem de ligar o pc e regulares som mais facilmente.

Espero ter ajudado.
Cumps
Obrigado Jonimat!
Serás capaz de me dar exemplos dessas colunas, tal como o Miguel acima fez? Penso que estarás a referir-te a colunas de monição, certo? Para além dos watts - tu aconselhas 100w - não são também importantes os RMS (embora não saiba muito bem o que isto significa...)?
Queria dispensar a pequena mesa de mistura, isto porque apenas queria o sistema mais simples possível - ligar o IPOD e "tá a tocar" - apesar de ter computador na sala, seria mais um cabo no chão...


Mário

Última edição de Mario Esteves : Ter, 30 de Agosto de 2011 às 15:27. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

O iPOD usa que tipo de saída? Não é jack daqueles pequenos?
Então, só precisas de um adaptador do pequeno para estes grandes (isso até nos chinocas há).

Este meu exemplo é só ilustrativo. Há soluções mais baratas. Mas terias de comprar 2 para ter som stereo.

Outra solução, é usares uma aparelhagem hi-fi com potência a rondar os 100W e tá feito.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #6
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O iPOD usa que tipo de saída? Não é jack daqueles pequenos?
Então, só precisas de um adaptador do pequeno para estes grandes (isso até nos chinocas há).

Este meu exemplo é só ilustrativo. Há soluções mais baratas. Mas terias de comprar 2 para ter som stereo.

Outra solução, é usares uma aparelhagem hi-fi com potência a rondar os 100W e tá feito.

Sim o Ipod tem uma saida de 3.5 mm e comprar o adaptador é fácil, claro!

Existem pares de colunas pré-amplificadas para ter som stéreo e que não sejam muito grandes? Peço desculpa, mas sempre que penso em colunas para este fim só me vêm à cabeça os "monstros" dos PA's e não é isso que pretendo...Umas colunas pequenas desde que eficazes seriam o suficiente.

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #7
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Obrigado Jonimat!
Serás capaz de me dar exemplos dessas colunas, tal como o Miguel acima fez? Penso que estarás a referir-te a colunas de monição, certo? Para além dos watts - tu aconselhas 100w - não são também importantes os RMS (embora não saiba muito bem o que isto significa...)?
Queria dispensar a pequena mesa de mistura, isto porque apenas queria o sistema mais simples possível - ligar o IPOD e "tá a tocar" - apesar de ter computador na sala, seria mais um cabo no chão...

Mário
Claro, colunas de monição, monitores de chão, mas que também servem para colunas normais.
Vou te dizer umas muito boas e um preço acessível: http://www.thomann.de/de/behringer_f_1220a_eurolive.htm
Eu uso essas no meu estúdio e gosto.
Se queres o sistema mais simples é: um cabo jack stereo, ligas `sa duas colunas e depois convertes com um adaptador do outro lado, para o jack fino.
Já percebes-te?
Cumps
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

ou então, podes optar por colunas de estúdio, deste género:
http://www.thomann.de/pt/krk_rp6_rokit_g2.htm

Que na prática são colunas hi-fi mas com amplificador incorporado.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #9
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
ou então, podes optar por colunas de estúdio, deste género:
http://www.thomann.de/pt/krk_rp6_rokit_g2.htm

Que na prática são colunas hi-fi mas com amplificador incorporado.
Hum, acho mesmo que a minha sugestão é melhor.
Isso são mesmo colunas de estúdio, são mt pequenas e se forem maiores, dão mais ambiente, mais som global, tipo mais amplo, não se me consigo expressar.
Tb tenho colunas de estúdio, da samson, mas não compensa...
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Eu também preferia a tua opção, até pelo preço.
Estas colunas que apresentei são de 100W, e uma boas colunas de estúdio dão isso tudo e muito mais que dizes, custam é mais dinheiro.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #11
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Exactamente.
Mas se vires bem, se queres dar um som geral para aquela area, mais vales aqueles monitores que disse.
É diferente. Se queres alguma potência, 100w, a vir de umas colunas daquele tamanho, fica um bocado mal... Eu já testei e comprovo agora mesmo!
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Epá, lá está, depende de que colunas estamos a falar!
Vai lá ouvir umas Yamaha, ou umas JBL de 100W, bi-amplificadas e depois vês a diferença.
Se custam 200 euros? Claro que não

Como referi, eu também apostava na tua hipótese. É mais barata e para o que o rapaz quer acaba por ser o melhor. Ele na prática procura volume e não fidelidade (que os monitores de estúdio dão).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #13
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Epá, lá está, depende de que colunas estamos a falar!
Vai lá ouvir umas Yamaha, ou umas JBL de 100W, bi-amplificadas e depois vês a diferença.
Se custam 200 euros? Claro que não

Como referi, eu também apostava na tua hipótese. É mais barata e para o que o rapaz quer acaba por ser o melhor. Ele na prática procura volume e não fidelidade (que os monitores de estúdio dão).
Obrigadão aos dois!!! agora estou bem mais elucidado. lá vou ter que largar os cordões à bolsa...

Miguel, gostei dessa do "rapaz"!
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #14
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Epá, lá está, depende de que colunas estamos a falar!
Vai lá ouvir umas Yamaha, ou umas JBL de 100W, bi-amplificadas e depois vês a diferença.
Se custam 200 euros? Claro que não

Como referi, eu também apostava na tua hipótese. É mais barata e para o que o rapaz quer acaba por ser o melhor. Ele na prática procura volume e não fidelidade (que os monitores de estúdio dão).
Claro que sim, não há discussão possível Miguel.
Para o orçamento e uso que ele quer, não há dúvida nenhuma.

Já agora, Mário Esteves, o que decidis-te e o que vais comprar?

Cumps
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #15
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de jonimat Ver Mensagem
Claro que sim, não há discussão possível Miguel.
Para o orçamento e uso que ele quer, não há dúvida nenhuma.

Já agora, Mário Esteves, o que decidis-te e o que vais comprar?

Cumps
Bom, ainda não decidi...
Apesar do orçamento não ser ilimitado e
Ter como principio tentar sempre uma
Boa relação preço/qualidade, procuro a potência
Adequada à situação, qualidade e espaço,
Pelo que se conseguir arranjar algo
Pequeno, mesmo que tenha que gastar
Mais não há problema, mas não queria
Gastar mais q 700/800€ pelas duas colunas.
Ainda vou dar uma volta aqui pelas lojas do
Porto para comparar preços.
Agradeço as sugestões e se vierem mais
Melhor ainda.
Obrigado!
Mario
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Agosto de 2011   #16
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Bom, ainda não decidi...
Apesar do orçamento não ser ilimitado e
Ter como principio tentar sempre uma
Boa relação preço/qualidade, procuro a potência
Adequada à situação, qualidade e espaço,
Pelo que se conseguir arranjar algo
Pequeno, mesmo que tenha que gastar
Mais não há problema, mas não queria
Gastar mais q 700/800€ pelas duas colunas.
Ainda vou dar uma volta aqui pelas lojas do
Porto para comparar preços.
Agradeço as sugestões e se vierem mais
Melhor ainda.
Obrigado!
Mario
Oh, com esse preço fazes a festa na boa.
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #17
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Boas,

por pouco mais de 600€ consegues duas colunas destas amplificadas: http://www.thomann.de/pt/mackie_thump_th15a.htm

Eu tenho umas iguais, mas mais antigas (com uns 2 anos, ainda vinham como marca Tapco) e são espectaculares.. 300w RMS cada, uma qualidade muito boa, acho que era uma boa opção para ti

Espero ter ajudado

Abraço,
João Ramos
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #18
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Sistema de som caseiro - pedido de ajuda

Citação:
Mensagem Original de João Ramos Ver Mensagem
Boas,

por pouco mais de 600€ consegues duas colunas destas amplificadas: http://www.thomann.de/pt/mackie_thump_th15a.htm

Eu tenho umas iguais, mas mais antigas (com uns 2 anos, ainda vinham como marca Tapco) e são espectaculares.. 300w RMS cada, uma qualidade muito boa, acho que era uma boa opção para ti

Espero ter ajudado

Abraço,
João Ramos
Boas, com a banda também uso 2 dessas mas ultimamente só toco de phones.
Em termos de potencia penso serem suficientes para ensaios/pequenos gig's e para mim a grande vantagem é serem super leves em relação ás concorrentes.

Mas Mário, tens a certeza que preferes tocar com colunas do que com phones?
Eu sinto-me muito mais confortável a tocar de phones, além que permite ter volumes mais baixos. Tocares regularmente com o volume das colunas acima da acústica numa sala não tratada é capaz de não ser grande ideia. Mas caso seja mesmo o que pretendes as mackies thump são uma boa opção. Com Umas SRM 350 ainda ficas melhor servido mas são mais caras.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Os Mitos da Acústica - O som no estúdio, o isolamento, as paredes, as caixas de ovos, etc. andreb Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 39 Seg, 14 de Novembro de 2011 12:48
Sistema de som gilmbento Aconselhamento para a compra de material 7 Ter, 5 de Janeiro de 2010 23:30
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 05:34. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it