Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #1
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Pergunta Qual a Broca indicada para furar pratos, de forma a poder instalar rebites (rivets)?

Boas pessoal! Alguém me sabe dizer uma broca apropriada, ou então outra maneira de prefuração qualquer, que dê para furar um prato de modo a colocar rivets nele?

Abraço pessoal :D
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #2
paul luis
 
Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
Mensagens: 700
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto
Re: Broca para furar pratos!

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Boas pessoal! Alguém me sabe dizer uma broca apropriada, ou então outra maneira de prefuração qualquer, que dê para furar um prato de modo a colocar rivets nele?

Abraço pessoal :D

boas. eu o meu que furei furei com uma broca de metal e muita paciencia. abraço
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #3
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Broca para furar pratos!

olha na drogaria ou na lojas de ferragens costumam vender uma broca para furar lavatorios, aquilo é ideal para fazer buracos nos pratos.

esse post explica tudo :

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=12656

Última edição de Brasas : Qui, 3 de Dezembro de 2009 às 10:46.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #4
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Broca para furar pratos!

Obrigado pelas dicas pessoal :D

Afonzo adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 27 segundos depois:

Brasas .. eu quero furos... não buracos xD

Eu percebi o que quiseste dizer.. talvez me exprimisse mal..
mas são apenas buracos para por rivets!

Obrigado pelas dicas pessoal :D
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]

Última edição de Afonzo : Qui, 3 de Dezembro de 2009 às 10:59. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #5
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Broca para furar pratos!

Acho que qualquer broca de metal serve... Aconselho-te é a furar devagar e a usar bastante óleo de corte na ponta da broca, para evitar que o prato aquece no sítio do furo e possa destemperar.
À medida que fores furando, vai pondo óleo na broca frequentemente.

Tenta apoiar bem o prato na zona onde fores furar.

Bom bricolage!

Abs
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #6
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Broca para furar pratos!


Thanks Nelson.
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #7
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Broca para furar pratos!

Como já alguém disse... broca para metal e óleo sintético para lubrificação enquanto furas

Convém usares uma broca boa e não comprada nos chineses !. As brocas manhosas aquecem muito e rapidamente perdem a ponta de corte, o que faz com que tenhas de estar a furar durante muito mais tempo e a fazer muito mais força sobre o prato, o que obviamente não pode trazer bons resultados.

Tem isso em atenção quando as fores comprar e não queiras poupar dinheiro. Foge das brocas vendidas no AKI;já fiz asneirada da grossa num prato por causa destas

Boa sorte com isso
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #8
Black_Wolf
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 123
Black_Wolf será famoso em breve
Re: Broca para furar pratos!

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Acho que qualquer broca de metal serve... Aconselho-te é a furar devagar e a usar bastante óleo de corte na ponta da broca, para evitar que o prato aquece no sítio do furo e possa destemperar.
À medida que fores furando, vai pondo óleo na broca frequentemente.

Tenta apoiar bem o prato na zona onde fores furar.

Bom bricolage!

Abs
Independentemente de se estar a lubrificar, vai haver alterações de temperatura na zona circundante ao furo e a própria estrutura molecular da liga vai ser alterada naquela zona .

Tem de se estar ciente que vai haver alterações na estrutura do prato e o quote acima, acho que é o melhor método para fazeres o que pretendes.
O ideal é serem duas pessoas a fazer este trabalho (uma a furar e outra a lubrificar abundantemente). Convém que este furo seja feito também numa furadora de cabeça fixa,(daquelas que apenas andam para baixo e para cima) e não com um berbequim. o prato também deve estar bem fixo nesta operação.

Cumps
Black_Wolf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #9
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: Broca para furar pratos!

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Para furar pratos podes usar uma broca normal para metal, ou então uma broca craniana, que abre buracos mais ao estilo do Sabian O-Zone http://cymbalsonly.com/cymbals/sabian/pages/oz.htm

Como já referiram, não deixes que o prato sobreaqueça e não esforces o metal.
Uma pergunta off...os buracos do O-Zone ja sao feitos de fabrica (tipo enquanto estao a ser formados, tem maquinas ja com as coisas* para fazer os buracos e tauu) nao é?
penso que ninguem faz furos destes com uma broca..ou é possivel?
desculpem a ignorancia...

abraço,
David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Broca para furar pratos!

Eu tenho é outra dúvida: Como é que se poem e onde se arranjam os rivets.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Broca para furar pratos!

Vou responder primeiro à pergunta mesmo acima. Os rivets podes comprar na musifex, acho eu. Mas podes arranjar numa drogaria, são aquelas correntes das tampas dos ralos.. lol.
Podes colocá-los como um laço à volta do parafuso do tripé. Não aconselho furar o prato só para colocar rivets.

Citação:
Mensagem Original de david10paiste Ver Mensagem
Uma pergunta off...os buracos do O-Zone ja sao feitos de fabrica (tipo enquanto estao a ser formados, tem maquinas ja com as coisas* para fazer os buracos e tauu) nao é?
penso que ninguem faz furos destes com uma broca..ou é possivel?
desculpem a ignorancia...

abraço,
David
Não sei, amigo. O nosso companheiro de forum, Rolando Barros, já furou um prato assim. Está o post e as fotos na secção de Bricolage e DIY.

Quando experimentar uma broca craniana num prato vou tentar lembrar-me de aqui vir mostrar a obra. lol
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #12
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Broca para furar pratos!

Respondendo ao JP ... podes comprar rivets de marcas tipo zildjian..
mas eu como sou um teso vou á papelaria comprar uns ataches (estas coisinhas que usavamos na primaria em trabalhos manuais)


Respondendo ao warlike ... essas correntes são mais conhecidas por sizzles ... e onde vou por os rivets.. vai ser num prato rasco...

Respondendo ao David ... Sim .. os O-Zone SABIAN são feitos na fábrica obviamente..
mas o método de prefuração deve ser igual ao método de quem tem um prato em mau estado e emenda-o formando um O-Zone home made!


Abraço.
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a Broca indicada para furar pratos, de forma a poder instalar rebites (rivets)?

Para quem quer fazer buracos tipo Ozone, vá a este link (já antes inserido pelo Brasas):
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=12656

Quanto a furar pratos com brocas. Eu já furei e a dificuldade é reduzida.
Antes de mais, depende do prato. Se for um prato fino consegues fazer o buraco num instante desde que tenhas uma broca para metal em condições. Uma broca em condições é uma broca afiada. Se usares uma de cabeça gasta vais demorar mais tempo e aí sim o prato vai aquecer. Um prato mais grosso (ride), já poderás de vir a ter um pouco mais de resistência. Se vires que estás a demorar tempo, faz o furo por partes.
Prende bem o prato, com um punção marca onde queres furar para evitar que a broca fuja e depois é só carregar no botão, fazer um pouco de pressão que o prato fura sem problemas.
Se quiseres melhorar a rapidez de furo, começa com uma broca fina e vais alargando o diametro depois com brocas mais grossas. Quanto mais fina a broca mais rápido fura.

O que podes colocar são rebites e qualquer loja de ferragens vende rebites (que depois cortas ao tamanho que queres)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #14
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Broca para furar pratos!

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Respondendo ao warlike ... essas correntes são mais conhecidas por sizzles ... e onde vou por os rivets.. vai ser num prato rasco...
LOL, gaffe. Temos que fazer aí uma lista de gaffes, verdadeiros tesouros (deprimentes).

Vejam o post do Martinho, era o que me referia mas não encontrei.

Se forem furar o prato com uma craniana certifiquem-se de que não foge ou roda, senão podem ir buscar outro.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #15
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Broca para furar pratos!

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Eu tenho é outra dúvida: Como é que se poem e onde se arranjam os rivets.
os rebites metem se com uma maquina de arrebitar...

Quanto a furarem os pratos aconcelho uma broca de diamante (nao sao muito caras nao pensem) e muita lubrificacao na altura que fores fazer o buraco

Ja agora atencao a onde os fazem pra nao vitem a abrir rachas...e atencao ao numero de rebites por causa da revibracao

tareco adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 29 segundos depois:

[quote=Afonzo;138414]Respondendo ao JP ... podes comprar rivets de marcas tipo zildjian..
mas eu como sou um teso vou á papelaria comprar uns ataches (estas coisinhas que usavamos na primaria em trabalhos manuais)


Afonso so queria dizer que rebites a comparar com essas coisas nao tem nada haver ...
E nao percisas comprar rebites de marcas , há nas drogarias...baratinhos e bons
__________________
Cumps,
Rui Tareco

Última edição de tareco : Qui, 3 de Dezembro de 2009 às 19:56. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Dezembro de 2009   #16
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Qual a Broca indicada para furar pratos, de forma a poder instalar rebites (rivets)?

Tareco, eu sei ..

Mas uma das várias opções são os ataches... até poderia por aquelas medalhinhas das pandeiretas!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01



São agora 11:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it