Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #1
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Meus amigos! Eu já dou aulas numa escola de música aqui da minha zona mas esta semana tive um surpresa... uma aluna de 5 anos. O problema é: eu ainda não consegui bem entender o que lhe posso ou não ensinar e como... Ela é obviamente uma criança, irrequieta, distraída, etc...

Como dar aulas a uma criança tão nova? O meu aluno mais novo até agora tem 10 anos...logo estava-lhe a ensinar bateria. A ela não sei...

Help please! Abraço!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #2
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Do pouquinho que sei Over, acho que lhe deves começar a ensinar os rudimentos mais básicos, só na tarola (praticamente só single stroke)
Tenho um priminho de 6 anos que anda em bateria (é a minha única boa influencia e fui assistir ás primeiras aulas dele, para ver como era o professor, o método dele e assim.

O meu primito começou por aprender minimas, seminimas e colcheias, e depois o professor adaptou isso tudo em ritmos básicos apenas em 4/4 e 3/4

tenho pena de não poder ajudar mais, prometo que um dia destes vou a mais uma aula para ver a evolução e te digo qualquer coisa.

E eu entendo-te deve ser complicado, a menina ainda nem chega ao bombo, lol

Vai dizendo qualquer coisa que pode ser que o pessoal até tenha umas ideias

E já agora, acho espectacular o que fazes, não é qualquer um que se "aventura" a dar a base a uma criança...afinal das tuas mãos pode sair uma revelação do mundo da música

abraço amigo!!!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #3
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Do pouquinho que sei Over, acho que lhe deves começar a ensinar os rudimentos mais básicos, só na tarola (praticamente só single stroke)
Tenho um priminho de 6 anos que anda em bateria (é a minha única boa influencia e fui assistir ás primeiras aulas dele, para ver como era o professor, o método dele e assim.

O meu primito começou por aprender minimas, seminimas e colcheias, e depois o professor adaptou isso tudo em ritmos básicos apenas em 4/4 e 3/4

tenho pena de não poder ajudar mais, prometo que um dia destes vou a mais uma aula para ver a evolução e te digo qualquer coisa.

E eu entendo-te deve ser complicado, a menina ainda nem chega ao bombo, lol

Vai dizendo qualquer coisa que pode ser que o pessoal até tenha umas ideias

E já agora, acho espectacular o que fazes, não é qualquer um que se "aventura" a dar a base a uma criança...afinal das tuas mãos pode sair uma revelação do mundo da música

abraço amigo!!!
Em relação ao chegar ao bombo não foi problema porque a mãe foi impecável e comprou uma bateria mini que ficou lá na escola para ela poder tocar. O meu grande problema é que sei q uma criança desmotiva se não compreende. Tenho um certo receio de começar a explicar leitura e rudimentos e ela não entender que sendo aquilo uma base para tudo e deixe de ligar ao instrumento em si...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #4
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Em relação ao chegar ao bombo não foi problema porque a mãe foi impecável e comprou uma bateria mini que ficou lá na escola para ela poder tocar. O meu grande problema é que sei q uma criança desmotiva se não compreende. Tenho um certo receio de começar a explicar leitura e rudimentos e ela não entender que sendo aquilo uma base para tudo e deixe de ligar ao instrumento em si...
É assim, eu não sou experiente nem nada disso, mas acho que deves tentar ensinar o ritmo base rock (que acho que é uma boa motivação dado que não é assim tão dificil como isso e já se toca alguma coisa de jeito) e tentar conciliar com alguns rudimentos

Acho a leitura fundamental, mas uma miúda de 6 anos... não sei. É uma questão de experimentar e ver a iniciativa da miúda.

Realmente é uma situação difícil...
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #5
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Eu não dou aulas nem tenho experiência para tanto, mas posso deixar aqui um conselho baseando-se nas coisas que fiz quando era puto e como me sentia bem a faze-las.
Uma criança não tem maturidade para levar seja o que for com responsabilidade, mas tem uma coisa mto mais importante tdo o que aprende assimila. O que eu acho que poderias fazer era, sem tornar "chato" para ela, era deixá-la bater a vontade na bateria no inicio das aulas, mesmo pra ela se sentir à vontade com o instrumento e nos intervalos da "brincadeira" ias ensinando a teoria e a práctica, de uma forma lúdica e sem dizer os nomes técnicos das notas e dos exercícios. Acho que isso vai ajuda-la a interiorizar naturalmente os movimentos na bateria e ela vai aprender mto melhor e nao vai pensar "fogo, hj queria brincar com bonecas e tenho de aturar aquele senhor chato", mas sim "que bom, hj vou brincar com a bateria", ou seja, se ela olhar para a bateria cmo lazer e nao como obrigação, automaticamente vai gostar mto mais e ter mto mais interesse em tocar.

Esta foi só a minha opinião na experiência de vida e como tive sobrinhos mto cedo fui observando esse tipo de comportamentos com mtas actividades deles.

Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #6
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Em relação ao chegar ao bombo não foi problema porque a mãe foi impecável e comprou uma bateria mini que ficou lá na escola para ela poder tocar. O meu grande problema é que sei q uma criança desmotiva se não compreende. Tenho um certo receio de começar a explicar leitura e rudimentos e ela não entender que sendo aquilo uma base para tudo e deixe de ligar ao instrumento em si...
Sabes, pensei precisamente nisso quando vi o miúdo a ter aulas...
Eu a pensar, o puto vai pra minha casa, vê-me tocar bateria, depois lá se senta e bate em tudo o que é prato e timbalão e vibra com aquilo... e agora chega aqui e dão lhe uma tarola empenada e sem esteira e obrigam-no a ler e aprender figuras e ritmos reles

Mas do que te posso dizer, ele está a gostar muito, e sempre que estou com ele pede-me para lhe ensinar uns ritmos novos pra mostrar ao prof

Sabes, acho que o argumento " Quanto mais estudares, mais rápido vais aprender, e mais rápido saltas para a bateria" motiva os putos, e é esse o argumento do prof do meu primo

João Almeida adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 23 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Eu não dou aulas nem tenho experiência para tanto, mas posso deixar aqui um conselho baseando-se nas coisas que fiz quando era puto e como me sentia bem a faze-las.
Uma criança não tem maturidade para levar seja o que for com responsabilidade, mas tem uma coisa mto mais importante tdo o que aprende assimila. O que eu acho que poderias fazer era, sem tornar "chato" para ela, era deixá-la bater a vontade na bateria no inicio das aulas, mesmo pra ela se sentir à vontade com o instrumento e nos intervalos da "brincadeira" ias ensinando a teoria e a práctica, de uma forma lúdica e sem dizer os nomes técnicos das notas e dos exercícios. Acho que isso vai ajuda-la a interiorizar naturalmente os movimentos na bateria e ela vai aprender mto melhor e nao vai pensar "fogo, hj queria brincar com bonecas e tenho de aturar aquele senhor chato", mas sim "que bom, hj vou brincar com a bateria", ou seja, se ela olhar para a bateria cmo lazer e nao como obrigação, automaticamente vai gostar mto mais e ter mto mais interesse em tocar.

Esta foi só a minha opinião na experiência de vida e como tive sobrinhos mto cedo fui observando esse tipo de comportamentos com mtas actividades deles.

Abraço
Interessante!

Acho que deve funcionar!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442

Última edição de João Almeida : Sáb, 8 de Novembro de 2008 às 21:43. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #7
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Obrigado pelas dicas! Venha a ajuda dos "nossos" professores aqui do forum com experiencia neste assunto!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #8
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

O Bada é capaz de dar umas dicas bem fixes
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #9
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Boas,
O que te aconselho, é a deixares de parte os termos e tecnicas "complicados".

Uma coisa boa, é começares por treinares com ela exercicios para coordenação e independencia dos membros (mesmo sem bateria ou baquetas, batendo os pés no chão e as mãos sobre os joelhos), com essas idades, eles vêm isso como um jogo e até acham graça.

Como nessa idade são mt irrequietos e querem logo tudo de uma vez, desmonta e põe de parte as peças que não são importantes para já, timbalões, pratos livres, etc).
Deixa só bombo, tarola e choques.

Depois começa por ensinar ritmos básicos 4/4 (pop, Rock), a velocidades mais lentas, até ganharem uma coordenação segura.

Não uses logo termos mt técnicos, não sejas mt insistente nas correções aos pequenos erros deixando-a libertar-se um pouco, e tenta fazer comparações com situações da vida e do dia a dia dela.

E nunca te esqueças de a ir relembrando de que está a tocar o melhor instrumento do mundo.

Comigo funciona...

Bom trabalho,
NB
--

Última edição de nunobaiao : Dom, 9 de Novembro de 2008 às 03:02.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #10
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Eu não dou aulas nem tenho experiência para tanto, mas posso deixar aqui um conselho baseando-se nas coisas que fiz quando era puto e como me sentia bem a faze-las.
Uma criança não tem maturidade para levar seja o que for com responsabilidade, mas tem uma coisa mto mais importante tdo o que aprende assimila. O que eu acho que poderias fazer era, sem tornar "chato" para ela, era deixá-la bater a vontade na bateria no inicio das aulas, mesmo pra ela se sentir à vontade com o instrumento e nos intervalos da "brincadeira" ias ensinando a teoria e a práctica, de uma forma lúdica e sem dizer os nomes técnicos das notas e dos exercícios. Acho que isso vai ajuda-la a interiorizar naturalmente os movimentos na bateria e ela vai aprender mto melhor e nao vai pensar "fogo, hj queria brincar com bonecas e tenho de aturar aquele senhor chato", mas sim "que bom, hj vou brincar com a bateria", ou seja, se ela olhar para a bateria cmo lazer e nao como obrigação, automaticamente vai gostar mto mais e ter mto mais interesse em tocar.

Esta foi só a minha opinião na experiência de vida e como tive sobrinhos mto cedo fui observando esse tipo de comportamentos com mtas actividades deles.

Abraço


é Exactamente isso mano, tiraste-me as palavras da boocaaaa, nesta idade a compreensao pra eles é aborrecedora, Deixa a miuda explorar tudo ao aquilo, sem tecnica sem nada aos poucos vai introduzindo umasa regras bases, por exemplo, se ela encontra um ritmo que consiga fazer por mais descoordenado que seja, ao menos que faça com uma boa postura, pra ela perceber, mas sem nomes tecnicos e nada disso...

A cena importante, é falares a mesma Linguagem que ela, no inicio, e aos poucos vais dizendo, que o tambores em que ela toca, que diz ela Tambores, sao, tarolas, timabaloees, etc etc, ddevagarinho e na boa.. na descontra... deixa ela exploar ao maximo o resto vem por Acrescimo, vais acabar por perceber a altura certa de começares a falar mais a serio pra ela!!

abraços
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #11
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

olha , eu ando a dar aulas a minha filha de 5 anos...
comecei por ensinar-lhe a cruzar os braços ( isso foi facil ), depois conta ate 4, 1---2---3---4.
em todos os numeros toca com o braço direito no choques
e ao numero 3 toca com o braço esquerdo na tarola e com o braço direito no hihat e muito importante ... ela está sempre a contar a voz alta e realça o numero 3
quando ela assimilar isso, ensina-lhe que no numero 1 tem que bater com o pe no pedal e semre a contar a voz alta.
de facto ao fim de algum treino , e sempre na brincadeira , ela ja toca o ritmo 4/4 rock.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #12
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Com a compra da bateria cá para casa surgiu uma situação idêntica, afinal tenho um afilha com 5 anos.

Embora eu não saiba tocar nada de jeito e nunca tenha tido aulas, o certo é que a determinada altura ela queria tocar e pediu-me que lhe ensinasse...

E agora? O que fazer?

Bom, a solução foi criar um jogo de mãos (com as baquetas) e tentar fazer com que tocasse sons (TD-12...) nos pads, de modo a poder ter uma melodia inteira que lhe agradasse e fosse sempre igual.

Resultou, pelo menos consegue coordenar os sons de modo a repetir sempre a "musiquinha" que compôs a seu gosto.

Em relação a tocar sons de bateria, o problema começou no bombo, nem mesmo com um banco mais baixo a coisa foi lá, logo surgiu desmotivação e desinteresse.
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #13
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de pmrosendo Ver Mensagem
Com a compra da bateria cá para casa surgiu uma situação idêntica, afinal tenho um afilha com 5 anos.

Embora eu não saiba tocar nada de jeito e nunca tenha tido aulas, o certo é que a determinada altura ela queria tocar e pediu-me que lhe ensinasse...

E agora? O que fazer?

Bom, a solução foi criar um jogo de mãos (com as baquetas) e tentar fazer com que tocasse sons (TD-12...) nos pads, de modo a poder ter uma melodia inteira que lhe agradasse e fosse sempre igual.

Resultou, pelo menos consegue coordenar os sons de modo a repetir sempre a "musiquinha" que compôs a seu gosto.

Em relação a tocar sons de bateria, o problema começou no bombo, nem mesmo com um banco mais baixo a coisa foi lá, logo surgiu desmotivação e desinteresse.
Pois é normal

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #14
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Bom, acho que muito do que pensava foi dito aqui. Só tenho a acrescentar que tentes ter uma boa relação com ela, e que, no sentido mais prático, ela não goste não só de tocar bateria mas também das proprias aulas.

Muito bom tópico, já agora. Dá que pensar. Boa sorte com isso.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Novembro de 2008   #15
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

outra coisa....
quando a minha filha se sente chateada, ou distraida... esquece a bateria, senao em vez de gostar de tocar, ela vai ganhar odio... na a esforces, faz uma brincadeira tipo como o nuno baiao disse, é sempre instructivo e ritmico.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Novembro de 2008   #16
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Que EXCELENTE debate! Parabéns Over, por teres iniciado semelhante assunto por cá!


Citação:
Mensagem Original de pmrosendo Ver Mensagem
Em relação a tocar sons de bateria, o problema começou no bombo, nem mesmo com um banco mais baixo a coisa foi lá, logo surgiu desmotivação e desinteresse.
Ena pah... Então em relação a isto, julgo que está mesmo na hora do pai colocar "mãos à obra" e transformar um timbalão de 16'' em bombo... O que dizes?


Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
outra coisa....
quando a minha filha se sente chateada, ou distraida... esquece a bateria, senao em vez de gostar de tocar, ela vai ganhar odio... na a esforces, faz uma brincadeira tipo como o nuno baiao disse, é sempre instructivo e ritmico.
Olha, mais uma coisas para aprendermos! Realmente a motivação e capacidade de concentração de uma criança não pode ser comparada À de um adulto... Já dei aulas a crianças/jovens entre os 9 e os 13 anos, mas não tenho a experiência com faixas etárias inferiores, mas isso faz muito sentido!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Novembro de 2008   #17
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Ena pah... Então em relação a isto, julgo que está mesmo na hora do pai colocar "mãos à obra" e transformar um timbalão de 16'' em bombo... O que dizes?
Depois de escrever o "post" comecei a pensar como fazer para resolver o problema do banco e eis que surgiu a ideia de usar um outro banco, barato, comprado numa loja dos 300 e com os pés cortados, de modo a ficar à altura indicada.

Entro no WC e deparo-me com o banco que já lá mora há alguns 30 anos e tem efectivamente estas características.

Chama-se a instruenda e não é que se arranjou ali uma horinha de aula?

Toca a coordenar pé/mão, independentemente e surgiu a motivação.

Ajuda se souberem tocar outro instrumento e conseguirem tocar as músicas da berra para a idade (Winx, etc...).

Pedi-lhe para acompanhar e quando dei por ela, até metia um prato pelo caminho!
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Novembro de 2008   #18
deise nensebatera
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: campos dos goytacazes
Mensagens: 14
deise nensebatera está no bom caminho
Quem, eu...? Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Oi! O' D' ! blz!
eu já dou aula p crianças de artes, mais precisamente de dança...
crianças de 2,3,4 e....Tipo elas são inquietas daí vc tem q atrair a atenção delas, mas de um jeito ilustrativo e colorido. daí vc pode inventar uma maneira de ensinar, 1° exercicios p desenvolver ritmos,(invente simbolos para ela entender, mas sempre a lembrando q um dia esses simbulos seram substituídos pos notas.) ñ pense q elas ñ aprende pq elas gravam tudo!pode crêr!
minha sobrinha ta aprendendo dança das meninas de 10 anos, e ela tem 4...é muito esperta.
Mas vc logo vai perceber o interesse e a inteligência dela!
vai se surpriender!!!!

Última edição de Madeira : Qua, 12 de Novembro de 2008 às 12:59. Razão: FAVOR ESCREVER EM TEXTO DE TAMANHO NORMAL!!!
deise nensebatera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Novembro de 2008   #19
RicardoG
 
Membro desde: 3-Mar-2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 107
RicardoG tem uma aura espectacular à voltaRicardoG tem uma aura espectacular à voltaRicardoG tem uma aura espectacular à volta
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

da minha experiencia como treinador de basket de putos entre os 4~8 anos posso te dizer apenas que nao tornes aquilo numa obrigaçao, mas em diversao, garanto-te que ela vai estar la na semana a seguir. para lhe incutires certas coisas que achas essenciais existem alguns metodos. falando pessoalmente, uso muito o da competiçao. se eles conseguirem fazer algo melhor que o outro, sentem-se muito melhor. nem que esteja a fazer mal, apoia sempre porque vai-se esforçar o dobro na proxima tentativa. outro metodo e' o do reward, seja o que for, se eles tiverem um objectivo durante a aula vao esforçar-se para ter a "prenda" no fim. quanto aos meus, eles adoram jogar no fim, à toa mesmo, ali a desfazerem se uns aos outros. sei que e' um bocado de chantagem, mas eles n compreendem isso, so jogam no fim se fizerem tudo direito, e quem manda e' o "professor"! eheh boa sorte, e aposto contigo que vais adorar ensinar alguem assim tao novo, eu sei que adoro!
RicardoG não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Novembro de 2008   #20
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Ora aqui esta um bom tema!!


Ainda ando tambem a procura de uma formula magica para dar aulas a miudos,é uma aventura, tem tanto de estimulante como de dificil.
Vou apenas contar assim muito rapidamente a ultima aventura que tive com um miudo de 12 anos, o rapaz teimou perante os pais que era bateria que queria aprender, isto numa escola de musica, onde querem que o miudo aprenda tudo menos bateria, que e sempre o instrumento mal visto e odiado, alias perantes outros professores bateria nem devia ser considerado instrumento musical muito menos fazer parte da escolha de aulas para os miudos, mas pronto adiante.
Fui dar a 1a aula ao miudo, eu ja sabia a odisseia que me espera, o puto queria, e todo o mundo nao queria que ele fosse para a bateria, ate ao inicio da aula era tudo a tentar o contra-baixo é que e giro, mas a guitarra e porreiro, e porque e nao tocas flauta, etc,etc. la comecei a aula, pu-lo o mais avontade possivel falei de forma o mais simples e jovem possivel,resumindo acho que eu estava a ser mais puto que ele

Tava mesmo na duvida no que lhe ia dar na 1a aula para ver se ele realmente gostava do instrumento ou nao, optei por nao ir para coisa tecnicas nem teoricas, tentei ir mais pelo dismistificar da bateria, que e um instrumento que sim tem um volume alto, mas muito giro, etc, e por ai fora. Perguntei que bandas ele gostava, e tentei tocar algumas batidas dessas bandas mostrando-lhe que a piada da bateria tb era tocar com os outros que apenas a bateria sozinha nao lhe soava a nada mas com os outros era a festa total, ate que a certa altura da aula queria que fosse ele curtir para a bateria e explorar. la se sentou obviamente que nao fazia nada, mas incentivei a testar, ver as diferenças de sons, pronto adiantando um pouco visto que obviamente nao lhe saia nada de jeito e ja notava algum desespero no miudo fiz aquilo que o enes penso eu disse, contar ate 4, sentir-se confortavel a fazer isso a bater nos choques, meter um bombo no 1, e depois uma tarola cada vez que dizia 3, la estivemos nisso uns 5 minutos, ate que o rapaz vira-se para mim e diz:

"ohh professor bateria nao é para mim, já nao estou aqui a fazer nada pois nao??? vou para casa"


Eu queria-me partir a rir com a espontaniedade do miudo, mas la mantive o ar serio, perguntei se tinha alguem a espera dele e disse que podia entao ir a vida dele.
Depois ficou o misto de riso total e frustraçao, porque nao podemos todos gostar de bateria,mas certamente eu nao devo ter estimulado da melhor maneira.

Voltando ao tema, o conselho que eu posso dar e que continuo a acreditar é como o pessoal tem dito, faze-los numa primeira fase ate ganharem o gosto ver aquilo como um divertimento ainda mais giro do que ir jogar a bola, agora como se faz isso e que ja e o mais dificil, mas se calhar atravez de desafios e jogos com eles, no sentido de os picar um pouco, desafiar a conseguir fazer algo muito simples mas que se divirtam, mas nao é nada facil.
Volta e meia acredito que apareça um puto que goste ate mesmo daquilo, mas a grande maioria naturalmente nao sabe se gosta da bateria e quer experimentar. Isso podia-nos levar a um outro tema interessante, é quase mito comum que a bateria e o instrumento mais facil e que somos tipo os guarda-redes dos jogos de putos, em que quem nao sabe fazer mais nada ou jogar a avançado era mandado para a baliza, aqui na bateria parece-me a mesma coisa, ai bateria nao tem nada que saber é so mexer os braços.
Encontro quase diariamente esta ideia, em todo o tipo de pessoas. Ja tive alunos que me chegaram a dizer que eram bateristas, e eu perguntar entao se ja tinham tocado ou o que sabiam fazer e eles dizerem que nunca se tinham sentado numa bateria



Existe mesmo a ideia que a bateria e muito facil, e isso por vezes aos miudos engana porque partem logo do principio que mal se sentam fazem logo aquilo que vem os idolos a fazer nas bandas.


Bem ca ficou o testamento do costume. Over se encontrares a formula magica de como motivar miudos para a bateria partilha porque eu tambem ando a procura dela. mas quero continuar a acreditar que passa muito por os fazer divertir, mas para isso acho cada mais hoje, que antes de lhe dar-mos uma aula na bateria devia-mos ter uma aula ou duas fora da bateria para perceber que tipo de miudo ali esta, se é introvertido, que tipo de brincadeira gosta, se amua, se tem força de vontade, etc, tentar perceber que cada caso e um caso e depois ai sim tentar articular da melhor forma o conhecimento para cada situção.


Abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Novembro de 2008   #21
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

Wow...obrigado a todos! A sério! 5ª feira vou dar a minha primeira aula a esta aluna de 5 anos e depois conto como foi... Wish me luck...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Novembro de 2008   #22
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como dar aulas de bateria a crianças?

good luck !! ou entao... god luck !!

tambem temos o caso ( um pouco mais dificil ) de por nao uma criança, mas sim varias crianças a aprender bateria ao mesmo tempo.
torna-se um pouco mais complicado , mas será mais ou menos como no basket , o que eles querem é um pouco de disciplina ( mostrar quem é o professor ) mas tudo numa de brincadeira, daí nao ter medo de fazer umas palhaçadas, atirar baquetas ao ar, tocar só com as maos, tocar em baldes, mostrar videos e vir um de cada vez para a bateria numa de os amigos rirem.
o preço será a ter em conta ( para os pais ), visto que é em grupo e entre eles ( alunos ) lá se entendem.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #23
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Viva amigos!

Só para dizer que ela ainda é minha aluna (1 ano e meio sensivelmente) e já toca nas horas! Impressionante!

Abraços!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #24
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Epá, o que podias fazer era um género de um resumo geral de como foi o trajecto ao logo deste ano e meio em termos de abordagem à bateria e a começar a tocar.
P.ex., como foi a primeira aula? Por onde começaste? O que é que ela gostou mais e menos?
etc. tudo o que achaste interessante ou curioso na reacção dela era de valor partilhares!

Há aqui pais que certamente daqui a poucos anos quererão começar a partilhar com os filhos(as) o que é a bateria.

A sério, se pudesses fazer um resumo/artigo sobre este ano e meio era de valor!


edit:
não precisa de ser para já, mas pensa nisso!
obrigado
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #25
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

ya o Miguel teve boa ideia tambem gostava de saber o seu progresso etc

abraço
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #26
Ricardo Simoes
 
Membro desde: 8-Dez-2006
Local: Aveiro/Marinha Grande
Mensagens: 30
Ricardo Simoes está no bom caminho
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Pois, eu agora também estou na mesma posição, tenho 2 alunos, um com 6 e outro com 7, e quando começo com o 1,2,3,4 já estão noutra!

Dicas, plz!!!
Ricardo Simoes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #27
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Acho que deves deixá-la experimentar a bateria à vontade dela, mas não muito.
Na minha escola de música, só há 2 bateristas, eu e um gaiato de 7 anos. Bem, às vezes assisto às aulas e às vezes ajudo o professor. O gaiato dizemos-lhe "faz isto" e ele "quantas vezes?" "10 compassos, vá" ele faz o primeiro, engana-se, pára e deita-se quase em cima dos timbalões montados a dizer que é difícil. O gajo é bué irritante. Uma vez o professor foi à casa de banho, fiquei a tomar conta dele e a dizer pa tocar, só sei que o gajo corria na sala, fugia de mim, cadeiras pó chão, mesas desarrumadas, quadro todo riscado, jogava no portátil do prof e eu a pará-lo. Portanto, deixa-a libertar-se mas obriga-a a perceber que tem de fazer os rudimentos, porque a ajudam.
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Setembro de 2012   #28
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Fazer um Bump a este excelente tópico

A ver se o OVER passa por cá e vê o pedido do Miguel que também passa a ser meu.
hehe

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Setembro de 2012   #29
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Importante! Como ensinar/dar aulas de bateria a crianças?

Boas!

Tenho um filho que faz 4 anos em Dezembro, e já começou a dar uns toques.

Como nesta idade já sabem cantarolar algumas musicas, um dos caminhos é esse.
Ponho as músicas e incentivo-o a acompanhar.

Outra coisa que funciona é inventar historias.
Cada peça da bateria é uma personagem, e depois é só dar asas a imaginação.

O importante nestas idades é fomentar o gosto pelo instrumento, e evitar dar-lhes desafios para além dada suas capacidades, evitando as frustrações!

E no fim das mini aulas, dou-lhe sempre os parabéns pelo desempenho. Nao queiram saber como fica orgulhoso.
(e no infantário faz questão dizer que toca bateria)
__________________
Premier / Zildjian
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Faleceu Rosa Lobato Faria LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 6 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 08:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it