Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #1
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fotos)

Boas rapaziada!
Não sei se vos interessa, mas parece-me bem partilhar isto convosco.

Ora bem, decidi isolar um anexo que tenho na minha casa para poder tocar ao qualquer hora sem aborrecer ninguém. Se bem que tenho vizinhos impecáveis, achei por bem fazê-lo.

Creio, antes de explicar como o fiz, importante especificar que antes de iniciar a empreitada, gastei muito, mas mesmo muito tempo em leitura e pesquisa para decidir o que e como fazer.

Decidi fazer um isolamento numa sala pequena. Os materiais que decidi utilizar para isolar a passagem do som para o exterior foram a lã de rocha e espuma acustica.

1ºFase
O primeiro que fiz foi fechar a unica janela que tinha, estava velha e percebi logo que dali só viriam dificuldades e por isso peguei em tijolos e cimento e fechei-a.

2ªFase
De seguida destrui toda a instalação eléctrica que tinha pois estava velha e em alto risco de curto-circuito.

3ªFase
Depois, comecei a forrar as paredes com lã de rocha. Para isto, utilizei tiras de madeira com uns 10cm de largura e 10 de espessura. Juntamente com a cola de contacto que em determinadas zonas, teve que auxiliar pois a lã de rocha que utilizei nao era em blocos mas sim em rolo e isso dificultava a aplicação.

4ªFase
Quando todas as paredes estavam forradas e com madeiras ao longo das paredes ( a cada 60cm) comecei a colocar placas de pladur ( gesso cartonado)
Quando acabei as paredes, tratei do tecto de forma diferente pois cortei e colei a lã de rocha no pladur e depois foi só aparafusar o pladur e a lã ficou bem pressionada contra a parede do tecto.

5ªFase

Depois do pladur todo aplicado, coloquei soalho flutuante ( processo muito rápido, mais do que desmonstar uma bateria com alguns tripés)

6ªFase

O grande problema, o Monstrengo da minha empreitada! A porta.
Sabendo que o som é como a água e foge por tudo o que é buraquito, fiz questão de perder tempo em arranjar a solução melhor por menos dinheiro possível.
Optei por uma porta de madeira maciça (que depois forrei dos dois lados) para abrir para dentro e uma outra porta ( já existente) a abrir para fora.
Como não quis gastar dinheiro doido em portas acusticas, tive uma trabalheira grande em por isto a funcionar.
Resultado, a porta que anteriormente abria para dentro, passou a abrir para fora e da parte de dentro apareceu uma porta mais que com ajuda de uma mola e de dois trincos faz uma pressão grande quando fechada.

7ºFase

Revesti todo o interior ( excepção óbvia do chão) de espuma isolante.


E puff! Fez-se uma sala de ensaios!


Materiais:

Paletes de madeira (dadas por um amigo) Gastaria mais de 150€
Pladur - Maxmat (200€)
Soalho Flutuante - Leroy Merlin (48€)
Lã de rocha ( cortesia de um tio Gastaria mais de 200€
Parafusos vários, buchas,(cortesia do meu padrasto)gastaria cerca 70€
Cola de contacto - Maxmat ( 45€)
Material de electricidade (cortesia de um primo electricista
Placas de espuma isolante - Flex 2000 sediados em Ovar (270€)

Como puderam ver, tive muita ajuda pois poupei imenso dinheiro graças a ajudas que tive por parte de amigos e familiares, já para não falar na mão de obra que seria carrisima e que acabei por nao pagar nada ao meu padrasto.

Obrigado também ao pessoal aqui do forum pois foi através de alguns que tive conhecimento de muito do material mais em conta.

Considerações:

Se querem uma sala onde têm um bom som dentro da sala em termos acusticos, esta NÃO é a solução!
Este projecto que tive, foi com o unico intuito de impedir o som de sair da sala. Ou seja, criar um espaço onde possa tocar à noite sem moer o juizo a ninguém.
Resultados são impressionantes. Á noite ouve-se um ruidozinho minusculo, só o baixo e o bombo, que em termos de volume, nao são superiores a duas pessoas a falar normalmente.

Espero ter demonstrado alguma coisa.
Um abraço!
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #2
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Boa informaçao
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #3
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Só posso dizer,FANTASTICO!!!

Pelos vistos nao dominas só a bateria!

Ja agora,fiquei com a ideia de que o som dentro da sala nao é o melhor...fica muito mau? Esperavas melhor? Tinha ideia que todo esse revestimento nos dava muito melhor som...

Mas mais uma vez,PARABENS!!!

Abraço!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #4
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Isto é absolutamente genial!!

Imagino a trabalheira que não deve ter dado...
Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #5
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Ora ai esta!!


Espero nao ter sido aldrabao na informaçao que me foi possivel dar, e espero que dentro dos possiveis tenhas gostado do resultado final.

Abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #6
dmonteiro
 
Membro desde: 22-Jun-2006
Local: Porto
Mensagens: 197
dmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em bruto
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Excelente contribuição! Mereces uns pontitos
Adorava ter um sitio onde pudesse fazer o mesmo!
__________________
Onion Jack
Jazz a Galope
dmonteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #7
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Excelente Contri!!!

já agora, quantos metros quadrados tem a sala? (apenas para se poder fazer um cálculo mais rigoroso de custos)

abraço!
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #8
R1b31r0
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 1-Mai-2008
Local: Sintra
Mensagens: 90
R1b31r0 está no bom caminho
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Bom post ainda bem que não me meti nisso...era para fazer isso na minha varanda...mas não sabia que se gastava tanto dinheiro, ainda tu tiveste umas ajudas xD
R1b31r0 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #9
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Boas!

João Almeida: O som fica seco, em reverbação, ou seja, as frequências agudas desaparecem logo e deixa de hacer qualquer tipo de eco.

Xano: A sala é muito pequena, tem 3,5m por 2,5m.

Bada: Sim, obrigadão pela informação, era mesmo isto que eu queria

Um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #10
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Excelente...que trabalheira deve ter dado mas o que conta no fim é o resultado e pelos vistos resultou....parabéns
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #11
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Como construí a minha sala de ensaios

Desculpem a redundância, mas:

Excelente, excelente, EXCELENTE contribuição para este fórum!!!

Da minha parte, OBRIGADO!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Maio de 2008   #12
inDyAno
 
Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
Mensagens: 380
inDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em bruto
Re: Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fo

Nice post ! tava mesmo a precisar dum help assim :D
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] Doble Bass Equalizer !
http://www.myspace.com/mrsurajmaugi
inDyAno não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Maio de 2008   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como construí a minha sala de ensaios

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Boas!

João Almeida: O som fica seco, em reverbação, ou seja, as frequências agudas desaparecem logo e deixa de hacer qualquer tipo de eco.

Xano: A sala é muito pequena, tem 3,5m por 2,5m.

Bada: Sim, obrigadão pela informação, era mesmo isto que eu queria

Um abraço
Podes tentar fazer melhoramentos acústicos que nem devem ser dispendiosos.
Como dizes que o som está seco, tens de pendurar nas paredes material reflector (qualquer coisa serve, na volta nem precisas de comprar nada).
De qualquer maneira, acho preferível uma sala seca que com reverbs (que depois começam a enrolar o som).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Junho de 2008   #14
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fo

Esta muito porreiro sim senhor... :-)

Já agora tenho umas perguntas e umas recomendações...

1 - Que tipo de pladur usaste ? Hidrofugo ?

2 - essa espuma isolante que revististe certeza absorver som porque já tive em centenas de salas feitas com pladur e todas elas têm reverberação a mais.


Agora as minhas recomendações:

1 - usar difusores no espaço para dar vivacidade à sala.. é material reflector mas que nao produz ecos e que espalha o som pela sala.

2 - este tipo de isolamento pode funcionar para uns casos e para outros não dependendo da potencia sonora dentro da sala e da proximidade a vizinhos.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Junho de 2008   #15
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fo

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
Esta muito porreiro sim senhor... :-)

Já agora tenho umas perguntas e umas recomendações...

1 - Que tipo de pladur usaste ? Hidrofugo ?

2 - essa espuma isolante que revististe certeza absorver som porque já tive em centenas de salas feitas com pladur e todas elas têm reverberação a mais.


Agora as minhas recomendações:

1 - usar difusores no espaço para dar vivacidade à sala.. é material reflector mas que nao produz ecos e que espalha o som pela sala.

2 - este tipo de isolamento pode funcionar para uns casos e para outros não dependendo da potencia sonora dentro da sala e da proximidade a vizinhos.

Boas andreb.
Bom o pladur que usei foi comprado no maxmat, e a verdade é que nao te sei dizer qual a especificidade.
sei que tinha lá 3 à venda. Um baratucho, que se desfazia muito facilmente, o que eu comprei e um para casas de banho.

Quanto as difusores, que tipo de materiais podem ser? Tipo posters, ou pela grossura minima nao fazem nada?? Quadros?? Nao sei bem ao que te referes.

um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Junho de 2008   #16
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fo

Muitos parabéns, pela obra realizada e pela contribuição que deste a este fórum!!!
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Junho de 2008   #17
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Reportagem/Tutorial: Como construí a minha sala de ensaios. (isolamento de sala com fo

Difusores tens vários tipos....

http://www.someacustica.com/someacus...=fb-big-dfusor

http://www.someacustica.com/someacus...rpg-skyline-lp

http://www.someacustica.com/someacus...rpg-omnifussor

Aqui a geometria do difusor faz duas coisas a) espalha o som para vários sitios da sala, evitando ecos e outros defeitos acústicos b) espalha a reflexão do som a nivel temporal também

andreb adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 10 segundos depois:

Difusor que ser material que tenha uma geometria saliente

Última edição de andreb : Sex, 6 de Junho de 2008 às 17:26. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21



São agora 01:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it