Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: Qual a importância da formação em teoria musical?
Nenhuma 16 8,21%
Ler pautas ritmicas e algo mais... 80 41,03%
É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo! 99 50,77%
Votantes: 195. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #1
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Qual a importância da formação em teoria musical?

Pois bem aqui vai uma sondagem para entender qual a importância da formação teórica musical para os bateristas cá do fórum.

Como toda a gente sabe o baterista é normalmente o elemento da banda que menos sabe de harmonia, melodia, composição, enfim...teoria musical. Eu rejeitei esse cargo na banda e estudei, estudei, estudei. Participo activamente na composição de temas e hoje em dia sou uma voz a ouvir no processo de composição harmónico/melódica dos temas das minhas bandas. Votem mas SEJAM SINCEROS para termos uma noção real.

Última edição de Over_drummer : Sáb, 2 de Agosto de 2008 às 18:24.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #2
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Boas Over_drummer!!!

Nao percebi, queres saber se nós achamos importante ou o nosso nivel de conhecimentos?

Ao responder "nenhuma" nao é que nao ache importante, até acho indespensavel a um bom baterista, eu é que infelizmente e por falta de estudo (tou a tentar arranjar uma soluçao) sou um zero nessa materia

Grande Abraço
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #3
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Tou a tentar perceber a importância. Se já sabem ou não é indiferente. Mas como sabes ha muitos bateristas que tocam ha 20 anos e metes-lhes uma pauta à frente e é chinês... Eu já "roubei" trabalho a muitos bateristas muito mais experientes por saber teoria musical...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #4
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Tou a tentar perceber a importância. Se já sabem ou não é indiferente. Mas como sabes ha muitos bateristas que tocam ha 20 anos e metes-lhes uma pauta à frente e é chinês... Eu já "roubei" trabalho a muitos bateristas muito mais experientes por saber teoria musical...
Obrigado pela resposta...

Ups!!! entao enganei-me...devia ter escolhido essencial...Sorry

Abraço
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #5
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Obrigado pela resposta...

Ups!!! entao enganei-me...devia ter escolhido essencial...Sorry

Abraço
Pois...bom agora já está

Mas era mesmo isso que gostava que partilhássemos. Porque o mercado é duro e com esta votação espero mesmo convencer aqueles que SÓ querem tocar bateria sem ligar à parte musical do nosso instrumento a estudarem teoria. No mercado musical saber ler pautas é passar à frente de 1000 bateristas na lista de espera.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #6
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Pois...bom agora já está

Mas era mesmo isso que gostava que partilhássemos. Porque o mercado é duro e com esta votação espero mesmo convencer aqueles que SÓ querem tocar bateria sem ligar à parte musical do nosso instrumento a estudarem teoria. No mercado musical saber ler pautas é passar à frente de 1000 bateristas na lista de espera.
Sem duvida...

O problema e que muitos rapazes de hoje em dia nao têm o objectivo de estudar ao maximo "bateria", o objectivo nao é ser bom é "LOOk COOL" enquanto tocam, e vai-lhe lá mudar a opiniao
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #7
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Bom, isso é verdade... Mas nunca se sabe, pode ser que nós, os viciados, os influenciemos

Over_drummer adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 4 segundos depois:

37 ja viram e não votam?

Última edição de Over_drummer : Sáb, 2 de Agosto de 2008 às 19:29. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #8
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

sei ler mais ou menos bem, ainda estou no nisso, o vicky é q tem paciencia para me aturar pois n atino la mt bem cas pautas eheh
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #9
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
sei ler mais ou menos bem, ainda estou no nisso, o vicky é q tem paciencia para me aturar pois n atino la mt bem cas pautas eheh
Ainda bem que te interessas! É esse o espírito!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #10
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Bom eu nao passei a minha vida toda a tocar bateria e desde os 7 anos que tenho formação musical!!!

Além da bateria também toco violino e por isso tenho de dominar bastante a leitura!!!

Leio, solfejo e faço coisas do género sem muita dificuldade, porque já lá vão alguns anitos de treino!!

De qualquer modo, acho que é minimamente essencial que qualquer músico tenha noções básicas de teoria enão se limitar a fazer o seu trabalha, que é tocar, só por fazê-lo!!!


Parabéns Over_Drummer pelo tópico, por mais que não seja para promover o pessoal a aprender mais a teoria que a prática, pois esta não é possível ser de um nivel muito alto sem conhecimentos básicos de teoria!!!

Cumps.
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #11
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Tens um exemplo semelhante ao meu. Estudei piano dos 5 aos 14 anos e aos 16 começei a tocar bateria.

E obrigado pelos parabéns, este tópico foi feito para mostrar a quem não liga à teoria que é tão ou mais importante que saber tocar o instrumento. Afinal de contas sem a teoria não compreendemos o que tocamos e isso dificultaria muito o nosso trabalho. Keep on voting!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Agosto de 2008   #12
inDyAno
 
Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
Mensagens: 380
inDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em bruto
Re: Importância da formação teórica

e verdade, tenho pena de saber apenas alguma(ler pautas e algumas cenas teoricas...)coisinha sobre teoria da bateria...mas ja imprimir uns 3 ou 4 artigos para quando tiver no jardim da minha casa da praia(um dia )leio que so me faz bem...

teoria faz muita falta e ajuda-nos na maneira de tocar e perceber-mos melhor " O QUE ESTAMOS A TOCAR "

TEORIA ROX !
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] Doble Bass Equalizer !
http://www.myspace.com/mrsurajmaugi
inDyAno não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #13
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Eu acho que a teoria é mto importante mas durante dois anos não dei importancia nenhuma e sentia-me limitado em mt coisa. Ainda não domino e estou mto longe disso pois só aprendi à mto pouco tempo, mas espero vir a conseguir dominar. Eu não sei onde fica o sol, o lá e por aí fora, mas ser onde fica a tarola, o bombo, etc...
Agr sinto-me mto melhor quando pego num livro com ritmos e consigo sacar alguns!

P.S.: Tou a ver aqui mta gente que já domina, alguém me quer dar umas aulinhas via web???looooool


Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #14
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Eu estou a achar difícil votar, porque apesar de não saber teoria nenhuma, zero mesmo, penso que pode ser importante.
No entanto, não acho que seja essencial, longe disso. Claro que é mais uma ferramenta, mas penso que é tão importante como qualquer outro aspecto do instrumento, não mais e não menos.

Uma das minhas maiores influências a nível musical (apesar de não ser baterista) e na minha opinião um dos maiores compositores de todos os tempos, Paul McCartney, nunca soube nada de teoria, e foi sempre o primeiro a admití-lo. Para compor uma grande canção não é preciso saber teoria, e a musica está repleta de exemplos disso.

Por outro lado, outro dos meus grandes ídolos, Frank Zappa, nem sequer ponderava aceitar um músico na banda que não soubesse ler e tocar uma pauta à primeira. Zappa, como "maestro" do seu "ensemble" escrevia tudo, cada nota que pretendia que a banda tocasse, e nesse caso um músico que não domine completamente todos os aspectos teóricos não teria a mínima hipótese de tocar musica com a complexidade das composições de Zappa.

Assim, eu não sei teoria. Mas escrevo musica na mesma, escrevo os acordes quando componho na guitarra, ou memorizo as linhas de baixo que me soam bem, mesmo sem saber porque é que aquela sequência de notas soa bem. Vou lá por "tentativa-erro", poderá se dizer. E gosto de o fazer, dá me imenso prazer, mesmo sem saber o que se passa "por detrás das cortinas". Muitas das minhas músicas favoritas foram compostas assim, e digam o que quiserem, é uma fórmula que funciona.

No entanto, apesar de aprender teoria não ser a minha primeira prioridade, é algo que quero e vou eventualmente fazer, porque o meu objectivo é vir a estudar musica (bateria) daqui a uns anos. Não em Portugal, já agora.

Concluindo, reconheço a importância da formação teórica, mas não concordo com a posição extrema de "não sabes teoria, não és um verdadeiro músico".
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #15
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer Ver Mensagem
Eu estou a achar difícil votar, porque apesar de não saber teoria nenhuma, zero mesmo, penso que pode ser importante.
No entanto, não acho que seja essencial, longe disso. Claro que é mais uma ferramenta, mas penso que é tão importante como qualquer outro aspecto do instrumento, não mais e não menos.

Uma das minhas maiores influências a nível musical (apesar de não ser baterista) e na minha opinião um dos maiores compositores de todos os tempos, Paul McCartney, nunca soube nada de teoria, e foi sempre o primeiro a admití-lo. Para compor uma grande canção não é preciso saber teoria, e a musica está repleta de exemplos disso.

Por outro lado, outro dos meus grandes ídolos, Frank Zappa, nem sequer ponderava aceitar um músico na banda que não soubesse ler e tocar uma pauta à primeira. Zappa, como "maestro" do seu "ensemble" escrevia tudo, cada nota que pretendia que a banda tocasse, e nesse caso um músico que não domine completamente todos os aspectos teóricos não teria a mínima hipótese de tocar musica com a complexidade das composições de Zappa.

Assim, eu não sei teoria. Mas escrevo musica na mesma, escrevo os acordes quando componho na guitarra, ou memorizo as linhas de baixo que me soam bem, mesmo sem saber porque é que aquela sequência de notas soa bem. Vou lá por "tentativa-erro", poderá se dizer. E gosto de o fazer, dá me imenso prazer, mesmo sem saber o que se passa "por detrás das cortinas". Muitas das minhas músicas favoritas foram compostas assim, e digam o que quiserem, é uma fórmula que funciona.

No entanto, apesar de aprender teoria não ser a minha primeira prioridade, é algo que quero e vou eventualmente fazer, porque o meu objectivo é vir a estudar musica (bateria) daqui a uns anos. Não em Portugal, já agora.

Concluindo, reconheço a importância da formação teórica, mas não concordo com a posição extrema de "não sabes teoria, não és um verdadeiro músico".
Concordo com 90% do que disseste. Mas o que disse no ínicio deveria pesar na mente de quem aspira a profissional - o mercado exige que saibamos ler fluentemente música, por isso, porque não aumentar as nossas capacidades de músico?
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #16
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Concordo com 90% do que disseste. Mas o que disse no ínicio deveria pesar na mente de quem aspira a profissional - o mercado exige que saibamos ler fluentemente música, por isso, porque não aumentar as nossas capacidades de músico?
É verdade, é por isso que mais tarde ou mais cedo pretendo corrigir essa minha fraqueza, para ser um músico mais polivalente, para facilitar o meu trabalho e o trabalho de quem toca comigo.

Quanto à votação, eu não vou votar "Nenhuma", pois acho que sim, é importante, mas também não posso votar nos outros, porque estaria a mentir. Falta a opção "Importante, apesar de não dominar".
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #17
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer Ver Mensagem
É verdade, é por isso que mais tarde ou mais cedo pretendo corrigir essa minha fraqueza, para ser um músico mais polivalente, para facilitar o meu trabalho e o trabalho de quem toca comigo.

Quanto à votação, eu não vou votar "Nenhuma", pois acho que sim, é importante, mas também não posso votar nos outros, porque estaria a mentir. Falta a opção "Importante, apesar de não dominar".
Aqui nao se discute se sabes, mas sim se dás importância a saber.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #18
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Eu acho que a teoria é mto importante mas durante dois anos não dei importancia nenhuma e sentia-me limitado em mt coisa. Ainda não domino e estou mto longe disso pois só aprendi à mto pouco tempo, mas espero vir a conseguir dominar. Eu não sei onde fica o sol, o lá e por aí fora, mas ser onde fica a tarola, o bombo, etc...
Agr sinto-me mto melhor quando pego num livro com ritmos e consigo sacar alguns!

P.S.: Tou a ver aqui mta gente que já domina, alguém me quer dar umas aulinhas via web???looooool


Abraço

sol mas w t f? na bateria nao há nada disso, na bateria é solfejo ritmico!

e o outro solfejo, q tem as notas , do re mi fa so blalba conta para alguma coisa? esse sei eu e bem, pois tive aulas com um maestro

Última edição de Superdgs : Dom, 3 de Agosto de 2008 às 01:49.
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #19
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
sol mas ***? na bateria nao há nada disso, na bateria é solfejo ritmico!

e o outro solfejo, q tem as notas , do re mi fa so blalba conta para alguma coisa? esse sei eu e bem, pois tive aulas com um maestro
Por acaso até interessa, afinal de contas somos músicos! Há que expandir os horizontes!!! Concordo que pra tocar não seja necessário mas se souberes nao vai ocupar lugar!
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #20
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
sol mas ***? na bateria nao há nada disso, na bateria é solfejo ritmico!

e o outro solfejo, q tem as notas , do re mi fa so blalba conta para alguma coisa? esse sei eu e bem, pois tive aulas com um maestro
Pois, é mesmo essa atitude que eu queria contrariar nesta votação...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #21
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Importância da formação teórica

concordo com o que disses-te over, o baterista normalmente e o overated a nivel de composiçao, o que se virmos bem e bastante estranho.. ja q somos nos que marcamos o tempo, fazemos os breaks para a voz, etc

n sei bem o q marcar na votaçao, sou sincero, nao sei ler pautas nem coisas do genero para bateria, gostava bastante mas n tnho ngm que me consiga explicar por a + b todos os fundamentos basicos. estudei muito tempo piano, e mesmo assim n consigo ligar nada com nada. quanto ao resto, em termos de composiçao na minha banda sou tb muito activo. participo nas letras e na propria composiçao do tema (encademaento, tempo, entradas, saidas, etc.) e interesso-me bastante por isto, acho que e sempre por aqui que começa uma boa musica!!

belo topico ja agora, abraço
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #22
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Tens um exemplo semelhante ao meu. Estudei piano dos 5 aos 14 anos e aos 16 começei a tocar bateria.

E obrigado pelos parabéns, este tópico foi feito para mostrar a quem não liga à teoria que é tão ou mais importante que saber tocar o instrumento. Afinal de contas sem a teoria não compreendemos o que tocamos e isso dificultaria muito o nosso trabalho. Keep on voting!
Também comecei pelo piano

Acho essencialissimo SABER musica...

Embora admita que com o tempo se vai esquecendo muita coisa, o nosso ouvido e a nossa "prespicacia" musical fica sempre...

É o que me faz poder estar a tocar e compor com a minha banda e poder dizer ao guitarrista " esse acorde aí não fica bem meu " , e não ser apenas o gajo que até manda uns hits fixes pra acompanhar umas guitarras.

Não pensem que os autodidactas famosos que aí vemos não sabem musica...lê la ou escreve-la...embora tenham aprendido por si, sabem muito daquilo, acreditem.

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #23
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Pois, é mesmo essa atitude que eu queria contrariar nesta votação...
como assim??
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #24
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Re: Importância da formação teórica

Tive 1 ano na escola de música, sei ler pautas e pouco mais.
Quero ver se aprendo mais umas coisas, ás vezes sinto-me estúpido no meio da minha banda.
Eheh

Cumps.
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #25
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
como assim??
Eu explico-te...

Quanto mais de musica souberes, melhor musico vais ser...

Se preferes ficar pelo ritmo, nice, fixe pra ti, safas-te na mesma.

É como eu te digo, ter uma vasta cultura musical premite-me dizer ao meu guitarrista que as notas que ele tem naquele acorde se calhar não são as melhores, e poder sugerir outro acorde de acordo com o que andei a aprender durante anos, pelo menos pra mim é gratificante.

Não quero começar com a guerra do "melhor baterisat do mundo", mas dou te o exemplo do joey jordison que é ele quem compõe todas as partes de percussão e guitarra eletrica dos slipknot, e salvo erro também escreve músicas.

Isto sim, para mim é um músico.

minha opinião.

João Almeida adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 16 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
sol mas w t f? na bateria nao há nada disso, na bateria é solfejo ritmico!

e o outro solfejo, q tem as notas , do re mi fa so blalba conta para alguma coisa? esse sei eu e bem, pois tive aulas com um maestro
Super e atenção que eu nao te estava a criticar a ti, pq sei que ate achas importante e tens muita cultura musical :P eu so dei a minha opinião falando pra ti, mas não era sobre ti.

Ya, e esse rapaz anda meio equivocado, duvido que algum dia venha a encontrar um sol ou um lá na bateria :P LOL

Abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442

Última edição de João Almeida : Dom, 3 de Agosto de 2008 às 14:16. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #26
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
como assim??

Comes como quiseres!! Não vês que a base da leitura é "musical" e não percussiva... É sempre bom saberes as bases da leitura musical, para estares à vontade nas partes mais difíceis da leitura percussiva.
Wakey wakey, rise and shine!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #27
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Ya, e esse rapaz anda meio equivocado, duvido que algum dia venha a encontrar um sol ou um lá na bateria :P LOL
Acho que quem anda equivocado és tu e não aqui o rapaz. Nem sequer vou entrar por aí pq nao percebo nda de música, mas acho que se as notas de bateria estão na pauta não estão lá por acaso, mas pronto.
E não vou dar mais asas as discussões, quando tiverem alguma opinião diferente, pelo menos fundamentem-na com base em alguma coisa e não se ponham a mandar postas de pescada!
A bateria pode ser afinada cmo qualquer outro instrumento, baseando-se nos soms das notas. Por isso acho que o que eu disse não é assim tão estúpido.
Quando me referia a saber as notas, referia-me em teoria musical em geral e não só na bateria.

Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #28
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

thanks warlike e jony almeida
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #29
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Não vou poder votar e explico porquê; acho bastante importante a teoria musical, mas eu infelizmente não a pussuo!!!
Existem vários conceitos do que é ser músico, obviamente se a teoria musical existir, é sem dúvida uma mais valia para quem a possui, pois penso que existem certos trabalhos que só poderão ser realizados por quem a tem, mas existem excelentes músicos que são os chamados "tocar de ouvido", que apesar de não terem essa formação, são sem dúvida uns fora-de-série na sua área.
Em modo de conclusão, acho que tudo está relaccionado com as pretensões de cada um em relação à música, e o que pretende tirar dela.
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #30
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
Não vou poder votar e explico porquê; acho bastante importante a teoria musical, mas eu infelizmente não a pussuo!!!
Existem vários conceitos do que é ser músico, obviamente se a teoria musical existir, é sem dúvida uma mais valia para quem a possui, pois penso que existem certos trabalhos que só poderão ser realizados por quem a tem, mas existem excelentes músicos que são os chamados "tocar de ouvido", que apesar de não terem essa formação, são sem dúvida uns fora-de-série na sua área.
Em modo de conclusão, acho que tudo está relaccionado com as pretensões de cada um em relação à música, e o que pretende tirar dela.
Cumps
Se achas importante vota "essencial" pq a consideras essencial.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #31
Fallen Angel
 
Membro desde: 24-Dez-2007
Local: Póvoa de Santa Iria
Mensagens: 128
Fallen Angel será famoso em breveFallen Angel será famoso em breve
Re: Importância da formação teórica

na minha opinião, pode não ser essecial num baterista, mas ja acho que é para um musico, seja de que instrumento for...o meu professor sempre foi daquele tipo de pessoas que punha os alunos a "tocar bateria", não a fazer barulho, punha-nos a tocar desde metal agressivo ate ao mais calmo dos swings, seja de improviso ou de leitura, e neste momento devo lhe imenso por me ter mostrado isso...
que até uma coisa que sempre me enervou foi eu tar a tocar numa filarmonica, vai ja fazer 2 anos, com os conhecimentos minimos de leitura de partituras de bateria e ainda menos de teoria musical, nunca me deram uma unica aula de solfejos, tive que pedir a outros musicos que me fossem dando explicações ou alguma aulas...
neste momento tou a fazer umas experiencias a dar aulas a amigos meus de iniciação de bateria, e a teoria é alguma que digo lhes logo que é algo essencial para se ser um musico....
portanto, pessoalmente não domino a teoria, longe disso, mas estudo o maximo que posso para a puder compreender aos varios niveis (estou tambem a tentar estudar para ser tecnico de som live/estudio e productor musical) e se possivel dominar
__________________
Train until you can do it...
Train until you can keep it up....
Train until you cant miss it....
Fallen Angel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #32
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Se achas importante vota "essencial" pq a consideras essencial.
Nesse caso, acho que devias ter colocado mais opções de voto, para teres uma melhor imagem das capacidades teóricas do pessoal cá do fórum. Se na votação eu responder que acho "essencial, domino o solvejo" não estou a ser correcto.
Acho esta tua sondagem muito boa, é muito importante para tentar perceber como o pessoal vive e está na música, apenas podias ter mais opções.
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #33
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
Nesse caso, acho que devias ter colocado mais opções de voto, para teres uma melhor imagem das capacidades teóricas do pessoal cá do fórum. Se na votação eu responder que acho "essencial, domino o solvejo" não estou a ser correcto.
Acho esta tua sondagem muito boa, é muito importante para tentar perceber como o pessoal vive e está na música, apenas podias ter mais opções.
Cumps
Tens razão. Ainda vou a tempo? Sou um bocado leigo no que toca a internet (too much time drumming!) hehe
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #34
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Acho que quem anda equivocado és tu e não aqui o rapaz. Nem sequer vou entrar por aí pq nao percebo nda de música, mas acho que se as notas de bateria estão na pauta não estão lá por acaso, mas pronto.
E não vou dar mais asas as discussões, quando tiverem alguma opinião diferente, pelo menos fundamentem-na com base em alguma coisa e não se ponham a mandar postas de pescada!
A bateria pode ser afinada cmo qualquer outro instrumento, baseando-se nos soms das notas. Por isso acho que o que eu disse não é assim tão estúpido.
Quando me referia a saber as notas, referia-me em teoria musical em geral e não só na bateria.

Abraço

Meu rapaz, não entres por aí...olha que as minhas postas de pescada já têm uma formação musical um bocado pro grande, mas pronto...e antes de mais eu disse ja por aí que para mim a formação musical é TUDO, e de extrema importancia.

Eu não te critiquei! Ninguem nasce ensinado! e todos temos duvidas!

E definitivamente tu numa pauta de bateria nao les notas, mas sim ritmos!

Se me falares em outras percussoes, como timpanos, marimbas e afins aí sim, podes me falar de notas musicas asociadas a ritmos!

Mas em bateria não! Quanto muito a pauta de bateria que viste tinha as naturais 5 linhas, mas cada nota que la vias era asociada a uma parte da bateria...cada nota ritmica ou significava bombo, ou timb agudo ou timb grave, etc!!! não são notas musicas amigo...

Quanto á afinação das baterias, acredito que haja pancada para tudo, mas nunca vi ninguem a afinar uma bateria de diapasão. Mas ok, se tu dizes que cada timbalao corresponde a uma nota eu acredito...mas assim sendo devo ter a minha bateria num "acorde" um bocado pro esquezito...

Fala com o Bozio que o gajo deve ter uma bateria de 3 oitavas, lol

Abraço e revê bem o que disseste...

Paz <3
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #35
papaolhos
 
Membro desde: 29-Jul-2008
Local: Elvas
Mensagens: 33
papaolhos será famoso em brevepapaolhos será famoso em breve
Re: Importância da formação teórica

Epa votei Essencial apenas porque acho que é mesmo essencial mas não domino de todo o solvejo.
__________________
zzzzzz i need some circle pit
papaolhos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 13:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it