Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Seg, 25 de Abril de 2011   #1
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

boas !
após ter lido o grande topico de um senhor tao grande como o LMR , revejo-me nas suas sabias palavras no tempo em que me quiz fazer socio da ja tao falada S.P.A...
agora pergunto-me eu...
como mero pequeno artista que sou, diga-se simples baterista e pouco mais...
ao inscrever-me na S.P.A, o que é que ganho com isso ?
como me protegem dos piratas e das radios que passam musicas feitas por mim ?
como ganho dinheiro com isso ?
como vejo o meu nome reconhecido ?
ect ect

é que até agora a banda em que tocava durante uns 12 anos , com dois CD´s no mercado ( esquecidos , mas no mercado ) , agora , outra banda com CD no mercado e varias radios a tocar alguns temas , ninguem recebeu sequer um tusto , nem banda , nem editora, nem artista nem... nada...

em que é que a SPA nos protege ?

o que sinceramente acho é que a SPA nao protege nada, só quer é inscriçoes... até prova do contrario....
elucidem-me.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Abril de 2011   #2
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Eu estou inscrito na SPA.
Basicamente após o valor de inscrição (salvo erro 150€) pagas um valor simbólico por cada música que registas. Precisas de documentação harmónica e melódica do teu original, e podes com isto registar no teu nome ou adicionar colaboradores que também estejam registados na SPA.
A SPA é uma entidade que não assegura o teu original, não anda à caça de ninguém. Ou seja, toda a gente tem liberdade de pegar no teu trabalho e toca-lo onde quiser, e até de gravar um CD com aquilo. Simplesmente, se isso acontecer tu tens um argumento Judicial em como tens os direitos da tua música registados na Sociedade Portuguesa de Autores. Se diz na SPA que tu no dia x registaste o tema y que corresponde à linha melódica do tema dos novos artistas W então a nível judicial vais ter vantagem, porque estão a imitar-te, a plagiar algo que já estava registado.
Ou seja, a SPA não é tipo polícia, não te vai telefonar a dizer "olha, vi uma coisa na rádio que é parecida à tua música". Simplesmente é uma segurança, se acontecer apresentas os documentos em como a música é tua e está tudo resolvido. Daí ser importante bandas de originais terem a sua conta, ou artistas terem a sua conta, porque se não há registo, alguém ouve a tua música, copia e regista primeiro, então é como se aquela música sempre fosse do artista que a copiou. Não tem qualquer valor as provas que possas ter em como foste tu que a criaste...registaste primeiro, é teu!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Abril de 2011   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Enes, só vale a pena estares registado na SPA se fores compositor.
Como musico executante não ganhas nada com isso.

Mesmo o facto de gravares um disco com o artista x ou y, se este não te colocar nos créditos como compositor, não ganhas nada com isso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Abril de 2011   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

entao no caso das radios que passam as nossas musicas. sejamos nós banda registada... como se faz para alguem ganhar dinheiro ?
isso é ... a radio paga uma taxa para poder passar musicas certo ?
quem recebe essa taxa ?
quem paga a quem faz as musicas ?
como recebemos por termos feito musica ?

PS. obrigado Kid pela tua sabia explicaçao.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Abril de 2011   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

As SPA cobra uma taxa pela transmissão das músicas e paga uma pequena percentagem aos autores das músicas.

No caso das bandas, se não houver contratos de exclusividade sobre os direitos das músicas, a banda recebe o dinheiro e deveria dividir por todos (e depois de dividido pode ser que chegue para irem beber um fino no café do bairro).
Se existir algum género de acordo dentro da banda em que o autor das músicas não quer partilhar os seus direitos, então, o resto da banda não recebe nada.
A SPA regista o autor, não bandas.

Os músicos freelancer, contratados para gravarem ou darem concertos em bandas raramente recebem os royalties. O seu pagamento na altura em que foram contratados, ou o pagamento feito por concerto dado, ou outro tipo de acordo, normalmente não inclui recebimento de royalties.


P.ex., no teu caso acho que és freelancer, certo? Foste contratado para gravar e tocar ao vivo. Se não compões nada para a banda, se o teu nome não constar nos créditos dos autores das músicas, não recebes royalties (a não ser que isso esteja no contrato que fazes com as bandas com quem toques).
Se estiveres numa banda tua, ou seja, numa banda mesmo banda, com membros fixos, então deves exigir a divisão dos royalties.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #6
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Sim penso que seja tudo tal i qual o Miguel diz!!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Não seja a: Sociedade Portuguesa de Autores... Só quem leva isso mesmo a sério é que pode e deve associar-se à SPA, porque de resto, é só mais uma despesa...

Registem-se é no Sindicado dos Músicos, para assegurarem os vossos direitos e cachês.

Última edição de warlike : Ter, 26 de Abril de 2011 às 09:26.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #8
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

O Miguel já disse tudo...

Pagas 150 € tens direito a registar 10 musicas, para registar mais é 1 € e qualquer coisa por cada uma que registes. A partir daí, sempre que a musica tocar na rádio na TV, ou que tenhas concertos, Recebes uma Taxa (não sei valor ao certo há dois tipos de reprodução, penso que mecanica e a outra falta-me o nome).

No meu caso, recebo a maior parte dos direitos através da Editora, porque tenho um contracto de Publishing com a mesma, (este tipo de contractos são maus, porque a editora ainda vai ficar com percetagem disso, mas são bons, porque obrigam a Editora a arranjar formas da tua musica passar mais, para eles tb receberem, e eles próprios fazem a pressão a SPA, para sacar a guita.

Penso que de 6 em 6 meses, são feitos os pagamentos, no entanto, se não fores la mendigar para receber o dinheiro, eles não te ligam a dizer que têm lá X, nem to levam a casa, ou vais la com recibo na mão ou nada feito.

Sobre a situação da divisão dos lucros quando passam na rádio tv etc., as musicas são separadas em 2 partes, letra e musica, sendo que cabe a banda definir percentagem para cada uma das partes.

Imaginemos que a parte da letra vale 50% e a musical mais 50%, podes definir por ex. que a parte da letra vai para quem fez a letra. logo o vocalista (caso tenha sido ele a fazer a letra), fica logo com 50 % do valor da Taxa, e depois divides a parte musical pelos membros, (vamos imaginar 4 pessoas), seria dos 50 %, 12.50 %, para cada musico.

Agora como deves saber, isto por cá é tudo a tentar safar-se a pagar €, portanto acredito que exista muito boas rádios e organizacões que não pagam os respectivos direitos.

No teu caso não sei se és Autor, e se não fores também penso que mais vale estar inscrito no sindicato.

Abraco

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

sou um autor/compositor TESO ... por isso virei freelancer... ou... putamusical... lol
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #10
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Uma pergunta malta. Eu e a minha banda queremos registar as musicas de modo a que não nos roubem as musicas, qual é a maneira mais barata de o fazer?

Abraço
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #11
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

João, isto é uma situação muito complicada, porque pensamos sempre nisto a brincar e somos amisgos e nunca nos vamos chatear.... mas quando toca a dinheiro amigo.....as pessoas são capazes de tudo.

Dito isto..... a forma mais fácil de registarem os temas na SPA era um inscrever-se (150 €)e a partir dai registas até 10 temas gratuitamente, e pagas mais 1 € e tal cada tema a mais(se bem me lembro). mas o nome que vai la ficar vai ser sempre só aquele, ou seja se têm a fezada de lancarem um single que bombe, vai ser sempre o mesmo a receber.

Claro que se diz sempre, que se divide e não há stress, mas com o dinheiro ..... nunca se sabe, e acabam-se muitas amizaddes por causa disso...

Por isso se querem um conselho, deixam isso para qnd tiverem a possibilidade de todos estarem inscritos, logo registam e definem as percetagem para cada um etc....

Abraço

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #12
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Citação:
Mensagem Original de Arshaman Ver Mensagem
João, isto é uma situação muito complicada, porque pensamos sempre nisto a brincar e somos amisgos e nunca nos vamos chatear.... mas quando toca a dinheiro amigo.....as pessoas são capazes de tudo.

Dito isto..... a forma mais fácil de registarem os temas na SPA era um inscrever-se (150 €)e a partir dai registas até 10 temas gratuitamente, e pagas mais 1 € e tal cada tema a mais(se bem me lembro). mas o nome que vai la ficar vai ser sempre só aquele, ou seja se têm a fezada de lancarem um single que bombe, vai ser sempre o mesmo a receber.

Claro que se diz sempre, que se divide e não há stress, mas com o dinheiro ..... nunca se sabe, e acabam-se muitas amizaddes por causa disso...

Por isso se querem um conselho, deixam isso para qnd tiverem a possibilidade de todos estarem inscritos, logo registam e definem as percetagem para cada um etc....

Abraço

Tiago
Ora nem mais!!!

Boa explicação!

Cumprimentos,
RBogalho
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #13
diegosouza
 
Membro desde: 30-Ago-2011
Local: Beja
Mensagens: 1
diegosouza é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Tive a ler aquilo SPA, tens de fazer registo para seres membro, pagas 150, e tens direito a 10 musicas, letra com a partitura ou musica gravada, autores so pode ser 1, agora para registar nome de banda e album e o motivo de eu estar ca. Se alguem souber avisa me, preciso mesmo saber.
diegosouza não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Registar banda é feita no:
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial


Vê mais informações aqui:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13556
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #15
diegosouza
 
Membro desde: 30-Ago-2011
Local: Beja
Mensagens: 1
diegosouza é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Ai, obrigadissimo, e o que eu andava a procura.
diegosouza não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #16
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???

Convém relembrar que o 1º registo (antes da SPA) é sempre feito no IGAC - Inspecção Geral de Actividades Culturais http://www.igac.pt/ (pelo menos era assim).

Neste caso, toda a obra (literária e fonográfica) está protegida contra plágios e "roubos". Há uma data de deferimento no documento que te enviam e é essa data que conta. Se alguém se tentar aproveitar de qualquer música ou letra tua, podes mover uma acção. O registo pode ser feito em 1 ou mais nomes mas na altura o valor variava consoante o nº de pessoas envolvidas no registo!

Mas nada melhor que nos informarmos junto das entidades em questão!

Abraço!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
alguem me pode ajudar (tradução portugues-espanhol) Goma Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 7 Qui, 10 de Março de 2011 15:49
Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola? exotunder Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 23 Ter, 9 de Novembro de 2010 19:34
[TUTORIAL] Como fazer uma stave shell jonh_semen Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 14 Ter, 14 de Setembro de 2010 20:15
Onde se podem fazer baterias personalizadas, por ex. desde o tamanho do bombo à sua cor? valerio Baterias Acústicas 12 Sex, 9 de Abril de 2010 20:09
fazer uns triggers !!!!! _TASSE_ Baterias Electrónicas 10 Sáb, 11 de Agosto de 2007 10:45



São agora 01:06. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it