Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 4 de Abril de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Dicas para combater o Suor e Fumos e técnicas para melhorar o Standard grip / Moeller grip

xxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 13:34.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 4 de Abril de 2010   #2
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Nice topic.
Essa do suor eu subscrevo. Dá cá um jeitaço ter uma ventoinha por perto.

Abraço.
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Abril de 2010   #3
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Suor e Standard grip/Moeller

A do Standard grip ?
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Abril de 2010   #4
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Excelentes dicas! Standard grip, presumo, é a traditional grip, certo? Eu nunca me dei muito bem com ela... Uso-a para as ritmos com muitas ghost notes (também é um bocado psicológico) mas depois regresso a matched grip... Não me saem naturais os movimentos...

Parece-me que o que tu sugeres será algo na onda do Stewart Copeland, não?
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Abril de 2010   #5
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Excelente exemplo.
Modéstia aparte, consigo dar o stroke com tanta intensidade em traditional como em matched grip.
È uma ferramente que se bem aprendida, dá um jeito enorme, não achas?
Abraço
Sem dúvida. Eu adoraria usar a traditional bem usada, mas não me dou muito bem com ela... Aliás, o Copeland é a prova de que se pode imprimir tanta força em traditional como em matched...

Ferramentas ao nosso dispôr nunca são de menos, quantas mais melhor... Ainda há bocado tive a ver um dvd do Steve Smith, 'History of the U.S. Beat', onde ele muda imenso de grip, saltita de traditional para matched, dependendo do tipo de música e dinâmicas que pretende usar. É, sem dúvida, uma enorme vantagem...

Abraço
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #6
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Ora boas,

Essa cena do fumo é mesmo a pior coisinha que pode haver...

A única actuação que tive até agora que puseram fumo, cheguei a uma parte em que estava tocar sempre a tossir e de olhos fechados por causa da irritação...


Lenel, sempre com grandes posts


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas, meu amigo Serrinha
Há quanto tempo!!
Obrigado pelas palavras.
Tenho de ir outra vez a Valença para fazer umas festinhas á tua "BENFIQUISTA"

Mas desta vez o pedal duplo tem de estar a funcionar!!!!!!!!!!!!!1

Abraço
Grande Leonel,

Acho que não é preciso dizer que és sempre bem vindo!!

Quando quiseres, já sabes o sitio!!

Grande abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #8
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ainda bem que assim pensas e estás receptivo ás "técnicas de escola".
Existem algumas que sinceramente estão "ultrapassadas" , em função da evolução, mas 99% encontram-se bem actuais apesar de tão antigas.

Abraço
Exactamente, uma pessoa tem é de saber usá-las, e às vezes até adaptá-las...

Primeiro quero dominar matched, depois de bem sabida hei-de arrancar para traditional. Também sou novo, tenho tempo! E a ando a brincar a tocar 'open handed', mão esquerda nos choques e direita na tarola... É engraçado!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #9
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Suor e Standard grip/Moeller

A questão é que realmente não é nada fácil em atinar com o stroke em traditional. O gesto técnico tem o seu que de complexo, e realmente o Leonel executa-o muito bem. Reparei que umas baquetas com mais corpo como as baquetas criadas por ele na Missom ajudam bastante para ter um stroke mais potente, aliás devo dizer que gostei imenso das baquetas!

Quanto aos fumos são mesmo um suplicio para os olhos!

Bom post!
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #10
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Excelente tópico! Quanto ao suor eu sofro um bocado com isso, no que respeita às mãos. Até comprei uma luvas da Zildjian ao Pipó, mas infelizmente ainda não me adaptei a elas. Ventoinha, nunca lhe senti a falta, muito honestamente.
Quanto ao grip, eu uso na maior parte dos casos, o match grip e como uso rim shot sai-me melhor com o match grip, que com o standard ou traditional grip. questão de treino é certo. AbrAÇOs!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #11
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Suor e Standard grip/Moeller

Acho que cada um deve usar a técnica ou tecnicas com que se sente mais avontade. para mim, acho que é mais fácil tocar dinamico e em volumes mais baixo com tradicional grip (uso geralmente em recintos pequenos). mas torna-se extremamente complicado tocar com força com ela, pelo menos para mim. embora consiga um bom stroke com tradicional, não chega a estoiro, como acontece com a matched grip. isto funciona para mim. por exemplo o Nelson Sobral toca tudo com tradicional e saca tanto power como eu com matched. Tudo isto é uma questão de habituação. o que funciona para mim pode nao funcionar para outros.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #12
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Suor e Standard grip/Moeller

Grandes dicas Leonel! As toalhas não as dispenso (e a minha máquina de lavar conhece-as bem...) e a dica da ventoinha foi uma excelente sugestão... Está a chegar o verão e todos sabemos como podemos sofrer com o calor (e fumos, pois sim!)

Quanto à lixa, no meu caso, uso o fio de uma tesoura, pois consigo obter o mesmo resultado com muito menos esforço.


Em relação à forma de agarrar as baquetas... Confesso que ainda não perdi tempo para me treinar com as formas tradicionais... Talvez seja por isso que sempre que tento tocar uns ritmos de jazz, sinto-me completamente perdido...!




Gostaria também de deixar uma dica para melhorar (ainda mais) estas tuas excelentes contribuições que valem puro ouro:

Se puderes, tenta publicar estes Assuntos em separado (neste caso estás a juntar a questão do suor com a problemática da forma como se agarram nas baquetes, o que manifestamente, temos que reconhecer, são assuntos dispares - mas valiosíssimos! - portanto, o meu repara não é negativo, nem é para depreciar!)

Então porquê este meu "reparo"? Porque os sistemas de fóruns indexam sempre muito melhor o texto presente nos títulos dos Assuntos do que o texto presente nos corpos das mensagens, e muito pessoal utiliza as pesquisas por cá para encontrarem informação.

Assim, e por incrível que possa parecer, estou precisamente a sugerir que, em casos como estes, publiques 2 (dois) Assuntos em separado, cada um com o seu tema.

Se pode haver quem diga que o Leonel inicia muitos assuntos? Sim, poder pode, mas Assuntos como estes nunca são demais! (claro está, desde que depois não se dupliquem Assuntos - seria péssimo agora alguém vir falar de suor noutro Assunto em separado. Já que foste tu a iniciar a questão do suor, então que se fale do suor AQUI.)



Se entretanto fores como eu (ou ainda melhor, como o Fernando Pessoa, em que os assuntos chegavam-lhe à mente de "enchorrada") e se mesmo assim não pretenderes colocar mais do que um Assunto por dia (para evitar aquilo a que se chama de "flood" em internetês) sugiro que, sempre que tiveres estes assuntos a chegarem-te à mente, que guardes o texto num documento Word algures no teu PC e que depois coloques aqui no fórum Assunto por Assunto.


Mais uma vez, peço desculpa por me ter alongado tanto, mas isto não é de forma alguma uma apreciação negativa à tua actual participação aqui no fórum (és provavelmente um dos membros com melhores Assuntos iniciados - com mais teor, sumo, etc...) mas sim uma forma de alertar para o facto de os teus assuntos serem tão bons que será sem dúvida alguma preferível termos as tuas contribuições ainda mais úteis e fáceis de encontrar na pesquisa.

E venham mais!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Qua, 7 de Abril de 2010 às 09:57.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dicas para combater o Suor e Fumos e técnicas para melhorar o Standard grip / Moeller

Eu sempre usei toalhas e a ventoinha sempre esteve na minha lista de aquisições mas nunca comprei uma...
Um coisa que falta aí é na primeira parte é: Água! Sempre umas garrafas de água junto a nós e se conseguirmos beber umas goladas entre cada música melhor. Ajudam até a combater o incómodo dos fumos na garganta.

De resto, eu uso o matched e dou-me bem assim. Não preciso de grande esforço para sacar power de uma tarola. Já me habituei a dar-lhe forte sem levantar muito a mão. Com uma pancada seca com rimshot não há medos de sair uma pancada suave.
E depois, sim, gosto de volta e meia ir buscar uma tarolada acima da cabeça (ok, pode ser show-off, mas quando bate certo até arrepia a espinha) - sou um gajo do heavy... nada a fazer... sem remédio.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #14
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Dicas para combater o Suor e Fumos e técnicas para melhorar o Standard grip / Moeller

Passa-te da cena da reputação! Esquece mesmo! Faz de conta que não existe! Quando estiveres nesse ponto vais ver que tens menos um peso sobre os ombros!


Sobre a minha dica, não foi de todo uma crítica negativa, antes pelo contrário! Foi precisamente para separares os assuntos por temas e publicares cada um no seu Assunto aqui no fórum!


Sobre o blog: Por aqui não temos blog, pelo que julgo que o parkinsom estaria a sugerir que criasses um blog no site www.blogspot.com (ou outro do género)...


Por último, não podes exigir que o pessoal comente as tuas mensagens, pois por vezes preferem falar de marcas, noutras vezes preferem falar de artistas, e noutras ainda preferem discutir quem merece ou não um patricínio... Enfim, é impossível mandar na vontade dos outros!


Mas por favor, continua com estas tuas EXCELENTES participações!

(atrevo-me até a dizer que, se muitos não comentam logo, é provavelmente porque sentem a consciência pesada de não estarem a dar a correcta importância a muitos dos teus assuntos, que são autênticas Clínicas e Aulas de Mestre em bateria e percussão!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #15
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Dicas para combater o Suor e Fumos e técnicas para melhorar o Standard grip / Moeller

Leonel, os teus tópicos são do melhor!
Têm o seu valor .. és um poço de informação, logo partilha-a com o pessoal .. Todos (ou falo por mim) gostamos imenso de ler estas tuas dicas .. São estas "pequenas" contribuições que tambem nos ajudam a evoluir neste mundo da bateria, que é o que se pretende Faz saber mais e mais eheh
Siga para a frente e deixa lá as reputações! Pensa que estás a ajudar manos bateristas Isso é que é de realçar! Quem não comenta, ou é porque acha que vai dizer disparates ou porque nao vale a pena porque estes topicos iniciados por ti são de um belo empenho, dedicação e valor

Quanto ao conteudo do tópico, a questão dos fumos pode ser incomodativa para uns e para outros nao .. mas penso que no geral, é sempre muito chato .. Deixa os olhos em papos :O Ha gente que nem sequer suporta o simples tabaco, quanto mais assim esses fumos em grande escala.
O tradicional grip sinceramente a mim não me dá grande jeito .. Já experimentei mas parece que perco a força (como já foi dito) .. Mas como tudo, é questao de praticar e praticar! E também como por vezes uso rim shots e tudo mais , eu uso o Matched

Abraço ! LMR , manda mais postas , não desistas

Última edição de Bernardo : Qui, 8 de Abril de 2010 às 18:49.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Abril de 2010   #16
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Dicas para combater o Suor e Fumos e técnicas para melhorar o Standard grip / Moeller

Ah Leonel, entendido pronto Também concordo contigo em parte!

Um forte abraço ..
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! David Calhau Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 229 Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 15:58. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it