|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas |
Opções |
Sáb, 10 de Maio de 2008 | #1 |
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
|
DÚVIDA: Medidas de BOMBO 22''x22'' ou semelhantes - Porque são tão incomuns? Opinem!
Ola companheiros.
Apareceu me agora esta dúvida que acho importante. Porque é um bombo de 22x22 ou outro de dimensões semelhantes é tão pouco vista? Pa metal (som mais grave)acho que da para ter mais "sustain",nao?e um timbalão de 16x16 nao seria também melhor?afinal a profundidade nao é para dar mais grave? Agradecia esclarecimentos pois as medidas tão me a confundir bastante. Abraco do don. |
Sáb, 10 de Maio de 2008 | #2 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
|
Re: DÚVIDA: Procuro tradução/ajuda em alguns termos de bateria e acessórios. Participem!
hello Dom.
quanto maior profundidade mais graves mas.... Menos definição. as frequencias mais baixas ficam realçadas ,mas como a pele de ressonancia demora mais tempo a responder ,perde-se o kick da batedeira. é como um delay...quanto mais afasta uma pele da outra ,mais tempo a de ressonancia demora a responder e por essa questão ,não consegue definir as frequencias mais altas (agudas). muitos bateristas de metal usam triggers no bumbo pra compensar essa perda. usam micro a frente pros graves e o trigger na batedeira pra definir os toques . um bumbo de 22x22 funciona bem quando se usa poucas notas de bumbo. assim consegue-se um grave poderoso e profundo (como um subgrave) mas pra pedal duplo ou notas rapidas o som acaba por embolar fazendo com que se crie frequencias muito baixas que no caso do bumbo estar microfonado,geram uma poderosa realimentação acústica(microfonia). é um som poderoso mas que depende das formas de uso pra que tenha seu rendimento eficiente. pra usar c/ pedal duplo um bumbo desse teria que ter dois micros: um na ressonancia pros graves e um dentro virado pro kick do pedal . pra ter uma ideia melhor de tudo que eu disse basta pegar um tambor de 10" e um de 16", depois faça duplas bem rápidas em cada um. vai perceber que o menor tem mais kick ,mas menos corpo, e o outro maior tem mais corpo mais define menos os kicks. isto é;: se quer ter graves potentes e aos mesmo tempo quer definição dos kicks o ideal é aumentar o diametro, tipo 24x14 , 26x14 , etc... basta ver o bumbo que John Bonham dos Led Zeppelin usava ... é era um grave brutalissimo ,mas não deixava de se ouvir os kicks do pedal bem projetados mesmo em cenas rápidas. grande abração
Sáb, 10 de Maio de 2008 | #3 |
|
Re: DÚVIDA: Procuro tradução/ajuda em alguns termos de bateria e acessórios. Participem!
Ola carissimo maneiro!
Com um esclarecimento desta qualidade e detalhe é impossível nao se perceber o que querias dizer. BEM HAJAS maneirao Mas mesmo assim porque se vêm tão poucos bombos 24x14? Se na tua opinião essa é Medida ideal para o tipo de som que eu me referi? Ja alguma ves tocaste num bombo dessa configuração,ou semelhante? Abraco e bem Haja DON Última edição de DON METAL : Sáb, 10 de Maio de 2008 às 16:37. Razão: Erro ortográfico |
Sáb, 10 de Maio de 2008 | #4 |
Local: Algarve
|
olá.
As principais causas de não ver tanto essas dimensões é o fator transporte... nem todos querem estar a carregar um bumbo dessas dimensões pra todo lado ,mas se notar notar há por aí bastante bandas com bumbos 24" e até 26" ,mas a preferencia tem caído pelos 22" e 20" . o que resolveram agora foi diminuir um pouquinho o diametro e aumentar a profundidade pra 18" ,isto pelo fato de já se conseguir peles com sons mais definidos ,como Emad e outras ,que ajudam a compensar a falta de definição da profundidade. outro fator que atrapalha o uso dos bumbos 24" é a disposição das peças. se for usar o toms sobre o bumbo já torna seu acesso complicado. eu não tenho preferencias de dimensões ,mas gosto sempre do som grave ,mas definido. pra escolher tuas medidas pode pensar da seguinte forma: diametro: quanto maior mais grave ,quanto menor mais agudo.mas nas duas formas o kick mantem-se presente. profundidade: quanto mais profundo mais grave ,quanto mais curto mais agudo.mas conforme aumenta a profundidade o kick diminui. por isso um 22x22 soaria muito grave mais sem definição de toques muito rápidos. um 20x20 já soaria melhor . uma forma de jogar com a profundidade seria usar peles com som mais seco ,de forma que a batedeira fornecesse o kick definido e a ressonancia timbrasse apenas esse som com os graves. já toquei em bumbo 24x14 (identico ao do J.Bonham) e em 22x14, 20x14... soam muito definidos ,principalmente se houver boa escolha de peles. hoje em dia as opções que acho mais equilibradas são 22x16 e 20x18 ,isso pros tipos de peles que temos a disposição hoje em dia (na minha opinião,claro). mas pra duplos ainda prefiro 20" . 22" só se for pra usar dois bumbos. assim tenho um intervalo maior de resposta entre as peles de cada bumbo. já nas combinações de peles / madeira : quanto mais profundo o tambor ,mais soa o timbre da madeira e menos o timbre das peles ,e quanto mais curta a profundidade , mais soam as peles e menos a madeira. o ideal é conseguir o meio termo dentro dessa opção,pra que possas ter a madeira e pele a vibrar com a mesma frequencia de trabalho ,somando assim tanto em timbre como em volume e definição. mas isso é um assunto de páginas e páginas de dialogo e se continuar isso vai virar uma biblia eh eh eh eh abração
AVANTE !!! SEMPRE... Última edição de MANEIRO : Sáb, 10 de Maio de 2008 às 17:09. |
Sáb, 10 de Maio de 2008 | #5 |
|
Salvé
Bem maneiro mais uma vez tenho de te dar os meus agradecimentos! Bem hajas pela paciência e esclarecimentos. Acho que relativamente a esta questão...tou quase mestre he he Davas um excelente professor,acredita Mas ja que tamos com a mão na massa: se tu fizesses assim um "set"(para ti ou o mais "racional"/convencional) dentro destas dimensões que nos temos estado a falar,que dimensões escolherias(tarola,timbaloes,bombo...)? E o tipo de madeira?(o mogno africano sera o mais indicado visto possouir mais graves na sua constituição?várias madeiras?)da me umas luzes por favor! Sem mais nada de momento,um Abraco MANEIRO. Don Última edição de DON METAL : Sáb, 10 de Maio de 2008 às 18:57. |
Dom, 11 de Maio de 2008 | #6 |
Local: Portimão
|
Re: DÚVIDA: Medidas de BOMBO 22''x22'' ou semelhantes - Porque são tão incomuns?
Uma excelente questão que mereceu mesmo um Assunto novo e dedicado.
|
Seg, 12 de Maio de 2008 | #7 |
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
|
Re: DÚVIDA: Medidas de BOMBO 22''x22'' ou semelhantes - Porque são tão incomuns?
Eu tenho bombo 20x20 e é algo de fantástico.. o maneiro explicou tudo
Eu gosto de bombos compridos e toms curtos |
Seg, 12 de Maio de 2008 | #8 |
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
|
Boa explicação!
OT: Maneiro, já sei que Fadomorse está aí com um novo disco. Para qdo um concerto aki na capital? |
Opções | |
|
|
Assuntos Semelhantes | ||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
Jazz e Música Clássica | LEONEL RODRIGUES | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 46 | Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46 |
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! | vitormlbrandao | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 8 | Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45 |