Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 9 de Setembro de 2012   #1
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Uso dos dedos ou não?

Vim aqui perguntar o que acham quanto ao uso dos dedos ao tocar bateria, eu usava finger technic, mas vi uma video-aula dizer que isso era prejudicial à saúde e que se devia mexer os músculos maiores do pulso/mão para não ganhar lesões.
Que acham?
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Setembro de 2012   #2
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Uso dos dedos ou não?

eu uso bastante os dedos ha muitos anos e nunca me vi prejudicado a nivel de saude... o truque é fazer aquecimento... mas isso é como tudo.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #3
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Obrigado pela opinião Enes, venham mais
Com o teu comentário lembrei.me também de perguntar ao pessoal o tipo de aquecimento que usam.
Uso estes
__________________

Última edição de tiagom97 : Seg, 10 de Setembro de 2012 às 14:19.
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #4
chain
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cascais
Mensagens: 181
chain está no bom caminho
Re: Uso dos dedos ou não?

Sempre ouvi dizer "dedos para velocidade pulsos para power", claro que como qualquer outra actividade feita de movimentos repetitivos existem lesões.
Acho que mesmo antes de se pegar nas baquetas se deve aquecer como se fossemos jogar basquete ou volei ou mesmo ténis!
chain não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #5
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Citação:
Mensagem Original de chain Ver Mensagem
Sempre ouvi dizer "dedos para velocidade pulsos para power", claro que como qualquer outra actividade feita de movimentos repetitivos existem lesões.
Acho que mesmo antes de se pegar nas baquetas se deve aquecer como se fossemos jogar basquete ou volei ou mesmo ténis!
Sim um baterista é quase um desportista também Obrigado pela opinião venham mais
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #6
vasco27slot
 
Membro desde: 5-Ago-2009
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 63
vasco27slot será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

julgo haver pra i um post sobre isto!... que deu mta discussao, portanto, vale a pena procurar.. kk das maneiras, na minha opiniao, DECIDIDAMENTE DEVES DE USAR E DOMINAR AS DUAS TECNICAS =) por mil e uma razoes! fazes o mm ritmo/rudimento/breack/etc. com dedos ou punhos e o som é logo totalmente diferente! se tiveres apenas uma das tecnicas... perdes logo "metade" da historia! (isto n é bem assim, mas serve para exemplo!) =)

mas lembra-te! o importante é dar-lhe com a alma! =) paz!
vasco27slot não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #7
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto Re: Uso dos dedos ou não?

E quase inevitável não se usarem os dedos, principalmente em blast-beats. Isto porque o ressalto assim o pede. Não obrigatoriamente, mas acaba por ser muito mais dinâmico.
Agora quanto ao uso exclusivo dos dedos, não acredito que cause lesões desde que se faça o devido aquecimento. Senão uma pessoa não podia levantar uns pesos repetidamente num ginásio sem ficar com algum problema.
Por acaso é uma técnica bem interessante e produtiva, que eu adorava dominar, no entanto tenho pouco tempo para a explorar.

Um pequeno off-topic:
Se alguém me puder aconselhar em relação ao ressalto desta técnica agradecia. Isto porque se for numa superfície dura eu consigo dominá-la quase à vontade, no entanto se for numa tarola tem ressalto em excesso. Até poderia diminuir a tensão das peles, mas assim perco o ataque que necessito.. Conselhos??

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #8
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
E quase inevitável não se usarem os dedos, principalmente em blast-beats. Isto porque o ressalto assim o pede. Não obrigatoriamente, mas acaba por ser muito mais dinâmico.
Agora quanto ao uso exclusivo dos dedos, não acredito que cause lesões desde que se faça o devido aquecimento. Senão uma pessoa não podia levantar uns pesos repetidamente num ginásio sem ficar com algum problema.
Por acaso é uma técnica bem interessante e produtiva, que eu adorava dominar, no entanto tenho pouco tempo para a explorar.

Um pequeno off-topic:
Se alguém me puder aconselhar em relação ao ressalto desta técnica agradecia. Isto porque se for numa superfície dura eu consigo dominá-la quase à vontade, no entanto se for numa tarola tem ressalto em excesso. Até poderia diminuir a tensão das peles, mas assim perco o ataque que necessito.. Conselhos??

Abraço
Obrigado pela resposta Quanto aos esclarecimentos dessa técnica uma pessoa que domina isso é o Diogo Pereira instrutor aqui do fórum, se passares lá por essa parte de instrução do fórum ele pode ajudar.te

tiagom97 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 37 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de vasco27slot Ver Mensagem
julgo haver pra i um post sobre isto!... que deu mta discussao, portanto, vale a pena procurar.. kk das maneiras, na minha opiniao, DECIDIDAMENTE DEVES DE USAR E DOMINAR AS DUAS TECNICAS =) por mil e uma razoes! fazes o mm ritmo/rudimento/breack/etc. com dedos ou punhos e o som é logo totalmente diferente! se tiveres apenas uma das tecnicas... perdes logo "metade" da historia! (isto n é bem assim, mas serve para exemplo!) =)

mas lembra-te! o importante é dar-lhe com a alma! =) paz!
Obrigado
__________________

Última edição de tiagom97 : Seg, 10 de Setembro de 2012 às 22:14. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #9
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Usa-se os dedos sim, no double stroke e em muitos outros tem de se usar os dedos para se obter mais controlo e velocidade.
Tens muitos videos no youtube a explicar este movimento, um stroke com o pulso, e outro com os dedos, aproveitando o ressalto da baqueta.

Se é prejudicial à saúde? Se reparares todos os grandes bateristas como Benny Greb, Jojo Mayer, Thomas Lang, etc, usam dedos, e duvido que, com os anos e a experiência que têm, não tivessem conhecimento se faria mal à saude ou não...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2012   #10
Bernardo Nobre
 
Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Mensagens: 444
Bernardo Nobre será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Usar os dedos em termos de problemas de saúde não acho que seja preocupante, só me lembro de se nao estou em erro o tradicional grip, aquele tópico do Thomas Lang, mas como o Miguel já referiu aqueles bateristas, mas muitos outros como os que usam blast beats, por exemplo Dave Mackintosh dos Dragonforce ou o Matt Greiner dos August Burns Red, ambos usam bastante os dedos e acho que nao tiveram problemas
__________________
[ex-Dusk]
DrumCraft Series 6
Istanbul Mehmet Samatya /Sabian APX /Zultan Aja
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #11
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Realmente é verdade se fizesse mal os "mestres" não usavam.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #12
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Uso dos dedos ou não?

Como foi dito até agora, os dedos são uma parte importante para o controlo. Se puderes arranja o DVD do Jojo Mayer - secret weapons for the modern drummer. Tá lá tudo explicado ao pormenor.

splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #13
consciouness
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: gondomar
Mensagens: 115
consciouness está no bom caminho
Re: Uso dos dedos ou não?

Boas, não é verdade que para se ter mais controlo e velocidade se tenha que usar os dedos. Querem o melhor exemplo: Mike Mangini. Mas cada um toca como sabe...
consciouness não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #14
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Uso dos dedos ou não?

Citação:
Mensagem Original de consciouness Ver Mensagem
Boas, não é verdade que para se ter mais controlo e velocidade se tenha que usar os dedos. Querem o melhor exemplo: Mike Mangini. Mas cada um toca como sabe...
O mangini usa os dedos sim
Repara
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Setembro de 2012   #15
nelson3192
 
Membro desde: 28-Ago-2012
Local: Aveiro
Mensagens: 20
nelson3192 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Uso dos dedos ou não?

Curti a cena do prato e da tarola xD
nelson3192 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Bombo de 24" - Pouco versátil ou não?? Opiniões Vespa Baterias Acústicas 9 Sáb, 23 de Janeiro de 2010 20:46
problema com EMAD, ou nao Ângelo Hardware, Acessórios e Equipamentos 12 Qui, 29 de Novembro de 2007 21:35



São agora 09:50. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it