Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 3 de Outubro de 2012   #1
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

Boas pessoal .
Eu e uns amigos começamos a tocar e gostava que voces podessem dar alguns conselhos a ter em atenção quando começamos.
Outra coisa... supostamente o baixo e o baterista controlam o tempo ... que devo saber sobre isso?
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Outubro de 2012   #2
the004
 
Membro desde: 26-Fev-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 26
the004 está no bom caminho
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Têm material próprio ou é num estúdio?
__________________
Já agora, sou o Kevin!
the004 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Outubro de 2012   #3
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Perguntas sobre inicio banda::

pah...as dúvidas são tão vagas que fica complicado responder
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Outubro de 2012   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Perguntas sobre inicio banda::

ola , antes de mais nada sê bem vindo ao mundo da musica.
quanto a dicas... começamos pela primeira...

respeitar sempre os amigos musicos, por mais asneiras que digam
respeitar horarios de ensaios... sim caro colega...os horarios sao a coisa mais importante, imagina chegares ao trabalho e dizeres ao pessoal, epah ! desculpem, ontem apanhei uma jarda e adormeçi...
isso dos horarios enerva qualquer um..
respeitar a criatividade de cada um... no meio de tanta porcaria, pode ser que saia algo de jeito.
respeitar os instrumentos... sao caros e tu ou os teus pais nao nadam em dinheiro para que na tua primeira actuaçao começes a atirar-te pro ar em cima da bateria... isso doi... ja passei essa fase...
respeitar a opiniao dos cotas... nao quero dizer que tens de obedecer, mas tambem nao os mandes pro cara---o , amanha podes sempre precisar de alguem...
respeitar as outras bandas... voces nao sao melhores que a banda do outro lado da rua, nem sao piores que a antiga banda de baile onde o vosso pai tocava ferrinhos...

eu posso te dar mil e uma dica mas aquela que e vem sempre a cabeça...

-respeito-

quanto ao controlar de tempo...
o bombo define a batida da musica, o baixo acompanha...
dica : ouvires muita musica e estares atento a esse pormenor.
dica nº 2 : começares a trabalhar a bateria com metronomo...
dica nº 3 : teres um prof de bateria, ninguem nasce ensinado e teres um prof, por mais ritmos que saibas fazer, ele ensinará sempre uma maneira de tocares melhor.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.

Última edição de enes : Qui, 4 de Outubro de 2012 às 04:11.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Outubro de 2012   #5
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Citação:
Mensagem Original de the004 Ver Mensagem
Têm material próprio ou é num estúdio?
Nosso, tocamos na minha cave

Rogério Saraiva adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 54 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
ola , antes de mais nada sê bem vindo ao mundo da musica.
quanto a dicas... começamos pela primeira...

respeitar sempre os amigos musicos, por mais asneiras que digam
respeitar horarios de ensaios... sim caro colega...os horarios sao a coisa mais importante, imagina chegares ao trabalho e dizeres ao pessoal, epah ! desculpem, ontem apanhei uma jarda e adormeçi...
isso dos horarios enerva qualquer um..
respeitar a criatividade de cada um... no meio de tanta porcaria, pode ser que saia algo de jeito.
respeitar os instrumentos... sao caros e tu ou os teus pais nao nadam em dinheiro para que na tua primeira actuaçao começes a atirar-te pro ar em cima da bateria... isso doi... ja passei essa fase...
respeitar a opiniao dos cotas... nao quero dizer que tens de obedecer, mas tambem nao os mandes pro cara---o , amanha podes sempre precisar de alguem...
respeitar as outras bandas... voces nao sao melhores que a banda do outro lado da rua, nem sao piores que a antiga banda de baile onde o vosso pai tocava ferrinhos...

eu posso te dar mil e uma dica mas aquela que e vem sempre a cabeça...

-respeito-

quanto ao controlar de tempo...
o bombo define a batida da musica, o baixo acompanha...
dica : ouvires muita musica e estares atento a esse pormenor.
dica nº 2 : começares a trabalhar a bateria com metronomo...
dica nº 3 : teres um prof de bateria, ninguem nasce ensinado e teres um prof, por mais ritmos que saibas fazer, ele ensinará sempre uma maneira de tocares melhor.
Obrigado pelos conselhos grande Enes!!

Decididamente isso dos horários tem mesmo de ser comprido... O meu guitarrista é cá um preguiçoso - ai e tal nesse dia nao sei se dá e coiso.

Isso do arranjar um professor é que nah dá muito jeito ... Aqui escola musica tenho a Musicland e ficava um bocado caro ( sim, sei que a musica é caro, para mais sendo baterista , mas não posso andar a gastar muitos extras agora)

Última edição de Rogério Saraiva : Qui, 4 de Outubro de 2012 às 20:16. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Outubro de 2012   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Perguntas sobre inicio banda::

MusicLand é o Nelson Sobral que dá aulas não é? Ele é muito bom!!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Outubro de 2012   #7
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
MusicLand é o Nelson Sobral que dá aulas não é? Ele é muito bom!!
Sim é ele, cá em Mafra
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Perguntas sobre inicio banda::

ai e tal nesse dia nao sei se da e tal e coiso ..

isso é a desculpa mais esfarrapada pela qual tambem ja passei...

caro colega.. discurso tipo presidente da repulica ou um fidel casto qualquer...

se gostas da nossa banda, da nossa musica, do nosso ambiente... tudo o que tens que marcar para esse dia é o ensaio... prioridade nº 1, o resto virá depois da hora do ensaio... uma vez marcado nao ha como desmarcar... se nao se pode fazer barulho porque um fulano da terra morreu... ensaia-se na mesma !!! por vezes nao é preciso fazer barulho para fazer uma grande letra acompanhada de uma acustica...
se todos voces musicos interagir numa letra,, verao que automaticamente a vossa banda soará muito melhor.

tenho dito..
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #9
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Outra coisa:

Ensaios "de cima a baixo" não resultam...

Ou seja, tens 10 temas, tocar os 10 seguidos saia como sair e ta feito o ensaio... isso é a pior forma de ensaiar.

Esses ensaios são para o momento antes da atuação, e mesmo assim...

Como deve de ser um ensaio?

1º- Selecionar as musicas que estão mais "verdes" ou com partes com mais dificuldade;
2º- identificar quais as partes onde a banda ou algum elemento tenha dificuldade e "marrar" até sair;
3º- Agora sim pode-se tocar a musica do principio ao fim;
4º- Se a falha persistir, repetir todo o processo.

E agora dizes-me: "Ai, assim só tocamos uma ou duas musicas por ensaio..."

E? é preferível ter 5 temas bem tocados do que 10 que estejam uma m***a...

Atendendo mais à bateria, para as passagens com mais dificuldade ou mais técnicas, o método que eu costumo utilizar é começar a fazer essa passagem lento até sair, e depois ir acelerando até à velocidade pretendida. Garanto que resulta!

Isto é apenas e só a minha opinião e vale o que vale...

Abraço
__________________
"Que a música vos companhe!"
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #10
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Perguntas sobre inicio banda::

otima sugestao...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Outubro de 2012   #11
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Outra coisa:

Ensaios "de cima a baixo" não resultam...

Ou seja, tens 10 temas, tocar os 10 seguidos saia como sair e ta feito o ensaio... isso é a pior forma de ensaiar.

Esses ensaios são para o momento antes da atuação, e mesmo assim...

Como deve de ser um ensaio?

1º- Selecionar as musicas que estão mais "verdes" ou com partes com mais dificuldade;
2º- identificar quais as partes onde a banda ou algum elemento tenha dificuldade e "marrar" até sair;
3º- Agora sim pode-se tocar a musica do principio ao fim;
4º- Se a falha persistir, repetir todo o processo.

E agora dizes-me: "Ai, assim só tocamos uma ou duas musicas por ensaio..."

E? é preferível ter 5 temas bem tocados do que 10 que estejam uma m***a...

Atendendo mais à bateria, para as passagens com mais dificuldade ou mais técnicas, o método que eu costumo utilizar é começar a fazer essa passagem lento até sair, e depois ir acelerando até à velocidade pretendida. Garanto que resulta!

Isto é apenas e só a minha opinião e vale o que vale...

Abraço
Sim, estou de acordo contigo sobre isso
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #12
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Perguntas sobre inicio banda::

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
otima sugestao...
Obrigado.

serrinha adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 49 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Rogério Saraiva Ver Mensagem
Sim, estou de acordo contigo sobre isso
Isto é em base da pouca experiência que tenho dos vários grupos conde toquei e toco...

Abraço
__________________
"Que a música vos companhe!"

Última edição de serrinha : Seg, 8 de Outubro de 2012 às 12:31. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #13
Portnoyfan
 
Membro desde: 2-Jun-2009
Local: Cacém
Mensagens: 59
Portnoyfan está no bom caminho
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

Os horários e as presenças são fundamentais! Um conselho muito importante, e eu já passei por isso infelizmente, algumas vezes, se há um membro que volta não volta falha, chega atrasado, etc, não demorem muito tempo a resolver a questão, pois mais cedo ou mais tarde, vai agravar e vão ficar agarrados. Se uma pessoa está para a banda, está, se não está, o que não faltam por aí é malta a querer uma oportunidade de estar na estrada (como eu, por exemplo, infelizmente..).


Abraço, boa sorte e acima de tudo valorizem sempre a vintade de tocar, que está sempre acima da técnica (embora esta também seja importante)
__________________
Drumming like Hell!
Portnoyfan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Outubro de 2012   #14
Rogério Saraiva
 
Membro desde: 29-Dez-2011
Local: Mafra
Mensagens: 81
Rogério Saraiva está no bom caminho
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

Precisamente o meu problema.

Isto é uma coisa recente, mas o meu guitarrista já mandou algumas faltas...
Rogério Saraiva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2012   #15
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

poe os .. nos i´s
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2012   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

epá... Guitarristas há aí aos pontapés... Basta dar um pontapé numa pedra que aparecem logo meia-dúzia.

Pessoalmente acho que os atrasos recorrentes de uma pessoa é algo genético e nunca há-de mudar. Eu sou do tipo de chega adiantado por norma (depois apanho secas enormes se apanho malta que se atrasa por norma).
Sempre gostei de chegar uns 10/15 minutos antes ao local de ensaios, até para mudar o "modo interno" para modo ensaio, prepara as coisas, etc.
Sempre gostei de chegar antes da hora marcada para arrumar as coisas para os concertos e coisa que nunca tolerava muito bem era combinar saída da salade ensaios para um concertos às 18h e haver malta da banda a chegar a essa hora (depois ainda iam arrumar as coisas, carregar, etc, e só saiamos às 19h já em stress). Isto é falta de respeito e de responsabilidade.

Portanto, se essa malta que se atrasa já o faz aturalmente para ensaiar, acreditem que vão ter chatices para os concertos... É genético...
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2012   #17
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

Eu acho que de uma maneira geral os bateristas são sempre os mais pontuais das bandas, até porque o tempo tem tudo a ver com eles.

Quanto ás sugestões dadas, acho que as mais importantes já foram sugeridas, agora e com o tempo (novamente o baterista em alta) vais limando com a tua banda as arestas, até que fique perfeita a forma de trabalhar.
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Outubro de 2012   #18
Portnoyfan
 
Membro desde: 2-Jun-2009
Local: Cacém
Mensagens: 59
Portnoyfan está no bom caminho
Re: Como me devo organizar para os primeiros ensaios como baterista de uma banda?

Citação:
Mensagem Original de Ticó Ver Mensagem
Eu acho que de uma maneira geral os bateristas são sempre os mais pontuais das bandas, até porque o tempo tem tudo a ver com eles.

Quanto ás sugestões dadas, acho que as mais importantes já foram sugeridas, agora e com o tempo (novamente o baterista em alta) vais limando com a tua banda as arestas, até que fique perfeita a forma de trabalhar.

Lol! Até porque temos mesmo que ser, já viste o tempo que ás vezes temos que demorar a montar as nossas cenas??!! lolol!
__________________
Drumming like Hell!
Portnoyfan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 07:35. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it