Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 11 de Agosto de 2012   #1
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Interpretação

muita gente nem sabe o que isso é...
muita gente ja ouviu falar ....
ha varias maneiras de o fazer...
agora a pergunta é ....
como fazem para interpretar uma musica ???
escrevem ?
ouvem ?
leem ?
outras tecnicas ?

expliquem o vosso ponto de vista sobre uma musica em particular...

aquela dobra/fill que dizem.... epah !!! isto é orgasmo !!!
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Agosto de 2012   #2
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: interpretaçao

Ora bem,

Interpretar é diferente de copiar.

Na minha opinião, a interpretação é a execução da música da forma como a sentimos e também como a sabemos tocar... sim, porque há passagens em musicas que, ás vezes, não sabemos fazer e aí temos de tentar interpreta-las de outra forma.

Por outras palavras, é tocar a música "à nossa maneira".


Isto em poucas palavras...

Abraço
__________________
"Que a música vos companhe!"
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Agosto de 2012   #3
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: interpretaçao

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Ora bem,

Interpretar é diferente de copiar.

Na minha opinião, a interpretação é a execução da música da forma como a sentimos e também como a sabemos tocar... sim, porque há passagens em musicas que, ás vezes, não sabemos fazer e aí temos de tentar interpreta-las de outra forma.

Por outras palavras, é tocar a música "à nossa maneira".


Isto em poucas palavras...

Abraço
Subscrevo!
A maioria das musicas que eu toco eu aprendo os tempos e as paragens, o resto dou asas à criatividade...

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Agosto de 2012   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: interpretaçao

Sempre gostei de originais e sempre foram o maior desafio para mim por causa disso mesmo, da interpretação.

Quando funcionava em banda sempre tentei perceber o que a música pedia, o que o compositor queria transmitir com aquela musica e como isso tudo encaixava na sonoridade da banda. Acima de tudo, sempre tentei interpretar as musicas com a mesma perspectiva do vocalista. Considero que a interpretação do vocalista é o principal ponto de partida para nós, bateristas, desenharmos a bateria para uma musica, e interpretá-la na mesma base. Com isto evita-se que o vocalista esteja a cantar num registo melancólico e a bateria num ritmo alegre.

Actualmente colaboro de uma forma activa com um compositor canadiano. São temas instrumentais em que ele já tem praticamente tudo feito, com excepção da bateria.
Ora, o desafio é decifrar qual a mensagem dele naquela música, o crescimento da música, o "script" da música, quais as partes fortes e fracas, como encaixar isso tudo de forma a fazer sentido no fim...
Nesta minha colaboração, a minha interpretação é muito importante para o resultado final da musica.

Como faço para chegar à composição final?
Oiço o tema diversas vezes, divido-o por secções, procuro as partes que necessitam de força e as partes mais "sentimentais". Procuro perceber até que ponto as partes progressivas devem ser "fechadas ritmicamente" ou posso deixar fluir, etc.
Não há refrões, nem versus, nem solos, etc, os temas são instrumentais de 6 a 10 minutos com muita variação no meio, mas tem de haver sempre uma parte que realce, e esta parte precisa de ser detectada e bem interpretada.
As músicas prog/sinfónicas normalmente têm de funcionar como uma banda sonora, portanto, tem de ter princípio, meio e fim e tudo tem de fazer sentido, tudo tem de ser interpretado de uma forma ligada para poder contar a minha história na bateria.


Nas covers, não me preocupo com isso... Alguém já fez esse trabalho por mim, apenas tenho de seguir uma base e tocar o que me parece bem no momento.
Lembro-me que quando tocava covers nos bares, em noites com melhor público eu imrpovisava mais, puxava mais por mim e pela bateri. Em noites fracas até me "baldava" a certas coisas. Para mim covers e interpretar covers é coisa do momento. Não penso antes no que posso mudar... Afinal, quem sou eu para corrigir interpretações dos originais?! Eu apenas "invento" por cima do que os outros já fizeram.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Agosto de 2012   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: interpretaçao

gostei do que disseste Miguel...
até que enfim que temos conversas que nao falam dos outros musicos nem de pratos, pedais ou baterias XPTO....

__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Agosto de 2012   #6
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: interpretaçao

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Sempre gostei de originais e sempre foram o maior desafio para mim por causa disso mesmo, da interpretação.
Subscrevo as palavras do Miguel. Mesmo que o conteúdo em si não seja muito técnico, a verdade é que certas dinâmicas e acentuações, por mais simples que pareçam, é sempre complicado "transcrever" as "palavras" musicais do artista em questão, de uma forma verdadeira.
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Interpretação

Movi o tópico para os Debates Técnicos porque acho que se enquadra melhor aqui que nas escolas de música.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #8
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Interpretação

Interpretar. Boa questão.

Para mim não e copiar, mas sim tocar uma música à nossa maneira sem fugir muito do seu original. É tocar a música de outros mas com o nosso feeling.

Eu, não sei se é bom ou se é mau mas cada música que toco (interprreto), toco-a diferente das vezes que a toquei anteriormente, se é que me entendem. Faço as partes essenciais na minha opinião e depois é o que me vem à cabeça.

No fundo interpretar traduzindo para o português, para mim, é dizer o que os outros dizem mas com palavras diferentes.

Opiniões venham elas

Muito bom tópico
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Uma interpretação minha de um Tema da Joss stone canas Videos e Músicas dos Membros 26 Sáb, 17 de Julho de 2010 10:41
Take Five - A minha interpretação JonhyPaquim Videos e Músicas dos Membros 10 Qui, 15 de Abril de 2010 20:59



São agora 19:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it