Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas

Resposta
Opções
Não lido Seg, 21 de Fevereiro de 2011   #1
Telmo Vale

Membro desde: 11-Mai-2009
Local: Vila Nova de Gaia
Telmo Vale está no bom caminho
compressores e gates

eu tenho compressor para cada peça da bateria e gostava que me dessem alguns valores de referência para eu poder exprimentar.
obrigado!

Nota :eu tensiono utilizar os compressores em concerto ao vivo.
Telmo Vale não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Março de 2011   #2
Isidro Paixao

Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: compressores e gates

Citação:
Mensagem Original de Telmo Vale Ver Mensagem
eu tenho compressor para cada peça da bateria e gostava que me dessem alguns valores de referência para eu poder exprimentar.
obrigado!

Nota :eu tensiono utilizar os compressores em concerto ao vivo.
ui tás-te a meter numa grande aventura ,
é assim não existem valores de referencia o uso do compressor depende de muitas coisas no caso de um baterista da dinamica que usas ,
bates sempre com a mesma intensidade ?? ou varias muito??

deixa-me fazer-te outra pergunta em relação ao compressor
compreendes o funcionamento do compressor ?
sabes o que significa os botoes Ration , treshold , attack , release ?

deixo-te uns valores para começar

treshold -20 db
Ration 3.1 ou 4.1
Atack 0.5ms

dica tas a ver as luzinhas que dão o sinal de entrada

pois vé qual é o pico mais fraco e começas com o treshold a partir dai

nota que se tocas com muitas dinamicas diferentes se comprimires muito, vais matar toda essa dinamica

aconselho-te a não comprimir a tarola a não ser que seja necessário

e como sou chato uma ultima pergunta lolol

porque Comprimir??
Não lido Seg, 21 de Março de 2011   #3
Bruno.b

Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Bruno.b será famoso em breve

Boas,

Deixa isso para o técnico de som. Queres comprimir individualmente todas as peças? Para tocar ao vivo? Basta o bombo.

Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #4
Carlos Ramos

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta

Nao concordo em comprimir o bombo ao vivo. normalmente ao vivo e com pessoal com pouca experiencia, se vais comprimir o bombo vais buscar overtones que e o que nao se pretende no bombo. utiliza apenas a gate no bombo, se for bem afinada faz milagres, mesmo com os timbaloes. comprime a tarola e evita a gate na tarola. mas isso depende caso a caso. podes por exemplo dizer quais os compressores/gates que compraste?
estou a perguntar isto, porque por exemplo os compressores/gates da behringer, sao muito maus. o som fica pior com aquilo do que sem aquilo. eu quando apanho compressores / gates desses normalmente costumo desliga-los. no entanto ha outros bons compressores/ gates que ajudam bastante. mas tens de ter algum conhecimento para os poderes usar bem. nao ha valores de referencia infelizmente, cada caso e um caso.

Abraço

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #5
Bruno.b

Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Bruno.b será famoso em breve

Boas,

O compressor já tem noisegate, porque não usar ao vivo?
Overtones? Com o bombo afinado não há overtones nenhuns, deixei-me disso tudo, agora uso um Subkick da Yamaha. Gate no bombo? Ele tem é que respirar, gate é para voz.
Mais uma vez, deixem esse trabalho para o técnico de som, o nosso é tocar, como é que tens noção do som da frente se estás no palco?
E frequências? Há muito que experimentar, sinceramente não me preocupo com isso.

Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #6
Isidro Paixao

Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto

acho que vai ai grande confusao nas vossas cabeças com o uso de compressor ,

em parte concordo com o bruno isso é trabalho po tecnico de som , eu nesse aspecto tou a vontade estudei e trabalhei com bandas de baile e rock durante dois anos no brasil

e o compressor é uma ferramenta para ser utilizada se necessário

o compressor basicamente o que faz é aproximar as dinamicas ( picos mais altos e os picos mais baixos )

os gates sevem pa cortar a ressonancia ,( sustain de um som, por ex um bumbo comprido ppppppuuuuuummmmmm tu poes um gate e fazes com que o som nao se prolongue tanto PPUUMMM mas atençao o gate se mal usado vais comer o teu som tens que saber acertar o attack e o release
attack é o tempo em que o gate vai actuar quanto tempo demora a fechar a porta (gate)
o realease é o oposto quando tempo depois de fechar demora a abrir e a soltar o som

fui ver o teu perfil e já percebo melhor porque queres comprimir tocas baile né

o ppl do baile normalmente tem concertos de 3 e 4 horas entao tendem a tocar bastante suave nas peças neste caso comprimes para puxar o som para cima (os picos mais baixos )

e quando fazes algum break ou fill com mais intensidade a diferença de dinamica nao seja abismal

nao existem regras para comprimir pode-se comprimir qq peça desde que haja necessidade , ouve o carlos quando fala dos compressores behringer aquilo só tras é mais ruido para o som final , aconselho os dbx266 já trabalhei bastante com eles e sempre cumprirarm muito bem a sua função

pa terminar quando fores tocar ao vivo chama o tecnico de som a parte e fala sobre estas coisas , no mundo da musica não há regras para fazer as coisas o que conta é o resultado final , e existem muitas formas para chegar onde queres

Abrassss

só para dar a nota final , na minha opinao carlos a tarola é das poucas peças que nao queres comprimir , pois a tarola é onde trabalhas toda a dinamica gosht notes ,
se comprimes muito as gosht notes vao soar quase tao alto como as tuas notas principais lá se vai o trabalho todo de encher o ritmo e dar-lhe aquele swing
mas como referi acima não existem regras , e ha casos concerteza que fica bem
por exemplo se fores baterista de metal que basicamente nao tem muita dinamica na tarola

Última edição de Isidro Paixao : Ter, 22 de Março de 2011 às 12:27.
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #7
Arshaman

Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta

xii Isidro muy bien, explicado toma la uma verde :P

Só a minha dica, deixem isso pós técnicos.....(já alguem tinha dito isso? hihihi)

P.S. Acho, no entanto, que saber essa teoria não nos faz mal nenhum.

Abraços

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #8
LEONEL RODRIGUES

Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto

Boas pessoal!
Este assunto, é um tema em que "ninguém" tem razão! E refiro-me mesmo a ninguém.

As gates e os compressores e demais efeitos, são excelentes ferramentas, quando muito bem utilizadas, porque senão só servem para estragar a música e o som!

È que nem há meio termo. Mais vale tocar só amplificadamente e arriscando o menos possivel para evitar a microfonia desenfreada.

por muita vontade que se tenha, (Isidro), em ajudar com alguns valores de referência, as "condições de palco", nunca sendo iguais levam a afinações não só esquesitas como até por vezes a parâmetros mesmo loucos.
E para não acabar, depois do check feito á bateria, um guitarrista com um som de combo mais estridente, deita por terra tudo o que foi feito, levando a apertar mais a gate que já não deixa respirar por exemplo o snare, como também a mesma tarola, que começa a fazer looping, no mic do vocalista e por aí.

Só com um bom técnico de som, (daqueles que se interessam, e têem vontade de aprender), é que se trabalha razoávelmente bem, mediante as condiçoês que vão surgindo dia a dia..

Mas reforço a minha ideia, mal manuseados, gates e compressores, só servem para estragar!!

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #9
Isidro Paixao

concordo perfeitamente leonel por isso referi que nao existiam valores de referencia pois entre as condiçoes , (tamanho de palco , exterior ou interior , material utilizado
muda a figura completamente por isso fiz questão de dizer deixo-te uns valores para começares a "explorar" o compressor , eu como tecnico de som sou apologista de quanto menos processares um sinal melhor para o teu resultado final
mas há casos que é necessário recorrer aos processadores e afins

é a tal coisa isto trabalho po tecnico e nao propiamente para os batucadores
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #10
Carlos Ramos

Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta

quanto a gates e compressores na tarola vou meter a tua logica toda ao contrario.
o gate corta.te as notas mais baixas. por isso se vais estar a tocar muitas dinamicas, nao vais querer ter um gate para te comer metade delas e ninguem as ouvir.
por seu turno o compressor ajuda a ouvir melhor as gost notes, que normalmente se perdem se nao tiver compressor. o compressor ao comprimir vai subir ligeiramente as gost notes e dar um som um pouco mais gordo. portanto neste assunto penso 100% ao contrario de ti. lol
o melhor mesmo e esperimentar muito.

MY YOUTUBE CHANNEL
Não lido Ter, 22 de Março de 2011   #11
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Carlos, então se vai subir as ghost notes estas não deixam de ser ghosts?
ou seja, acho que perde a dinâmica!
Não lido Qua, 23 de Março de 2011   #12
Carlos Ramos

nao miguel.. as coisas nao sao assim tao lineares tu nunca vais puxar uma nota de -30db (por exemplo exemplo de uma gost note) para uma tarola forte -2db por exemplo.
o q acontece e que puxas as notas fortes para 0db e provavelmente as gost notes para -20db. sufuciente para q se ouçam melhor mas nao para que saiam com a mesma altura da nota forte. isso e impensavel. nao ha nenhum compressor que faça isso. a nao ser q metas o treshhold no -30 e com uma taxa de compressao elevadissima.
nos quando falamos em comprimir o som e comprimir um pouco qb. nao e assasinar o som com tudo a topo. nem te soariam bem as gost notes nem as full notes. a compressao de som e essencial para uma melhor percepçao das notas e ajudar a ter aquele som de bateria mais gordo e presente. no entanto ha sitios e situaçoes em que o uso de um compressor vaite trazer outros problemas. e ai tem de se fazer a decisao do que e melhor. sem ele ou com ele.
gates na tarola sim e um assassinio. porque normalmente so abrem a partir de um certo ponto e nao estando bem afinadas comen-vos as gosts todas.

um problema que se mete com os compressores e que te sobem o q esta mais baixo logicamente. ha sitios em q se comprimires e devido a acustica ou proximidade de outros instrumentos, etc, comprimir vai estragar mais do que ajuda porque te vai buscar o "lixo" todo. por exemplo no caso do bombo. num ambiente fechado, se vais comprimir o bombo, facilmente vais buscar as frequencias e ressonancias graves do baixo e do pa que normalmente estao perto. acabas por começar a ter uma data de problemas extra. acaba por ser mais benefico apenas um gate para abrir apenas quando se bate no bombo do que propriamente a compressao.

Abraço

MY YOUTUBE CHANNEL
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados