Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #1
paugui
 
Membro desde: 29-Set-2010
Local: Marinha Grande
Mensagens: 12
paugui está no bom caminho
Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

Boas

Há uns tempos comprei uma Pearl DRUM-X, bateria electrónica analógica, um pouco ao estilo das Simmons ou das Tama Tech Star, que tem um som que me deixou muito surpreendido.
O som é muito fat e pareceu-me ter imensa expressividade.

É óbvio que este tipo de baterias são uma porcaria completa para emular uma bateria acústica, mas têm um som muito próprio e interessante.

Daí que comecei a perguntar-me porque razão não existem kits de bateria electrónicos actualmente com módulos analógicos?
Alguém tem uma boa resposta?


Cumprimentos

Paulo
paugui não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #2
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

Penso que não haverá assim muito mercado para um sintetizador analógico ligado a um kit de bateria electrónico. Concordo que pode ser giro e tal rodar uns botoes e mexer em osciladores e filtros e etc. para tirar uns sons engraçados, mas daí até ligar a uns pads...

Não sou muito de brincar com sons.

Eventualmente ligar uma bateria por midi a um soft synth ou mesmo um sintetizador analógico mais moderno já dê para umas brincadeiras engraçadas.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #3
paugui
 
Membro desde: 29-Set-2010
Local: Marinha Grande
Mensagens: 12
paugui está no bom caminho
Re: Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

A cena é que se ligas por MIDI tens 128 níveis de expressão diferentes.
Se usares triggers, tens uma expressividade muito maior.

E eu penso que deu para notar isto na minha Pearl DRUM-X.

Claramente o som é electrónico, mas pareceu-me ter muita expressividade, porque os parâmetros são controlados por voltagens que são contínuas.


Quando vi uma DDrum 3 no Ocasião fiz algumas pesquisas e reparei que muito pessoal comenta na net que essa é uma bateria muito melhor que as actuais porque não usa MIDI com os pads, o que permite que seja muito mais expressiva.


E aproveito para deixar este vídeo que me parece brutal em termos de som e como fica fixe sendo mesmo uma pessoa a tocar bateria e não um sequenciador


Acho que este tipo de sons são perfeitamente utilizáveis em música mais experimental, jazz/fusion e alternativa, por exemplo, não apenas em música electrónica.


A minha questão era mais pelo facto de os sintetizadores analógicos e caixas de ritmos analógicos estarem na moda e por vezes atingirem preços um bocado ridículos... mas pelas minhas pesquisas, não noto que o mesmo se passe com as baterias analógicas, pelo que possivelmente serão a melhor escolha para as minhas pequenas experimentações
paugui não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #4
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

Muitos módulos digitais têm imitações da Simmons bastante bons.
No meu caso, tenho uma Alesis DM5 onde tem sons Simmons.

Penso que uma bateria dentro desses parâmetros (exclusivamente) com sons analógicos, é pouco versátil logo não teria mercado (talvez pequenos nichos)....

Abraço

JoCab1969 adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 28 segundos depois:

Quém tem essas baterias não se desfaz delas pois são peças de museu!
Tal como os Rhodes.

Abraço

Última edição de João Cabrita : Ter, 26 de Outubro de 2010 às 16:55. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #5
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

Não me parece que os 128 níveis do midi seja o grande responsável pela falta de expressividade dos módulos de bateria electrónica.

O que acontece é que na maior parte dos módulos os samples usados para a "base" do som trigado são 3 ou 4 por peça (para poupar espaço) o que faz com que o som não mude muito consoante a dinâmica. Em contrapartida um som "analógico" mesmo que só com 128 níveis soa muito mais expressivo porque pode mudar radicalmente de um extremo de dinâmica a outro.

Com um bom banco de samples de uma bateria real o problema de falta de dinâmicas é resolvido, dentro dos tais 128 níveis de midi. Daí as ddrum e os samplers tipo BFD, Superior e afins.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Outubro de 2010   #6
paugui
 
Membro desde: 29-Set-2010
Local: Marinha Grande
Mensagens: 12
paugui está no bom caminho
Re: Porque não existem baterias electrónicas analógicas no mercado?

Citação:
Mensagem Original de João Cabrita Ver Mensagem
Muitos módulos digitais têm imitações da Simmons bastante bons.
No meu caso, tenho uma Alesis DM5 onde tem sons Simmons.

Penso que uma bateria dentro desses parâmetros (exclusivamente) com sons analógicos, é pouco versátil logo não teria mercado (talvez pequenos nichos)....

Abraço
É verdade que consegues reproduzir sons semelhantes, mas pela minha experiência, se fazes alterações nos sons em tempo real, não é a mesma coisa...
E os sons geralmente acabam por ser mais estáticos.
É o mesmo que acontece com os synths analógicos vs samplers, se usas um sample sem o tentares manipular em tempo real tem bom som, se tentas fazer algumas alterações, já notas que não é a mesma coisa...


Citação:
Mensagem Original de João Cabrita Ver Mensagem
JoCab1969 adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 28 segundos depois:

Quém tem essas baterias não se desfaz delas pois são peças de museu!
Tal como os Rhodes.

Abraço
Depende... eu comprei a minha Pearl DRUM-X por menos do que o que vejo por baterias electrónicas "modernas" de gama mais baixa serem vendidas em segunda mão.
E pelo que já li, a única desvantagem a sério que tem para uma Simmons ou uma Tama TechStar é que não tem controlos para modificar o som em tempo real...
Mas o som é simplesmente brutal.

E pelo que tenho visto, synths de percussão analógicos normalmente ficam por muito menos que caixas de ritmos analógicas tipo as Roland TRs.

Não é que me pareça pouco justo, mas acho que é curioso como esse tipo de equipamentos está bastante bem cotado e o equipamento semelhante mas com pads para tocar em vez de um sequenciador se vende por muito menos...

paugui adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 53 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Stitchz Ver Mensagem
Não me parece que os 128 níveis do midi seja o grande responsável pela falta de expressividade dos módulos de bateria electrónica.

O que acontece é que na maior parte dos módulos os samples usados para a "base" do som trigado são 3 ou 4 por peça (para poupar espaço) o que faz com que o som não mude muito consoante a dinâmica. Em contrapartida um som "analógico" mesmo que só com 128 níveis soa muito mais expressivo porque pode mudar radicalmente de um extremo de dinâmica a outro.

Com um bom banco de samples de uma bateria real o problema de falta de dinâmicas é resolvido, dentro dos tais 128 níveis de midi. Daí as ddrum e os samplers tipo BFD, Superior e afins.
Mas mesmo nas Roland TDs só há 3 ou 4 samples?
É que pelo que li a comparação era mesmo com todas as baterias electrónicas, que com os níveis extra de triggering se conseguia bastante mais expressividade.

Eu infelizmente não tenho qualquer experiência com baterias electrónicas mais modernas.
Tenho um kit de controladores da KAT (que por tudo o que tenho lido parece ser uma das melhores marcas), mas como já vi que não quero tocar "intensivamente", que infelizmente não parece que tenha talento natural para isso e o tempo para praticar também não é muito... e como também não tenho o equipamento para montar esse kit, acabei por não o usar...
Penso que com esse software que falas ficaria com um kit espectacular mais moderno, mas o que me fascina mais são baterias mesmo com sintetizadores para programar sons electrónicos bem interessantes.

Já experimentei uma Roland TD e pareceu-me porreira, mas posso-te dizer que as que são controladas por triggering analógico, como essa minha Pearl DRUM-X, conseguem ser bastante expressivas.
Pelo menos deu-me bastante gozo a tocar com ela.

Última edição de paugui : Ter, 26 de Outubro de 2010 às 17:22. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
paugui não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Apreciação: Expansão v-expressions Master50 para as baterias electrónicas Roland Td-9 hlw Baterias Electrónicas 4 Seg, 30 de Agosto de 2010 13:02
Baterias electrónicas Fame DD-8000. O que acham deste modelo fabricado para a MusicStore? JoaoLobo Baterias Electrónicas 29 Sáb, 14 de Agosto de 2010 11:31
Baterias Electrónicas - Servem para ter em casa? Têm qualidade para substituir acústicas? gunthi Baterias Electrónicas 18 Sex, 12 de Setembro de 2008 17:06



São agora 01:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it