Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 15 de Maio de 2011   #1
Rafa
 
Membro desde: 8-Mar-2008
Local: Açores
Mensagens: 11
Rafa será famoso em breve
Ideia Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Boas Comunidade,

Chegou a altura de pormos à prova toda a informação que temos sobre CONSTRUÇÃO DE SALAS DE ENSAIO!
Li praticamente todos os post's sobre este assunto, e além de BATERISTA tb sou Engenheiro Civil com alguns conhecimentos em Acústica de Edifícios.

E se pudéssemos, com base no contributo de todos nós, testar, aprender e melhorar para que cada um de nós possa construir a sua Sala de Ensaio?

DESAFIO: Definir o processo construtivo de uma sala de ensaio específica que vou construir, registar tudo em fotos e vídeos e depois mostrar o resultado final.

ESPAÇO: Sótão com 4*4 m2 com altura de 2m ao centro e 1m nas laterais.

PROJECTO: Definir a construção dos 3 elementos: TECTO, PAREDES E CHÃO.

FUNDAMENTAL: Garantir um bom ISOLAMENTO ACÚSTICO. As cores da imagem representam a vulnerabilidade de cada elemento (Tecto, Paredes, Chão). Vermelho é o mais vulnerável.

ORÇAMENTO: 750€

LOCAL: S. Miguel (Açores)

DICA: Deixo-vos 3 excertos do livro Acústica Ambiental e de Edifícios cujo autor é um autêntico guru da Acústica em Portugal; Prof. Doutor A. P. Oliveira de Carvalho.


"O ISOLAMENTO ACÚSTICO a ruídos de condução aérea depende fundamentalmente da sua massa e/ou da existência de duplicação física do material" pág. 5.26

"Se se construir uma parede dupla com caixa de ar, no limite poderia-se originar um ISOLAMENTO SONORO de 60 dB." pág. 5.32