Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 15 de Maio de 2011   #1
Rafa
 
Membro desde: 8-Mar-2008
Local: Açores
Mensagens: 11
Rafa será famoso em breve
Ideia Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Boas Comunidade,

Chegou a altura de pormos à prova toda a informação que temos sobre CONSTRUÇÃO DE SALAS DE ENSAIO!
Li praticamente todos os post's sobre este assunto, e além de BATERISTA tb sou Engenheiro Civil com alguns conhecimentos em Acústica de Edifícios.

E se pudéssemos, com base no contributo de todos nós, testar, aprender e melhorar para que cada um de nós possa construir a sua Sala de Ensaio?

DESAFIO: Definir o processo construtivo de uma sala de ensaio específica que vou construir, registar tudo em fotos e vídeos e depois mostrar o resultado final.

ESPAÇO: Sótão com 4*4 m2 com altura de 2m ao centro e 1m nas laterais.

PROJECTO: Definir a construção dos 3 elementos: TECTO, PAREDES E CHÃO.

FUNDAMENTAL: Garantir um bom ISOLAMENTO ACÚSTICO. As cores da imagem representam a vulnerabilidade de cada elemento (Tecto, Paredes, Chão). Vermelho é o mais vulnerável.

ORÇAMENTO: 750€

LOCAL: S. Miguel (Açores)

DICA: Deixo-vos 3 excertos do livro Acústica Ambiental e de Edifícios cujo autor é um autêntico guru da Acústica em Portugal; Prof. Doutor A. P. Oliveira de Carvalho.


"O ISOLAMENTO ACÚSTICO a ruídos de condução aérea depende fundamentalmente da sua massa e/ou da existência de duplicação física do material" pág. 5.26

"Se se construir uma parede dupla com caixa de ar, no limite poderia-se originar um ISOLAMENTO SONORO de 60 dB." pág. 5.32

"É boa pratica construtiva usar sempre panos de parede de espessuras ou materiais diferentes" pág. 5.33

APRESENTA A TUA PROPOSTA PARA CADA ELEMENTO, AO NÍVEL DE MATERIAL, PREÇO E PROCESSO CONSTRUTIVO!
Imagem Anexada
File Type: jpg 15052011166.jpg (77,1 KB, 120 leituras)
File Type: jpg 15052011163.jpg (35,2 KB, 116 leituras)
File Type: jpg 15052011162.jpg (99,2 KB, 114 leituras)
File Type: jpg Projecto.jpg (29,3 KB, 109 leituras)

Última edição de Rafa : Dom, 15 de Maio de 2011 às 21:11.
Rafa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Maio de 2011   #2
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

estou pronto para seguir esse projecto...
bom trabalho...
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Maio de 2011   #3
Rafa
 
Membro desde: 8-Mar-2008
Local: Açores
Mensagens: 11
Rafa será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Mt Obrigado

Para já, estou mesmo a pensar usar os produtos Green Glue Company (Passo a Publicidade http://www.greengluecompany.com/) e seguir à risca as indicações destes senhores.

Problema: Não posso reduzir muito a altura, senão a Branca de Neve já não cabe.

Assim sendo estou a pensar utilizar estes sistemas para tecto e paredes respectivamente, isolando com lã de rocha (ainda tenho que pesquisar sobre densidade do material) e talvez uma alcatifa acústica simples para o chão.

Alguem sabe onde consigo arranjar estes produtos?

Que acham da solução?
Imagem Anexada
File Type: jpg Tecto.jpg (55,1 KB, 101 leituras)
File Type: jpg Paredes.jpg (21,0 KB, 84 leituras)
File Type: jpg Chão.jpg (78,1 KB, 76 leituras)
Rafa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Maio de 2011   #4
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

750 euros??

A minha sala de ensaio que tem 15 m2 que fiz no predio com porta dupla tecto , chao, paredes ficou-me quase em 2 mil euros, e fui eu que fiz com o meu pai.

Pladur, isolamento, portas isoladas, o chao tambem isolado o tecto todo isolado , pintura acabamentos etc etc..

750 euros duvido muito que consigas inda por cima com green glue que é carissima.

A la de rocha que utilizei é de 150 kg densidade, utilizei paineis co 80 da leroy merlin para por no chao e tirar reverbaçoes dentro do espaço.

Eu toco no predio com a banda e nunca nenhum vizinho se queixou do barulho, mas ta bem isolado, mas ficou caro!
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #5
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Força no Projecto...

Mas tal como disse o João em cima é essencial que revejas o teu orçamento antes de meter mãos à obra... com 750 € não vais muito longe e corres o risco de te deparar com duas opções desagradáveis e imprevistas:
1º Parar o projecto a meio por falta de fundos,
2º Concluir o projecto, com uma derrapagem considerável no orçamento inicial (ao estilo de Portugal lol),

Esta é a minha primeira dica, pois tudo o resto fica sem sentido se esta não for levada em consideração...

Abraço e boa sorte
Alex
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #6
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Eu também andava com ideias de criar isso num pequeno espaço que tenho só para a bateria. Trata-se de um canto da minha garagem que tem cerca de 4/4,5m2. Na altura o meu orçamento mínimo com uma lã de rocha de uns 90kg/m3 de densidade andaria pelo preço de 300/350€, e a poupar no material.

Abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!

Última edição de HugoB : Seg, 16 de Maio de 2011 às 14:17.
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Bom e barato compras uns barrotes e uns contraplacados e fazes a caixa de ar. No tecto se não queres reduzir a altura só te resta aplicar esponjas acústicas. No chão mete uma plataforma para a bateria (caixa de ar), sobre um tapete de borracha de 5 mm. Com esse limite de preço não podes ir muito mais além. E tudo o que seja portas e janelas tem que estar devidamente preparado para isolar o barulho.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #8
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Eu também andava com ideias de criar isso num pequeno espaço que tenho só para a bateria. Trata-se de um canto da minha garagem que tem cerca de 4/4,5m2. Na altura o meu orçamento mínimo com uma lã de rocha de uns 90km3 de densidade andaria pelo preço de 300/350€, e a poupar no material.

Abraço
Quem ver isto ainda pensa que é 90 km (quilómetros) cúbicos de lâ de rocha..........:P

Tu querias dizer 90 Kg/m3
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #9
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Citação:
Mensagem Original de Freddy Jordison Ver Mensagem
Quem ver isto ainda pensa que é 90 km (quilómetros) cúbicos de lâ de rocha..........:P

Tu querias dizer 90 Kg/m3
Sim era isso, obrigado pela correcção.
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Maio de 2011   #10
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Sim era isso, obrigado pela correcção.
No problem my friend =)
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Maio de 2011   #11
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Bom e barato compras uns barrotes e uns contraplacados e fazes a caixa de ar. No tecto se não queres reduzir a altura só te resta aplicar esponjas acústicas. No chão mete uma plataforma para a bateria (caixa de ar), sobre um tapete de borracha de 5 mm. Com esse limite de preço não podes ir muito mais além. E tudo o que seja portas e janelas tem que estar devidamente preparado para isolar o barulho.

Boas, assim como dizes o som vai passar todo a mesma e vais gastar dinheiro para nada. o som se nao sai por um lado sai por outro.

Amigo se keres um conselho meu é mais vales gastares 1500 euros e teres um sitiu em condiçoes do que 750 euros e depois os teus vizinhos ouvirem e reclamarem, o que vai aconterçer depois é nao tocares por causa do barulho e o dinheiro ja gastas-te.

Eu no tecto fazia como eu fiz tecto falso com la de rocha de 150 kg/d e caixa de ar e pladur, fica exelente e com com aspecto.

Nas paredes eu colocava pladur la de rocha pladur caixa de ar, la de rocha e depois pladur. Sim fica larga e cara mas bem feita e podes ir tocar a noite que ninguem diz nada.

No chao visto morares por baixo coloca-va cortica ou entao como eu fiz, paineis co 80 da leroy merlin e depois pus chao flutuante por cima. reduz muito as vibraçoes, mas nao podes por a madeira encostada a parede, forras toda a volta com espuma e metes a madeira presa a espuma.

A porta que tenho de rua foi toda feita com isolamento, e a porta de traz é de madeira normal..


É so uma ideia...
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Maio de 2011   #12
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Ou isso. Até podia era ficar aqui um guia rápido para insonorização, com várias ideias para diversos casos. É um assunto que vai ser sempre recorrente o isolamento e o tratamento sonoro.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Maio de 2011   #13
Rafa
 
Membro desde: 8-Mar-2008
Local: Açores
Mensagens: 11
Rafa será famoso em breve
Re: Queres Criar A Tua Sala De Ensaio?

Desculpem só responder agora, esta semana nem abri o computador pessoal.

Confesso que não sabia bem os preços destes materiais.

Pelo que se falou aqui, estou a constatar que com o meu orçamento corro o risco de gastar o dinheiro em vão. O vosso testemunho foi muito importante. MUITO OBRIGADO a todos.

Assim sendo vou ter que reavaliar bem todo o investimento.

Como não tenho banda posso deixar a sala de ensaio em stand by. O que não deixo é de tocar bateria
Rafa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O meu "Estudio caseiro" (Sala de ensaios) David Teixeira Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 60 Seg, 18 de Janeiro de 2021 15:38
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
A minha opinião sobre Bombos - Prefiro bombos de 22 polegadas! LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 51 Qui, 1 de Abril de 2010 12:34



São agora 11:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it