![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Oslo, Noruega
![]() ![]() ![]() |
Como Identificar Compassos
O mais importante para saber que compasso estamos a ouvir ou a tocar é identificar onde é que está o UM. A partir daqui basta contar a divisão proporcional mais natural até se voltar ao UM. Isto refere-se a o número de cima, que é o número de tempos, de beats do compasso. As valsas são ternárias, conta-se 123123. O compasso é um 3 por x. O "knocking On Heavens Door" é um quaternário, conta-se 12341234. O compasso é um 4 por x.
O x refere-se ao tipo de nota que vai ser atribuído ao número de tempos e depende da subdivisão. Se esta se fizer bem à pulsação mais naturalmente espaçada, será uma semínima que é um quatro. Se essa subdivisão fôr ímpar ou de divisor comum ímpar, ou se fôr muito desmultiplicada, é um 8, que é uma colcheia, ou um 16, que é uma semi-colcheia, etc. Isto não é sempre assim, e a escrita pode ajudar a perceber porquê, mas pode-se começar por usar estes princípios. De qualquer modo, saber SEMPRE onde está o UM é a coisa mais importante, principalmente para nós bateristas. Mesmo que não seja a nota de início da malha ou que não seja a nota mais forte da música e por vezes nem se toque, é a mais importante. Sabendo onde está o UM dá-nos o controle total da forma da música, onde começar e acabar as frases, os ritmos, as acentuações e as dinâmicas, até mesmo evitar tocá-lo e mesmo que nos atrapalhemos, nunca nos perdemos. Depois é só contar. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
![]() ![]() |
Re: Como Identificar Compassos
Ora aqui está um bom post...uma explicação simples e eficaz!
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Ainda não tinha visto isto! Muito bom! O timbalao nunca mais cá veio?!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Tópico do Timbalão = qualidade garantida.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 29-Set-2008
Local: Aveiro
![]() |
Contar é pa meninos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 10-Out-2007
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Ufa, ainda pensava que era menina. Agora deste-me a confirmação que não. Reputação negativa atribuida.
EDIT:. Btw, bom tópico João. Já era de esperar. Quando poderes/quiseres, volta ao activo, era uma mais-valia.
www.myspace.com/joaolpereira Última edição de JP_ : Seg, 8 de Dezembro de 2008 às 20:54. |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Não sabia q tavamos no off-topic...
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 | |
![]() Membro desde: 10-Out-2007
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Mostra um bocado falta de respeito para com um dos membros que das melhores mensagens postou por aqui.
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 9-Nov-2008
Local: livramento-mafra
![]() |
post mt bom para kem nao sabe esplica mt bem msm
![]()
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Compassos
Olá pessoal
Vi postado aqui como identificar os Compassos, (e bem, pelo Timbalão), mas não na quantidade deles. Normalmente para os bateristas, ou seja, para a secção ritmica, as pautas estão na clave de Fá, porque é onde se situa o baixo, ou a mão esquerda do piano/teclados. Só que a maior parte, exceptuando os que sabem claro, o pessoal só conhece 3 compassos. Binário - Ex: Samba, bossa, algumas marchas e pasodobles Ternário - Ex: Valsas, e alguns ritmos do progressivo e fusão e não só... Quaternário - Ex: Os normais que todos conhecem Agora e sem entrar nas subdivisões de 6,8 e 16 existem as combinações de Compassos complexos ou sejam: 5/4 - Ex: Take five, Mission Impossible 6/4 - Ex: Algumas Valsas, e temas de progressivo/fusão e não só 7/4 - Ex: A bridge do Music do John Miles Isto só para falar na subdivisão por 4. Há muito boa gente que pensa que o Samba e a Bossa são quaternárias, mas não são. Embora em certas pautas, apareça 4/4 tem um C/ ( C cortado ao meio), o que reduz para metade o seu valor. Mas no glossário "brasileiro", que parece que já foi "inventado" já aparece com 2/4. Mas existem ainda muito mais compassos. Mas o importante é saber identifica-los, achar-lhes a pulsação. E acima de tudo saber estar confortávelmente nos tempos. "Pregos" toda a gente mete. Hehe Fiquem bem pessoal Abraço a todos |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Compassos
Bom tópico.
Não sou gajo da teoria, pouco percebo disso, mas a nível de identificação de compassos é uma coisa que até gostava de saber mais. Citação:
Como dizia um outro músico, os americanos pouco inventam, tornam é o que é inventado nos outros países mais comercial.
![]() |
![]() |
#14 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
![]() |
Excelente Tópico!!!
Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito. Acho k a coisa ainda ficava melhor!! Obrigado e parabéns pelo post! ![]()
![]() |
#15 | |
Citação:
Se queres que eu coloque á mão eu coloco, dá trabalho, mas no problem, agora links? è para o pessoal dizer depois, que tudo o que sei vou buscar á net? Estás a perceber? è que já me aconteceu dizerem-me isso. No caso de postar com som, pelo menos para mim é dificil também visto eu ser um perfeito leigo em matéria de informática, mas vou tentar com a little help of my friends. Fica bem Abraço Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 7 de Janeiro de 2010 às 18:25. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
![]() |
Cara, parabéns pelo tópico!!!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 1-Jul-2008
![]() |
Só para acrescentar mais umas informações à questão dos compassos complexos:
5/4 : pode ser combinado de várias formas, isto é: - 5/4 - 1/4 + 4/4 - 2/4 + 3/4 - etc... mais o resto das combinações: 7/4: a mesma maneira de combinar: - 7/4 - 1/4 + 6/4 - 2/4 + 5/4 - 3/4 + 4/4 - 3/4 + 3/4 + 1/4 - ... Quando falo nestas combinações, refiro-me mais especificamente aos acentos fortes, explicado: - Pegando num exemplo prático: Combinação 5/4 : 2/4 + 3/4 A acentuação mais forte será no primeiro tempo do 2/4 e no 1ºtempo do 3/4, ou seja, no 1ºtempo do 5/4 e no 3ºtempo do 5/4. 1 2 3 4 5 - 5/4 normal 1 2 1 2 3 - 5/4 combinado de 2/4 + 3/4 É claro que estas combinações podem ser também feitas sobre compassos mais simples. Espero ter acrescentado alguma coisa de útil. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 | |
Citação:
Desculpa discordar da 1ª parte do teu comentario, mas não são compassos complexos o que postaste, mas sim compassos compostos o que´são outra coisa. Pelo que aprendi, compassos complexos, são compassos de raiz complexa, ou seja assim já nascidos, compassos compostos são compassos adiccionados, que muito bem tu referes noa 1ª parte do teu comentário. Mas fico muito satisfeito por saber que há aqui pessoal muito bem (in)formado e com boas bases musicais. Muito bem Ressu. Fica bem Um Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera ! PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !
![]() |
#20 | |
Citação:
Maestro? Eu? Só se fôr do cozido á portuguesa. Isso da conta, vai-te ficar caro. HEHE Fica bem Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
![]() |
Citação:
Eu coloquei esse desafio, mas se der muito trabalho deixa estar.. apenas pensei que seria "ouro sobre azul" no teu tópico. Abraço ![]()
![]() |
![]() |
#22 |
![]() Membro desde: 12-Mar-2007
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
Temos de marcar os 3 ou quem mais quiser vir, uma grande jantarada. Mas não PIZZAS!!!!!!!
Cozido á portuguesa e com todos os itens. Eu convido. O Enes paga. Ouvi dizer que há um bom restaurante lá para as bandas de Esposente, "A COZINHA DO ENES". hehehehe Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#24 | |
![]() |
Citação:
Compassos compostos são aqueles em que a divisão do tempo é ternária, ou seja em três partes. Tal como o 6/8, 9/8 etc... Aquilo que quis mostrar são apenas combinações que são utilizadas na utilização dos compassos apresentados inicialmente. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 | |
Citação:
Ah sim, tens razão rapaz. Estava a perceber mal. Claro que sim. Nem quis entrar nas outras subdivisãoe ainda para não criar ainda mais confusão. Bem hajas Fica bem Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() |
Ok LMR60,
compostos, complexos um gajo faz sempre confusão... um gajo as vezes troca-se sem dar por ela pensei que tinha trocado. Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#28 | |
Citação:
Não vou criar um novo tópico, porque este basta muito bem Conforme pediste aqui vai: 2/4 , aqui tem poliritmia em vários compassos Podes incluir algumas marchas, pasodobles nem todos 3/4 Tambem as valsas, e alguns temas de fusão 4/4 5/4 6/4 7/4 7/8 9/8 12/8 Há mais poliritmos, mas acho que já dá para entenderes Meti aí um pouco de Clássico , porque também é um estlo que gosto bastante e também tem direito á vida Um abraço LMR60 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 36 segundos depois: Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 20:02. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
eu a re-estudar e a reler isto....
por exemplo temos um compasso muito conhecido... o 7/4... ouvir a musica MONEY DOS PINK FLOYD.... os compassos podem ir até 15 só que aí a coisa é compicada e eu nunca ouvi ninguem a tocar numa musica especifica... agora por exemplo um compasso de 11 poderia ser um 3-3-3-2 ou 3-3-2-3 ou continuando por aí ou mesmo um 6-5 ou 5-6 ect... só que para tocar um compasso desses, maestro ou a pessoa encarregada de te dar a musica deverá concerteza dizer-te qual o compasso a seguir... como ler um compasso ? se for de 3 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3 para cima... se for de 4 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3para a esquerda e 4 para cima se for de 2 será feito assim... 1 para baixo, 2 para cima...
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Os pratos da Soultone racham mais que os outros pratos? Como funciona a garantia? | VmsR | Pratos (Cymbals) | 28 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:56 |
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) | semi | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 8 | Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31 |
Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar? | Diogo Pereira | Baterias Electrónicas | 21 | Dom, 2 de Janeiro de 2011 15:16 |
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) | Madeira | Concertos, Exposições e Eventos (geral) | 20 | Sáb, 6 de Março de 2010 21:33 |