Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 12 de Janeiro de 2012   #1
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
[Instrução Virtual] Tipos de afinção de bateria

Ora aqui vai :

Há quanto tempo tocas?
R: Desde Novembro de 2010

Tens bateria própria?
R: Sim

Se tens ou tivestes aulas? No caso afirmativo, indicar quem é, ou foi, o professor
R: Sérgio Silva, Hugo Danin, Diogo Pereira (apenas duas ou três aulas...) e, como conselheiro/mentor, "um tal" de Rui Silva...


Qual o objectivo da interpretação do vídeo? No caso de ser uma "cover", indicar de quem é a música original.
R: Sem aplicação...

Aspectos em que achas que tens mais dificuldades a nível de tocar bateria?
R: Vários! Coordenação, independência, rapidez, dinâmicas, contagem, etc,etc,etc...

Outra informação que aches importante
R: Não aplicável

- Por vezes, em vários videos no youtube aparecem as designações de Afinação Baixa, Média e Alta.
Isto quer dizer exactamente o quê? Na prática como se chega lá?

- Qual a relação, em termos de afinação, entre a pele do Batente e a de Ressonância? Isto é "qual o som" expectável, se a Batente estiver mais apertada que a Ressonância, Vice-versa, ou se as duas tiverem o mesmo aperto?

Peço desde já desculpa se este não é o lugar correcto para colocar esta questão, mas penso não me ter equivocado.

Obrigado, desde já, pela ajuda!

Mário Esteves
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Janeiro de 2012   #2
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Tipos de afinção de bateria

Olá Mário!

Antes de mais, as minhas desculpas pela demora. Teve mais a haver com o facto de considerar se o tópico seria adequado à secção ou não. Mesmo assim, aqui vai o que acho.

Quando se refere afinação Alta, Média ou Baixa refere-se essencialmente ao tom da afinação. Assim sendo, uma afinação alta é considerada mais para o agudo, uma Média representa um tom intermédio (o tipo de afinação que uso caso te lembres do meu som) e a Baixa é uma afinação grave. Assim de repente, posso tentar especificar um pouco mais. Neste campo os outros 2 instrutores também serão capazes de ajudar.

Afinação alta: utilizada para estilos musicais que requerem "menos" pancada digamos assim. Um exemplo será o jazz, em que para tirares melhor partido das escovas e de pancadas mais suaves será o ideal. Como a pele de cima estará bastante esticada, será mais sensível a pancadas mais leves, às escovas, rods, etc. A meu ver, é uma afinação mais "musical" que "percussiva" pois levanta questões como uma maior dose de harmónicos logo será utilizada mais como um prato. Se tentares tocar rock nesta afinação soará mal e estridente, isto porque tem a haver com a base melódica da banda, e estares com pancadas fortes e sucessivas num set afinado assim pode revelar-se um massacre. Neste ponto o Leonel e o Bada serão mais úteis a meu ver para explicarem melhor.

Afinação média: considero como sendo uma afinação mais polivalente. Em termos de utilização, géneros como o Pop, fusão, soul, gospel, etc, serão bons exemplos. Tens o agudo quando precisas mas também tens o grave nas peças maiores. Aqui é um compromisso de tensão nas peles de cima e ressonantes, em que estarão as duas com tensão mais parecida. Para metal por exemplo, especialmente mais "técnico" ou progressivo, garante um bom ataque, uma base sólida para as guitarras conseguindo manter o timbre da bateria ao mesmo nível que o resto, sem a destacar muito mas também sem a esconder.

Afinação baixa: a afinação de eleição de géneros como o rock, hard rock, heavy metal (tradicional) e mesmo alguns tipos de metal mais "pesado" mas igualmente útil numa banda de hip-hop ou um género mais "rítmico". Aqui as peles estão mais lassas, terás menos ressalto, pouco ou nenhum agudo e essencialmente médios/graves. Boa para estilos compassados em que a bateria tem de deixar o ouvinte a "bater o pé", o dito "tum tum tum". Nesta afinação podes considerar a bateria mais como uma base para os demais instrumentos brilharem, como é o caso dos solos de guitarra ou mesmo teclas - o hard rock é um bom exemplo disso e assim de repente, um bom exemplo seriam os Van Halen.

Contudo Mário, como tudo na música, nada te impede de utilizares uma afinação Baixa, poderosa e encorpada num jazz ou uma afinação Alta, harmónica, estridente, no hard rock, embora automaticamente te irás encontrar a afinar a bateria de acordo com o tom da música que tocas. No tópico do Simão Pedro Sá nesta área já ficaram dicas sobre afinação, explora e procura o som que mais te identifica. E continuo à espera do convite para testar a tua Gretsch

Espero ter ajudado.
Abraço
Diogo
__________________
[ex D-Ogre]
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Janeiro de 2012   #3
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Tipos de afinção de bateria

Recuso-me a responder a este Sr. Mário "Greb" Esteves
Pessoalmente vou obriga-lo a tirar as peles da bateria dele e afinar das 3 maneiras, e perceber os conceitos por trás da afinaçao.

Nisto das afinaçoes nada melhor como experimentar, testar, inventar para se chegar lá.

__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Janeiro de 2012   #4
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Tipos de afinção de bateria

Amigos,

Peço imensa desculpa, mas só hoje verifiquei que me tinham respondido por escrito!
MIL PERDÕES!!!

Diogo,

Muito obrigado pela tua explicação. Percebi e encaixei perfeitamente!

PS: Ando em obras na minha sala de estudo (a isolar e a revestir as paredes).Quando tiverem acabadas serás o primeiro a ir lá fazer barulho! Eu sei muito bem que estou em falta!

Rui,

O meu muito obrigado pela tua aula prática! Já tenho andado a zingarilhar com o material e já começo a ter "ouvido" para perceber se está a meu gosto ou não.

Abraço e obrigado aos dois,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
microfones, as aplicaçoens e variedades. Ricardo Amaro Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Ter, 15 de Fevereiro de 2011 19:42
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 02:23. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it