Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Seg, 1 de Outubro de 2007   #1
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
(Questão) Escolha do som - antes e após os mics!

Boas, Caros bateristas!

Visto que tenho uns pratos assim meios ranhosos (é o mal de todos os iniciantes)... estou agora a pensar em começar a investir em algo, não dentro da gama pro (porque nem eu me considero pro, nem a estar lá perto), mas sim algo dentro de uma gama intermediária (até porque não tenho assim tantos trocos aqui juntos), com um som aceitável.

Quanto ao som que procuro, agradeço imenso qualquer tipo de opinião que me possam dar, no âmbito de me orientar um pouco as escolhas, pois estou um pouco indeciso quanto a alguns modelos. Eu sei que normalmente cada um puxa a brasa para a sua sardinha, mas, de qualquer modo, agradeço qualquer opinião, qualquer dica, que me possa orientar!
Bem, mas, não foi exactamente para isso que cá vim...

O meu "problema" é estar a escolher pratos que nunca ouvi ao vivo. Tenho-me baseado principalmente nos demos dos sites das marcas... até porque aqui na minha zona, as lojas mais próximas estão em Famalicão e em Braga... e, tanto quanto sei, essas lojas não disponibilizam muito material para experimentar... muito menos os pratos que tenho em vista, que nem têm em stock na loja, teriam de ser encomendados.

E então, após este longo testamento de exposição do meu problema, lanço a questão:

Até que ponto as demos dos sites das marcas fogem ao real som de um prato?

Isto é, visto que para haver gravações, o som teve de passar primeiro por um sistema de microfones... até que ponto isso modifica o som dos pratos, quando comparado com o som do mesmo prato, mas ao vivo?
Imagino, cá na minha inocência, que as marcas, para demonstrar o som do prato, não devem editar o som dos pratos nas gravações... devem simplesmente captar e gravar... mas, por outro lado, pensando já a nível de negócios, acredito que lhes desse jeito uns "ajustes" no som de alguns pratos menos vendidos... para ver se alguém que se baseia um pouco naquilo (como eu), pode, eventualmente, adquirir gato por lebre.

A questão está lançada, agradeço qualquer tipo de esclarecimento ou contributo.

P.S.: Acredito que já existam tópicos que esclareçam, pelo menos, parcialmente, esta questão, mas, sinceramente, dei uma olhada pelos tópicos e não encontrei nenhum que me esclarecesse por completo, daí ter aberto este thread. Caso exista algum tópico que esclareça esta questão, façam favor de me dar o link, pois o meu search pode não ter sido eficaz! (Por vezes acontece de procurarmos mal)

Obrigado, e Boas Batucadas!
__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Outubro de 2007   #2
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
Estou parvo!

Citação:
Mensagem Original de Faintrap
Quanto ao som que procuro, agradeço imenso qualquer tipo de opinião que me possam dar, no âmbito de me orientar um pouco as escolhas, pois estou um pouco indeciso quanto a alguns modelos.
O som que procuro está virado principalmente para um estilo de música um pouco pesada. Mas, como ocasionalmente tenho de me virar para algo mais leve, procuro uns pratos com um certo brilho, talvez, ou outra característica sonora que lhes dê alguma versatilidade. (Posso estar enganado no que toca à característica sonora, quando referi o brilho)

Obviamente, estou consciente que alguns modelos que tenho em mente são para música mais pesada e não há volta a dar.

Já agora, assim por alto, tenho em mente pratos Zildjian ZHT (mais para os sub-modelos Rock) e também uns Paiste Alpha (sub-modelos Medium / Rock), ou até mesmo Paiste PST 5, visto que não ouvi falar assim tãããão mal destes pratos e são mais baratos um pouquinho (deste modelo apenas estava a ponderar um Crash... também dentro do sub-modelo Medium ou Rock).

Novamente, Obrigado a todos!
__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Outubro de 2007   #3
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Boas!

Já tive a oportunidade de comparar os samples de som que estão no site da paiste com os meus pratos e acredita que o som é igual! Aliás, as marcas não ganhariam nada em "adulterar" o som dos seus pratos nos sites, muito pelo contrário...

As escolhas são sempre muito pessoais. tens de ser tu a ouvir e escolher!
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Outubro de 2007   #4
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
Muito Obrigado, Xano!

Sinceramente, tinha algum receio de me basear nos samples sem ter certezas de que eram mesmo fiéis... pensei que pudesse haver alguma diferença (muito ou pouco) significativa entre ouvir o som sem passar por um microfone, e depois de passar por um microfone!
Sendo assim, acho que já posso continuar a minha escolha com alguma firmeza nas decisões!
É que, o dinheiro custa a ganhar (e para quem não trabalha então...) e não queria, de modo algum, arrepender-me das escolhas!

Eu sei que apenas eu é que escolho o som que procuro, obviamente eu vou comprar pratos que me agradem a mim, não pratos que agradem à pessoa X ou Y. Quando disse que estaria, por ventura, aberto a ouvir sugestões, referia-me à possibilidade de não estar a colocar na mesa todas as hipóteses viáveis, e então há sempre quem traga umas ideias interessantes que, quem sabe, até me poderiam agradar também!
Mas acho que estou mesmo decidido nestes ZHT e Alpha!
Eu tinha era grandes duvidas quanto ao ride e hihat... estava indeciso entre os de ambas as marcas... sendo assim, acho que já posso agora tomar uma decisão mais firme!

Novamente, Obrigado!
__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Outubro de 2007   #5
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto

Oi! Pessoalmente acho este assunto do som dos pratos online, como uma das coisas mais importantes para me ajudar a tomar decisões na hora de comprar pratos através da internet.

Como infelizmente aqui em Portimão as lojas de música apostam muito pouco na bateria e percussão (pelo menos nas gamas profissionais), naõ consigo testar ao vivo quase nada... Tenho que me seguir muitas vezes através dos samples online. Se não tivesse sido a Musicália este ano, lá ficaria eu mais uma vez a ver navios...

A grande dificuldade que tenho encontrado tem sido o facto de poucas vezes encontrar os samples dos pratos que procuro, quer porque são séries que se encontram descontinuadas, quer porque o som dos pratos sozinhos não me conseguem dar a ideia precisa do que estou a ouvir.

Acredita:
antes de comprar um prato que nunca ouvi 'ao vivo', ouvi os samples. Ok, até gostei, mas assim que o prato chegou às minhas mãos, consigo encontrar logo mais mil e um detalhes impossíveis de verificar através dos samples online...

Mas isto tudo para dizer que o mais importante mesmo é testar os pratos com o resto do kit, pois aí é que se consegue ter uma noção sobre como irá comportar-se o nosso prato nas prestações que precisamos dele, e nos sons produzidos pelos restantes elementos da nossa bateria (quer sejam tambores, quer sejam pratos)

Um site que tomei conhecimento precisamente aqui neste fórum (acho que foi o Maneiro que o anunciou) foi este:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/paiste/paiste.htm

Tem captações dos pratos listados por eles, com o resto de um kit básico de bateria (tarola, pratos de choque, timbalões e bombo) Foi dos melhores sites (e mais organizados) que vi até agora. É pena não terem uma escolha maior, mas parece que eles apenas captam os pratos que querem vender (aparentemente, parece que é uma loja online)

Acho impecável eles indicarem os equipamentos e material utilizado na hora de captar o som. Ora repara:
Citação:
Mensagem Original de CymbalsOnly.com
Equipment Used
Recorder: Digital Hard Disk
*No pre or post effects or dynamic processing of any kind has been applied to any of the samples.
Drums used
Sonor SonorLite Scandinavian Birch: 10, 14 FT, 18 BD, 7.25 Parallel Snare
Heads - Toms: Remo Ambassador clear batters, Ambassador resos.
Heads - Kick: Sonor EP Medium clear, Sonor EP medium reso.
Heads - Snare: Remo Renaissance batter, Ambassador snare
All examples recorded and performed by Tony Costello at The Sandbox.
Disponibilizam também samples de outras marcas e modelos de pratos:

Paiste
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/paiste/paiste.htm

Zildjian
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/z...n/zildjian.htm

Bosphorus:
http://www.cymbalsonly.com/index.htm

Sabian:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/sabian/sabian.htm

Istanbul Agop:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/agop/agop.htm

Istanbul Mehmet:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/mehmet/mehmet.htm

Meinl:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/meinl/meinl.htm

Ufip:
http://www.cymbalsonly.com/cymbals/ufip/ufip.htm
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Outubro de 2007   #6
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
Oi Madeira!

O meu problema é assim um pouco como o teu! E, o que disseste foi exactamente o que eu pensei. Quando temos o prato ao vivo, à nossa frente, provavelmente devemos notar certos detalhes no som que são impossíveis de expressar nos samples! Mas, de qualquer forma, acho que já estou agora um pouco mais seguro quanto à escolha com alguma base nestes samples, e até já tenho os meus pratos escolhidos (falta apenas é o dinheiro!).

O site que referiste, sim, sem dúvida é um site muito bom e bem organizado! Também já tinha visto esse post do Maneiro.
Só é pena que o site tenha um "stock limitado"... não tem os pratos que procuro... gostava sinceramente de os ouvir assim com um kit de bateria... resta-me continuar a pesquisa... vídeos no youtube, talvez... mas de qualquer forma já tenho uma ideia mais ou menos acente e acho que não vou mudar as escolhas.

De qualquer das formas, muito Obrigado pelo contributo!

__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 12:34. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it