Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #1
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Posição dos Chinas!

Boas pessoal!
Esta dúvida surgiu aí por um tópico de "fotos da minha bateria" e, para não levá-lo para off-topic resolvi colocar aqui esta dúvida, que penso eu ser pertinente. Alguém perguntou: "Qual a posição habitual dos Chinas?" e outro alguém respondeu:"Vejo pessoal com eles na vertical e outros na horizontal com uma ligeira inclinação para o tocador (....) qual a melhor não sei."
Pois muito bem. A questão é a seguinte, embora eu seja suspeito pois não tenho grande experiencia no assunto: Um colega meu surgiu muito desgostoso pois começaram a aparecer uma pequenas fissuras mesmo na parte mais alta do sulco do seu thin-china (não me recordo agora a marca). A primeira coisa que me veio à cabeça foi perguntar como é que ele tinha o dito prato montado no set. Ao que ele me repondeu:"épah, mais ou menos como os crash, quase na horizontal com uma ligeira inclinação para mim". E perguntei eu: "será que devido a essa orientação naõ estavas a causar muito stress no sulco do prato por estares constantemente a bater mais no bordo?" Claro que disse isto a título de bitaite pois não sou expert na matéria e como estou mais habituado a ver os chinas quase na vertical, parti do princípio que essa orientação podia ser preferida exactamente por essa razão: evitar bater tanto no bordo mas mais em cima do sulco.
Será que este raciocínio tem qualquer validade? - pergunto eu aos utilizadores do fórum com mais experiencia do que eu neste assunto....

Desde já obrigado pela atenção prestada.....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #2
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
isso depende do gosto, e até do proprio estilo de quem toca, ou como dá mais jeito Para bater, o JB, tem um China por cima Dele na cabeça !! :P

Pah é pro cenario, ou como da jeito .. :P
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #3
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Como em qualquer prato tens que ter em atençao como o som se propaga.

Um chines tem a sua forma, dai que deve estar montado de uma dada maneira para o som poder ser melhor captado.

No meu caso, quando uso o chines nunca o uso paralelo ao chão. Uso-o obliquo (relativamente ao chao). Tenho a sensaçao que o som flui melhor... mas tambem pode ser impressao. Ate porque o prato montado nesta posiçao me permite explorar melhor o som deste tipo de prato.

Phill-hip, mas como tu dizes, eu tambem nao sou um expert... fui experimentando, tentei de uma forma tentei de outra, e fiquei-me pela que descrevi acima... No meu caso, nao tem nada a ver com cenario ou para reflectir melhor as luzes do local... toco com ele assim porque penso que tiro melhor partido deste prato.

O(s) unico(s) prato(s) que uso paralelos ao chao sao provavelmente apenas os hi hat... e mesmo assim dou-lhe um pouco daquela inclinaçao que um gajo pode dar de baixo do hi hat inferior.


Um abraço
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #4
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
OK, mas.... Independentemente do cenário ou do som, acham que um china deve ser batido mesmo no bordo ou será que se deve evitar isso e bater mais no "corpo" do china ou seja naquele sulco característico da maioria dos chinas... não sei se me estou a fazer entender.... é que há inclusivé quem oriente o china na vertical e batem na parte mais elevada....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #5
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Podes bater na borda ou no sulco. São sons diferentes... Na borda, se tiveres o prato muito apertado, podes acabar mais facilmente com as tais fissuras/rachas.
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #6
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Era aí que eu queria chegar!
Achas então que o facto de bater frequentemente na borda poderá ser mais prejudicial para o prato (falando exclusivamente de chinas, claro)?
Imagem Anexada
File Type: jpg China Hit.JPG (7,1 KB, 49 leituras)
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2007   #7
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
o meu china esta no mesmo angulo dos outros. quase paralelo ao chao. e eu dou-lhe sempre no bordo. é onde eu encontro o som mais cheio.
no sulco o som é mais agudo e nao me agrada tanto.
mas isto varia muito de baterista para baterista (se vires o phil collins e outros repara que tocam com o china "normal" e nao virado ao contrario.)
quanto a fissuras acho que quanto mais na vertical pior é para o prato.
just my opinion...
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Outubro de 2007   #8
Rolando Barros
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Seixal
Mensagens: 136
Rolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em bruto
Eu uso 4 chinas e todos estão colocados na posição horizontal para que atinja sempre o bordo, só assim sacas o som real do prato. Caso batas na "dobra" do prato, estás a acertar numa zona que não vibra, logo o som é diferente e mais "surdo". No entanto, depende também das dimensões do teu china. Eu uso um 10'' em stack com um splash, um 12'', um 18'' e um 20''. Regra geral estão todos na horizontal, no entanto, uso o china de 20 como ride de quando em vez em determinadas bandas. Para isso, como é óbvio, é necessário atingir o centro e para tal tem que ficar numa posição obliqua.
Quanto a ser ou não prejudicial bater no bordo, só depende da força com que o atinjas... Deves ter atenção ao facto de os pratos serem instrumentos que dependem da vibração para produzirem som, por conseguinte, deves SEMPRE deixar os pratos soltos para que não encontrem obstáculos à vibração. Caso não o faças irás ouvir um som adulterado pois o prato não vibra tanto quanto deveria, e para além disso sujeitas-te a fazer fissuras no copo ou no bordo.

www.myspace.com/unclenchedfists
www.myspace.com/grogpt
www.myspace.com/neoplasmah
www.myspace.com/nephtysband
www.myspace.com/fninfernalium

Última edição de Rolando Barros : Ter, 23 de Outubro de 2007 às 10:41.
Rolando Barros não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Outubro de 2007   #9
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Tive um china boy 17'' da zildjian q me durou 10/11 anos, sempre a cascar forte, apesar de mto partido, foi quando ele começou a rachar q comecei a gostar mais do som dele...lol
Partiu-se totalmente, separou-se do centro na 2a musica q toquei no Paradise Garage c FMC (tal era o feeling...lol)

Durante todos estes anos tive diversos set ups, onde o china assumiu várias posições, mas nunca na vertical ou na posição "normal" (tipo chapéu) e sempre do meu lado dto.Mas se tivesse um 2º china ia p o lado esq.

Nestes ultimos anos faço dele prato de ritmo em algumas partes de musicas p obter um som mais "sujo" e cortante do q um ritmo c o crash, e baixei o suporte de modo a ele ficar por cima do ride, q está ao nível do meu peito (sentado). Já experimentei mais baixo, ao nível do ride, mas axo q qto mais baixo, mais tendencia tenho p lhe bater c força.Qto à posiçao, diria q está mais ou menos a 15/20º, mas como fica solto, vai balançado e "respira". O prato preso parte mais depressa.

É verdade, o prato foi substituido, por um igualzinho, graças ao tiagop.
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Outubro de 2007   #10
Rolando Barros
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Seixal
Mensagens: 136
Rolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em bruto
É preciso ter em conta a altura a que se toca. Eu toco numa posição bastante mais alta (altura do banco) que a maior parte dos bateristas e como tal a posição relativa braços / pratos é mais horizontal. Se os pusesse com inclinação, bateria sempre no centro e não no bordo.
Já que se fala de chinas, tenho um Istanbul Mehmet Samatya 18'' e um Istanbul Mehmet Traditional 16'' NOVOS para venda. Hehe...

www.myspace.com/unclenchedfists
www.myspace.com/grogpt
www.myspace.com/neoplasmah
www.myspace.com/nephtysband
www.myspace.com/fninfernalium

Última edição de Rolando Barros : Ter, 23 de Outubro de 2007 às 10:41.
Rolando Barros não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37
Qual a melhor posição dos elementos da bateria para conseguir melhor desempenho possível? batucada Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Qui, 5 de Outubro de 2006 19:29



São agora 05:32. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it