Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #1
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Como reduzir o som da bateria nas gravações feitas na garagem?

Boas. Sou novo por aqui e, como toco numa banda, gostava de saber como é que posso reduzir o som da minha bateria, para não se ouvir tão alto nas gravações que fazemos na minha garagem (não uso micros pa amplificar o som).

Obrigado, Gil
João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #2
Daniel
 
Membro desde: 11-Set-2006
Local: torres vedras
Mensagens: 79
Daniel está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de João Gil
Boas. Sou novo por aqui e, como toco numa banda, gostava de saber como é que posso reduzir o som da minha bateria, para não se ouvir tão alto nas gravações que fazemos na minha garagem (não uso micros pa amplificar o som).

Obrigado, Gil
o que sempre podes fazer é abafar o som com uns cobertores para o bombo... ou utilizares uns muffles (n sei se é assim k se escreve, mas é tipo uns cenas que se mete em cima da pele de ataque)... ou entao tenta fazer um revestimento ha volta da bateria (genero de uma parede de madeira com 50 ou 60 centimetros de altura por exemplo)... ou ainda a unica coisa que me ocorre agora é afinares com uma frequencia maior (mais alta)... porque isso também é devido ao local onde tocas certamente...
Daniel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #3
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Pah n leves a mal o que vou dizer, mas o que tens mesmo de fazer é tocar mais baixo. Presta atenção às dinãmicas.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #4
Daniel
 
Membro desde: 11-Set-2006
Local: torres vedras
Mensagens: 79
Daniel está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Grolubao
Pah n leves a mal o que vou dizer, mas o que tens mesmo de fazer é tocar mais baixo. Presta atenção às dinãmicas.
ixo também ajuda mas no meu caso é devido ha ausencia de uma sala acustica e ser uma garagem muito grande e mais devagar e com menos força não consigo tocar...
Daniel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #5
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
é verdade que eu não tenho muita experiencia, mas tocar com menos força eu não consigo. Acho que a acústica da garagem não é problema, porque tá tudo forrado a cartão e a garagem nem é mt grande. o meu maior problema (dizem os meus companheiros de banda) são os pratos. sabem se há alguma cena pa raduzir o barulho (além de mudar a frequencia - vou experimentar no proximo ensaio)

Obrigado pelas dicas, Gil
João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Janeiro de 2007   #6
André Felício
 
Membro desde: 19-Set-2006
Local: Vila do Conde
Mensagens: 61
André Felício está no bom caminho
Olha eu tal como tu também tinha esse problema, mas la remediei um bocado.Agora ja n o tenho porque a banda acabou e tenho a bateria em casa, mas isso nao interessa.
Acho que os conselhos anteriores sao bons tenta tocar suave e podes usar os tais muffles, podes comprar numa loja de musica uma coisa fixe que e moongel. Eu uso isso e acredita que ajuda, principalmente na tarola se sentires que o seu som ta muito alto.
Cumps
André Felício não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Janeiro de 2007   #7
Daniel
 
Membro desde: 11-Set-2006
Local: torres vedras
Mensagens: 79
Daniel está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de João Gil
é verdade que eu não tenho muita experiencia, mas tocar com menos força eu não consigo. Acho que a acústica da garagem não é problema, porque tá tudo forrado a cartão e a garagem nem é mt grande. o meu maior problema (dizem os meus companheiros de banda) são os pratos. sabem se há alguma cena pa raduzir o barulho (além de mudar a frequencia - vou experimentar no proximo ensaio)

Obrigado pelas dicas, Gil
para or pratos fiz uma cena marada, pus um bocado de borrachaa ou camardar numa mola e prendi no prato... corta-te logo quase 50% do barulho e não o prolonga tanto...
experimenta e depois diz o k axas...

mas tambem ha umas cenas em borracha k se coloca no rebordo dos pratos genero dos "muflles"... so k é uma beca caro... pa o pessoal aqui tenta desenrrascar-se na maneira mais barata e pratica... agora tu vês o que queres...

se não curtires o som entao **** no assunto e toca limpo deixa-os falar a vontade... eu tb ja tive esse problema ate me passar de vez e acabar por sair da banda...(mas pronto ixo sou eu)

Última edição de Daniel : Sex, 5 de Janeiro de 2007 às 01:37.
Daniel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Janeiro de 2007   #8
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Antes d mais desculpem pela demora a responder.

Em 2o lugar obrigado a todos pela ajuda.

Quanto à estrutura à volta da bateria, inda não tive tempo d fazer, nem d pensar, e muito menos espaço (mudei de casa há pouco tempo), mas sei que muita gente usa disso (até ao vivo).

A cena da borracha só amanha é q vou experimentar no ensaio, mas estou um bocado com medo q possa estragar os pratos. O que acham? Tambem me disseram que por bocados de cartão grosso entre o suporte e o prato também ajuda.

Abraços,
Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Janeiro de 2007   #9
Tuts
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: V. N. Gaia
Mensagens: 138
Tuts está no bom caminho
Se tens a garagem bem isolada deves procurar tocar num espaço em que a distância do teu kit á parede seja o mais curto possivel (vais ver que o som muda muito) por exemplo se a garagem é rectangular deves de tocar com o banco encostado á parede maior e de preferência num canto (notas que a tarola perde volume assim como os pratos (corta mais os agudos do que os graves).
Espero ter ajudado e...........
Bem vindo

Ps: Sou completamente contra a abafarem a bateria... no máximo uns o-rings mas isto no máximo dos máximos lol
Tuts não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Janeiro de 2007   #10
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
desculpa a ignorancia, mas o q são o-rings??
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Janeiro de 2007   #11
Hugo Teixeira
 
Membro desde: 13-Mai-2006
Local: Espinho
Mensagens: 158
Hugo Teixeira está no bom caminho
Dinâmicas,dinâmicas,dinâmicas!!!!



Abraço,


Hugo Teixeira
Hugo Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 14 de Janeiro de 2007   #12
Mighell
 
Membro desde: 9-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 1
Mighell está no bom caminho
O-rings são akeles aneis em borracha,usados para estancar uma junta por exemplo.Ate existe pessoal k usa O-rings nos pulsos a servir de pulseiras.Pode ter inumeras aplicaçoes.Melhor do k palavras, ve estes 2exemplos: http://www.interseals.co.uk/images/van.jpg ; http://www.allworldmachinery.com/ima...ing%20page.jpg
Mighell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Janeiro de 2007   #13
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Abafar a bateria e os pratos...

Olá Gil. Para abafares a bateria, podes experimentar a sugestão que já deram neste fórum, que é a de arranjares um biombo, que te isole a bateria do resto da banda, desde que não percas contacto visual com os restantes membros. O entrosamento e a cumplicidade musical são obviamente importantes. Eu já usei um de cartão porque ensaiávamos num sótão muito pequeno e então imagina o "chavascal" que a bateria não fazia. Notou-se logo a diferença. No entanto, os pratos predominavam. Acho que não precisas de gastar dinheiro a comprar as tais borrachas para colocar na aresta dos pratos. Usa simplesmente fita adesiva larga, daquela castanha, que se costuma usar para embalar caixas de cartão. Basta duas tiras colocadas, paralelamente separadas pela cúpula dos pratos, colocadas na parte inferior. Corta logo um bocado do som expansivo dos pratos e não perdes tanto brilho sonoro, como se aplicasses as tais borrachas, que ainda por cima, teriam que te sair do bolso. A afinação da bateria também é importante. Dá menos tensão às peles de ataque, para ficarem com um som mais grave e surdo, desde que a baqueta ressalte, claro. Não mexas nas peles de ressonância. Pode é haver depois, um desiquilíbrio entre ambas as peles, por terem tensões diferentes e originar a que haja harmónicos, os tais sons desagradáveis tipo bidon. É uma questão de jogares com ambas as peles apertando mais ou menos, até conseguires um som seguro. Boa sorte e boas batucadas
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Janeiro de 2007   #14
Tuts
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: V. N. Gaia
Mensagens: 138
Tuts está no bom caminho
Um o-ring é isto
é um "anel" que se coloca sobra a pele de modo a abafar um bocado o som e o seu prolongamento.
Cumprimentos
Imagem Anexada
File Type: jpg o ring.jpg (3,9 KB, 12 leituras)
Tuts não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Janeiro de 2007   #15
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

Antes de mais,

- O que usam para gravar???
- Como fazem???

Se gravam com um só micro, é praticamente impossivel de reduzir o som dos pratos sem "estragar" o seu som. Os pratos emitem frequencias medio agudas que penetram bastante em qualquer micro.

gravar com minidisc, gravador cassetes, ou um micro a captar geral:

- O que aconselho é a juntar mais os outros instrumentos e ter o ponto de captura (micro) mais afastado da bateria, mais perto dos outros instrumentos, e a +/- meio metro do chão.
(podes tb experimentar colocar um pano fino por cima dos pratos, sem cobrir toda a sua área, ou colocar algo na zona das baqueta que toca o prato para diminuir o ataque - fita por exemplo. Nos timbalãoes experimenta alargar mais as peles, assim como no bombo).

Além de baterista, tbém trabalho como téc de som e já fiz mts gravações "caseiras", e o que descrevi tem resultado.

Mas, como baterista, aconselho-te sériamente a praticar mais as dinâmicas, tocar com mais suavidade... é uma questão de praticar...
Pede aos teus colegas da banda que diminuam o volume deles, e toca em equilibrio ao som deles. É tbém uma questão de respeito aos outros instrumentos. Na musica são todos importantes.

Bom Trabalho...
NB
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Janeiro de 2007   #16
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Citação:
A afinação da bateria também é importante. Dá menos tensão às peles de ataque, para ficarem com um som mais grave e surdo, desde que a baqueta ressalte, claro.
Por acaso Jorge, quanto a esta cena, já tentei apertar os parafusos de bué maneiras diferentes, na pele de ataque, mas, com o timbalão (floor tom) nunca chego ao som q quero. Será da pele de ressonancia ou da qualidade da pele (vinha com a bateria - Stagg)?

Abraços,
Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Janeiro de 2007   #17
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de João Gil
Por acaso Jorge, quanto a esta cena, já tentei apertar os parafusos de bué maneiras diferentes, na pele de ataque, mas, com o timbalão (floor tom) nunca chego ao som q quero. Será da pele de ressonancia ou da qualidade da pele (vinha com a bateria - Stagg)?

Abraços,
Gil
Com uma pele dessas nunca consegues tirar grande som...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Tenho bom som de bombo e tarola mas como melhorar os timbalões na minha Premier Genista? tiagom97 Baterias Acústicas 23 Ter, 19 de Julho de 2011 21:28
Como posso gravar o som da minha bateria com um microfone apenas? Miguel Tavares Som, Acústica, Software e Sites de internet 24 Sex, 20 de Agosto de 2010 22:22
Dúvida: Como isolar o som e as vibrações da bateria electrónica por causa dos vizinhos? Nuno S. Baterias Electrónicas 2 Ter, 15 de Janeiro de 2008 11:29



São agora 07:29. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it